Pesquise em mais de 1800 postagens!

domingo, 26 de junho de 2011

Novidades do Vale do Rio São Francisco

Após a postagem sobre Missões no Vale do Rio São Francisco recebemos muitos contatos. Pessoas que estarão orando, divulgando e até doando!

O Fernando e a Esmeralda são gente séria e estão buscando ajudar nas áreas que o poder público não atua plenamente.

Mais informações e novidades sobre eles:
  • Eles constituem uma ONG (Organização Não Governamental) NÚCLEO EDUCATIVO ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTRELA. O formato de ONG libera mais facilmente a ação com as pessoas de escolas, por exemplo, dando uma característica laica ao projeto;
  • Eles congregam na Assembléia de Deus;
  • Tinham uma Missão que dava apoio, mas eles deixaram de nos ajudar foram para para Africa e terminou nossa parceria;
  • Contam com o apoio da prefeitura,  mas o prefeito já os alertou que o prazo terminará, pois não pode ter recurso de governo para ONG. A parceria é de funcionários para a merenda
  • A possibilidade somente se dá através de CONVÊNIO com a prefeitura, mas tem um pequeno problema,  se não quitar o INSS não há convênio. O débito está na ordem R$ 3.234,65;

Eles me deram o número do CNPJ e conferi os dados na Receita Federal.

Última mensagem da Dona Esmeralda, uma das líderes do Projeto:
Quando chegamos aqui parecia que estávamos na África, e encontramos aqui neste interior crianças desnutridas e sofridas. Pedimos para DEUS que nos deixasse ficar aqui nessa REGIÃO, foi quando ganhamos essa linda construção. Nela cuidamos de 130 crianças, amo esse trabalho pois sei que DEUS também está nas creches e instituições cuidando dos orfãos e carentes.

O telefone do Missionário Fernando é 038 91348221.
Ligue para ele e faça uma doação!

Vamos lá! Enviem para todos os seus amigos de Twitter, Facebook, Orkut. Se cada um der um pouco, eles pagam a dívida com o INSS, firmam parcerias e continuam com o trabalho com as crianças!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Índios Isolados

Você acredita que há brasileiros que não sabem que vivem no Brasil?

Isso mesmo, não conhecem a Presidente Dilma, o Real, ou o Corinthians! Muito menos Jesus Cristo!

Através de fotos de satélites foi descoberta uma área  no meio da Floresta Amazônica alterada pelo homem e que não se tratava de um desflorestamento ilegal. Eram clareiras! Através de sobre-vôos, localizaram uma maloca completamente diferente das malocas da região, onde a palha chega até o chão e apresentam uma cumeeira. Esta não tinha nada disso e também não era arredondada! Os sobre-vôos também demonstraram a presença de um povo que não está catalogado!





Fotos extraídas do site Vale do Javarisite da Funai e da Agência Brasil.

Referências – Oficialmente, a Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados no Vale do Javari. Esse levantamento, no entanto, está em reformulação e o número pode aumentar. Atualmente há oito grupos de índios isolados com malocas, roças e tapiris já localizados por sobrevôo ou por expedições terrestres.

Entre os anos 2006 e 2010, foram localizados mais de 90 indícios da ocupação territorial desses grupos, como roças, tapiris e malocas. Essas observações apontam para a existência de uma população de aproximadamente 2 mil pessoas na Terra Indígena do Vale do Javari. Nessa última referência confirmada, estima-se que haja cerca de 200 pessoas, no conjunto de quatro malocas.

Leia mais sobre os índios aqui!

Quem chegará primeiro ali? A FUNAI ou o Reino de Deus?

Com certeza será a FUNAI, contudo, sabemos que Deus já preparou algo na cultura deles que servirá como ponto de contato com o Evangelho de Jesus Cristo. É o Fator Melquisedeque!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não desperdice seu problema

Estou em um momento muito difícil em minha vida! Estou com várias dificuldades. Minha família está na benção! Mas, temos passado por problemas:
1. Reformei minha casa e tive vários gastos extras que não estavam no orçamento Precisei pedir dinheiro emprestado!
2. Tive mais da metade do meu salário descontado por causa da greve dos servidores públicos de Paulínia. Sou servidor, fiz greve e o prefeito descontou os salários arbitrariamente baseado na decisão de uma juíza de vara civil, sem competência para julgar a greve! Esse desconto é irregular, mas até resolver, passará algum tempo! Tive que fazer empréstimo pessoal para pagar as contas!
3. Se não bastasse isto, tive um acidente de trânsito com minha moto em maio. Um carro fez uma conversão proibida, bati nele e cai no asfalto de uma rodovia hiper movimentada. Tive apenas um ralado no cotovelo e gastei R$200,00 no conserto, pois a Transportadora Ramos, proprietária do carro, não pagou as despesas!
4. Ainda pagando o conserto anterior, cai novamente de moto no último dia 8 de junho, quando voltei a trabalhar. Era de noite, pista enlameada, esburacada, cai por imperícia! Ralei meu joelho apenas.
5. Meu carro quebrou e tive gastos na oficina mecânica.
Ainda teria mais dois ou três pontos a acrescentar, mas chega.

Como é difícil dar glória a Deus por tudo isto. Como é difícil ver nestas dificuldades que Deus nos ama e quer o melhor para nós. É quase impossível acreditar que ter caído da moto foi o melhor de Deus para a minha vida! Como é difícil dar o dízimo e ofertar mesmo sabendo que teria de fazer empréstimo pessoal!
É difícil, mas fiz! Pois sei que Deus há de suprir todas as minhas necessidades! Sei que Deus é como uma cerca de proteção ao meu redor!

