Pesquise em mais de 1800 postagens!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Começando Culto de Missões

Como dar início aos Cultos de Missões na igreja local? Este é o pedido que recebi de uma mulher abençoada que está "à frente" dos cultos de Missões em sua igreja. Leia o que ela colocou:
Meu nome é S. e estou na frente do culto de missões da minha igreja, vai ser 1 sábado por mês.
Pesquisei algumas coisas mas queria uma idéia de como fazer o primeiro de muitos no.nome de Jesus
De tiver fotos, vídeos pra me enviar
Estou querendo fazer de algum país específico o que acha?
Já escrevi alguma coisa sobre isso em outras postagens. 

O princípio básico é começar devagar! Sem muitas pretensões. Não começar com tudo, com enfeites mirabolantes, danças e coreografias deslumbrantes. Com pompa e circunstância. Nada disso.

É momento de começar devagar, simples, com os pés no chão. Começar com um estilo de culto bem semelhante aos cultos "normais" da congregação. E então, gradativamente, passo a passo, culto a culto, desenvolver um método, um esquema, na verdade, uma liturgia própria que se coaduna com o estilo da igreja local. 

Sentir a comunidade local e avançar, sem seguir o ritmo da congregação para não estagnar, mas também sem atropelá-la.

Veja o que respondi:
Olá S.
Graça e paz
Que benção!
Quanta responsabilidade. Estar "à frente" deste culto. Se bem que, na verdade, quem está à frente é o Senhor Nosso Deus. Eu sei que você sabe disso, mas, preciso reafirmar. Não é culto de missões, mas sim, Culto a Deus por Missões, onde você é a responsável pela organização, a organizadora.
Que tal ao invés de um país, um grupo de países: A Janela 10/40.
No culto inicial você pode começar como um culto normal da sua igreja: abertura, louvor, etc. Contudo, na hora da Palavra, uma exposição, uma explanação, quase uma palestra, sobre a Janela 10/40. Uma faixa do globo terrestre entre os paralelos de 10º e 40º norte que envolve dezenas de países de maioria muçulmana, budista, hinduísta, etc, e também de cristãos perseguidos.
Um data show para mostrar imagens e a lista de países com fotos destes povos. Apenas uma introdução. Nos próximos cultos você pode trabalhar os enfeites, comidas típicas, músicas, danças, relatos de missionários, etc. Neste início, comece simples nestas características, mas capriche na explanação, nas fotos, nos mapas. Claro, baseie-se na Palavra de Deus no início: Texto bíblico sobre o amor de Deus sobre todos os povos, por exemplo. E conclua com a Palavra de Deus também: Texto bíblico sobre a Grande Comissão, por exemplo.
Consulte o Blog Missões e Adoração, tem muito material lá! Qualquer dúvida me contate.
Janela 10/40 (busca geral no site);
Sugestão para Culto de Missões36 versículos missionários em IsaíasPaíses da Janela 10/4036 versículos missionários em SalmosTendências Missionárias ModernasConscientização MissionáriaSlides Janela 10/40Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração