Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Rúpia, a moeda indiana


A rúpia indiana é a única moeda legal na Índia, também aceita como moeda legal nos países vizinhos, Nepal e Butão. Uma rúpia é dividida em 100 paisa (centavos).

A nota maior é a de 1,000, a moeda menor em circulação é 50 paisa. A partir de 30 junho de 2011 todas as moedas abaixo de 50 paisa foram extintas. O sistema monetário da Índia é gerido pelo Banco de Reserva da Índia (RBI, sigla em inglês), o banco central do país.

 A rúpia estava ligada à libra britânica de 1927-1946 e, em seguida, ao dólar dos EUA até 1975 por meio de uma taxa de câmbio fixa. Então, foi desligado em Setembro de 1975 e o sistema de taxa nominal fixa foi substituída por uma cesta de quatro principais moedas internacionais - a libra esterlina, o dólar dos EUA, o iene japonês e ao marco alemão.

Atualmente o valor aproximado da rúpia Indiana em relação ao real brasileiro é de 1 real = 25 rúpias.

Imagens e textos extraídos (com pequenas correções) do perfil do Facebook Ore pela Índia!

Confira sequência de textos aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.