Eu creio nisto, verdadeiramente! Mas é difícil! Não dá para entender! Se bem que Deus não nos pede para entender, mas sim, confiar nEle! Sei que Deus tem plano para mim. Minha vida está nas mãos d|Ele, e não pegarei de volta! Ele é melhor que eu para cuidar da minha vida! Já fiz minha Declaração da Dependência e de Incompetência!

Falar é fácil, viver é que é difícil!

Deus tem me ensinado a viver dessa forma! Não vou desperdiçar meu problema! Não darei a satanás o privilégio de me tripudiar (perder o sono, etc)! Não declararei meus problemas a ele e aos ímpios, mas sim, proclamarei: Deus cuida de mim! Mesmo com a falta do dinheiro, mesmo com o empréstimo, mesmo com as quedas da moto, etc. Glória a Deus por eles!

Não desperdiço meus problemas!

Não desperdice qualquer coisa má!
John Piper
Fiquei impressionado com um artigo escrito por John Piper, Não desperdice seu câncer no site Desiring God. Ele escreve 10 pontos sobre este assunto: O cristão e o sofrimento. Acompanhe os 10 pontos resumidos:
Você desperdiçará seu câncer caso...
1. ...não creia que isto foi planejado por Deus.
2. ...creia que ele é uma maldição, e não uma bênção.
3. ...procure conforto em suas chances de recuperação em vez de procurá-lo em Deus.
4. ...se recuse a pensar na morte.
5. ...pense que “vencê-lo” significa sobreviver e não aproximar-se de Cristo.
6. ...gaste mais tempo lendo sobre o câncer do que sobre Deus e a sua Palavra.
7. ...se isole em vez de aprofundar seus relacionamentos, manifestando afeição.
8. ...se entristeça como quem não tem esperança.
9. ...trate o pecado tão normalmente quanto antes.
10. ...falhe em utilizá-lo como meio de testemunhar a verdade e a glória de Cristo.
Fiquei realmente impressionado na época que li. Nunca havia pensado nisto por esta linha de raciocínio. Na verdade, fiquei chocado com o título em si! Puxa, um câncer não pode ser desperdiçado??? É chocante. Saiba que o próprio John Piper fez este artigo no dia da cirurgia de câncer dele!

Não desperdice mesmo!
Li também seu outro artigo Cristo e o Câncer em seu site pessoal feito na plataforma Wordpress. Veja os 6 pontos resumidos:
1. Toda a Criação Foi Submetida à Inutilidade
2. Haverá um Tempo de Libertação e Redenção
3. Cristo Conquistou, Demonstrou e Nos Deu um Antegosto Dela
4. Deus Controla Todo Sofrimento Para o Bem de Seu Povo
5. Nós Deveríamos Orar Por um Poder que Cura e Uma Graça Que Sustenta
6. Devemos Sempre Confiar no Poder e Na Bondade de Deus

Deus nos consola através dos outros!
No último, 12 de junho, minha igreja comemorou o dia do pastor e foi pregado sobre o sofrimento.

Infelizmente não comemorou o aniversário da Igreja de Cristo, pois, este domingo foi dia de Pentecostes! Sim Festa de Aniversário da Igreja, pois nasceu no dia de Pentescostes do ano 30! Passaram-se 1981 anos, ou seja, em 2011, a Igreja de Cristo completou seu 1981° ano de vida!

Infelizmente também não promoveu um momento de oração pela Grande Colheita de Almas nos países da Janela 10/40 como divulgamos no blog Missões e Adoração.

Estava meio bravo no culto por conta disso, mas, glória a Deus!

Em sua pregação, o Pr. Hugo Takashi Konno destacou alguns poucos pontos sobre sofrimento em relação à nossa confiança em Cristo. Ele usou o texto de Salmo 37:3-7:
Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
Em seu rápido sermão (além do dia do pastor, houve Ceia), destacou três pontos:
Quem confia no Senhor:
1. OBEDECE a Deus e à Sua Palavra. Obedecer não é sacrifício, é consequência!
2. ENTREGA dízimos e ofertas pois sabe que Deus suprirá todas as coisas!
3. DESCANSA em Deus apesar de qualquer dificuldade!
Cantamos o "hino" Não tenhas sobre ti, de Jefferson Ferreira França Jr. e Josué Rodrigues de Oliveira do MILAD (Ministério Louvor e Adoração). Nona faixa do vinil "MILAD 1 Água viva" de outono de 1986!
Não tenhas sobre ti
Um só cuidado
Qualquer que seja,
Pois um, somente um
Seria muito para ti.
É meu somente meu
Todo trabalho,
E o teu trabalho
É descansar em mim.
Não temas quando enfim
Tiveres que tomar decisão,
Entrega tudo a Mim
Confia de todo coração.
Era tudo o que precisava! Deus usou minha igreja local para confirmar suas promessas sobre mim! Deus me consolou através dos meus irmãos!


Conclusão
E agora?
Bem, agora vou descansar em Deus, pois sei que Ele me dará forças para:
1. ...cuidar dos meus ferimentos;
2. ...dirigir minha moto com mais cuidado!
3. ...cuidar melhor das minhas finanças, e economizar!
4. ...pagar minhas contas;
5. ...trocar o carro e a moto;
6. ...reconhecer a bondade dEle em minha vida para os outros!

