Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Carta Missionária do Chile


Leia a 9ª Carta Missionária do Pr. José Miguel M. Aguilera do Chile. Veja que benção!

Peço para que vocês orarem e abençoarem este ministério!


nona CARTA MISSIONARIA Pr. José Miguel M. Aguilera

terça-feira, 21 de agosto de 2012

TURISMO MISSIONÁRIO - JMM e JMN

O texto do pastor Teófilo Karkle suscitou uma saudável discussão.

Recebi um alerta de uma pessoa que defendeu as práticas da Convenção Batista Brasileira, a JMM (Junta de Missões Mundiais) e da JMN (Junta de Missões Nacionais) a respeito de viagens de pessoas leigas para o campo missionário. O contraposto do defendido pelo Pr. Teófilo em seu artigo Turismo Missionário.

Ela lamenta a posição adotada pelo Pr. Teófilo e apresenta argumentos favoráveis importantes.

Vejam o que ela escreveu:

Gilson amado,
As agências missionárias da Convenção Batista Brasileira, tanto Nacional (JMN) como a Mundial (JMM) tem promovido viagens missionárias e tem havido grande êxito. Os frutos tem sido excelentes. Além das almas alcançadas o próprio voluntário passa a ter uma visão diferente do Campo Missionário, e passa a fazer missões onde mora, onde estuda, onde trabalha. Ou seja há um despertamento do ardor missionário.
Mas claro, há um planejamento prévio adequado, da atuação do missionário voluntário dentro de uma proposta de disponibilidade de tempo e recursos. Quando há falta de planejamento, ou quando se recebe um voluntário ou voluntários sem recursos problemas também são gerados.
Um exemplo pode ser visto no Conexão Londres, coordenado pelo Pastor Marcos Grava, coordenador do Programa Esportivo Missionário (PEM) e do Setor de Voluntários de Missões Mundiais.
Veja detalhes em
 http://www.jmm.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4952&Itemid=275

Fico realmente triste quando vejo alguém se posicionar desta forma, principalmente alguém conhecedor da obra missionária.


AO que respondi para ela:

Olá L., graça e paz.
Compartilho com os ideais do projeto das agências missionárias da Convenção Batista Brasileira. Sou favorável ao movimento de pessoas até os campos missionários. Inclusive, já fiz parte de um trabalho semelhante.
O texto do Pr. Teófilo expressa as opiniões dele! Claro que há razão nas palavras dele, mas também um pouco de exagero.
Ele faz eco a pessoas que são contrárias a essas viagens, achando melhor investir o dinheiro direto nos missionários. É um aspecto das missões.
Farei o seguinte. Publicarei uma resposta ao texto do pastor Teófilo usando do seu texto e do link que você enviou. Acho que equilibraremos as posições. Tudo bem?
Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração


AOS amados irmãos fica a dica: se puder fazer turismo missionário, faça! Você será abençoado e abençoará pessoas. Contudo, continue investindo na obra missionária, em pastores, missionários e nas agências missionárias.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TURISMO MISSIONÁRIO - Teófilo Karkle



Recebemos muitas mensagens online de pessoas que dizem querer visitar-nos no Chile, às vezes nos assusta um pouco, pois maioria dos interessados é muito prematura a amizade e a proposta, sem a gente ter maiores conhecimentos de quem quer vir. Sem querer ofender, mas a nossa contraproposta tem sido, vamos orar para que Deus prepare todas as coisas. Se Deus não tiver esse mesmo propósito, ele não permitirá a saída de pessoas assim com destino ao Chile.

Mais postagens do Pr. Teófilo Karkle publicadas aqui no site Missões e Adoração podem ser encontradas aqui.
O presente artigo suscitou uma agradável discussão com a proposta da JMM e JMN, a Conexão Londres, por exemplo. Acompanhe a réplica ao presente artigo aqui.

O quanto é importante fazer um Turismo Missionário? Pode ser misturado Turismo com Missões? E aquelas outras questões que as pessoas oferecem suas Férias, sua Licença Premia e seu Tempo de Aposentado para as Missões? O quanto é importante oferecer as Férias para as Missões (30 dias)? O quanto é importante viver uma Licença Premia nas Missões (1 ano)? O quanto é importante oferecer o tempo restante de Aposentado com as Missões? Sabe os primeiros 90 dias no país só alcança você aceitar ele como ele é. Com 9 meses de Missões você recém começa a ter autoridade para corrigir o que esta errada e o povo vai te obedecer. Chegar corrigindo e colocando muito o Brasil como exemplo vai fechar as portas.


Também existem Missionários que ficam 3 a 6 meses no país que eles disseram que Deus estava chamando eles e logo regressa ao seu país de origem, o que fizeram neste tempo foram fotos de algum trabalho já existente para depois estar postando na internet o lugar que fizeram missões.


Todos são livres de gastar seu dinheiro e seu tempo em viagens pelo mundo, alguns vão para Miami, outros para Bariloche, Veneza, Disney, outros gostam de Safaris pela África, outros de fazer fogueira na Terra Santa, como que lá o fogo queima melhor. Alguns gostam de Comprar nas zonas Francas e nas nações com um índice de beleza natural extrema ou de beleza histórica. Mas quando o tema é Turismo Missionário podem prevalecer mais fatores negativos que positivos.


Como somos defensores da ecologia, nem podemos citar o proverbio: ‘Matar dois coelhos com um só tiro’ Fazer Turismo Missionário e aproveitar a viagem de passeio, de compras, de descobrimentos, para fazer algo para as Missões, pode não ser uma maneira correta.


Ditas pessoas ou caravanas tem que ser mui perspicazes, sutis, e inteligentes. Ainda que os idiomas Português e Espanhol sejam de uma mesma raiz latina, mas não podemos evangelizar em português se estamos entre os latinos, nem evangelizar em espanhol se estamos como os luzo-falantes. (1 Coríntios 14.8) “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?”  Imagina você dizer a um latino: Tua vida errada sem Jesus esta muito esquisita! Ele vai entender que sua vida é uma delicia. Depois ele te responde você é um pregador fome! Você vai entender que ele perguntou se você tem fome e fome no espanhol é uma pessoa sem graça, desorientada.


Por experiência em 22 anos de Missões, onde temos recebidos algumas caravanas brasileiras, tivemos mais problemas que bênçãos. Primeiro por não haver um pregador que dominava o idioma entre eles, como para passar o púlpito para que fizesse uma boa pregação em espanhol. Segundo por que ao levar eles a certos lugares de passeio, não conseguiam chegar ao lugar de encontro na hora marcada, atrasando tudo, principalmente o horário do culto. As ofertas que poderiam ser generosas com uma caravana de um ônibus lotado, não fizeram diferença na hora de contabilizar na nossa igreja, pois a caravana, o primeiro fizeram foram suas as compras das lembranças de cobre do Chile, sempre compra aquela miniatura do animal altiplano chamado Lhama. Os mais liberais chegam a comprar até uma caixa de vinho, os músicos compraram o pau d’agua, as mulheres as roupas que aqui são baratas. Uns compram postais, outros bandeira, uns compram pedras outros chaveiros e esqueceram de reservarem as ofertas para abençoar a Igreja Missionária.


