Pesquise em mais de 1800 postagens!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Baixe a Biografia ilustrada do Conde Zinzendorf

Baixe o arquivo " Uma Biografia Ilustrada do Conde Zinzendorf". Trata-se de minha tradução do livro “From Jerusalem to Irian Jaya: a biographical history of Christian missions” de Ruth Tucker, Editora Zondervan, 2004, páginas 100 a 104. Com adaptações na organização e acréscimos nas imagens. Podem baixar o original aqui no Scribd.


Conde Nicolaus Ludwig Von Zinzendorf

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastor Valter Gilberto Cullen - entrevista

Tio Cullen
Entrevista, com pastor Valter Gilberto Cullen, ou como ele mesmo prefere ser chamado Tio Cullen, um dos maiores evangelistas pessoais do Brasil. Esta entrevista foi publicada na terceira edição do extinto jornal “O Batista do Caminho” em setembro/outubro de 2007. Os entrevistadores foram o Bruno e o Joabe. Na época eu era um dos articulistas do saudoso jornal. Como o jornal teve pouca circulação, e a entrevista é maravilhosa, publico aqui no blog/site Missões e Adoração.

O Batista do CaminhoComo iniciou seu ministério de evangelista?
Tio CullenBem...eu tenho 56 anos de convertido, isso significa que meu ministério de evangelista propriamente dito, iniciou quando me converti, por que quando Jesus assumiu a minha vida o meu coração com o d’Ele passou a pulsar na mesma direção, e já que Ele veio buscar e salvar o que havia se perdido, esse desejo se estalou em mim, e desde então eu comecei, só que no começo, como todo começo é, sem experiência, sem saber o que dizer, eu apenas dizia que Jesus “valia a pena”, que era muito bom, de fato foi assim que começou, há 56 anos.

O Batista do CaminhoQual foi uma das suas maiores experiência como um evangelista?
Tio CullenDeus tem dado grandes experiências, mas uma das mais gratificantes ultimamente, foi o caso do Alan e da Carol.
A Carol estava na classe de batismo se preparando, e então marcamos uma visita em sua casa, para tirar algumas duvidas, bater um papo, e ela disse-me que seu marido não era crente, e tinha muitas idéias e filosofias na cabeça, então fui até sua casa pensando que ia encontrar uma “pedreira”, porém, quando cheguei lá o coração de Alan já estava preparado devido as orações de sua esposa, comecei falar de Jesus usando as quatro leis espirituais e ele abriu o coração muito fácil, e o impressionante é que duas ou três semanas de nosso primeiro contato ele já apareceu na classe de batismo, sendo batizado dois meses depois de ter sido evangelizado, e durante esse tempo ele já me deu um “neto”, falou de Jesus para um amigo, desde então com menos de um ano de convertido eu já tenho “bis-neto” que Deus abençoou através do Alan e da Carol.
Nós temos um grupo de estudo bíblico com 16 pessoas, na casa deles, já na hora de multiplicar, esse casal faz um trabalho muito interessante, em seu exercícios de caminhada pelas manhãs em volta de sua casa eles oram pelos vizinhos, e muitos estão se convertendo por causa das suas orações, o Alan está visitando a cadeia em Santa Bárbara D’Oeste-SP, todas as segundas-feiras junto com outro irmão, e eu tenho “netos”presos, risos...porque o Alan foi lá e falou de Jesus para eles, só desta história do Alan e da Carol em termos de frutos eu tenho muito para contar.

O Batista do CaminhoDurante o seu ministério de evangelista quantas pessoas o irmão já evangelizou?
Tio Cullen - Olha para não ter medo de errar eu posso afirmar que já evangelizei mais do que cinco pessoas, risos...com 56 anos de convertido, entreguei muitos folhetos, e no céu com certeza terei muitas surpresas, pessoas irão me abordar e dizer “Olha aquele folheto que você me deu, falou ao meu coração eu abri o meu coração para ao Senhor”, apesar de não te tido tempo para edificação e consolidação dessas pessoas, foi uma forma de evangelizar, como pastor preguei em muitos lugares, vários apelos, na cruzada estudantil com quatro leis espirituais pelo Brasil a fora, tenho filhos espirituais em todos os estados, “netos”,“bisnetos”e “tataranetos”, enfim com certeza foram mais que cinco.

O Batista do CaminhoCom toda sua experiência como um evangelista o que o irmão poderia dizer para as pessoas que estão iniciando o ministério de evangelistas, para ajudá-las a desenvolver o chamado?
Tio CullenQuem esta abrindo o coração para Jesus senti o mesmo desejo que senti quando me converti, de que outros também fazem a decisão, este é o primeiro desejo que a pessoa tem, um parente, um amigo, isso é uma grande verdade e também um grande comprovante que Jesus entrou em seu coração.
Para quem esta iniciando agora no ministério, diria para que fique observando as pessoas, cole em alguém que você veja que compartilhe com simplicidade, as pessoas param para ouvi-la, a melhor maneira de colocar em pratica o evangelismo é aprender com alguém que faça isso, então segue o modelo.

O Batista do CaminhoQuando falamos de evangelismo estamos falando de amor pelas almas, o que o irmão senti quando uma pessoa abre o coração para Jesus?
Tio CullenJesus disse em João 10: 10b “...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundancia”. A maioria dos cristãos não entendem o que é vida em abundancia, se você deseja experimentar essa vida, fale de Jesus para os outros, quando você ajuda alguém entender e aceitar a Cristo, você experimenta o gozo que é o gozo do céu na terra.

O Batista do CaminhoComo o irmão define a palavra evangelismo para os nossos leitores?
Tio CullenEu não vou querer aqui ensinar o pai nosso para o vigário, pode ser que algum professor de seminário leia e não goste muito da minha definição, mas para mim evangelismo é falar de Jesus, falar de Jesus de uma maneira simples, clara, amorosa e cheia de unção, até que a pessoa entenda e abra o coração para Jesus.