E você? Desperdiça ou não suas dificuldades?

domingo, 12 de junho de 2011

Povos Indígenas do Brasil

Novo site com informações detalhadas dos povos indígenas do Brasil.
Publicado pelo ISA - Instituo Sócio Ambiental, financiado pela Embaixada da Noruega, entre outros associados.
Um site muito bem feito com diversas e profundas informações sobre cada povo e tronco linguístico. Sem informações sobre religião, o site traz informações sobre população, primeiro contato, localização, cultura, relatos, fotos, etc.
Serve como uma base de dados para estudos mais aprofundados. Quanto a situação do Evangelho, dá para fazer um estudo paralelo com o Joshua Project. Basta estudar o povo no site dos Povos Indígenas e depois, fazer uma correlação com o povo no Joshua Project.

Lista dos povos indígenas (lembre-se, não é mais tribo indígena, mas sim, Povo ou Etnia Indígena!):
Aikanã, Aikewara, Akuntsu, Amanayé, Anambé, Aparai, Apiaká, Apinajé, Apurinã, Aranã, Arapaso, Arara, Arara do Rio Branco, Arara, Shawãdawa, Araweté, Arikapú, Aruá, Ashaninka, Asurini do Tocantins, Asurini do Xingu, Atikum, Avá-Canoeiro, Aweti, Bakairi, Banawá, Baniwa, Bará, Barasana, Baré, Bororo, Canela, Chiquitano, Cinta larga, Coripaco, Deni, Desana, Djeoromitxí, Dow, Enawenê-nawê, Etnias do Rio Negro, Fulni-ô, Galibi do Oiapoque, Galibi-Marworno, Gavião Parkatêjê, Gavião Pykopjê, Guajá, Guajajara, Guarani Kaiowá, Guarani Mbya, Guarani Ñandeva, Guató, Hixkaryana, Hupda, Ikolen, Ikpeng, Ingarikó, Iranxe, Manoki, Jamamadi, Jarawara, Javaé, Jenipapo-Kanindé, Jiahui, Juma, Ka'apor, Kadiwéu, Kaiabi, Kaingang, Kaixana, Kalankó, Kalapalo, Kamaiurá, Kambeba, Kanamari, Kanoê, Kantaruré, Karajá, Karajá do Norte, Karapanã, Karipuna de Rondônia, Karipuna do Amapá, Kariri-Xokó, Karitiana, Karo, Karuazu, Katukina do Rio Biá, Katukina Pano, Kaxarari, Kaxinawá, Kaxixó, Kaxuyana, Kayapó, Kinikinau, Kiriri, Kisêdjê, Kokama, Korubo, Kotiria, Krahô, Krenak, Krikati, Kubeo, Kuikuro, Kulina, Kuntanawa, Kuruaya, Kwazá, Maku, Makuna, Makurap, Makuxi, Manchineri, Marubo, Matipu, Matis, Matsés, Maxakali, Mehinako, Menky, Manoki, Miranha, Mirity-tapuya, Munduruku, Mura, Nadob, Nahukuá, Nambikwara, Naruvotu, Nawa, Nukini, Ofaié, Oro Win, Palikur, Panará, Pankará, Pankararu, Pankaru, Parakanã, Paresí, Parintintin, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Paumari, Pirahã, Pira-tapuya, Pitaguary, Potiguara, Puyanawa, Rikbaktsa, Sakurabiat, Sateré Mawé, Shanenawa, Siriano, Surui Paiter, Tapayuna, Tapeba, Tapirapé, Tapuio, Tariana, Taurepang, Tembé, Tenharim, Terena, Ticuna, Timbira, Tingui Botó, Tiriyó, Torá, Tremembé, Truká, Trumai, Tsohom-dyapa, Tukano, Tumbalalá, Tupari, Tupinambá, Tupiniquim, Tuyuka, Umutina, Uru-Eu-Wau-Wau, Waimiri Atroari, Waiwai ,Wajãpi, Wajuru, Wapixana, Warekena, Wari' Wauja, Wayana, Xakriabá, Xavante, Xerente, Xetá, Xikrin Kayapó, Xingu, Xipaya, Xokleng, Xukuru, Yaminawá, Yanomami, Yawalapiti, Yawanawá, Ye'kuana, Yudja, Yuhupde, Zo'é, Zoró e Zuruahã.

Vamos usar como exemplo o povo Jarawara

terça-feira, 7 de junho de 2011

Coragem para prosseguir

Email recebido da Missão Portas Abertas: 


"O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão."
Provérbios 28.1
Gilson,

O medo nos paralisa momentaneamente para que tenhamos tempo de pensar e agir. Se não fosse ele, nós não teríamos cuidado ao atravessar a rua, ao chegar perto de um penhasco, nem ao encarar um animal faminto.

Ter medo é uma reação natural. É um sentimento criado por Deus que nos guarda de muitas adversidades. O único problema é quando o medo deixa de ser temporário e se estabelece em alguma área de nossas vidas.

Há diversos tipos de medos que paralisam a Igreja Livre: medo de não ser capaz, medo de não conhecer o suficiente, medo de aparecer e desagradar a liderança... Agora imagine se os cristãos perseguidos de países islâmicos se deixassem vencer pelo medo de morrer ou de perder a guarda dos filhos!

Lembre-se: na vida do cristão alicerçado na rocha, o medo dura pouco, pois logo é transformado em coragem. 

