Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como Sei Que Deus Responde à Oração - Parte IV - Rosalind Goforth

Jonathan Goforth

Acompanhe a quarta postagem dessa história maravilhosa! Deus responde as orações! E sabemos disso por causa das realizações que Ele efetua em nossas vidas. Às vezes com dor, com perdas, mas Ele sabe o que é melhor para nós!

Como perdi o Jornal O Arauto da Sua Vinda que trazia a quarta parte da história de Rosalind Goforth precisei improvisar. Fiz uma busca no site do jornal, mas não encontrei o artigo. Também visitei o site do original em inglês, o The Herald of His Coming, mas não achei esta série de publicações "Como sei que Deus responde à Oração". Fiz outra busca no Google e achei a versão em inglês do livro no site What Saith the Scripture. Lendo o livro How I Know God Answers Prayer, da Rosalind Goforth em Inglês localizei o trecho do livro entre a parte 3 e a parte 5 e fiz uma tradução automática do que seria a parte 4! Pelo que me lembro do que li no jornal original, a parte 4 fala do início da rebelião dos Boxers e a fuga da família até encontrar a vila muçulmana. A parte 5 começa quando eles já estão na vila muçulmana na China. Os dois primeiros parágrafos desta postagem foram extraídos da parte 5 original, com leves alterações. Perdão pela minha falha! Traduzirei melhor depois. Boa leitura!

Outros capítulos dessa história:

Jonathan e Rosalind Goforth foram missionários canadenses na China de 1888 a 1934. Durante esse período, tiveram onze filhos (cinco dos quais morreram como bebês ou muito novinhos), passaram por perseguições e dificuldades, e testemunharam grandes moveres do Espírito de Deus, trazendo convicção, arrependimento e conversões. Esta é a quinta de uma série de relatos extraídos de um livro escrito por Rosalind.

Rebelião Boxer
Nota histórica: Os fatos deste capítulo atual e do próximo ocorreram durante um período muito trágico na China, de 1898 a 1901. Em reação ao domínio de várias potências ocidentais sobre o comércio e até sobre a soberania da China, uma espécie de sociedade secreta, chamada I Ho Ch’uan (“punhos justos” em chinês, ou Boxers, em inglês), começou a crescer rapidamente. Com apoio implícito da imperatriz da China, atacavam estrangeiros, missionários e cristãos chineses, especialmente católicos, por acharem que estes eram partidários dos estrangeiros. Chegaram a ocupar a capital, Pequim, e a sitiar o setor das embaixadas. Milhares de pessoas foram mortas em várias regiões da China, incluindo aproximadamente 200 missionários com suas famílias, a maioria ingleses. O levante foi finalmente suprimido através da invasão de forças militares do Ocidente.

Muitas vezes fomos solicitados em nossa terra natal para contar a história da nossa fuga durante a rebelião Boxer, e muitas vezes perguntaram: "Se foi realmente o poder de Deus que salvou vocês e outras pessoas nessa jornada, então por que não salvou as seus filhos que foram tão cruelmente mortos? "

Por um tempo esta pergunta me incomodou. Por quê? Um dia, quando em busca de luz sobre a questão que foi dirigida a Atos 12. Lá eu encontrei a única resposta que pode ser dada. Somos informados no verso 2 que Tiago foi condenado à morte pela espada, depois o resto do capítulo é dada ao registro detalhado de livramento maravilhoso Pedro, em resposta à oração (vv. 5, 12). No dia em que todas as coisas serão reveladas Eu estou convencida que nós veremos que a oração tinha muito a fazer no processo da nossa libertação. Quando o primeiro cabo foi recebido no Canadá, informando a igreja local da nossa partida nessa jornada perigosa, somos informados de uma grande onda de oração foi para nós de cristãos de todas as denominações. A Assembléia Presbiteriana do Brasil foi conhecer na época, e uma sessão foi abandonado inteiramente à oração em nome dos missionários na China. Nunca tinha presenciado tal que o corpo de uma temporada de intercessão intensa, unida.

Mais tarde, a pátria, ao dar a história de nossa fuga, várias vezes tivemos as pessoas vêm para nos dizer como, durante a semana que decorreu entre o primeiro telegrama informando a igreja local do perigo, e um segundo cabo, que disse do nosso chegada em segurança na costa, eles nunca tinham deixado de clamar a Deus para nos salvar. Então também depois de tudo dito, devemos acreditar que Deus foi glorificado e os propósitos de Deus foram cumpridas na morte de alguns, como nas vidas salvas dos outros. O sangue dos mártires é a semente ainda da Igreja.

Foi no mês de junho de 1895, que ocorreu um incidente que jamais foi ligada em minha mente com os acontecimentos de 1900. Eu estava prestes a sair de Toronto, com meus quatro filhos para participar do meu marido na China, quando um cabo foi recebido dizer do massacre cruel de Sr. e Sra. Stewart e outros. simpatia profunda e generalizada foi expressa e sentiu muita ansiedade para os missionários em geral na China. Muitos me pediu para atrasar o nosso retorno, mas eu senti que seria melhor manter os nossos planos originais, e alguns dias depois, encontraram-nos despedindo de amigos na Union Station, em Toronto.