O Batista do CaminhoComo o irmão vê a igreja no Brasil e no mundo, em relação ao evangelismo?
Tio CullenA igreja é um reflexo daquilo que o pastor é, se o pastor não evangeliza a igreja também não vai evangelizar, a igreja não faz aquilo que o pastor manda, ela faz aquilo que o pastor faz, então de um modo geral agente vê uma apatia muito grande com relação ao evangelismo, pouca gente evangelizando, porque se não tem na pessoa do pastor um modelo a seguir ela não vai evangelizar.

O Batista do CaminhoPara obter um evangelismo de êxito quais os principais passos a tomar?
Tio CullenO principal passo a tomar consiste em simplesmente tomar a iniciativa de compartilhar a Cristo no poder do Espírito Santo deixando os resultados com Deus.

O Batista do CaminhoQual seriam as maiores dificuldades que um evangelista pode enfrentar e como vencê-las?
Tio Cullen Um “bom obstáculo” para deixar de evangelizar é quando estar muito frio, ou muito calor, ou quando esta cansado, ou esta doente, ou quando se estar na carne, pois, quando você esta na carne, você esta na força do seu eu, você não vai querer saber de evangelizar, vai querer plantar batata ou qualquer outra coisa, menos evangelizar, ou seja o primeiro obstáculo é você mesmo, mas se você esta cheio do espírito, você esta cheio de amor pelas almas, você quer evangelizar, e sai evangelizando até poste e sombra, agora lá fora você encontra a resistência que o diabo provoca, de fato as pessoas todas indistintamente tem fome de Deus, até o ateu que diz “eu sou ateu graças a Deus”, ele também tem fome de Deus, quando você chega para evangelizar a primeira coisa que as pessoas pesam é que elas mudem de religião, então a religião se torna um tremendo obstáculo, mas quando você vai como eu costumo ir evangelizar, não levo nada. O cara olha para mim e diz “Esse não é crente, him velho ainda...é inofensivo”. Então eu vou e despejo amor em cima das pessoas e depois uma “bicadinha” sobre Jesus, quando eu vou vê já estamos conversando, os obstáculos podem ser vencido com um pouquinho de diplomacia vida cheia de espírito e cheia de amor.
Mais quando você vai na capacidade de Deus, primeiro você bate na porta certa se dirige a pessoa certa, por isso de um modo geral, para evangelizar primeiro você fala com Deus sobre as pessoas e depois então você vai falar de Deus para as pessoas. Quando você na linguagem de Paulo a Filemon vai cheio de Espírito, e vive cheio do Espírito as pessoas vêem em você aquilo que elas desejam para elas mesmas, então elas estão prontas para ouvir e para aconselhar e quase sempre aceitar a Cristo que você prega.

O Batista do CaminhoSabemos que Jesus é e sempre será o seu maior referencial, porem, alguma outra pessoa teve uma influencia em seu ministério?
Tio CullenOlha, em minha vida esta cheia de referenciais, mais eu queria assim respondendo sua pergunta sem pensar muito, pesar em duas pessoas, primeiro meu pai, quando meu pai se converteu percebi mudança na vida dele e desejei experimentar na minha, a principio estava meio resistente mais o Jesus que mudou a vida dele eu queria que mudasse a minha também, isso foi o ponto de partida para minha conversão, então ele sempre foi o meu referencial, com as falhas dele e os defeitos todos, e no sepultamento dele disse para as pessoas presentes que meu pai seguia vivendo através de mim.
Agora um outro referencial mais recente foi Bill Bright, presidente e fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, aquele para quem Deus deu as quatro leis espirituais, lendo sobre o homem e depois conhecendo-o pessoalmente eu vi nele alguém muito parecido com Jesus, eu tive o privilegio de sentar aos pés dele no treinamento em que recebi, ouvir ele pregar muitas vezes, sentei em seu escritório, era um ambiente onde o Espírito Santo estava agindo com simplicidade e beleza e grandeza, fui convidado para jantar na casa dele um dia e vi sua família, e vi Bill Bright abordar pessoas e conversar em diversas circunstancias, nunca vi ele perder oportunidade, então pelo que ele viveu e experimentou, o que ele ensinou, foi um tremendo referencial para mim.

O Batista do Caminho - Que mensagem o irmão deixaria para os nossos leitores que não experimentaram o amor de Jesus?
Tio CullenO Recado de uma forma bem simples e clara é dizer para aqueles que não tem a Jesus que eles são muito importante para Deus e a prova disso é que Jesus morreu por eles, o desejo do Senhor é que cada um viva uma vida completa, de propósito, uma vida feliz, e o que atrapalha esse tipo de experiência é o pecado, porque o pecado separa o homem de Deus e coloca o homem tão separado por um abismo de separação que ele não consegue transpor com as suas obras com a sua religião, nem com sua filosofia de vida, por isso é que Jesus veio, e deu a vida por nós, morreu, foi sepultado, venceu a morte para nos dar vida, Ele diz em sua palavra, EU sou o caminho a verdade e a vida. E vem a cada coração e diz eis que estou a por e bato se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta EU entro, então se orar é falar com Deus tudo que uma pessoa precisa é abrir seu coração para Deus, e dizer a Ele que precisa do seu amor, agradecê-lo por aceitar como você é, e dizer: cuida de mim em nome de Jesus.


A foto foi retirada daqui.

Biografia Ilustrada do Conde Zinzendorf

Figura 1 - Conde Zinzendorf
(fonte: livro de Ruth Tucker)
Tradução das páginas 100 a 104 do Livro “From Jerusalem to Irian Jaya: a biographical history of Christian missions” de Ruth Tucker, Editora Zondervan, 2004. Com adaptações.