Outra questão foi que alguns casais de ‘cantores’ de algumas igrejas que trouxeram seus CD para serem vendidas aqui, para ajudar na sua passagem de volta, como as igrejas no Chile são pequenas, não chegaram a vender meia dúzia de CD. Outra coisa aqui não existe o hábito de cantar com playback, isso é bom, pois tem igrejas que cantam 19 louvores, 3 da harpa, 3 de conjuntos e corais e 10 de playback.


Também não foram de benção alguns grupos menores de Pastores neste caso ficaram em redes de hotéis internacionais. Veja só o que eu observei na época, saíram de um recinto hoteleiro de cinco estrelas para o nosso local de cultos simples sem estrelas, provocou neles certo desprezo, certo choque visual. No final do culto servimos 5 pedaços de bolos, comprado com dificuldade nos supermercado e quando comiam escutei alguém dizer que não gostavam de bolo. Não citamos os seus nomes nem suas cidades por não envergonhar o nome de Deus.


As visitas mesmo tendo condições de hospedagens em hotéis tem que ser de utilidade à igreja local, abençoando com a sua presença, com a sua participação pregando o cantando no idioma nativo, deixando boas ofertas a igreja local. Fora do hotel essa caravana teria que usufruir da vida nativa, comer como os chilenos, comer o que eles comem andar nos lugares populares, não necessariamente ou só apenas nos lugares elegantes.


Tem nações que seria impossível fazer uma Visita Missionária, muito menos se fosse Turismo Missionário, onde não a liberdade de culto, onde os Missionários são perseguidos. Onde o Missionário até o seu nome foi mudado como proteção, a barba foi deixado e a vestimenta do lugar foi aderida e usada para viver igual entre os nativos.


Seria maior proveito aos Missionários se os Turistas Missionários em vez de vir conhecer a terra que enviasse todo o dinheiro que gastaria nas passagens, hotéis, fossem aplicados na obra de Deus, dirigida pelo Missionário em questão. O Missionário em gratidão enviaria um DVD com as imagens inéditas do país, ou uma bandeira, ou uma revista com fotografias, pera ser colocado em exposição na casa, no escritório ou na sua igreja se esta pessoa for um pastor.


O hino nacional dos evangélicos no Brasil é o numero 15 da Harpa Crista, muito lindo não é verdade? Mas o hino vizinho da esquerda é o hino missionário que contem cinco perguntas que poucos conseguem responder. Posso tendo as mãos vazias, com Jesus eu me encontrar? Nada fiz, e vão-se os dias, que lhe posso apresentar? Quantas almas poderia ao Senhor apresentar? Qual será a minha sorte, se no céu vazio entrar? Quantas almas irei levando, para meu fiel Senhor?


Se fizermos Turismo não vamos conseguir responder nenhuma das perguntas do hino 16, tem irmãos que conseguem cantar tirando os pontos de interrogação e colocam ponto de exclamação, fica assim: Posso tendo as mãos vazias, com Jesus eu me encontrar! Nada fiz, e vão-se os dias! Será a minha sorte no céu vazio entrar!

Finalizamos dizendo que precisamos de ajuda sim, e que quem nos ajudar tem que confiar que estamos falando a verdade e que estamos postando fotos reais e vídeos reais vividos na prática em total Ação Missionária, sem ter que precisar vir aqui para ver onde seu dinheiro estaria sendo aplicado.


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

BUSCAMOS SEGUIDOREShttp://pronami.blogspot.com/ (Vamos fazer um Sorteio de uma Bíblia em Espanhol aos que Participarem do Blog).

BUSCAMOS AMIZADES: https://www.facebook.com/#!/
Pastorkarkle
BUSCAMOS PARCEIROS: https://www2.bancobrasil.com.
br/ Banco do Brasil - Conta Corrente 18.491-8 Agencia 3078-3 Nome: Pr. Teófilo Karkle.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fazer Faculdade ou ir para Missões?


Depende!

Do que? De muitos fatores! 

Observem este contato que tive de uma moça de 22 anos, estudante de direito e com chamado missionário!

Leiam:
A Paz do Senhor.
Encontrei o blog em uma pesquisa na internet e li algumas das publicações, bem como os testemunhos das pessoas que o acompanham...
Bom, nasci em um lar cristão, tenho 22 anos e estou no último semestre do curso de Direito, e é aí que começam todas as minhas dúvidas.
Eu sempre senti, de alguma forma que tinha um chamado missionário. Sempre pensei que iria para algum país, levar o Amor de Deus aos milhares que não O conhecem ainda... Até os meus 17 anos, época que eu entrei na faculdade, isso queimava dentro de mim...
Contudo, o tempo foi passando, e durante os 5 anos da faculdade parece que eu havia me 'esquecido' daquilo que sempre fez o meu coração bater forte...
Nunca abandonei os caminhos do Senhor, mas sinto que talvez eu tenha abandonado o motivo pelo qual Ele me chamou...
Pois bem...
Como já mencionei, estou no último semestre da faculdade, e já havia feito diversos planos para a minha vida profissional no ano que vem... Mas, de alguma forma, tudo veio à tona novamente nesses últimos tempos...
Sinto que todos os planos que eu havia feito não estavam no plano maior de Deus, e tenho medo de ter 'desperdiçado' esses 5 anos da minha vida fazendo algo que talvez não vá render os frutos que eu fui criada para colher...
Sei que Deus me abençoaria se eu escolhesse seguir na profissão, mas sinto que eu nunca serei completamente feliz se, de alguma maneira, negligenciar esse chamado...
Outro ponto importante é minha família... Apesar de serem cristãos, não acredito que eles reagiriam tão bem se eu dissesse que vou abrir mão de tudo, inclusive dos 5 anos da faculdade, e ir para algum lugar do mundo em busca de cumprir o meu chamado. (Não sei ao certo se Deus realmente quer que eu vá para algum outro país, mas é uma possibilidade, quando se trata de missões, não é mesmo?) Nós estamos muito envolvidos com a assistência social na Igreja, contudo, eu não acho que é o bastante.
Faço parte do ministério de música na minha igreja local, aliás meus pais e minha irmã fazem parte do ministério também, mas eu não sinto que esse é o MEU ministério!
Preciso que Deus confirme esse chamado, pois tenho medo de talvez estar agindo por emoções, baseada nos meus próprios pensamentos e sentimentos, e não sabendo discernir se é a voz de Deus, ou se simplesmente é o meu coração enganoso que está falando, mais uma vez...
Por favor, lembre-se de mim em suas orações.
No amor de Cristo,
D.


Que lindo é o nosso Deus, não é mesmo? Respondi para ela:

Olá D.
Graça e Paz

Obrigado pelo seu contato. Desculpe-me pela demora em te responder.

KKKKKKKKKKKK

Deus é demais! Você pensa que Ele vai "largar" do seu pé? KKKKKKKKK

Estou rindo de satisfação! De alegria de como Deus é bom! De alegria em saber que Deus te deu mais uma chance! Aleluia!

Não ache estranho o meu riso não! Não é sarcasmo! É contentamento! Eu não tive esta segunda chance que você teve, ou melhor, tive esta chance, mas continuei dizendo não! Que besteira que fiz!

Minha irmã, sem hesitação! Acabe logo esta faculdade e vá ser missionária! Uma missionária advogada! Que benção!

