Pesquise em mais de 1800 postagens!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Organização de Culto com Adolescentes


Como organizar um culto para adolescentes? Esta foi a pergunta da irmã L. do Rio de Janeiro. Uma pergunta tão simples, não é mesmo? Ninguém nasce sabendo, aprendemos pela repetição e situações do dia a dia. Vamos responder a esta nossa irmã tão sedenta de conhecimentos. Veja a pergunta dela:
Olá!
A paz do Senhor!
Então, estou planejando fazer o primeiro culto com os adolescentes, não tenho experiência nenhuma com isso, mais amo trabalha com os adolescentes, montamos o grupo te mais ou menos 2 meses, quero fazer o culto com ele em dezembro para agradecer a Deus por essa oportunidade, mais não sei como fazer não sei por onde começar não sei o que tenho que fazer no culto!
Ver as pessoas dirigindo culto parece ser tao fácil, então quero saber oque tenho que fazer nesse nosso primeiro culto! me ajuda por favor!
Deus abençoe grandemente!
Fique na Paz do Senhor!
Minha resposta pontual:

Graça e paz L.
Obrigado pelo seu contato.
Creio que você leu minha postagem anterior sobre Culto com Adolescentes. Lá informo sobre o aspecto espiritual e prático (ou discipular) do líder de adolescentes. Se ainda não leu, leia!
Quanto à organização geral de um culto, passo a escrever estas poucas linhas. Todo culto tem uma organização, um modelo, que chamamos de liturgia.
Geralmente assim que se faz:
1) Introdução. Um agradecimento pelos visitantes, pela presença dos irmãos.
2) Leitura bíblica. Uma leitura inicial de algum Salmo, que louve a Deus, que o adore.
3) Uma oração dedicando o culto a Deus. Declarando que Deus é o Senhor do lugar e das pessoas ali presentes. Invocando a presença do Espírito Santo.
4) Louvor. 3 ou 4 canções, começando com músicas mais alegres, festivas e finalizando com canções mais espirituais, mais de consagração.
5) Palavra. Geralmente uma hora de Palavra pregada. Adolescentes precisam da Palavra. Bíblia mesmo,sem firulas, sem circo. Uma pregação mais leve, claro, mais divertida, alegre, participativa. Mas ainda assim uma pregação.
6) Ofertas. Não obrigatoriamente necessário. Adolescente anda sem dinheiro.
7) Informações. Avisos em geral.
8) Conclusão. Agradecimento pela presença de todos, em especial aos visitantes. Dê uma lembrancinha aos visitantes, um cartão pessoal feito por vocês mesmos, mostrando a dedicação, uma caneta, um bombom, etc. Depois a oração final.
Esta é uma organização padrão. Pode-se incluir um teatro antes ou depois da palavra. Uma dança especial. Dar ênfase aos visitantes após o louvor, etc. Um exemplo de teatro cristão missionário ou teatro de missões para um culto é "O dia de sermos crentes de verdade" que escrevi, leia e aprecie.
A parte principal é a Palavra, pelo menos uma hora. Não dá para substituir a pregação com louvor ou teatro.
Veja bem, não é culto de adolescentes! É culto a Deus feito por adolescentes. Quem é cultuado é Deus, não o adolescente. O programa de culto (liturgia) deve priorizar isto. Como tem adolescente, e eles estão sempre com fome, depois do culto ofereça lanche, pipoca, suco, etc. Uma forma de encher a barriga deles para não irem embora cedo, de permanecerem mais tempo com você.
Todo culto tem a preparação antecipada, tanto espiritual quanto material. A limpeza, organização do salão, preparação dos comes e bebes, dos cartões, etc. Uma ideia é já deixar o número de cadeiras já previamente definidas pelo número provável de pessoas. Por exemplo, se aparecem 50 pessoas em media, já separar 50 cadeiras, muda-las de lugar, fazer um semicírculo, etc. Assim os adolescentes ficam mais concentrados, não se espalham pelo salão.
Você pode colar escondido embaixo de 10 cadeiras vales bombons. Ou papéis coloridos para formação de grupos, etc. Uma surpresa legal.
A preparação espiritual é a mais importante. Ore, jejue, leia e medite na Palavra, conserte sua vida, consagre-se a Deus pela sua vida, da sua família e pelos adolescentes. Clame a Deus, resista ao diabo, batalhe espiritualmente pela sua vida e pela vida dos seus adolescentes. Ore, ore, ore, ore. E digo mais, ore.
Puxa! É muita coisa!
Deus é contigo.
Mantenha contato.
Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração
Alguma outra sugestão para a irmã L. do Rio de Janeiro que perguntou sobre organização do culto com adolescentes?