1) Introdução
O Conde Zinzendorf foi um dos líderes missionários mais influentes do movimento protestante missionário moderno. Ele foi pioneiro no evangelismo ecumênico, fundou a Igreja Morávia, e autor de dezenas de hinos, mas acima de tudo, ele lançou um movimento missionário mundial que definiu o cenário para William Carey e o "Grande Século" de missões que se seguiu. No entanto, em muitos aspectos, ele não tinha habilidades de liderança, e o poderoso movimento ao qual ele dedicou sua vida mais de uma vez quase entrou em colapso devido à falta de planejamento e decisões equivocadas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Eu abro mão de tudo o que sou

Você é orgulhoso?

Você abre mão de seu orgulho?

Faça uma oração a Deus assistindo a este vídeo extraído do Youtube neste canal.



Letra Eu Abro Mão
Artista: Marlon Alef
Quando meu eu,
E o meu orgulho descer comigo,
E se misturar;
Como as águas do rio,
Então subirei
Como Naamã e sei que curado estarei .
Eu abro mão de tudo que sou, eu abro mão de tudo que tenho
pois o que tú tens pra mim dar é bem maior é bem melhor !
Senhor, quebra o meu orgulho,
Eu quero descer e mergulhar,
Nas águas do teu amor.
Me purifica! Eu quero ser limpo,
Como Naamã, no teu poder.

Palavras podem machucar


Provérbios 12:18 - "As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar."

Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

domingo, 18 de julho de 2010

Dossiê de Oração: Mali

Mali
População: 12.324.029
Líder político: Presidente Amadou Toumani Touré
Cristãos: 0,8%
Religião Dominante : Islamismo sunita
Perseguição Ranking: Sem ranking
Número de grupos terroristas: 1
Atos de Terrorismo: 2; Ocorrências: 0
Percentual de corrupção: 76%
Percentual de pessoas na pobreza: 36%

A palavra Timbuktu tem sido usada para descrever praticamente qualquer lugar distante e isolado. Na verdade, porém, é um lugar real localizado no centro da nação norte-africana do Mali. Parte de sua fama vem de ter sido um centro para a difusão do Islã nos séculos 15 e 16. Hoje, ele continua a ser o lar de uma das primeiras universidades no mundo islâmico.

Não precisa ser igual para ser amigo

Provérbios 27:12 - "O homem sensato vê o perigo e se esconde, mas o insensato vai em frente e acaba mal."




Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

Para começar a amar Missões – aula 5


Acompanhe a quinta lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 5 – Panorama Missionário

Vimos na lição 1, que Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Na lição 2, vimos como Deus se revelou ao homem e como o diabo deturpou esta revelação. Missões é fazer a propaganda da correta revelação de Deus!

Já na lição 3, vimos as origens do Evangelismo. Quem foi o primeiro a evangelizar alguém, quem foi o primeiro evangelizado, etc. Surpresa na conexão de Gênesis 12 e Gálatas 3!

Na lição 4, quebramos alguns mitos. Ideias que todos pensam estar na Bíblia, mas que na verdade, não estão.

Nesta lição veremos um Panorama Geral da Situação Missionária.




Para amar Missões


Se você quiser baixar a versão PPT desta apresentação que inclui som, clique aqui.
Na próxima aula veremos um pouco de Cosmo Visão e Cultura! [em breve]

sábado, 17 de julho de 2010

Um grande servo: uma grande criança em um grande homem!


Mateus 18:4 - "A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança."

Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

Por que o aquário se temos o mar?

Gálatas 5:1 - "Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente."



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Para começar a amar Missões – aula 4


Acompanhe a quarta lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 4 – 3 Mitos sobre Missões

Vimos na lição 1, que Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Na lição 2, vimos como Deus se revelou ao homem e como o diabo deturpou esta revelação. Missões é fazer a propaganda da correta revelação de Deus!

Já na lição 3, vimos as origens do Evangelismo. Quem foi o primeiro a evangelizar alguém, quem foi o primeiro evangelizado, etc. Surpresa na conexão de Gênesis 12 e Gálatas 3!

Nesta lição, quebraremos alguns mitos. Ideias que todos pensam estar na Bíblia, mas que na verdade, não estão. Algumas delas você até já ouviu em pregações, ou até mesmo já pregou sobre elas, mas, estão equivocadas. O equívoco pode aparecer na teologia, na exegese, na hermenêutica etc. Eu mesmo já ensinei estes Mitos. Perdão Senhor!

1) Expansão da Fé
O Mito: Devemos ganhar nossa cidade para Jesus para depois continuar em outros territórios conforme Atos 1:8.
A Verdade: Atos 1:8 não é um “check list”, uma sugestão de logística! A expansão da fé não é sequencial!

Já nos referimos a isso na primeira lição. Muitos pensam que Atos 1:8 indica um modo de trabalho, ou uma estratégia para a expansão da Fé. Que este trabalho deve começar em Jerusalém, depois na Judéia. Depois em Samaria. E então, depois de tudo, nos confins da Terra.

Vimos que não foi assim que ocorreu. Enquanto os apóstolos permaneceram e Jerusalém, os cristãos avançaram por todos os lados pregando o Evangelho a todos em todos os lugares que passaram. Os soldados, escravos, comerciantes iam e vinham por todo o Império Romano testemunhando. Igrejas foram fundadas sem a participação efetiva dos apóstolos: Damasco, Antioquia, Roma, etc.

A expansão da Fé ocorre através de uma força centrífuga! Tudo junto ao mesmo tempo!


2) Conquista de Territórios 
O Mito: É muito comum ouvir pregadores afirmando que devemos conquistar esta ou aquela cidade para Jesus, que esta ou aquela nação deve ouvir o Evangelho.
A Verdade: Não estamos a fim de territórios. A ordem de Jesus distribuída no VT e no NT indica a conquista de almas, pessoas e não de territórios!