Sem atropelos, heim! Enquanto você estiver terminando seus estudos, vá trabalhar! Para Deus, é logico! Ganhe almas, discipule pessoas, invista em missões, estude inglês. Seja uma exímia música/cantora para a glória de Deus, seja uma adoradora! "Se mate" de estudar para o exame da ordem! Vá organizar sua estrutura! MÚSICA, ADVOCACIA E MISSÕES TUDO A VER!

A igreja quadrangular tem uma estrutura missionária incrível! Conheço um pastor que é advogado! Trabalha ativamente no Conselho estadual e até no federal. Chama-se E. M. de P., São Paulo. Quer conversar com ele? Posso te enviar o email.

Calma! Alegre-se! Deus é bom! Agradeça pela segunda chance e pegue-a com firmeza! Dá para você fazer tudo junto ao mesmo tempo! Você é jovem!

Não vá se meter em namoro agora, heim! Vá com calma! Seu príncipe precisa ter chamado ao ministério como você! Nem se meta em dívidas agora! Administre seu dinheiro!

Ore a Deus e Ele resolverá o problema com sua família!

Mantenha contato. Relate experiências!

Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração


Essa moça já está no 5º ano do curso de direito. Deve parar a faculdade? Não! Definitivamente não! Ela deve intensificar seu trabalho na igreja local, angariar experiências.

Contudo, cada caso é um caso! Em determinadas situações recomendo largar os estudos para dedicar-se à obra para depois retomar a faculdade! Em quais situações? Bem, precisamos analisar a conjuntura familiar, as relações amorosas, o chamado do futuro cônjuge ou noivo, a disponibilidade de mantenedores, e, enfim, o mais importante, o chamado específico de Deus.

Além disso, quem falou que não dá para conciliar as duas coisas? É perfeitamente possível! Fazer missões na faculdade!

Outra coisa, os ministérios de Missões necessitam de um advogado! Pastores precisam de advogado! Nosso advogado é Jesus, contudo, nos fóruns e tribunais um advogado cristão faz a diferença!

Qual é a sua opinião?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Noite do Poder 2012


O que é a Noite do Poder?

Simples! É uma noite em que os muçulmanos do mundo todo oram para serem revestidos de poder após o jejum que fizeram. Passaram 30 dias em oração e jejum, que é chamado de "Mês do Ramadã'. Na última noite desse período, eles estendem o jejum e passam a noite em oração. É chamada de Laylat al-Qadr.

Em 2012 será no dia 14 de agosto!

Sabe quem evangeliza os muçulmanos nesta noite?
Sabe quem aparece a eles em sonhos nesta noite?

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! É! Você leu direito, não errei não!

Jesus Cristo aparece a muitos em sonhos nesta noite, ou após esta noite, para pregar o Seu Evangelho!

Já falamos da Noite do Poder aqui no site Missões e Adoração:

Noite de Poder do Ramadã - 2011


Legendei um vídeo do Prayer4saudi.com. Uma convocação à oração por nós, cristãos!

Assista ao vídeo legendado!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PROJETO CHILE - Teófilo Karkle





Chile é o país com mais extremos do mundo: Chile é um dos 13 países da América do Sul (nas três Américas tem 35 países). Chile tem 4.270 km de comprimento, é o único país do mundo com esta forma tão comprida e tão estreita. Chile tem a maior Fronteira do mundo, com Argentina de 5.150 km. Chile tem 748.800 quilômetros quadrados só para ter uma ideia em comparação ao Brasil caberia 12 vezes o Chile dentro do Brasil. A distância entre a capital do Chile, Santiago do Chile até a capital do Brasil, Brasília é de 3.009 km. Sempre há que mencionar Santiago do Chile, pois existem outros lugares com o mesmo nome: Santiago de Cuba, (Província no Leste de Cuba) Santiago del Estero (Província no norte da Argentina) e Santiago de Compostela. (Capital de Galiza na Espanha).

Chile é o país mais Sísmico do mundo: O Chile está localizado sobre uma placa tectônica chamada Nazca, muito ativa, o que ocasiona violentos terremotos e maremotos. Essa placa se separa 10 cm por ano e quando volta a juntar a cada 10 anos acontecem os maiores Terremotos do mundo. O maior terremoto já registrado na história do mundo atingiu 9,5 graus na escala Richter aconteceu ao Chile em 1960, na X Região de Valdivia destruindo a cidade. O sismo deu origem a ondas de 10 metros de altura, destruindo toda a costa próxima da ilha de Chiloé.


Chile possui o Deserto mais seco do mundo: A geografia do Chile é bem diversificada, vista suas diversas latitudes em seu território, o que lhe confere diferentes tipos de clima, vegetação e distribuição populacional. No norte do Chile, encontra-se o mais árido deserto do mundo chamado Atacama, (400 anos sem chuva). No Sul do Chile encontram-se geladas florestas úmidas, chamada de Patagônia Chilena. Toda a fronteira do Chile com a Argentina é acompanhada pela Cordilheira dos Andes, o que faz com que grande parte dos rios do Chile seja de regime Nival. (Rios com enchentes e vazantes decorrentes dos degelos) No Brasil o regime é Fluvial. (Rios com enchentes e vazantes decorrentes das chuvas).


Chile possui a Cordilheira dos Andes: A Cordilheira dos Andes é uma majestosa cadeia montanhosa. É possível viajar de ônibus do Brasil ao Chile, passando pela Cordilheira dos Andes, onde está a Fronteira, a altura da Cordilheira dos Andes onde passa o ônibus e de (4.300m). As maiores altitudes da Cordilheira dos Andes são o Pico Ojos del Salado (6.893m) falta 107 metros para 7.000 e o monte de Llullaillaco (6.723m). Em direção ao sul, a altura da Cordilheira dos Andes diminui até dois mil metros na Terra do Fogo. Tem lugares da Cordilheira dos Andes que as suas geleiras são eternas, nunca se derretem.


Chile possui a Terra do Fogo: Este território chileno habitando inicialmente por índios denominados Patagões, uma classe de índios com os pés grandes, onde ao caminhar na neve ficavam as grandes marcas dos seus pés. Eles faziam fogos na terra para aquecer-se. Na época dos descobrimentos destes territórios Fernando de Magalhães viu os fogos que os Patagões faziam e apelidou a terra de Tierra del Fuego. Espiritualmente falando a Terra do Fogo, precisa de Fogo o fogo do Espirito Santo. Quem virá ajudar a trazer este fogo desde terras brasileiras?


Chile um país com muitos Lutos: Como Chile é o país mais sísmico do mundo, onde a terra treme todos os dias, isso têm deixados muitas consequências de mortes, muitas famílias estão vivendo seus Lutos de uma maneira interminável. Visitam os cemitérios semanalmente, usam roupas pretas, choram e conversam com o morto no cemitério como que ele estivesse ouvindo. A Bíblia no Salmo 30.5 nos diz que o choro deveria durar uma noite: ‘O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã’. Mas quando o povo da terra não encontra nesta receita salvadora, eles precisam de uma terceira pessoa para dizer e aplicar esta verdade na prática. A terceira pessoa é a presença dos Missionários brasileiros, que por sinal são os estrangeiros mais bem queridos e recebidos aqui.