Tsuli Narimatsu
Gestora de Comunicação da Portas Abertas Brasil

VAMOS ORAR
A difusão do cristianismo no Irã é proibida, mas já está incomodando as autoridades religiosas, que tem falado publicamente contra esta ameaça (leia mais aqui). Louve ao Senhor e ore pedindo pela proteção daqueles que estão se convertendo neste país muçulmano onde a conversão a outro credo é punida com açoites, morte e perda de direitos civis.

Você quer receber estas notícias da Missão Portas Abertas no seu email? - clique aqui.

Obra Social X Obra Missionária

O Blog Missões e Adoração atinge um público imenso na Web. Glórias a Deus. Somos visitados por mais de 300 pessoas diariamente. Uma benção.

Muitos visitantes procuram entrar em contato comigo solicitando informações, dicas, materiais, etc, que envolvem Missões. Outros pedem auxílio em seus ministérios e até na área financeira. Outros ainda, pedem ajuda na confirmação do dom espiritual ou ministerial.

Gosto muito de responder. Às vezes sou um pouco duro nas respostas. Meio que dando um chacoalhão nas pessoas. Sabe, faço isso por experiência própria. Fui muito paparicado e mimado na área espiritual. Não alcancei vôos maiores porque não fui desafiado e porque não aceitei desafios. Dá um sentimento de frustração. O que poderia ter feito se aceitasse os desafios?

Hoje, não mimo muito não. Vou logo no alvo! Como diz um amigo meu, "o Gilson parte logo prá cima da jugular...". Mas, faço isso com amor!

Recebi um contato maravilhoso de uma moça que tem pela frente o trabalho missionário de sua igreja. É respaldada pelo pastor (que é seu marido... confundi as  cartas!, desculpem) e pelo seu marido. Ela apresenta para mim uma situação muito comum em quase todas as igrejas! A falta de amor de muitos crentes! Vamos ler?
Eu gostaria que o irmão mandasse postagens sobre como fazer missões através de obras sociais. Nós temos um trabalho na igreja , que é a arrecadação de alimentos para montar cestas básicas para as famílias carentes, chamamos esse trabalho de primícias pois recebemos os alimentos todo primeiro domingo do mês na ceia. Só que eu estou vendo que não está fluindo, pois, apesar da gente entregar os papelzinhos com o nome dos alimentos com antecedência muito gente não leva e acaba faltando vários alimentos para completar a cesta. Eu gostaria de ter  condições de eu mesma comprar várias cestas e doar, mais infelizmente não tenho condições e dependo da ajuda da igreja para fazer esse trabalho.

Mas tenho observado que algo está errado ou eu não estou levando a sério, porque não está fluindo. Sei que isso de doação é obra social e não missionária, mas também sei que é possível levar o amor de Jesus e o alimento espiritual juntamente com o alimento físico. Às vezes, penso em desistir, me desanimo, mas graças a Deus o Senhor renova as minhas forças e eu volto a mim animar de novo. Me ajude, por favor, irmão, pois, não sei mais como levar essa obra. Tenho que me reconhecer como missionária, mas, tenho que te confessar que não me vejo como tal.

Me ajude irmão e que a paz do Senhor esteja com você !!
Tenho certeza que vocês também enfrentam estas dificuldades. O que fazer?

Primeiro temos que entender que este mal é falta de amor! Como lemos em Mateus 24:12:
E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Como pergunta meu pastor: "Quanto é 'muitos'? Mais de 50%? 80%? Outra tradução diz: 'Quase todos'. Ora, quase todos é quase 100%!"

Muitos estão na Igreja por puro interesse de ter pão e cura. São interesseiros, só querem saber de prosperidade. São os discípulos da multidão! São adeptos do Cristianismo. Não são cristãos. Precisam se converter!

Se não bastasse isso, temos os crentes verdadeiros que precisam ser lapidados por Jesus. Como lemos em Colossenses 3:8-13:
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 
Principalmente o 14! "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."

A obra assistencial é consequência da fé, conforme lemos em Tiago 2:14-18:
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,  algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Leia o que respondi para a irmã:
Olá irmã ...
Graça e Paz

Obrigado pelo seu contato. Desculpe-me pela demora em te responder.

A obra social faz parte da obra missionária. Jesus não levou apenas a mensagem da salvação. Ele tratou da área familiar, saúde, higiene e alimentar.

Todo missionário deve levar aos perdidos 3 S. Três letras S:

  • S alvação
  • S abão
  • S opa!

Esta tarefa não é fácil! Muitos crentes precisam ser admoestados nesta área. Já é difícil para nós cristãos deixar de lado toda a impureza! Quanto mais, ajudar os outros. Muitas vezes nos tornamos verdadeiros joios na igreja! Não conformar-se com o mundo não é tarefa fácil. Paulo afirma que muitos serão salvos como pelo fogo, pois sua obra aqui na terra será feita com madeira, feno e palha.

O Tribunal de Cristo revelará isso no futuro. Por agora, nossa parte trata-se de um constante falar. Sempre deixar a porta aberta para o arrependimento. Nunca jogar na cara de ninguém qualquer coisa. O Espírito Santo não faz isso! A palavra de exortação deve ser sempre encerrada com uma oportunidade de arrependimento, sempre um "deixar as portas abertas".

Por seu lado, cuidado com o orgulho. Você tem esta conscientização, mas, e daí? Deus precisa de você para a obra missionária? Você é insubstituível? Se você largar tudo, Deus levanta outro melhor que você. O outro levará as honras, você o sentimento de fracasso.