Vamos entender a diferença entre Territórios e Almas! A moderna teologia da Batalha Espiritual indica que cada território possui um demônio específico. O território é chamado de Principado, o demônio é chamado de Príncipe. A base bíblica para isto começa em Daniel 10.
VS. 20 e 21 – “E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe”.

Miguel é o príncipe de Israel, a Pérsia tem um príncipe, a Grécia outro. São anjos (no caso Miguel) que são antigos, os primeiros da criação, ou os principais, onde Deus os distribuiu no mundo para governarem territórios. O diabo, com a legitimação dada por Adão e Eva ao se rebelarem com Deus, também distribuiu seus demônios nestes mesmos territórios. Isto nós lemos em Deuteronômio 32:8:

RA – “Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel”.
NTLH – “Quando o Altíssimo separou os povos e deu a cada povo as suas terras, ele marcou as fronteiras das nações, dando a cada uma o seu próprio deus”.
NVI – afirma no rodapé que os papiros do Mar Morto substituem “filhos de Israel” por “filhos de Deus”.
LXX – a Septuaginta (versão grega do AT) traz “anjos de Deus”.

Associado a isto, nós lemos em Efésios 6:12 - “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Este texto demonstra que há certa hierarquia entre os demônios.

Esta hierarquia é confirmada em Apocalipse 9:11 onde lemos que o exército de gafanhotos tem um líder: “e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom”. Isto é muito interessante, pois Provérbios 30:27 afirma que os gafanhotos não tem rei! – “os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos;”. Portanto, os gafanhotos de Apocalipse não são os mesmos gafanhotos de Provérbios! São demônios e tem um líder que não é satanás.

Concluindo: Cada nação/território tem um demônio que o governa. Ao evangelizarmos, conquistamos pessoas! Almas! Não pretendemos ganhar territórios, pois, esta Terra jaz no maligno, nosso Deus criará outra Terra! Ali, nós teremos 100% do território para Jesus, nosso Rei!

Uma ilustração para você entender melhor: Durante a Copa do Mundo vemos colônias de brasileiros em outros países e colônias de outros países no Brasil. Por exemplo: espanhóis vivendo no nordeste brasileiro, brasileiros no Japão, etc. O principado cuidará do seu território, não das almas que vão. Ou que vem! Vamos ganhar Almas, deixem o território para o principado. É dele, ele tem a escritura. Nós queremos ganhar almas, pois somos forasteiros aqui!

3) “Estar preparado” 
O Mito: Muitos afirmam que o crente tem que estar preparado para testemunhar do Evangelho. Esta preparação se dá através de uma vida de santidade (não ter brechas), ou de estratégias (4 Leis espirituais, etc.).
A Verdade: O que nos capacita a testemunhar de Jesus é o poder do Espírito Santo, conforme lemos em Atos 1:8 – “...recebereis poder ... e sereis minhas testemunhas...”.

As Estratégias: evidentemente que estratégias de evangelismo são bem vindas! São importantíssimas, na verdade! O Filme Jesus, as 4 Leis Espirituais são excelentes exemplos. Porém, não podemos ficar escravos das estratégias! Elas são o que são, estratégias, nada mais, nada menos! A Palavra é mais importante que a estratégia!

A ‘Santificação’: Jesus mandou sermos testemunhas. Mandou testemunhar inicialmente. Não precisamos temer retaliação das trevas por testemunhar! O processo de libertação e de discipulado ocorre após o processo de Testemunho! A função dos Crentes: Testemunhar primeiro, libertar e discipular depois. Nem todos os crentes em Cristo podem efetuar o processo de libertação ou de discipulado, são dons espirituais que o Espírito Santo dá a alguns crentes. Estes vão trabalhar nestas áreas. Mas testemunhar não! Testemunhar não é dom espiritual, é ordenança, é mandamento, para todos os crentes! Todos devem testemunhar! Todos podem testemunhar! Vamos liberar todos para Testemunhar, ganhar almas! Discipulado e libertação ficam para os que receberam estes dons (os pastores, por exemplo). Foi assim que Felipe, o diácono, fez em Samaria. Ganhou o povo primeiro e chamou o apóstolo Pedro para confirmá-los!

Na próxima aula você conhecerá o panorama mundial das missões.

Ore e agradeça antes de receber

Marcos 11:24 - "Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado."




Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

Louvor depende mais do coração do que da voz!

Salmo 57:7 - "O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em teu louvor."



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

100 missionários para a Janela 10 x 40

Em comemoração ao centenário de fundação das Assembléias de Deus no Brasil, a igreja paraense enviou 100 missionários para a região da Janela 10-40, parte do globo terrestre que abriga a maior parcela de povos não-evangelizados, estimados em 2 bilhões de pessoas. ...

... A Assembléia de Deus do Pará imita os seus fundadores e envia missionários para a região que abrange o Oeste e Norte da África até o Japão, área que fica entre 10 e 40 graus acima da linha do Equador, formando um retângulo, denominado de Janela 10-40.

Depois de receberem treinamento missionário pelo Projeto Uniásia, envolvendo conhecimentos bíblicos, missiológico, transculturalismo, de espanhol, inglês e de uma língua asiática, além da formação universitária, 100 jovens trabalham na Janela 10-40 na propagação do Evangelho entre não-cristãos.

“Vamos celebrar os 100 anos meditando sobre aqueles dois jovens obedientes que aceitaram o grande desafio de virem para estas terras inóspitas, na época, para trazerem a mensagem de avivamento e, 100 anos depois, mostrar que ela produziu muitos frutos”, disse o pastor David Botelho, da igreja paraense.

As Assembléias de Deus são, hoje, a maior denominação evangélica no Brasil. Botelho, diretor da Missões Horizonte, que prepara missionários, desafia a igreja evangélica a vocacionar pessoas para a evangelização do planeta.