Chile necessita de muita Alegria: Para amenizar, sarar e resolver esta situação do Luto, das Cinzas (lembranças do passado) estamos aqui com o nosso Ministério Centro de Alegria, onde estamos recuperando e restaurando a Alegria perdida. Mostrando que só em Deus o Chile pode voltar a sorrir e se alegrar. (Neemias 8.10) ‘Porque a alegria do Senhor é a vossa força’. A palavra Alegria no Latim se diz ‘Alacer’ e significa que uma pessoa alegre é uma pessoa rápida, vivaz e animada.


Chile precisa acelerar sua caminhada: Encontramos no Chile uma igreja nativa que caminha a passo do gado como fez Jacó quando regressava com a sua família para Padã-Arã. (Gênesis 33.14) ‘Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir’. Mas a Bíblia nos recomenda avançar, acelerar na velocidade do cavalo. (Jeremias 12:5) ‘Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?’ Pensando nesta velocidade monótona, Deus nos confiou o Ministério Internacional Centro de Alegria. E agora Deus nos faz escrever com o propósito de fazer conhecido o Projeto Chile que é um projeto do Centro de Alegria a fim de encontrar Parcerias nas mais diferentes áreas para a concretização do Centro de Alegria. Precisamos de dinheiro para a compra do terreno, a construção do Centro de Alegria e a manutenção deste Ministério.


Buscamos apoio para o nosso Ministério no Chile. O Centro de Alegria está se projetando para ter um Terreno Missionário nos limites de Santiago do Chile um terreno Rural com capacidade de 5.000 mil metros quadrados inicialmente para a construção de local de cultos e também o lugar para a Base Missionária. Onde pretendemos criar uma Escola Missionária com um 50% dos alunos que serão convidados do Brasil. Alunos casados, sem filhos, e casais com filhos já de maior idade, com uma plena convicção da sua chamada. Chile reúne as condições geográficas para nós enviar Missionários a qualquer parte fria do mundo, devido que aqui faz frio no inverno que chega até -7 graus negativos, isso preparará o Missionário para ir a qualquer parte do mundo onde faz frio. Também temos aqui o clima seco aonde a humidade relativa do ar chega a uns 30% preparando assim o Missionário para ir a quaisquer países seco e caloroso do planeta.


Projeto Chile necessita de Milhares de Bíblias: O Centro de Alegria esta colocando Bíblias nas mãos do povo chileno, esperando que o Espírito Santo venha colocar a Palavra no coração. Existem vários fatores aqui que faz o povo empobrecido de conhecimento das Escrituras Sagrada. Uma preguiça espiritual de ler a Palavra assola o Chile. Vergonha de carregar a Bíblia para o templo e pouca inversão para a aquisição de uma Bíblia própria. Com certeza esse fenômeno encontra-se em várias nações da terra, onde a Bíblia é guardada nas gavetas de hotéis e até mesmo nas casas particulares. Para poder atender essa carência estamos pedindo pela Internet pessoas que possam Doar desde uma Bíblia no valor de 8,00 Reais, até uma Caixa contendo 24 Bíblias, no valor de 192,00. E também necessitamos de publicações e material de evangelismo para distribuirmos ao povo, etc. Suas Doações deverão ser feitas em Depósitos na conta do Centro de Alegria, em nome do Pr. Teófilo Karkle. Anote ai na sua agenda, Deus vai precisar de ti para um depósito no Banco do Brasil Conta corrente 18.491-8 Agencia 3078-3


Concluímos: Dizendo que o Chile se encontra Espiritualmente como Jerusalém nos dias do profeta Jeremias: Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para restaurarem a alma... Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Lamentações 1.11-12

De nada adianta um país com tanta beleza natural, onde tem inspirado a missionários e outros turistas, se não fizermos nada para Salvar esta nação. Se os brasileiros não enviarem recursos econômicos para mudar essa pobreza espiritual.


Vamos fazer um Sorteio de uma Bíblia em Espanhol, aos que Participarem do Blog. http://pronami.blogspot.com/ Queremos responder o seu e-mail aqui centrodealegria@hotmail.com e queremos receber seu convite de amizade no nosso Facebook https://www.facebook.com/#!/
Pastorkarkle

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

AUTORIDADE MISSIONÁRIA - Teófilo Karkle



Quem pode ser autoridade Missionária nesta terra? O que fez curso de Missiologia na Escola, mas nunca foi para as Missões? Aquele que é um Antologista de Missões? Será autoridade aquele que esta detrás de Um escritório numa Secretaria de Missões? Ou será aquele que consegue fazer os decibéis subir num congresso de Missões?

Mais postagens do Pr. Teófilo Karkle publicadas aqui no site Missões e Adoração podem ser encontradas aqui.

Deus tem permitido a mim neste tempo, depois de 21 anos em Missões na essência escrever com muita Autoridade e propriedade sobre Missões e postar na Internet em forma de Artigos, material este que logo será colocado em forma de livro, para a glória de Deus, só estamos esperando alguma editora nos descobrir para publicar nosso material. Mas não queremos ser amordaçados por linhas editoriais, que nos iniba de dizer a verdade Missionária como temos feito sempre.

Tem muita gente ocupando o termo Missões, sem ser Autoridade no assunto. Leigos e soldados rasos sem experiência estão pregando sobre Missões e ficam citando aquelas coisas que existem três tipos de Missionários, os que vão os que oram e os que contribuem, lá do século 19. Se ditos pregadores tivessem lendo nossos Artigos teriam tidos novas frases de nossa autoria para usar, desde que citem a fonte como referências sem tirar nossos créditos.

E os cantores e cantoras sem Autoridade na área de Missões que estão cantando nos Congressos de Missões, sem na verdade conhecer Missões. Hinos como aquele de 500 graus de puro poder, esta teologicamente errado, e nada de Missões missiologicamente falando.

Tenho observando também que as igrejas que estão sendo pastoreadas por ex-missionários são as mais pobres em Missões. Os ex-missionários quando já se encontram de volta dentro dos quarteis-gerais fazem muito pouco por Missões. Sinto de dizer que tem alguns ex Missionários que foram introduzidos dentro das salas de Missões, e ficaram limitados, amarrados, sem autoridade de delegar, de criar congressos, nem mesmo de tocar no dinheiro das Missões e ainda ouvindo dos superiores, estamos trabalhando no vermelho. Cremos que os que estão nestas condições, estão no lugar errado.  Um ex-missionário deveria ser um Levantador, sim, Levantador de Missionários, levantador de Recursos, um verdadeiro Promotor de Missões, se isso não cabe dentro de uma sala de quatro paredes, tem a World Wide Web, isto é a Ampla Rede Mundial, www.

Tem muito gente achando bonita a palavra Missões e estão ocupando elas nos cultos, nos templos e nas salas de reuniões. Usam essa palavra por apenas ser bonita, não por fazer Missões. Outros usam a palavra Missões, mas dentro de uma semântica empresarial, veja como é verdade, a palavra contem Missões, mas não é Missões: Uns usam fazer Transmissões, nesta palavra aparece Missões, mas o que fazem a transmitir informações de dados em uma empresa de Informática ou de Telecomunicações. Outros falam em Missões, mas com um aditivo na frente, Comissões, essa palavra também é empresarial, uma forma de calcular o salário fixo e mais as comissões. Comissões não são o mesmo queMissões nem Comichões. As imobiliárias trabalham assim, as consultoras de cosméticos também, e os tão desesperados marqueteiros se lucram assim, mas isso não é Missão. Empresas mandam seus trabalhadores embora e usam a palavra Demissões, mas isso também não é Missão e por último algumas igrejas brilham por sua ausência nas Missões, isso é o que chamamos de Omissões.

