Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Apoio dos Filhos no Chamado Missionário

Os filhos são um tesouro que o Senhor Deus nos deu para cuidar. Os 'nossos' filhos são dEle! Não são nossos!
Sem dúvida! Quem não entende esta verdade sofrerá muito na vida! Ansiedade, frustração e por aí vai!
O papel dos filhos na determinação do Chamado Missionário dos Pais é fundamental! Enquanto são pequeninos, é tudo mais fácil. Basta colocá-los no colo e vai que vai. Porém, após alguma idade mais consciente, as coisas se complicam.
As relações interpessoais dos nossos filhos se estendem com o passar da idade. Primos, vizinhos, colegas de escola e das escolinhas esportivas, amigos na igreja, etc. Todos estes momentos na rotina diária de nossos filhos aumentam a relação interpessoal deles. Isto é salutar e deve ser motivado. É o desenvolvimento natural deles.
Quando a criança chega na pré-adolescência começam a desenvolver uma autonomia em decisões e escolhas. Isto é natural e salutar. Crianças dependentes dos pais para tudo leva a adolescentes rebeldes. Todos tem que ter certo grau de autonomia.
E então? Como separar os filhos dos seus amigos? Como fazê-los separar de primos e colegas? É aqui que as coisas complicam.
O Chamado Missionário dos Pais também devem ser dos filhos! Chamado Missionário da família, senão, nada feito! Fique na igreja local! É melhor!

Dados estatísticos
3% dos entrevistados afirmam que os filhos não apoiam o chamado dos pais. Isto é triste demais.

Além disso, 6% afirmam que o apoio veio depois de algum tempo. Tempo de adaptação que deve ser computado! Deve ser considerado para nossos filhos!

Filhos enviados ao Campo
Em todo Culto de envio de missionários, oro pelos filhos deles. Especificamente pelos filhos. Não é somente os pais que são enviados. A família é enviada! Oro pela adaptação na escola, creche ou emei. Oro por novos amigos e colegas. Oro pelo dom ministerial e espiritual deles.

Princípios
1) Chamado Missionário é para a família! Não somente para uma pessoa!
2) Os filhos devem ser consultados! A opinião deles deve ser levada em conta;
3) Período de adaptação é fundamental para as crianças e adolescentes.
4) Os pastores e líderes devem ter uma atenção especial às crianças e adolescentes que são filhos dos candidatos ao campo missionário.

Entenda a Entrevista
Recentemente desenvolvi uma pesquisa aqui no blog Missões e Adoração. Um questionário voltado para missionários. Centenas de irmãos e irmãs responderam. Agora vou publicar os dados consolidados desta pesquisa.

Fiz uma questão sobre o apoio de pessoas próximas no chamado missionários. As respostas dirigidas foram:

  • Apoiou depois de algum tempo
  • Apoiou desde o início
  • Não apoia até hoje
  • Não apoiou
  • Não se aplica

O item "Não se aplica" foi uma resposta para o entrevistado que não entendeu a pergunta ou que se sentiu constrangido em respondê-la ou outras coisas, por exemplo, casal sem filhos, solteiro sem namorado ou noivo, órfãos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.