Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Manipur, Índia


Manipur
INFORMAÇÕES GERAIS
Capital: Imphal
População: 2.787.547
Área: 22.300 km²
Línguas oficiais: Manipuri e Inglês
População Urbana: 25.1%
Religião: Hinduísmo (46%), Cristianismo (34%), Islamismo (8.8%).

Manipur tem sido nas últimas décadas palco de muitos movimentos separatistas, cada grupo com diferentes reivindicações. Os alvos normalmente são grupos não indígenas e cristãos, ambos tem sido os bodes expiatórios. Esta onda de violência já ceifou milhares de vidas, impedindo o andamento dos trabalhos missionários e o desenvolvimento da região. Existem muitos outros problemas além dos movimentos separatistas. O desemprego está acima de 30%, e o único “bom” emprego é o funcionarismo público, que na maioria são influenciados por propinas. Isvestimento privado é zero e os pouco de movimentação econômica que existe é dominada por imigrantes.
Manipur é próximo ao triângulo de ouro, acarretando em altos índices de tráfico humano e drogas e HIV/AIDS. É muita corrupção, pouca infraestrutura e fraca liderança.

MOTIVOS DE ORAÇÃO
a) Os grupos separatistas são muito bem armados, que eles encontrem paz em Jesus.
b) Um número grandioso de pessoas dos grupos Naga, Kuki e Chin se converteram no século 20. As denominações Batistas e Presbiterianos são dominantes, juntamente com Católicos e aumento gradual de Pentecostais.
c) Nominalismo tem se espalhado e aumentado as guerrilhas entre tribos tidas como cristãs, especialmente entre, Naga-Kuki e Kuki-Zomi, atormentando o país por decádas.
d) Precisa-se de reconciliação, harmonia étnica e humildade por partes dos lideres tribais.
e) Existem centenas de missionários de Manipur servindo em campos transculturais.
f) Os Meitei, o maior grupo de pessoas de Manipur, tem sido Hindu por 3 séculos. Eles tem experimentado um reavivamento influênciando em diversas areas de suas vidas. O número de muçulmanos neste grupo chega a 200 mil.

Uma nova história está sendo escrita na Índia a partir da oração da igreja do Senhor.

Imagens e textos extraídos (com pequenas correções) do perfil do Facebook Ore pela Índia!

Confira sequência de textos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.