Uma cirurgia plástica não pode ser feita por um enfermeiro, nem que ele seja o chefe, e saiba usar o bisturi. Assim que falar de Missões não pode ser feita por qualquer pessoa. Por isso virou no que virou os Congressos, que são Romarias, Venderias, e desfile de fashion. Outros por que sabe dizer bom em espanhol, “Bueno” acha que podem falar de Missões.

Quando as igrejas brasileiras começar colocar os Missionários para pregar nos Congressos de Missões, haverá uma explosão de Avivamento nesta terra. Mas se o Missionário é muito fraco, que não tem condições de dar uma Conferência Missionária, a culpa esta na própria igreja que fez um Missionário sem peso Teológico, por não colocar ele na Escola de Missões para ser lapidado.

Como seria maravilhoso que em cada Congresso fossem trazidos apenas Missionários do exterior, para pregar. Logo depois levar os mesmos Missionários para um Check Up médico e dental. Ademais de abençoar o regresso deles ao campo com equipamentos, material de construção, mobilização. Por que com os recursos que tem os campos missionários eles levam de 5 a 8 anos para construir uma pequena igreja, enquanto que as igrejas brasileiras não tendo mais espaço estão comprando as propriedades colidentes do templo para criar mais estacionamentos. Veja o grande pecado, estão pagando e muito para abençoar pregadores abastados para que sejam mais ricos. Em quanto isso os Missionários que ganham alma, perdem a saúde, os dente, o peso, a cultura originaria, e amarram a boca do boi que debulha.

Será que um Pastor é medido por metro quadrado? Quantos metros quadrados tem o estacionamento da sua igreja pastor? Será que um coração de pastor é pesado pelo número que ele consegue juntar? Quantas pessoas te seguem pastor no Twitter ou no Facebook? E a Autoridade Missionaria é calculada por viver na capital do estado? Por ter algum livro no mercado? Por ter centenas de igrejas confederadas à sua organização? Ou ainda por que já viajou pelos países estando apenas uma semana em cada um deles? Uma semana em cada país, só conheceu o hotel, o centro comercial, alguns monumentos históricos, algumas comidas típicas. Uma semana não deu nem para caminhar a pé, nem tomar uma chuva, nem saber de onde vem e para onde vai o ônibus. Uma semana não deu para ver as mais incríveis construções de templos a base de lata, aglomerado e Eternit.

Autoridade Missionária é bagagem, experiência, forjada na prova e no fogo, na escassez, no ir e vir a pé. Autoridade Missionária não é formada na bagagem com rodinha em baixo da mala na calçada de um hotel, contendo dentro, roupa, filmadora e DVD. Fazer fotos em igrejas nativas em culto especial para subir no Facebook é muito diferente daquelas fotos que ninguém quer tirar nos cultos comuns da semana sem festa, com chuva e com alguns membros dentro da igreja. Essa é a igreja cotidiana que vemos aqui e que temos amado. Abraçar irmãos gripados. Caminhar na calçada com sujeiras fecais de cachorro. Escutar o barulho dos vendedores de ovos por unidade vende de um ou de dois ovos ou quanto você precisa.

Se há confundido alguns títulos de Autoridade nas Igrejas Evangélicas, algumas acham que Apostolo e Bispo é superior ao Pastor. Etimologicamente Apostolo significa ‘Enviado’ assim que os verdadeiros apóstolos são os Missionários, não aqueles que se acham os líderes máximos de uma organização. E bispo é o mesmo que ancião e presbítero, uma cargo menor que pastor. No grego ‘Apo’ significa ‘Fora’ e ‘Stello’ significa: ‘Eu enviei’ isto é então os doze discípulos de Jesus enviado a pregar. Já a palavra Bispo no grego vem de ‘Epi’ que significa ‘Encima’ mais a palavra ‘Scopus’ que significa ‘Observador’ ou seja, um Bispo é aquele que olha por cima. ‘Presbyter’ em grego significa ‘Velho’

Concluindo então Autoridade Missionária vem com o tempo de atuação em Missões. Não estamos falando de Autoridade dada por Jesus para expulsar demônios e por curar os enfermos, essa autoridade todos deveriam ter independente da nação onde se encontra. Mas Autoridade Missionária é adquirida no Campo, onde a permanência seja de pelo menos uns 10 anos, junto com outros preparos, tai como: Curso de Teologia, de Idiomas, de Informática para poder atuar de maneira online e fazer o nome do Senhor grande.

Muitas pessoas quem ajudar a Obra Missionária, mas não sabe onde estão os Missionários, por tanto aqui colocamos nossos perfis para que você nos ajude:
FACEBOOK https://www.facebook.com/
Pastorkarkle?ref=ts
BLOG http://pronami.blogspot.com/ 
(Será sorteado de uma Bíblia em Espanhol, aos que Participarem do Blog).
CONTA: Banco do Brasil C/C 18.491-8 AG 3078-3

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SALÁRIO MISSIONÁRIO - Teófilo Karkle


Duas coisas me faz escrever este tema Salário Missionário, uma por que não tenho Salário Missionário e outra por que queremos despertar você a abrir seu coração e ser um Abençoador um Sustentador de Missionários.

Mais postagens do Pr. Teófilo Karkle publicadas aqui no site Missões e Adoração podem ser encontradas aqui.

O Salário do Missionário deveria ser incluído na Folha de Pagamento de qualquer igreja, nas mesmas condições e no mesmo valor que um Pastor Local. Mas quando os Missionários recebem salários é apenas um 30% do que recebe seu pastor. E não só isto, mas os Salários Missionários são geralmente salários congelados, ou seja, nunca aumentam. Não são indexados a nada, nem à inflação, nem ao salário mínimo, nem ao dólar, nem à receita da igreja.
As Igrejas desejam que os Missionários façam milagres com os seus Salários, milagres de Multiplicações, pois é tão limitado às vezes. Um Missionário estabelecido num país tem contas a que pagar mensalmente: Aluguel, Manutenção, Locomoção, Impostos de Estrangeiros, igual que qualquer família no Brasil, a diferença que aqui não tem mãe, nem sogra a quem recorrer quando a coisa aperta.
Nós os Missionários somos os caras mais engenhosos que Deus usa no seu reino. Numa urgência onde deveríamos viajar de avião, mas como não alcança o dinheiro vamos de ônibus mesmo ou de carona. 