Ao avançar, você se depara apenas com um problema: como avançar?

Ao desistir, você se depara com dois problemas: o sentimento de fracasso e o sentimento de inveja ao ver outros avançando!

Tenho certeza que você avançará!

Incentivar a Igreja na tarefa assistencial é uma tarefa de conscientização! Quem faz isso não é o pastor, é o Espírito Santo. O Espírito Santo apenas usa pessoas. É um passo a passo, e um de cada vez! Devagar e sempre!

Algumas estratégias para ajudar na conscientização humanitária:
- pregação da Palavra baseada em Tiago 2:14-18. Exemplos:
- - http://archote.blogs.sapo.pt/300086.html;
- - http://www.lepanto.com.br/dados/ApFeObr.html;
- - http://veshamegospel.blogspot.com/2010/08/fe-sem-obras-e-morta-tiago-218.html;
- - etc;
- cartazes feitos pelas crianças sobre este tema (os pais são influenciados pelos seus filhos!);
- peça teatral "Mãos Vazias" veja aqui ou assista no Youtube;
- peça teatral "Bom Samaritano" basta seguir o roteiro proposto por Jesus, ou ver aqui;
- coreografia (dança) com a música: "Quem se importa?" do Clamor pelas Nações ou assista aqui no Youtube;
- publique a Declaração de Fé dos Batistas sobre a Assistência Social (vale para todas as igrejas ou toda igreja tem a sua Declaração de Fé);
- publique o Pacto de Lausanne sobre o Assistencialismo.

Se os adultos não fazem nada, que tal começar com os adolescentes (12 a 17 anos)?
  • eles podem juntar material reciclável e vender para comprar alimentos;
  • eles podem lavar os carros dos membros da Igreja por um preço camarada;
  • eles podem aprender a fazer bolos e tortas com material doado e vender no final do culto;
  • eles podem distribuir nas casas de diversos bairros um folheto bem feito, explicando que em alguns dias passarão recolhendo alimentos não perecíveis para se fazer cestas básicas. Este folheto deve vir acompanhado do nome do pastor e do telefone da igreja. Dois dias depois da entrega dos folhetos, eles passam nas casas retirando o material doado. É recomendável os pais dos adolescentes assinarem uma autorização desse trabalho e, além disso, eles devem ser supervisionados por um adulto responsável e nomeado pelo pastor para tal. Dá para se fazer isso uma vez por mês em bairros alternados;
  • fazer um convênio com a Prefeitura, mais especificamente com a Assistência Social;

Cuidado ao trabalhar com adolescentes! Uma vez incendiados, o fogo não se apaga facilmente! Você deve ter muito pique! Além disso, você deve se preparar, porque surgirá um adolescente com tanto ímpeto, que poderá te ultrapassar. Ou você corre junto, ou é atropelada! O que hoje parece um problema, amanhã, você presenciará incríveis resultados que te surpreenderá!

Mantenha contato. Relate experiências!

Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração

Quais outras sugestões vocês podem passar para esta irmã maravilhosa?

Quais experiências vocês já tiveram nesta área?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jogral da Janela 10/40

Recebi contato solicitando um jogral sobre a janela 10/40.
Graça e paz ,esse blog é muito bom e tem me ajudado muito já que faço parte da equipe de missões da minha congregação. Agora temos uma conferencia missionária e dentre as tarefa do meu setor está um jogral sobre a janela 10/40, será que o irmão pode me ajudar? M.G.
Inicialmente, toda honra e glória sejam dadas a Jesus! Se Ele usou um jumentinho, porque não me usaria? Não por algum mérito meu, mas sim, por causa de um presente que recebi sem merecer: o meu dom espiritual!

Fazendo uma busca rápida, achei o site JOGRAIS.COM do Paulo Adriano da Assembléia de Deus em Recife. Apesar de estar desatualizado pela falta de tempo do Paulo, o arquivo é muito completo.

Creio que o Paulo necessita de apoio dos irmãos! Alguém que conheça o Wordpress ou Blogger, para reorganizar o sistema do site, incrementar técnicas de SEO para ser achado mais facilmente, reestilizar o template, para deixá-lo mais atual! Que tal ajudar o Paulo?


E COMO OUVIRÃO, SE NÃO HÁ QUEM PREGUE?
 
1 – Querida Igreja, a Palavra de Deus nos diz: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
2 – Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
3 – Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
4 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram?
5 – E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?
6 – Mas Jesus já enviou a sua Igreja dizendo:
Todos: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
 
1 – O mundo hoje tem uma população de mais de seis bilhões de pessoas.
2 – Desses, cerca de 60% nunca ouviram falar de Jesus.
3 – De todas as línguas do mundo, 62% não têm nada traduzido da Bíblia!
4 – Se todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, como essas pessoas serão salvas?
5 – Não podem invocar aquele em quem não creram!
6 – A responsabilidade está sobre os ombros da Igreja, sobre os meus, sobre os teus ombros!
Todos: O que estamos fazendo para que estas pessoas cheguem ao pleno conhecimento da verdade?
 
1, 3, 5 – Eis que a vinda do Senhor se aproxima a cada dia.
2, 4, 6 – O tempo passa velozmente e não há mais tempo para ficar parado!
Todos: Cristo conta comigo e contigo para levar adiante esta obra!
 
