Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sudão do Sul - 193° país do Mundo!

Cédula da votação
É praticamente certa a formação de um novo país, o Sudão do Sul! Que já até tem uma bandeira!
Fonte: Global Voices Online
(inclusive da imagem anterior)
Leia esta notícia da agência AFP
Participação em referendo sobre independência do Sudão do Sul foi de 96%

CARTUM — O índice de participação no referendo de independência do Sudão do Sul, rica região do centro do continente africano e chamada a se tornar o 193º país do mundo, chegou a 96%, anunciou nesta terça-feira a comissão eleitoral.
"O índice de participação no Sudão do Sul é de 96% e entre a diáspora, de 97%", declarou à AFP George Maker Benjamin, porta-voz da comissão.
Quase quatro milhões de eleitores estavam inscritos nas listas para este referendo histórico, dos quais mais ou menos 3,8 milhões de sudaneses do sul, segundo números da comissão.
Os sudaneses do sul residentes ali, bem como os do norte do país e os quea estão no exterior tinham o direito de participar da consulta.
Segundo a lei sobre o referendo, pelo menos 60% dos eleitores inscritos deviam votar para que os resultados da consulta fossem considerados válidos. Em 13 de janeiro, a comissão havia anunciado que esta margem foi alcançada.
O índice de participação é de longe superior ao registrado nas eleições nacionais de abril, onde apenas 62% das pessoas inscritas exerceram seu direito de votar.
O referendo, previsto no acordo de paz que pôs um fim, em 2005, a duas décadas de guerra civil entre o norte, muçulmano e em grande parte árabe, e o sul, afro-cristão, transcorreu em calma de 9 a 15 de janeiro, segundo observadores internacionais que deram testemunho de sua "credibilidade".
Atualmente, a comissão eleitoral faz a contagem dos votos, mas segundo os primeiros indícios, a opção separatista deverá alcançar a maioria esmagadora.
Uma vitória desta opção levaria à partilha do Sudão, o país mais extenso da África, e à criação de um novo país, o 193º do mundo.

Louvemos a Deus! Vamos continuar orando!

Leia tudo o que já postamos sobre o Sudão e o Sudão do Sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.