Falo com autoridade no tema, e para a glória de Deus, tenho 21 anos de Missões. Nossa mesa foi uma caixa de papelão, nosso bidê ao lado da cama uma mala em pé. Nosso guarda-roupa foi feito de duas portas de casa fixadas na parede e usando um lençol de cortina. Temos mudado nosso hábito em vez de comer carne vermelha, comemos carne vegetal, ovos, peixe quando tem, pois o preço da carne é um absurdo.
Nossa oração tem sido quando estamos sentados à mesa é que Deus nos dê só o suficiente para aquele dia, pois queremos no outro dia pedir a ele novamente.
(Jó 38.41) 

Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?
Nossa fonte de ajuda vem de pessoas como você que está lendo agora aqui esta matéria. O que estamos escrevendo não é nenhum desabafo, nem uma revolta. Deus usa diferentes pessoas cada mês para ajudar nas Nossas Necessidades, a benção chegada nunca sobra, mas também nunca falta, Glória a Deus!
Sempre eu pergunto a um Pastor que diz fazer Missões onde é que ele esta atuando, então as listas são as mais diferentes, algumas até bastante extensa como esta: Nós estamos para a Glória de Deus em 16 lugares: Na China, Angola, Uganda, Kênia, Ruanda, Málaga, México, Peru, Afeganistão, Uzbequistão, Kazaquistão, Índia, França, Itália, no Amazonas, no Sertão Nordestino, e ai vai. Diante de uma lista grande dessa vejo vários problemas:

Como ajudam Missionários em muitos lugares eles acabam não amando seriamente a nenhuma nação destas. Eles não têm envolvimentos profundos com nenhum dos projetos, e não gastam horas em oração por nenhum povo.

Você que contribui diretamente com os Missionários, esta é a maneira mais justa de fazer Missões, sem terceiros pelo meio. Queremos dizer-te que para isso deves ter um Chamado Específico. Você tem? Que bom, estamos então falando com a pessoa certa. Chamado Específico para Sustentar Missionários. Você que foi chamado por Deus para Sustentar Missionários deve então fazer algo mais. Abraçar os Projetos dos Missionários com o Coração, entender profundamente os Desafios de cada Missionário. Ajudar os Missionários nas suas estratégias, pensar como os Missionários. Deves Ajudar os Missionários a investir certo, etc.
Tem cadeias de Supermercados que pedem parte de troco de cada cliente para ajudar certas Casas de Misericórdia, mas sempre são centavos que o povo vão doando. 

Mas sabe que tem irmãos das nossas igrejas que chegam para um Hipermercado e diz senti de Doar um Salário Mínimo para o dono do milionário Megamercado? E ainda diz: Tenho tanto amor de Deus em meu coração que quero repartir do meu salário como uma Rede de Supermercados.
 É claro que eu exagerei a minha Ficção, pois ninguém daria um Salário Mínimo a um Supermercado grande, rico e estabelecido. Mas sim que sim, tem irmãos dando para Megas Igrejas, (não é Meigas não) Salários Inteiros, só por que elas têm uma Bandeira de Missões nas suas paredes, isso sabe como se diz em economia? Jogar dinheiro fora. Nem você é abençoado por contribuir assim para um monte, nem a Igreja é abençoada por pegar um salário assim e caladamente ocupar na igreja local.

Temos buscado mês a mês de muitas fontes Ajuda para poder completar um orçamento razoável que nos permita viver dignamente em Missões. Também buscamos ajuda para realizar nossos Projetos para o qual fomos chamados. De repente passamos humilhações, nos cansa as bateções de porta em porta e algumas vezes ganhamos a porta na cara. A cada novo Projeto que pretendemos realizar, a cada Curso que queremos fazer, ou a cada Desafio que nosso Trabalho Missionário nos apresenta temos que sair novamente batendo nas portas eletrônicas, escrevendo e-mail, pedindo.

As igrejas brasileiras quando passam por alguns problemas financeiros, para equilibrar as contas, a primeira coisa que fazem é cortar o Salário dos Missionários. Muitos cortes são sem avisar ao pobre coitado lá no campo. Mas Deus esta vendo todas as injustiças cometidas, toda essa falta de amor, toda essa falta de responsabilidade. Deus não pode ser burlado, ele vai cobrar isso de todas as igrejas em todas as épocas do século passado e do século presente, irão para a Balança Igrejas Grandes e Igrejas Pequenas, Pastorzões e Pastorzinhos, podem ter certeza que ninguém escapará do julgamento de Deus.
(Lucas 12.48) Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Tenho algo contra as Reuniões de Ministérios, quando Diáconos e Presbíteros se reúnem para tomar uma decisão de Cortar o Salário do Missionário. Mais ou menos assim é o tema a ser discutido: (Falo em prosopopeia) Por que vamos continuar ajudando o pastor Teófilo lá no Chile?  Vamos parar? Vamos priorizar nosso investimento em nossas congregações locais? Eu já vivi esses Cortes duas vezes: (Falo com Experiência própria) Uma em Santa Catarina outra em Pernambuco. 

Não tinha como voltar ao Brasil, nem tomar dinheiro emprestado. Nem esperar Misericórdia dos homens. Graças a Deus que vivi sete anos assim dependendo da Misericórdia de Deus.
Eu acho que a Igreja que corta o Salário do Missionário arrancou das suas Bíblias aquela pagina que diz assim: Porque na lei de Moisés está escrito: “Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?” (1 Coríntios 9.9).
No próximo ano 2013 queremos ir ao Brasil para visitar algumas igrejas a fim de levantar recursos, se você pastor e está lendo estas linhas e queira nos abençoar, não deixe de mandar um convite no nosso e-mail para nós aqui no Chile.
Estamos orando por pessoas que são Chamadas por Deus para Sustentar Missionários para que desde agora Julho 2012 possam já começar a nos Ajudar, com o que for. Não precisamos muito, precisamos apenas o necessário e querendo Deus, repartiremos ainda com os pastores nacionais com quem trabalhamos aqui no Chile.

Não queremos parar nosso Projeto Centro de Alegria, nossa Promotoria Nacional de Missões, queremos desempenhar bem nossa Missão Chile, Missão que Deus nos confiou. Queremos continuar pregando, ensinando, fazendo programas de rádio e evangelizando.
Precisamos de um veículo e temos fé que em 90 dias no Brasil, Deus poderia tocar no coração de algum empresário e ele nos Abençoar com este carro, pois só assim nossa ida ao Brasil seria mais rápida, menos tempo, para voltar logo aqui onde às almas estão tão enganadas, tão enfraquecidas, tão desnutridas, tão entregadas ao tempo, sem esperança e sem força.
Sempre pensei em escrever um e-mail para Deus, quero agora dedicar essa Matéria a ele e dizer: Deus tudo o que nós queremos tu já sabe, tudo o que nos precisamos tu nos enviará, sem percorrer muitos quilômetros, sem sofrer desgastes no calor sufocante. Aqui do nosso escritório, com o nosso estilo de Missões Online, podemos ser tremendamente abençoados, por que do outro lado nesta Rede, Deus tem milhares de Filhos generosos e dadivosos para nos abençoar aqui no Chile.
Deus, não deixa diminuir nossa fé para realizar cada nova iniciativa, não deixa apagar os nossos sonhos nem encolher nossos Projetos e nossos Sonhos.   
Estamos fazendo E-Missões, isto é Missões Online pela internet. “Tu nos Proverás de tudo, pois tu és o Nosso Pastor e nada nos faltará.” Salmos 23.
Deus é tão bom viver pela fé, sem ninguém nos cobrando nada. Não queremos por trás de nós uma igreja que nos cobre muito e não nos de nada.
Existem tantas igrejas no Brasil que gastam todo o seu dinheiro em tudo o que se pode imaginar e a tudo elas chamam de “reino”. Cadeiras novas para o templo é “reino”, ar condicionado para a igreja é “reino”, equipamentos para a cantina é “reino”. 