“Se, hoje, cada igreja evangélica do Brasil tivesse apenas um missionário, teríamos cerca de 300 mil obreiros brasileiros atuando em missões. Você já imaginou o impacto espiritual que esse contingente provocaria no mundo?”- instigou.

Fonte: Diário Gospel (com alterações).

O coração de um jovem missionário 2!

Na postagem anterior, publiquei as palavras de D.A. de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Ele falava de seu ardor missionário! Um jovem de 18 anos que ama missões.

A resposta que dei a ele foi esta:

D.A. Graça, Misericórdia e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Obrigado pelo seu contato!
Li o que você escreveu. Compartilho com você os sentimentos. Missões é um ardor no peito, não é? Você sente um nó na garganta. À vezes se sente só ao ver pessoas que não estão nem aí para os outros.
Nós não somos os únicos que tem o coração pesaroso com as pessoas que estão morrendo sem Cristo.
Deus também é assim!
Nós temos um papel! Podemos fazer missões ao orar, contribuir, ensinar ou ir pessoalmente.
Comece pelo começo! Seja um missionário na sua casa! Ganhe os seus para Jesus! Ganhe seus vizinhos e amigos. Ganhe sua rua, seu bairro e sua cidade!
Vá estudar teologia! Tenha uma profissão para não depender de nenhuma agência missionária!
Transpiração 90%. Inspiração 10%!
Óleo do suor na testa e nas mãos 90%. Óleo da unção, 10%!
Mantenha contato. Conte comigo!
Gilson


A resposta dele foi pronta! Como uma oração!

Vejo que é hora de se levantar! Deus tem pressa em nos usar.'
'A Cada momento perdido, uma alma poderia ser alcançada' e livrada
da condenação eterna.' O Deus, se não for pra ser pescador, me leva
pra perto de ti,' Oh, como esse mundo precisa conheçer á Jesus!
Nesse mundo não existe realidade, é tudo ilusão, não somente precisamos
de Jesus, a unica coisa que podemos ter é Jesus, nada desse mundo permaneçe,
Mas para aqueles que tem Jesus permaneçe eternamente'.
Oh! Senhor Jesus queremos seguir as tuas pisadas, e com o teu amor, atrair milhões
ao teu poderoso e eterno reino.


Oh! Mulçumanos não é por maomé,
Oh! Judeos não é por moises,
Oh! Hinduisas não é por 330 milhões de deuses,
Oh! Budistas não é por buda,
Oh! Confuncionistas não é por confuncio,
Oh! Mormons não é por Josef Smith
Oh! Testemunhas de Jeová não é por charles Taze russell,
Oh! Espiritas não é por Allan Kardec,
Oh! Catolicos não é pelo Papa nem por Maria,
Oh! Maçons não é por Rituas secretos,
Oh! Nova Era não é por misticismo oriental,
Oh! Unicistas não é pelo reverendo Moon,
Oh! Hare-Krishina não é por Krishna
Oh! Adventistas do Sétimo dia não é por Guilherme Milller e nem pelo Sabado,
Oh! Rosa-Crucionistas não é por sete espiritos,
Oh! Ciêntistas não é por Darvin,
Oh! Povos da Terra não é por nenhum outro, a não ser aquele que é sobre todo nome:
JESUS CRISTO, pois ele é o unico caminho, não existe outro, ele é o caminho a verdade e a vida. (João 14:6).


" Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os Homens, JESUS CRISTO HOMEM. (1 timoteo 2:5)"


Orem por este rapaz! Que ele seja tremendamente usado por Deus para ganhar almas!


Fonte da imagem.

Jesus, a solução para qualquer mentira!

Romanos 10:21 - "Mas, a respeito de Israel, Deus disse: 'O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde.' "



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

Põe guarda na minha boca Senhor!

Salmo 141:3 - Ó SENHOR, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cristianismo e cultura - Henrique Alves da Silva

Nos mêses de julho comemora-se o aniversário do Congresso Internacional de Evangelização, que aconteceu na cidade suíça de Lausanne. O evento representou um marco na história das missões contemporâneas e alavancou a evangelização ao redor do Planeta. Ao final do Congresso foi produzido um documento conhecido como "O Pacto de Lausanne", que consta de 15 Artigos e uma Conclusão. É uma autêntica confissão de fé moderna, que reafirma as crenças básicas do Cristianismo, com forte ênfase na evangelização. O Pacto é também um tributo à unidade da igreja. Quero destacar, do Artigo 10 uma crítica muito sugestiva:

As missões, muitas vezes, têm exportado, juntamente com o evangelho, uma cultura estranha, e as igrejas, por vezes, têm ficado submissas aos ditames de uma determinada cultura, em vez de às Escrituras.

Deus, a única coisa que você precisa ter


Salmo 121:1,2 - Olho para os montes e pergunto: 'De onde virá o meu socorro?'  O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra.



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tendências Mundiais em Missões

Acompanhe a tradução do Mapa de Tendências do Movimento Missionário do Projeto Josué. Veja as maravilhas do crescimento do Evangelho além de outras situações preocupantes.





Tendências Mundiais em Missões



O coração de um jovem missionário!

Olá irmãos e amigos do blog Missões e Adoração. Nosso blog está crescendo muito. Glória a Deus! São quase 300 visitas por dia!! Recebo alguns comentários, mas, em contrapartida, muitos Contatos! Muitas vezes, quando estou um pouco desmotivado com o Blog, cansado, recebo um contato com palavras de elogio que eu rendo a Deus, mas que me alegra muito o coração!