1 – Na janela 10/40, temos 61 países que comportam cerca de 50% da população mundial. Sem acesso ao evangelho!
2 – Há 28 países muçulmanos, 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.
3 – Ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.
4 – De cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.
5 – A cada hora 10700 crianças nascem e morrem sem ouvir as Boas Novas do Evangelho
6 – 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.
Todos: Mas como ouvirão, se não há quem pregue?
 
1 – Mas talvez você esteja pensando:
2 – São enviados tantos missionários, será que ainda é preciso mais?
3 – Pois fique sabendo que:
4 – Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
5 – O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou seja, pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.
6 – Nesse ritmo, para que só o Brasil fosse evangelizado, precisaríamos de cinqüenta anos!
Todos: Imagine o mundo todo?
 
1, 2, 3 – Não há mais tempo para ficarmos sentados em nossos bancos, enquanto milhões descem ao abismo sem conhecer a salvação!
4, 5, 6 – É obrigação minha e tua levar o evangelho a toda criatura!
2 – Indo!
5 – Contribuindo!
6 – Orando!
Todos: Se não podes ir, podes orar, pois a tua oração move o coração de Deus!
 
1 – E ele envia missionários!
4 – Ele levanta contribuintes e lhes dá condições!
5 – Ele opera salvação, sinais e maravilhas nas vidas daqueles que ouvem a Palavra!
Todos: Seja um missionário!
 
1 – Senhor, desperta em nós o desejo missionário!
2 – Ajuda-nos a entender e a cumprir a tua vontade aqui na terra!
3 – Ajuda os teus servos que estão em outros países levando a tua palavra!
4 – Inflama a tua Igreja com o teu poder. Aviva-nos, Senhor!
5 – Assim como tu vieste em resgate do homem caído!
6 – Assim como teu filho veio ao mundo para nos resgatar do pecado!
Todos Que possamos seguir o teu exemplo, Senhor, e levar a tua mensagem ao mundo! Pois, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Eis-me aqui, envia-me a mim!

Respondi para a irmã que, se ela fosse usar este jogral, avisasse o Paulo para acalentar o coração dele!

sábado, 4 de junho de 2011

Colheita Global de Almas 2011


Atenção homens e mulheres valentes de Deus!


Em comemoração ao aniversário da Igreja, este Domingo de Pentecostes de 2011 foi destacado como um dia para participar do Colheita Global de Almas.

De 2009 a 2010, o ministério liderado pelo Dr. Victor Choudhrie e Bindu Shashi Sukhnandan batizaram um milhão de pessoas na Índia. O que o Senhor fará em 2011?

Pentecostes é o dia em que o Espírito Santo desceu como línguas de fogo sobre os primeiros discípulos. Três mil famílias foram batizadas e imediatamente começou a se reunir nas casas.

Como o Dr. Victor Choudhrie diria, "a melhor maneira de comemorar o aniversário da Igreja é replicar o Pentecostes original". Ele sugere com o objetivo de batizar pelo menos 3000 almas. "E por que não? Afinal, você acredita em um Deus grande e temível para quem nada é impossível. A maneira mais simples é convidar os seus vizinhos, amigos e colegas durante o período da Quaresma, e dizer-lhes sobre o grande sacrifício, ou mostrar-lhes o filme JESUS".

"Procure ser um milionário das almas. Se você se considera 'o mínimo' no Reino de Deus, então você pode se multiplicar em mil dentro de um curto período de tempo".

Por favor orem:


  • Para que o Senhor se mova poderosamente, desencadeando o batismo de uma enorme colheita de almas que vão viajar ao redor do mundo. (Salmo 99:1);
  • Para que surjam oportunidades para compartilhar o evangelho com amigos, familiares, colegas de trabalho (II Timóteo 4:2);
  • Para que todos tenham ousadia para ser a Luz de Cristo em sua esfera de influência. (Mateus 5:14);
  • Para que todos tenham idéias criativas para comemorar o Pentecostes de maneira que resulte no crescimento da Igreja. (Atos 2:47);
  • Para que o coração do perdido seja aberto à verdade. Orem por eles para ouvir e receber a mensagem da Boa Nova e colocar sua fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. (Romanos 10:9);
  • Por uma grande colheita de almas no Domingo de Pentecostes. (João 4:35).
Texto e vídeo originais (em inglês): WIN1040.COM

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Novo desenho animado de Missões

Novamente fiz uma alteração no desenho de missões que representa o Blog Missões e Adoração.

Os anteriores havíamos feito  com a Ferramenta de Desenho do Word. Agora, com as imagens individualizadas (função Desagrupar), exportei todas para o Macromedia Fireworks, onde criei 8 camadas, cada uma mostrando uma etapa do processo missionário. Incluindo um alerta para os que não estão trabalhando para o Reino de Deus! Depois, exportei no formato de GIF Animado

Além disso, fiz uma alteração na personagem que representa os Mestres e Profetas. Antes ele estava posicionado olhando para a direita, agora ele está olhando para frente.

Acompanhe a evolução das imagens que já usei no blog:


Primeiro desenho: o famoso canudinho de refrigerante! Não durou dois dias!

Missões em 2007, 2008 e 2009

Missões: maio de 2009 a maio de 2010

Missões: maio de 2010 a maio de 2011

O novo desenho, agora animado!
Missões: a partir de junho de 2011

Pode baixar para a sua máquina e usar à vontade! Sempre indique a fonte e, se ganhar dinheiro com ele de alguma forma, dê o dízimo (10%) do que ganhou mais uma oferta missionária!