Só Missões é que não esta dentro da categoria de “reino”, mas passa para a categoria de gastos sem retornos.  Missionários também não é “reino”. O missionário e suas necessidades pessoais não é “reino”. Sua roupa ainda não está surrada o suficiente, seu carro não precisa de conserto, ele não precisa de plano de saúde. Seus dentes não precisam ir pelos menos duas vezes ao ano no dentista. E o Missionário tem dente? Tem sim! Se eu fosse Dentista, dedicaria minha Clinica a arrumar os dentes de todos os Missionários do mundo, com o que a de melhor nesta modalidade e faria de graça. Será que nenhum Dentista teve ainda esta ideia?
O Missionário solteiro no campo quanto se casa e começa a chegar os filhos seu Salário continua como solteiro.
As igrejas dizem: Estamos sustentando a “obra” o “reino”, ou seja, o templo, as coisas, a comida distribuída aos carentes, mas não a pessoa do Missionário porque ele não é reino.
Quem entenderá como nosso pensamento acaba tão permeado de mentiras que até a verdade se torna mentira? Quem entenderá por que mesmo sabendo que esta vida nossa aqui não dura nada, mesmo sabendo que as coisas não são o verdadeiro reino, o reino é eterno, coisas não são eternas, só pessoas são eternas, portanto o reino não é e nunca será feito de outra coisa senão pessoas. Mesmo sabendo tudo isto, as pessoas gastam mais consigo mesmo do que com qualquer outra coisa, gastam mais com os templos, cadeiras e coisas mais do que investir em pessoas.
Já ouvi uma estatística que diz que setenta por cento das riquezas da humanidade estão na mão dos cristãos. O que isto quer dizer? Que Deus fez sua parte. Em sua soberania providenciou para que nada menos que setenta por cento de todo dinheiro do mundo caísse na mão de seus servos. 

Por que é então que esconde o dinheiro de Missões?
Veja que dura realidade, no mundo inteiro a tarefa da Grande Comissão ainda esta por se realizar! Noventa e cinco por cento do dinheiro da igreja é investido na própria igreja, cinco por cento em iniciativas evangelísticas. No caso do Chile a tarefa foi mal feita, os pregos estão caindo tudo, tudo precisa ser repregado, reevangelizado, reavivado.


As igrejas não estão aplicando seu dinheiro onde deveria, gastam apenas no próprio reino. Administram como querem sem perguntar para Deus, como ele gostaria que fosse aplicado. E com isto acham que estão se beneficiando, mas na verdade estão se prejudicando. Pensam que estão ganhando, mas estão perdendo.
Quero me comunicar contigo amado ou amada que tem um Chamado Especifico para Ajudar os Missionários, por tanto Passe a Cordilheira dos Andes e Ajude-nos.
Anote agora nosso e-mail

centrodealegria@hotmail.com e o número de nossa conta 18.491-8 Agencia 3078-3 Banco do Brasil - em nome de Pastor: Teófilo Venicio Karkle. 
Add nosso Facebook https://www.facebook.com/#!/
Pastorkarkle 
Siga o Blog da PRONAMI e ganhe uma Bíblia em Espanhol http://pronami.blogspot.com/

domingo, 5 de agosto de 2012

Novos alunos do CTD

Oração pelos novos alunos do CTD. Nesta segunda turma, teremos dois alunos do Chile, um de Minas Gerais e um do Espírito Santo.

Minha filha entre eles! Ela trancou a matrícula da faculdade, abriu mão de muita coisa. Sem dúvida, uma loucura! Uma loucura por Jesus.

Aquele que faz o que poucos fazem, receberá de Deus o que poucos recebem.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MISSÕES CHILE - Teófilo Karkle


O mundo todo precisa ser Evangelizado independente do valor que se vai gastar para isso.
Não podemos focar as Missões em apenas na Janela 10 x 40. Não apenas no Leste Europeu, não apenas na Índia ou na África pobre ou em Cuba, onde com 50 dólares pode ser sustentado um Obreiro autóctono. Chile é bem mais caro um obreiro nativo, por essa razão de valores, algumas igrejas preferem trabalhar onde é mais barato, enquanto o Diabo faz a festa.

Mais postagens do Pr. Teófilo Karkle publicadas aqui no site Missões e Adoração podem ser encontradas aqui.

No Chile é mais cara a vida, e por isso anda tão poucos Missionários por aqui, mas veja uma coisa muito séria: O Chile é um país que precisa ser urgentemente Re-evangelizado. Quem o fará? Quem quer investir tempo, dinheiro e recursos humanos nesta terra? Mesmo sendo mais caro, é possível fazer Missões aqui. E estamos fazendo para a vergonha de algumas igrejas que tudo o que fizeram por nós foi dizer vamos orar irmãos. Vamos orar e o povo continua morrendo aqui. Vamos orar e o tempo passa. Vamos orar e ninguém faz nada. Nós estamos aqui de maneira autônoma, pois ninguém quer se envolver com Missões. Diante do mar Vermelho não era ora de orar, mas sim de marchar. (Êxodo 14.15) Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

O fogo do Avivamento se apagou no Chile e faz tempo, as seitas, o ocultismo esta tomando conta da nação. E as igrejas estabelecidas não tem avivamento por que permitiram nela toda prática de superstições e misticismo, bruxaria disfarçada de poder de Deus. Quando a Cultura cristã chega neste estágio é muito difícil produzir uma mudança.
Muitas pessoas nos perguntam como esta à igreja ou a evangelização no Chile, então com este artigo estaremos respondendo e informando a real situação da igreja aqui a trás das Cordilheiras dos Andes. Parecera que o mesmo frio ambiental esta afetando o frio espiritual da igreja chilena. As igrejas no inverno que pode chegar até – 7º (sete gruas negativo) diminui consideravelmente a presença dos irmãos nas congregações. Até vejo que num país tão frio, os irmãos não têm as condições necessárias para sair na chuva, tais como: guarda chuva, botas, roupa quente.

Ao chegar ao verão, outro fenômeno ocorre no Chile, principalmente nos meses de Janeiro e Fevereiro, aonde a nação inteira recebe férias coletivas. O povo capitalino, estressado como as movimentações da cidade grande se vão aos campos e as praias, enquanto que as igrejas exibem uma cartolina no portão do templo: Fechado por férias: 30 dias. Só reativam as atividades normais da igreja com a chegada de Março, mas ai a igreja entra em Março com escassos de recursos econômicos, pois foram gastos nas férias. Em Março também fazem outras dividas com a compra de uniformes e material escolares. Ademais em Março se paga a Permissão de Circulação do veículo para poder rodar pela cidade, e todos os carros passam pela Revisão Técnicas. Abril já começa as chuvas, as gripes, as ausências na igreja e assim vai uma nação morrendo sem Avivamento.

