Pesquise em mais de 1800 postagens!

terça-feira, 27 de março de 2012

Missões ou Família?


Ir para Missões ou ficar com a família? Esta é a dúvida de uma menina de 15 anos! Ela me escreveu fazendo esta pergunta:
A PAZ DO SENHOR JESUS !!!
Tenho 15 anos e pela misericórdia de Deus na minha vida, tenho chamado de missões Urbanas, Nacionais e Transculturais, no entanto a minha família ainda não serve ao Senhor. Que posição devo tomar se o Espirito Santo me conduzir a cumprir o meu chamado antes da minha família servir ao Senhor ?
FAZER A VONTADE DE DEUS MESMO INSEGURA OU ZELAR PLEA MINHA FAMÍLIA ??...
APESAR DE TUDO SABENDO QUE DEUS SE RESPONSABILIZA POR MIM...
ESPERO QUE ME COMPREENDAM E POSSAM ME AJUDAR ...
Agradeço a minha oportunidade em nome do Senhor Jesus.
Que benção esta menina ter esta dúvida, não é! Não foi à toa que disse que esta geração será melhor que a minha!
Jovens Santos!

Ir para Missões ou ficar para cuidar da família?

Comecei a dar uma resposta teológica, quase uma exegese do texto de Atos 1:8 quando parei para tomar um cafezinho que minha esposa fez, comentei com ela, e me respondeu: Amor! Ela é muito nova!
Então acordei e concluí de forma diferente, mas mantive o início teológico da resposta!

Respondi para ela o seguinte
Olá T.
Graça e Paz

Obrigado pelo seu contato.

Dúvida cruel, não é? Realmente é uma questão que o diabo irá te atormentar bastante. Se for para Missões e um parente seu morrer sem Cristo, você será alvo de flechadas malignas. Mas também, se você não for para Missões, seu coração se contristará e será, inevitavelmente, alvo de novas flechadas.
Além disso, você será alvo dos próprios pastores! Uns falarão que você deve abandonar sua família para servir integralmente a Jesus, outros, falarão que depois de Deus, a família está em primeiro lugar. Logo, você deve se preparar para ataques dentro fora como dentro da Igreja!
Que situação, não?

Isto é um mau prognóstico, contudo, também te ajuda a tomar a decisão! Só o fato desta dúvida existir demonstra aquilo que Deus tem para você. Uma excelente obra!

Você deve estar muito bem firmada em sua decisão para anular todo ataque! Criar uma disposição mental de não evitar os ataques, mas sim, de enfrentá-los com amor e dedicação, pois até mesmo aqueles que te amam tentarão te magoar!

Vamos ver a Palavra de Deus? Em Atos 1:8 lemos: "E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em Judéia, como em Samaria e até os confins da Terra". Um versículo maravilhoso.

Alguns leem este versículo e extraem dele uma organização do movimento missionário. Uma sequência de ações: começar em Jerusalém, ir para a Judeia, depois ir até Samaria e então, finalmente, seguir até os confins da Terra. Ao se adaptar o texto para nossa realidade as pessoas dizem que primeiro você deve ganhar sua família, depois seu bairro, então sua cidade para então sair para outros lugares. Fica a famosa frase: "Comece em Jerusalém, sua casa! Como ganhar o mundo e perder sua casa?"

O problema dessa interpretação que muitos adotam é que ela não é bíblica! A expansão do cristianismo não é sequencial, mas sim, centrífuga, uma expansão cada vez maior! Tudo junto ao mesmo tempo! Eu expliquei melhor esta questão nesta aula de missiologia.

Nos três mil batizados no primeiro sermão de Pedro, estavam pessoas que moravam em outras regiões! O que aconteceu quando a Festa do Pentecoste acabou? Eles voltaram para suas casas! Para a Capadócia, Ponto, Bitínia, Média, Partia, etc. Voltaram e começaram o evangelismo sem a presença de uma "autoridade"!

Em menos de uma semana do Pentecostes, vários lugares já estavam sendo alvos da evangelização global!

Quem estabeleceu a igreja em Roma? Quem a igreja em Antioquia? Esta multidão de crentes "normais", sem o "aval" ada igreja de Jerusalém.

Logo, esta é a minha resposta para você, não que deva fazer missões sem o aval da igreja, não é nada disso! O que quero dizer é que você não é obrigada a ganhar sua família para então ganhar os outros! Creia na promessa de Atos 16:31. Além disso, com seu exemplo de entrega e de dedicação, sua família se convergirá até Jesus! Mesmo que isto não aconteça até o arrebatamento, após ele, farão parte da multidão de mártires que honrarão a Cristo na Grande Tribulação.

Concluindo, o que quero dizer para você é: Vá para Missões!

Mas não já! Você é nova! Vá estudar, se preparar, ganhar almas na sua rua, escola, trabalho, etc. Sua família virá junto! Você vai ganhar muitas almas para Jesus! Sua família também!

Vá com calma! Devagar, mas nem tanto! Enquanto não faz 18 anos, organize sua estrutura:
- estude;
- ganhe e cuide de almas;
- trabalhe na igreja;
- devolva os tributos;
- estude inglês online;
- estude teologia;
- não se entregue a nenhum rapaz!
- não namore sem a permissão de Deus;
- não se comprometa financeiramente;

Mantenha contato. Relate experiências!

Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração


Qual a sua opinião a respeito disso?

2 comentários:

  1. A paz do senhor jesus,amado esta resposda é facil ela tem que primeiro passo fazer missão dentro do seu lar ou seja ganhar sua familia para cristo isto começa já a fazer missão,nos sabemos que pra fazer missão temos primeiro que começa dentro de casa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paiva

    Obrigado por seu retorno.

    Nossa discussão ficou um pouco vazia por causa da idade dela. É muito nova para ir para missões. A família será ganha pelo testemunho dela.

    Gilson

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.