No último dia 29 de maio, recebi através do Contato, um depoimento de um jovem. Chamou muito a minha atenção! Gostaria que vocês lessem. Não fiz alterações nem correções:

A Paz do Senhor Jesus, estava lendo o site, e sempre quando leio sobre missões meu coração treme, sempre pedi em minhas orações sensibilidade pelos perdidos, e Deus tem me dado e coragem para levar o evangelho a toda a Criatura, mas agora mais do que nunca eu vejo a necessidade de missionários, os Cálculos de não alcançados me tormenta e me tortura, quem sou eu para ter o privilegio de ouvir a palavra enquanto outros nem sequer ouviram uma vez só, para nos que ouvimos o nosso dever é levar para aqueles que ainda não ouviram, pois Jesus disse a todos os seus discípulos e na minha bíblia ainda mostra assim como subtítulo MISSÂO DOS DISCIPULOS, e Ele diz lá em Mateus 10:6 - Ide antes as ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 28:19 - Ide fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Marcos16: 15 - Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a Criatura. Quantos estão pr eocupados com esses mandamentos do nosso mestre? Mas infelizmente é a preocupação com os bens matérias, com a prosperidade, com nossos desejos terrenos, que nos impedem de cumprir o ide de Jesus, enquanto o Apostolo Paulo nos orientou La na sua carta as Crentes de Colosso, Para que eles pensassem nas coisas do alto, não as que são de baixo, há uma inversão de valores, muitos estão pensando só embaixo quando deviam está pensando em cima Colossenses 3:1 -Agora que já ressuscitastes com Cristo buscai as coisas que são de cima onde Cristo está, assentado a destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e ñ nas coisas que são da terra... , eu estou mandando esse e-mail, porque quero ser um missionário, Jesus me libertou e me preservou até hoje, porque sei que o senhor desde novo me chamou para essa missão, mas não tenho suporte, não tenho ajuda, não sei aonde ir, não sei como começar,só existe pessoas que devez de incentivarem, so poem barreiras e i mpedimentos, como se não soubesse que é dificil, eu só sei que eu quero me entregar condicionalmente para Jesus pelos perdidos, quero fazer a diferença, mas por enquanto que não fui chamado ainda, tenho buscado ampliar meus conhecimentos bíblicos, Tenho buscado aprender com o Senhor todo dia, indo para igreja praticamente todos os dias, e pesquisado línguas, maiores religiões, como evangelizar, mas preciso de ajuda, Por incrível que pareça existe muitos que querem a obra missionária assim como eu quero, Sempre Deus levanta um remanescente. Eu quero entrar numa agençia missionaria e ser discipulado para ganhar almas ao meu mestre. Ja tentei contato com algumas agencias missionarias mas não obtive respostas. Ainda há uma esperança para aquele que vive. Essa esperança está em Jesus.

Ficaria muito grato se me respondesse.

D.A., 18 anos , São Gonçalo , RJ.

Respondi para ele! Leia mais nas próximas postagens!

Fonte da imagem.

Boas notícias do Campo Missionário

Acompanhe a tradução do Mapa das Nações do Projeto Josué. Veja as maravilhas do crescimento do Evangelho em todo o mundo. Inclusive no Brasil! Destaque especial para a Turquia, Jesus apareceu nos sonhos de um em cada três recém convertidos!

Boas notícias do Campo Missionário

Tem gente aí fora precisando de você!

Marcos 16:15 - "Então ele disse: —Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas."



Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.




A morte vai morrer



1 Coríntios 15:54 - "Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: 'A morte está destruída! A vitória é completa!' "

Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Missão e missões - Maria Clara Lucchetti Bingemer

Maria Clara
Há vários paradigmas e modelos de missão ao longo da história. O momento histórico e a diversidade geográfica, de um lado, e a teologia subjacente, do outro, são variáveis fundamentais para entendermos as convergências ou as continuidades e, também, as diversidades e as descontinuidades. Há algumas constantes que perpassam a espiritualidade missionária, como podem ser vistas a partir da vida de muitos missionários e missionárias. Uma característica da espiritualidade missionária, e certamente ocupando o lugar central, é a paixão pelo Cristo vivo e pelo Reino.

A pessoa de Cristo inspirou e continua motivando a opção profunda dos missionários e das missionárias. Não é possível que alguém trilhe este caminho sem ter sido arrebatado pelo Cristo Pascal. Somente quem tem um vínculo e uma intimidade excepcional com o Mestre pode percorrer o caminho da missão sem retorno. A busca e a construção desta intimidade podem ser diferenciadas. Os caminhos da proximidade com o Mestre podem seguir diferentes métodos, mas ninguém pode se aventurar no empreendimento da missão sem ter sido arrebatado pelo amor do Senhor. Cada vocação, e especialmente a missionária, pressupõe um chamado íntimo e radical por parte do Mestre. Este chamado decorre de uma experiência e de um encontro transformador da vida. É este o ponto de partida para o caminho da missão e que explica a adesão radical do discípulo. Em todas as figuras e as testemunhas que vemos ao longo da história, a paixão pelo Cristo missionário é o eixo motivador da própria espiritualidade.

Para começar a amar Missões – aula 3


Acompanhe a terceira lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 3 – Origens do Evangelismo

Vimos na lição 1, que Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Na lição 2, vimos como Deus se revelou ao homem e como o diabo deturpou esta revelação. Missões é fazer a propaganda da correta revelação de Deus!

Nesta lição, veremos as origens do Evangelismo. Quem foi o primeiro a evangelizar alguém, quem foi o primeiro evangelizado, etc. Enganam-se quem pensa que estas respostas encontram-se no Novo Testamento. Não! Ocorreu há mais de 4 mil anos!

A resposta está na Aliança de Deus com Abraão, que algumas pessoas que gostam de falar difícil chamam de Aliança Abraâmica!

Em Gn. 12:1-3 vemos a aliança de Deus com Abrão, onde Deus estabelece algumas ordenanças e duas promessas: Deus abençoaria Abraão e Deus abençoaria todas as famílias da terra. Neste momento da narração bíblica Abraão era chamado de Abrão.

