Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Angústia da Decisão X Conhecimento Teológico


Uma internauta que não quis expor o nome fez um desabafo na postagem: Fazer Faculdade ou ir para Missões.

Escreveu toda uma série de dúvidas sobre seu chamado missionário, sua faculdade, intimidade com Deus e muito mais. Ela fez isso na forma de comentário na página. Não permiti a publicação do email por questões de privacidade, nem direi cidade e igreja, mas, é uma jovem de 23 anos que está no último ano de nutrição. Recomendo a leitura desses comentários para o correto entendimento da minha resposta.

Percebi que a dúvida dela era mais profunda, ela tinha questionamentos que uma correta exposição da doutrina da Salvação.



1) Você ignora os aspectos teológicos da salvação! 

A sua necessidade de buscar a Deus, de sempre querer se acertar para ter intimidade com Ele, NÃO significa que você está perdida. Ou que sua salvação seja inconstante. Não é nada disso. 

Essa ansiedade pela busca de Deus e em querer acertar demonstra que você É SALVA. 

A salvação é pela graça, mediante a fé somente. NADA que você faça fará Deus te amar mais, ou fará você ser mais salva que eu. Nada você pode fazer para ser salva. Simples assim. Ninguém é mais salvo que outro. Ef 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;

Repito, a salvação é pela GRAÇA mediante a FÉ. Aqueles que crêem em Deus tem uma necessidade em agradar a Deus. Quem é salvo quer agradar a Deus. As obras são consequência da salvação. Tg 2:14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Portanto, minha irmã, o desejo seu em trabalhar para Deus é fruto da sua salvação.

Quer você se torne uma missionária 100% na obra de Deus ou uma cristã fervorosa que trabalha na obra secular e ajuda na igreja NÃO ALTERA a sua salvação. A salvação e a vida eterna começaram no momento em que você aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador. 1Jo 5:13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.

Observe que o texto diz  TENDES e não TEREIS. É PRESENTE, e não FUTURO.

Qualquer dom espiritual é obtido pela vontade única e exclusiva do Espírito Santo. Podemos almejar e buscar dons, mas é Ele que dá a resposta final. 1Co 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

É Deus quem opera! Para isso, Ele nos usa, se Ele quiser, para glória única e exclusiva dEle. 2Co 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.

Não há méritos nisso. Somos inúteis porque só fazemos o que Ele mandou fazer, nada mais, nada menos. Lc 17:10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.

O aperfeiçoamento se dá pelos propósitos de Deus. Fp 1:6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, Se Ele quiser! Ele é o nosso Deus, somos servos dEle. Tudo acontecerá de modo que haja paz.

Se não há paz é porque o diabo está te enganando te confundindo com tudo isso. 

Por que tanta aflição? O jugo de Jesus é manso e suave! Mt 11:28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

Uma música para você descansar. https://www.youtube.com/watch?v=kveBmmIk60s

Leia, responda e eu continuo com o tema 2, sobre pastores e suas pregações, o efeito que ela nos causa. Será que quando o pastor fala é Deus falando?


Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração.

Um comentário:

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.