Para baixar o arquivo, clique neste banner:

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Missões: Estatísticas Globais 2011 (slides 2)

Fiz tentativas para que os usuários do Blog Missões e Adoração conseguissem ver a apresentação de slides do mais novo projeto.

Converti a apresentação do Powerpoint em vídeo através do Nero vision, subi o arquivo para o Youtube, mas não gostei. Subi a apresentação no SlideShare, mas também não gostei. Tentei com o Scribd, piorou.

Então salvei a apresentação do Powerpoint como conjunto de imagens JPG e exportei para o Picasa e fiz uma apresentação de slides. Melhorou um pouco, mas não é a mesma coisa que o original em ppsx.

O jeito é você baixar o arquivo e ver na seu aparelho.




Conjunto de Slides:
Slides individuais:
  1. Introdução - Missões: Estatísticas Globais 2011
  2. População - Missões: Estatísticas Globais 2011
  3. Adultos e Crianças - Missões: Estatísticas Globais 2011
  4. Alfabetização - Missões: Estatísticas Globais 2011
  5. Rural e Urbana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  6. Megacidades - Missões: Estatísticas Globais 2011
  7. Pobreza - Missões: Estatísticas Globais 2011
  8. Ressurgimento da Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  9. Novas Religiões - Missões: Estatísticas Globais 2011
  10. Tendência de Crescimento das Religiões Tradicionais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  11. Adeptos por Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  12. Adeptos do Islamismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  13. Adeptos do Sikhismo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  14. Adeptos do Hinduísmo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  15. Religiões Étnicas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  16. Adeptos do Budismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  17. Religiões Tradicionais Chinesas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  18. Adeptos do Judaísmo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  19. Expansão do Cristianismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  20. Cristianismo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  21. Megablocos Eclesiásticos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  22. Adeptos do Catolicismo Romano - Missões: Estatísticas Globais 2011
  23. Adeptos do Protestantismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  24. Adeptos de Igrejas Independentes - Missões: Estatísticas Globais 2011
  25. Adeptos de Igrejas Ortodoxas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  26. Adeptos da Igreja Anglicana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  27. Cristãos Marginais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  28. Cristianismo por Continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  29. Tendência de Crescimento do Cristianismo por continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  30. Cristianismo na África - Missões: Estatísticas Globais 2011
  31. Cristianismo na Ásia - Missões: Estatísticas Globais 2011
  32. Cristianismo na América Latina - Missões: Estatísticas Globais 2011
  33. Cristianismo na Europa - Missões: Estatísticas Globais 2011
  34. Cristianismo na América do Norte - Missões: Estatísticas Globais 2011
  35. Cristianismo na Oceania - Missões: Estatísticas Globais 2011
  36. Mundo A, Mundo B e Mundo C de 1900 a 2025 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  37. Mundo A, Mundo B e mundo C em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  38. Diferenças entre País e Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  39. Evangélicos por País - Missões: Estatísticas Globais 2011
  40. Evangélicos por Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  41. Evangélicos por Povos do Brasil - Missões: Estatísticas Globais 2011
  42. Mártires em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  43. Como está o nosso mundo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  44. Bibliografia - Missões: Estatísticas Globais 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Missões: Estatísticas Globais 2011 (slides)


Fiz a postagem anterior divulgando meu trabalho de apresentar estatísticas globais atualizadas. Nela, usei o Nero Vision para importar a apresentação do Powerpoint, convertendo-a em um arquivo de vídeo WMF de alta resolução (HD), depois, subi o arquivo para o Youtube. Não ficou lá essas coisas, pois coloquei 10 segundos de intervalo para apresentar cada slide. Em alguns slides foi muito lento, em ouitros, foi rápido!

Então, subi o arquivo no SlideShare. Melhorou um pouco, mas, ainda assim não ficou como gostaria. O melhor é você baixar o arquivo para o seu computador! Clique aqui para baixar  Missões: Estatísticas Globais 2011.

Ou veja on line aqui mesmo:

Conjunto de Slides:
Missões: Estatísticas Globais 2011 (slides)
Missões: Estatísticas Globais 2011 (vídeo)

Slides individuais:
  1. Introdução - Missões: Estatísticas Globais 2011
  2. População - Missões: Estatísticas Globais 2011
  3. Adultos e Crianças - Missões: Estatísticas Globais 2011
  4. Alfabetização - Missões: Estatísticas Globais 2011
  5. Rural e Urbana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  6. Megacidades - Missões: Estatísticas Globais 2011
  7. Pobreza - Missões: Estatísticas Globais 2011
  8. Ressurgimento da Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  9. Novas Religiões - Missões: Estatísticas Globais 2011
  10. Tendência de Crescimento das Religiões Tradicionais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  11. Adeptos por Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  12. Adeptos do Islamismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  13. Adeptos do Sikhismo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  14. Adeptos do Hinduísmo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  15. Religiões Étnicas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  16. Adeptos do Budismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  17. Religiões Tradicionais Chinesas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  18. Adeptos do Judaísmo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  19. Expansão do Cristianismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  20. Cristianismo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  21. Megablocos Eclesiásticos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  22. Adeptos do Catolicismo Romano - Missões: Estatísticas Globais 2011
  23. Adeptos do Protestantismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  24. Adeptos de Igrejas Independentes - Missões: Estatísticas Globais 2011
  25. Adeptos de Igrejas Ortodoxas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  26. Adeptos da Igreja Anglicana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  27. Cristãos Marginais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  28. Cristianismo por Continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  29. Tendência de Crescimento do Cristianismo por continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  30. Cristianismo na África - Missões: Estatísticas Globais 2011
  31. Cristianismo na Ásia - Missões: Estatísticas Globais 2011
  32. Cristianismo na América Latina - Missões: Estatísticas Globais 2011
  33. Cristianismo na Europa - Missões: Estatísticas Globais 2011
  34. Cristianismo na América do Norte - Missões: Estatísticas Globais 2011
  35. Cristianismo na Oceania - Missões: Estatísticas Globais 2011
  36. Mundo A, Mundo B e Mundo C de 1900 a 2025 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  37. Mundo A, Mundo B e mundo C em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  38. Diferenças entre País e Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  39. Evangélicos por País - Missões: Estatísticas Globais 2011
  40. Evangélicos por Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  41. Evangélicos por Povos do Brasil - Missões: Estatísticas Globais 2011
  42. Mártires em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  43. Como está o nosso mundo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  44. Bibliografia - Missões: Estatísticas Globais 2011