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”.

Família é entendida aqui como nação, povo, etnia. Etnia é um conjunto de pessoas que possuem uma origem comum, língua (ou dialeto) comum, características físicas em comum, cultura e religião comuns. Gentios no Novo Testamento é a tradução da palavra ethnê, que é traduzida por nações, povos, línguas. Aparece em vários lugares da Bíblia, até mesmo em Apocalipse. Falaremos disso na próxima lição.

Todas as nações da Terra seriam abençoadas através de Abraão e de seu descendente. O apóstolo Paulo explica bem esta situação em Gálatas 3:8-29. Acompanhe:

  • VS. 8 - “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.”. Deus evangelizou Abraão. Anunciou o Evangelho, a boa notícia: a justificação pela fé, o Fator Abraão! Nada de sacrifícios a ídolos ou penitências, ou qualquer outra sugestão do Fator Sodoma. Apenas a justificação pela Fé! 
  • VS. 14 - “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.”. Cristo nos resgatou para que as bênçãos de Abraão chegasse até nós, os gentios. Ou seja, para todos os povos! 
  • VS. 16 - “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.”. Cristo é O descendente de Abraão pelo qual as bênçãos chegariam aos povos (gentios). 
  • VS. 18 - “Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.”. Abraão recebeu a promessa de graça! Foi justificado pela fé, mediante a graça! Ele não fez nada para merecer a promessa! Apenas a recebeu! 
  • VS. 19 - “Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.”. A Lei foi acrescentada para corrigir a Revelação Deturpada (Fator Sodoma). 
  • VS. 29 - “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”. Somos herdeiros de Abraão porque cremos em Cristo .
Como podemos perceber em tudo isso, nós somos o resultado dessa grandiosa promessa!
Uma promessa feita há 4000 anos! Vale para mim! Para você!

  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma promessa de 4000 anos me alcançou.
  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma benção de 4000 anos me alcançou.
  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma ordenança de 4000 anos me alcançou.

Uma conexão de 4000 anos! (datas aproximadas, apenas para efeito de memorização, ou como preferem alguns que falam difícil, um recurso mneumônico!).

E agora, qual é o meu e o seu papel?
Mateus 28:19,20 - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Marcos 16:15-18 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Se é um curso, tem que ter uma prova! Lá vai uma pergunta: 



Por que devo anunciar o Evangelho? Assinale a alternativa correta:
A) Porque eu amo a Deus e esse amor me contagia!;
B) Porque tenho amor pelas almas que morrem, tenho misericórdia deles;
C) Porque tenho temor a Deus já que anunciar o Evangelho é minha obrigação;
D) Porque o Espírito Santo faz meu peito arder e acabo testemunhando!
E) Todas as anteriores!

Na próxima aula vamos ver essa promessa de 4000 anos aparecendo no Novo Céu e na Nova Terra!

Para começar a amar Missões – aula 2


Acompanhe a segunda lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 2 – Revelação

Como vimos na lição 1, Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Para mostrar a Reconciliação, Deus precisou se manifestar, revelar um pouco da Sua glória. É o que chamamos de REVELAÇÃO! Ao mesmo tempo, o inimigo estragou esta revelação. Para compreendermos e amarmos Missões, precisamos entender didaticamente estas revelações.

Há três tipos de Revelação: 
  • a Revelação Geral;
  • a Revelação Especial;
  • e a Revelação Deturpada. 
Revelação Geral - Deus se revelando ao Mundo sem a Bíblia. Exemplos na própria Bíblia: Deus falando com Caim, com Enos (Gn. 4:26); com Noé; com Jó; com o rei e sacerdote Melquisedeque (Gn. 14:18-20); com o rei Abimeleque (Gn. 20:6); com o profeta Balaão, etc. A base bíblica para esta revelação é:
  • Sl. 19:1 - "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.";
  • Rm 1:19,20 - "porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis";
  • Ec. 3:11 - "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim".
Em algumas versões, no último versículo indicado,  a palavra 'eternidade' é substituída por 'mundo'. A palavra traduzida por 'mundo' ou 'eternidade' é owlam, que pode significar vários outras palavras: “para todo sempre”, “antiguidade”, “todas as coisas” etc. Pode se referir ao passado e ao futuro! A melhor tradução é “eternidade”: Deus pôs a eternidade no coração do homem, ou seja, o homem anseia por algo além daquilo que ele vê, sente, toca, observa. Existe um vazio no coração do homem, que somente é preenchido com Jesus! Este é o motivo do homem ter religiões. Todos os povos tem alguma religião! Originalmente, todos os povos eram monoteístas (criam em um só Deus), com o tempo, passaram a acreditar em vários deuses. Por quê? Veremos daqui a pouco. 


Revelação Especial - Deus se revelando ao Mundo através de um povo, através da Bíblia - começa com Gn. 12:1-3 a aliança de Deus com Abraão. Depois, continua com Isaque, com Jacó/Israel, com Judá, com Davi e assim por diante.  Daqui a pouco veremos mais detalhes.

Revelação Deturpada - Diabo alterando a Revelação de Deus. Exemplos disso na Bíblia: diabo falando como serpente a Eva, o assassinato de Abel, a poligamia de Lameque, os pecados antes do dilúvio, o erro de Cão, a torre de Babel (Gn. 9:1 comparado com Gn. 11:4), sexualidade deturpada em Sodoma e Gomorra, etc.  Além de outros exemplos fora da Bíblia: pirâmides, zigurates, politeísmo, rei-deus, sacrifícios de seres humanos, agradar a deuses através de formas sexuais e de glutonaria, etc.

