Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Faculdade E Missões

Recebi um pedido de esclarecimento e de ajuda de uma jovem de 18 anos em dúvida sobre sua vocação missionária e os estudos numa faculdade. Leiam o que ela me escreveu:
Meu nome é Y. e acabei de completar meus 18 anos. Fiz minha matricula na faculdade e minhas aulas iniciam em agosto, porém Deus tem usado várias pessoas para eu entrar em uma escola de missões, e ai entrou a dúvida, fazer a faculdade? entrar para a escola? Não sei que direção tomar, para que lado eu vou, o que fazer ou até mesmo aonde ir. Ta sendo dificil tomar essa decisão, não quero negar o meu chamado mais também não quero deixar meus planos de lado. Esta sendo dificil pensar neste assunto. aqui esta sendo uma forma de eu me desabafar e colocar para fora o que eu estou sentindo :( espero que me ajudem em oração.
Muito já publiquei sobre este tema tão comum entre os jovens. Quer ler a respeito?
Faculdade vs MissõesFazer Faculdade ou ir para Missões?Chamado Missionário X ConcupiscênciasPara quem tem Chamado Missionário

Lembrei de minha filha, pois passou pelo mesmo problema. Leiam, por favor, o que respondi para esta jovem com algumas alterações, pois no email, tratei de outras coisas também:


Olá Y.
Graça e Paz

Obrigado pelo seu contato.
Minha filha passou por esta situação. Ela acabou por trancar a matrícula na faculdade (Enfermagem na PUCCAMP) e foi para o CTD em Nova Odessa-SP. Ficou 2 anos por lá. Viajou muito, aprendeu muito, ganhou muitas vidas, discipulou algumas, consagrou-se mais e até se casou! Recebeu convites para morar em outra cidade a fim de trabalhar numa igreja. Porém, posteriormente, decidiu sair do CTD e voltar para a faculdade (Enfermagem na Anhenguera).
Motivo: já que o alicerce está pronto, falta estabelecer as colunas: trabalho, sustento, etc. Ela e o esposo estão trabalhando e estudando secularmente para TALVEZ ir ao campo missionário com mais estrutura. Isto se o chamado se confirmar! Não podemos afirmar categoricamente esta situação, não é mesmo?

Você pode tomar somente uma decisão: fazer os dois! Um de cada vez.

Agora, outra dúvida, qual fazer primeiro?
1) Ir já para a escola de missões e desenvolver-se lá! Depois, sair, estudar em faculdade, organizar-se, estruturar-se e voltar para o campo missionário.
Vantagem:
a) a escola de missões confirma o chamado da pessoa, ela já consegue decidir-se com mais segurança.
b) Você fará a faculdade com os pés no chão, não dando margem para desvio.
c) Também de não ser iludido por pastores que empurram os jovens para o campo missionário, jogando toda a responsabilidade nas mãos de Deus e, caso não dê certo, alegam que foram os próprios jovens que não se engajaram no Reino!
Desvantagem: 
a) Depender do sustento de irmãos em Cristo durante a escola de missões. Muitos geralmente prometem, mas não cumprem e deixam a pessoa financeiramente na mão.
b) esquecer de voltar para a faculdade mergulhando de cabeça no campo missionário, sem uma estrutura social adequada, sem emprego certo, acabando por não entender que Deus pode sustentar a pessoa, mas ela pode e deve trabalhar, não sendo pesada sobre a congregação.
c) esquecer-se do campo missionário durante a faculdade.

2) Ir para a faculdade primeiro, formar-se, estruturar-se financeiramente e depois ir a uma escola de missões.
Vantagem:
a) te dá uma profissão que você pode exercer em quase qualquer lugar te dando segurança financeira. Dependendo de Deus sim, mas não da promessa de irmãos infiéis.
b) te dá mais maturidade para as decisões, não sendo jogado de um lado para o outro por líderes e pastores que só vêem números e não as pessoas à frente dos números.
Desvantagem:
a) o ambiente da faculdade pode desencorajar a pessoa nos caminhos do Senhor, enfraquece-la na fé, aliás, o principal motivo de frieza espiritual em jovens.
b) o chamado pode sucumbir, ou melhor, a pessoa pode sucumbir deixando de valorizar seu chamado missionário durante a faculdade.

A decisão é sua! Mas, quer minha opinião?

Se você tiver extrema paz no coração, vá para a escola de missões! Jesus pode voltar amanhã! Vá lá, entregue-se 100% a Deus! Tenha seu chamado confirmado, trabalhe para o Reino. Depois vá se preparar na faculdade, seja qual for. Tenha uma profissão. Você será muito mais útil para o Reino não sendo pesada para nenhuma igreja ou ministério. Ou seja, faça os dois!

Mantenha contato. Relate experiências!
Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração


E você, o que acha disto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.