Pesquise em mais de 1800 postagens!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Diversidade linguística em todo o mundo


Apesar da idéia de que o Inglês é falado nos Estados Unidos da América, o chinês na China, e o russo na Rússia, a maior parte do mundo é muito mais diversificado do que a presença de grandes línguas nacionais sugere.

Na verdade, os países monolingues são difíceis de encontrar.

O gráfico abaixo mede a diversidade linguística de duas maneiras muito diferentes: o número de línguas faladas no país e o índice de diversidade de Greenberg, países onde as pontuações sobre a probabilidade de que dois cidadãos partilhem uma língua materna. 

E.U.A., Rússia, Brasil, China e México têm mais de 100 línguas cada um, mas tem marcas relativamente baixas no índice de diversidade, porque Inglês, Russo, Português, Chinês e Espanhol têm crescido ao ponto onde eles ameaçam destruir as muitas pequenas línguas nativas. 

Por outro lado, a rivalidade linguística e pobreza relativa têm mantido uma linguagem única dos países dominantes, como a Índia e a Nigéria, que pontuam alto no índice de diversidade. A geografia é um fator adicional. 

As muitas ilhas da Indonésia e das Filipinas abrigam línguas pequenas, apesar de status desses países de renda média. Tanto a pobreza quanto a geografia se combinam para tornar Congo e Papua Nova Guiné nos países mais lingüisticamente diversificados do mundo.

Traduzido de The Economist por sugestão de The Long View.

Muito já publicamos sobre línguas, povos e traduções da Bíblia, acompanhe:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.