Missões: Estatísticas Globais 2011 (vídeo)

Preparei uma apresentação no Powerpoint mostrando gráficos elaborados a partir de estatísticas atuais (2010), a fim de divulgar gratuitamente a toda cristandade de língua portuguesa, informações sobre o  Status das Missões no nosso mundo, com o objetivo de avivar a chama missionária e dar objetivade às orações do povo de Deus.
Usei uma fonte principal e duas secundárias:
  • “Status of Global Mission, 2010, in Context of 20th and 21st Centuries”, de Todd M. Johnson, David B. Barrett, e Peter F. Crossing, publicado no International Bulletin of Missionary Research, volume 35, número 1 de janeiro-abril de 2011.
  • Joshua Project, site do U.S. Center for World Mission (USCWM), que por sua vez é um ministério do Frontier Mission Fellowship.
  • Intercessão Mundial Edição Século XXI, de Patrick Johnstone e Jason Mandryk, Horizontes América Latina.
Assista a um vídeo da Apresentação (não está lá essas coisas, mas dá para se ter uma ideia sobre ela):



Clique aqui para baixar a Apresentação.
Ou aqui, para ver a Apresentação online.
As estatísticas contemplam o período de 1900 a 2025, organizadas em 5 faixas: 1900, 1970, 2000, 2011 e 2025. Os dados referentes a 1900, 1970 e 2000 já são consolidados, ou seja, valores que já são amplamente conhecidos pela comunidade internacional e respaldados por várias agências. Os dados referentes a 2011 e 2025 são projeções, ou seja, as informações estatísticas do século 20 e dos primeiros anos do século 21 projetam uma tendência de crescimento ou de regressão. Esta tendência é então calculada para os anos 2011 e 2025.

Slides individuais:
  1. Introdução - Missões: Estatísticas Globais 2011
  2. População - Missões: Estatísticas Globais 2011
  3. Adultos e Crianças - Missões: Estatísticas Globais 2011
  4. Alfabetização - Missões: Estatísticas Globais 2011
  5. Rural e Urbana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  6. Megacidades - Missões: Estatísticas Globais 2011
  7. Pobreza - Missões: Estatísticas Globais 2011
  8. Ressurgimento da Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  9. Novas Religiões - Missões: Estatísticas Globais 2011
  10. Tendência de Crescimento das Religiões Tradicionais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  11. Adeptos por Religião - Missões: Estatísticas Globais 2011
  12. Adeptos do Islamismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  13. Adeptos do Sikhismo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  14. Adeptos do Hinduísmo- Missões: Estatísticas Globais 2011
  15. Religiões Étnicas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  16. Adeptos do Budismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  17. Religiões Tradicionais Chinesas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  18. Adeptos do Judaísmo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  19. Expansão do Cristianismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  20. Cristianismo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  21. Megablocos Eclesiásticos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  22. Adeptos do Catolicismo Romano - Missões: Estatísticas Globais 2011
  23. Adeptos do Protestantismo - Missões: Estatísticas Globais 2011
  24. Adeptos de Igrejas Independentes - Missões: Estatísticas Globais 2011
  25. Adeptos de Igrejas Ortodoxas - Missões: Estatísticas Globais 2011
  26. Adeptos da Igreja Anglicana - Missões: Estatísticas Globais 2011
  27. Cristãos Marginais - Missões: Estatísticas Globais 2011
  28. Cristianismo por Continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  29. Tendência de Crescimento do Cristianismo por continente - Missões: Estatísticas Globais 2011
  30. Cristianismo na África - Missões: Estatísticas Globais 2011
  31. Cristianismo na Ásia - Missões: Estatísticas Globais 2011
  32. Cristianismo na América Latina - Missões: Estatísticas Globais 2011
  33. Cristianismo na Europa - Missões: Estatísticas Globais 2011
  34. Cristianismo na América do Norte - Missões: Estatísticas Globais 2011
  35. Cristianismo na Oceania - Missões: Estatísticas Globais 2011
  36. Mundo A, Mundo B e Mundo C de 1900 a 2025 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  37. Mundo A, Mundo B e mundo C em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  38. Diferenças entre País e Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  39. Evangélicos por País - Missões: Estatísticas Globais 2011
  40. Evangélicos por Povos - Missões: Estatísticas Globais 2011
  41. Evangélicos por Povos do Brasil - Missões: Estatísticas Globais 2011
  42. Mártires em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  43. Como está o nosso mundo em 2011 - Missões: Estatísticas Globais 2011
  44. Bibliografia - Missões: Estatísticas Globais 2011