Mas o que significa trabalhar numa nação sem avivamento?Primeiro vamos definir amplamente o que é o avivamento necessário para que haja crescimento e estabilidade numa nação. Avivamento é força que vem do Senhor, recebido num dia de domingo e que sirva para toda a semana, pois o que estamos vendo no Chile é que quando terminando um culto de domingo, na porta da igreja já se esqueceram do que foi pregado no púlpito, e no caminho da casa, em vez de seguir o culto pelo trânsito, voltam a casa murmurando, e assim continua a pobreza espiritual e a preguiça.

Avivamento é fome da palavra de Deus e nunca se sentir satisfeito. No Chile ouvimos com frequência, bom, já foi domingo passado e agora não vou toda esta semana, e tem gente no Chile que consegue passar um mês sem ir à igreja. Avivamento e ter estabilidade, fixar suas raízes na palavra do Senhor e no lugar onde se congrega, pois o que existe no Chile são irmãos Floreiros, que são mudados de lugar muitas vezes, enquanto que a Bíblia nos manda que devemos ser como arvores plantadas. (Jeremias 17.7-8) Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Avivamento é ter temor de Deus e cumprir com as determinações de Deus:Deus determina trazer os dízimos a casa do Tesouro, mas não, no Chile eles levam a casa do Pastor. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. (Malaquias 3.10)
Avivamento é buscar ser cheio do Espirito Santo, mas não, aqui como tem muito vinho, não conseguem dizer e escapar do uso do vinho. E o ser cheio do Espírito Santo, são muito pouco que eles conhecem. Pastores não são batizados com o Espirito Santo, muito menos os presbíteros e os diáconos, sem falar na congregação. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. (Efésios 5.18)

Não serve de nada a Historia de um Avivamento, se não tem a Novidade deste Avivamento.Chile se jacta de um avivamento de 1909, um avivamento de 103 anos aqui no Chile, virou coisa de museu, obsoleto, pura cinza. As cinzas falam do passado, de algo que existia. Do altar de Elias e todos os demais altares ficaram apenas as cinzas. Um casamento de 25 anos se celebra Bodas de Prata, um de 50 anos, se celebra Bodas de Ouro, um de 75 anos, Bodas de Rubi e um casamento de 99 anos se celebra Bodas de Cinza. Assim esta a igreja chilena celebrando a Década das Cinzas. Não vejo nem a Nostalgia do Avivamento, pois isso levaria o povo a buscar um novo Avivamento, mas vejo apenas uma vaga informação do que aconteceu em 1909, nem é lembrança, é um dado. Nem provoca Saudade, pois como pode haver saudade de algo que a geração contemporânea não presenciou este Avivamento do século passado?

Os pães que se comem aqui no Chile, são pães de Cinza, pães de Lágrimas e pães de AngústiaPois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida. (Salmos 102.9) Tu os sustentas com pão de lágrimas, e lhes dás a beber lágrimas com abundância. (Salmos 80.5) Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres. (Isaías 30.20)

A igreja chilena não cresce com o Novo Nascimento, ela aumenta de tamanho com a Imigração.Existe no Chile uma igreja ambulante, que transita de templo em templo, muitos deles com coceira nos ouvidos, bom isso esta profetizada que seria assim. (2 Timóteo 4:3) Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.

A igreja chilena deveria ser Sal da terra, mas fora do saleiro.Mas eles estão tão arraigados num circulo vicioso, se sentem donos dos bancos, dos pastores e até dono do Espirito Santo. Aqui no Chile teve um senhor que registrou a lua como sendo sua. Os chilenos tratam com adjetivo possessivo ao pastor da igreja: "Meu Pastor" e no caso de uma briga, como doaram um banco, retiram o banco da igreja e diz "Meu Banco" nós o compramos, nós o levamos para a casa. Ser sal da terra dentro de um saleiro, não é nada, é apenas volumem, o sal tem que ser Tempero e Sabor onde a vida é sem graça, sem misericórdia, sem amor.
Santiago do Chile tem 1.265 templos evangélicos numa população de 7.000.000 (sete milhões), mas em contra partida tem 70.000 Botelheiras (Botecos). Num país com Avivamento os números seriam ao contrario, mas ainda temos uma esperança que essa situação será revertida, por isso Deus nos trouxe para o Chile.
Na lei da Botânica não se planta árvores de maçã tão próxima uma das outras, precisa-se pelo menos 4 metros de distância. No Brasil, as igrejas estão sendo plantadas na mesma quadra, no mesmo bairro para facilitar o acesso dos irmãos, nem gastam a sola do sapato andando. Aquelas igrejas que fazem 6 cultos diários a cada duas horas, a intenção é só juntar dinheiro, pois nunca Jesus planificou que sua igreja fosse como um Cine com funções a cada duas horas.
Precisamos de Missionários brasileiros aqui no Chile, casais fortes, resistentes, preparados e educados, para lançar a última redada neste mar com abundantes peixes. Mas também precisamos que a nossa nação brasileira faça um investimento no Chile, que reparta com sete e até com oito seus ingressos. (Eclesiastes 11.1-2) Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

A igreja brasileira deveria fazer três tipos de Dízimos para as Missões e não migalhas. Um 10% das construções, um 10% dos obreiros e um 10% dos tesouros arrecadados. Como seria na pratica? Construindo 10 templos na cidade, 01 deveria ser construído nas Missões. Tendo 70 obreiros sentados nos púlpitos, até se atrapalhando, 07 deveriam ser enviadas as Missões. Entrando 120 mil reais por mês no Ministério, 12 mil deveriam ser mandamos para as Missões. Mas não, é construção e mais construção, consagrações de mais e mais obreiros. Dinheiro e mais dinheiros estocado, mofando nos cofres.

As campanhas nacionais para as Missões, as quais deveriam ser chamadas de coletas. Não podemos chamar de ofertas, o que cada crente entrega apurado R$ 1.00 real por ano para as Missões. Tem igrejas no Brasil que criou um sistema de sustento para um tipo de obreiro, chamado Obreiros Integrados, um mau sistema por certo, pois o que na verdade, deveriam ser chamados de: Obreiros Privilegiados. Pois aqueles obreiros que mais ganham almas e pregam em todos os cultos eles ficam sobrando. A igreja é a única empresa que seus funcionários trabalham de graça, e quando acontece um processo de indenização contra a igreja, ela tem que pagar a indenização com o dinheiro que deveria ter pagado a todos os obreiros, todos os meses, sem mesquinharia.
Você que não pode vir ao Chile fisicamente, mande sua contribuição para nós que estamos aqui. Si vai gastar teu dinheiro apenas para fazer um Passeio na Neve, na Patagônia ou no Deserto do Chile, sem realizar nada por Missões. Veja a National Geographic Channel, conheça o Chile por vídeo, sai mais barato e mande teu dinheiro de turismo a nossa Missão.

Faça Missão agora com apenas um Click Transfira da sua conta para a conta da Missão Chile. Agencia 3078-3 Conta Corrente 18491-8 em nome de Teófilo Venicio Karkle, obtenha o nosso CPF para transferência no nosso e-mail centrodealegria@hotmail.com 

Visite nossos Blogs e siga, há Prêmios para quem seguir:http://centrodealegriachile.
blogspot.com/

http://pronami.blogspot.com/

http://
palavraprofeticaepromessa.blogspot.com.br/

http://
mulheresespeciaiscomisivonekarkle.blogspot.com/