Para você entender melhor, vamos usar a ideia de Don Richardson exposta no livro "Fator Melquisedeque" da Editora Betânia:


Deus se revelou a todos os povos e famílias através da REVELAÇÃO GERAL. É o que chamamos de FATOR MELQUISEDEQUE. Todos os povos tem uma memória disso: algum aspecto de sua cultura, alguma dança, cerimônia, etc! Praticamente todos os povos tem a crença em um Deus Criador!

O diabo deturpou esta revelação alterando a crença no Deus Criador, indicando que ele está longe e ou que não se interessa mais por eles, ou ainda que se esqueceu deles. É a REVELAÇÃO DETURPADA. O diabo instalou o politeísmo no coração dos homens, a obrigação de se ter de fazer algo para agradar os deuses. É o FATOR SODOMA.

Deus providenciou a solução para isto através da REVELAÇÃO ESPECIAL, a Bíblia. A Bíblia é a correção do curso. É o modelo para todas as sociedades e povos, apesar de falar de um povo em especial, ISRAEL. A Palavra de Deus é a correção da REVELAÇÃO DETURPADA. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática! É o nosso modelo de revelação! A nossa REVELAÇÃO ESPECIAL. O FATOR ABRAÃO. É o EVANGELHO, a boa nova, boa notícia.

Quando evangelizo alguém:

  • O Espírito Santo aviva o sentimento de eternidade no coração dele [FATOR MELQUISEDEQUE];
  • O Espírito Santo o convence do pecado, da justiça e do juízo [FATOR SODOMA] através da exposição daPalavra de Deus [FATOR ABRAÃO].

Na próxima aula:
Você sabe quem foi o primeiro a evangelizar alguém? Foi Deus!
Você sabe quem foi o primeiro evangelizado? Foi Abraão!

Para começar a amar Missões – aula 1



Acompanhe a primeira lição  do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 1 - Definições

Missiologia - Estudos da Missão e das Missões.

Missão - é a atividade de Deus no Mundo. É a ação de Deus reconciliando o mundo consigo mesmo através de Cristo.

2 Co 5:18-19 - "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação".

Missões - aqueles que são reconciliados por Deus têm um ministério: a Reconciliação. Serem agentes da reconciliação. Missões são as atividades do povo de Deus na comunicação do Evangelho dentro e fora de seus limites ou fronteiras. É a expansão da Fé. É função dos reconciliados, fazer propaganda da reconciliação!

At. 1:8 - "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

A expansão da fé ocorre com o poder dado pelo Espírito Santo para nós. A expansão ocorre através de uma FORÇA CENTRÍFUGA! Tudo junto e ao mesmo tempo!
A expansão da Fé não se deu de forma sequencial somente, ou seja, não apenas em sequência, como se primeiro fosse Jerusalém e depois os outros lugares. A expansão ocorreu em todos os lugares ao mesmo tempo! Aonde os cristãos iam, evangelizavam! Enquanto a liderança permaneceu em Jerusalém (os apóstolos), os discípulos avançavam por todos os lugares!

A igreja de Jerusalém segurou os apóstolos ali por 7 anos. Deus chacoalhou as estruturas da Igreja ao permitir que Estevão morresse como mártir. Com a perseguição deflagrada, eles começaram a percorrer as cidades. Portanto, foram os apóstolos que "seguraram" a expansão da fé ao não saírem de Jerusalém. Deus precisou chacoalhar os apóstolos. A massa de cristãos ia para todo lugar (comerciantes, escravos, soldados, etc) levando o Evangelho. Igrejas foram fundadas sem a presença dos apóstolos! É por esta razão que a sequência cronológica da expansão da fé não é uma verdade absoluta. O livro de Atos traz esta expansão sequencial em suas páginas, mas, nas entrelinhas, vemos a expansão centrífuga da fé. Glória a Deus.

Na verdade, não é só nas entrelinhas! Há prova bíblica! Lembram-se dos 3000 batizados no dia de Pentecostes? Pois bem, acabada a festa, para onde eles foram? Para casa! Imagine a cena: eles indo embora com boa nova do Evangelho em seus corações. Você acha que eles ficaram quietinhos? Não, eles divulgaram a Palavra, a Boa Nova! Quem estabeleceu a Igreja em Antioquia? Quem a de Roma? Foram eles. Por isto, posso afirmar que a expansão é centrífuga e não sequencial.

Como o texto de Atos 1:8 afirma, a maior manifestação do poder do Espírito Santo em nós é o nosso desejo em obedecer ao IDE! Estar cheio do Espírito Santo resulta em poder ao testemunhar!

Na próxima aula veremos como Deus se revelou para poder reconciliar o homem consigo mesmo através de Cristo.

O sangue de Jesus lavou nossa vida

Imagens que falam mais que muitas palavras!
Imagens que pregam!
Parabéns aos autores. Que as bençãos de Deus abundem em seus corações.
Extraído de diversos perfis do Orkut pela minha mulher.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mapa Interativo da Janela 10/40

Conheça os países da Janela 10/40 em um mapa em flash com opções de zoom. Listagem totalmente abrangente. Excluí apenas os países das Américas. Todos os países que tem o paralelo 40° Norte e o paralelo 10° Norte dos continentes africano, europeu e asiático! São 76 países!

A base dos dados é a Wikipédia, confirmada com um Atlas Geográfico que tenho aqui em casa! Por exemplo, Madrid, capital da Espanha está sobre o paralelo 40° Norte!

Se você passar o mouse no país aparece o nome dele. Se clicar no país uma nova janela se abre com mais informações.

Nos países em verde, que são da Janela 10/40, se você clicar, uma nova janela se abre com dados sobre o país para ajudar você a orar ou interceder.
O Tibet é uma região administrada pela China, mas tem uma página com informações. Como não aparece no Mapa, clique aqui para conhecer mais detalhes do Tibet.
Deus te abençoe! Use estes dados para abençoar. Use na sua Igreja!






Por favor atualiza seu Flash Player