Assim como o trem estava saindo uma senhora se aproximou rapidamente para a janela e disse: "Você não me conhece, mas eu roguei ao Senhor que me dê uma promessa para você, é isso, tome-a Dele", e Entregou-me um pedaço de papel. Abri o jornal e leu: "Nenhuma arma forjada contra ti não prosperará" (Isaías 54:17). Então e lá eu levantei meu coração a Deus em oração que Ele iria cumprir esta promessa a mim e aos queridos para mim, e como eu orava, veio-me a garantia clara de que o Senhor o ouviu.

Nunca podemos esquecer que o inverno de 1899-1900. As nuvens começaram a recolher, e os murmúrios da tempestade que se aproxima foram ouvidos por todos os lados de nós. Repetidamente fomos como uma missão em perigo mais grave e, às vezes como se literalmente "cale-se para Deus." O temperamento do povo era tal que qualquer coisinha irritando-los teria sido como uma faísca de pólvora.

A partir do momento da crise o governo do Outono de 1899, nós, na companhia de todos os outros estrangeiros na China, percebeu que as condições estavam se tornando séria, ainda nunca esperávamos ou se preparar para tal cataclismo, como ocorreu quando a tempestade nuvens, de repente estourou no início do Verão de 1900.

A primeira indicação que tínhamos vindo de perigo foi quando as transportadoras de nosso correio de e para a execução Tientsin foram parados e os nossos e-mails devolvidos. Assim, cortado do mundo exterior, tivemos que depende de informações somente sobre os rumores à tona entre os chineses. O país em torno de nós tornou-se cada dia mais perturbado; dia a dia podemos ouvir o rufar dos tambores e os gritos das pessoas para a chuva. A escuridão eo horror daqueles dias, no meio das quais a doença ea morte entrou em nossa casa, nunca pode ser esquecido. Em 19 de junho a nossa filha mais velha, Florence, após uma semana de intenso sofrimento, foi libertado da dor. Foi quando sua vida ainda estava pendurado na balança que nós recebemos a comunicação a partir do primeiro cônsul americano em Chefoo exortando-nos a fugir. Esta mensagem foi rapidamente seguido por outro ainda mais urgente.

A questão era, onde poderíamos fugir? O nosso percurso habitual era de barco rio de duas semanas para Tientsin, mas esse caminho estava bloqueado, toda a região a ser infestado com pugilistas, Tientsin e mesmo assim em um estado de sítio. A única rota possível deixou em aberto para nós foi o sul de carroça - 14 dias para Fancheng - dias depois mais dez por barco para Hankow. Nós enfrentamos uma viagem tão nessa época do ano, com temor e tremor por causa dos filhos, o perigo do calor e do sol que é muito grande. Alegremente teríamos ficado, mas os cristãos chineses nos incentivou a ir, dizendo que eles pudessem escapar mais facilmente que não foram lá.

Tínhamos conosco nossos quatro filhos restantes: Paulo, nove; Helen, seis; Ruth, em três, e Wallace bebê de oito meses. Sua enfermeira fiéis chineses, apesar de chorar amargamente na despedida de sua velha mãe de quase oitenta anos, decidiu vir conosco. Não foram totalmente no partido cinco homens, seis mulheres e cinco crianças, além dos agentes e carroceiros.

Muitas foram as dificuldades no caminho de conseguir carros e outras coisas necessárias para a viagem, mas uma a uma todas as coisas necessárias foram fornecidas como nós, suplicou ao Senhor que abra o caminho. Há muitos indícios de que a viagem que o propósito de Deus era para nos salvar, um dos mais marcantes destes aconteceu quando estávamos prestes a sair.

No dia anterior à nossa partida, uma mensagem passada pela cidade de Ho Chang Te, o mensageiro andar a uma velocidade vertiginosa. Este mensageiro, soubemos depois, estava a caminho da Imperatriz ordenando a morte de todos os estrangeiros. Nós tínhamos planejado primeiros a tomar a rota direta do Sul, que, na medida em que podemos ver agora, nos levaram a nossa morte, por esta via teria nos levado a capital. Quase no último momento, e completamente inconscientes do perigo na rota direta, fomos levados a mudar nossos planos e tomar uma rota mais a oeste, embora ela fez uma viagem muito mais longa.

Saímos Chang Te, 28 de junho de 1900, ao amanhecer. No Wei Hwei Fu, a primeira cidade grande para onde viemos, foi feita uma tentativa de quebrar a nossa pousada, mas como nós oramos a multidão dispersou e ficamos em paz. Em 01 de julho que chegou à margem norte do rio Amarelo, e não por um curto período de tempo (era domingo à tarde) que repousava sob as árvores. Mal sabíamos nós o sonho que até então muitos, muitos, dos nossos colegas missionários e amigos pessoais estavam sendo condenados à morte pelos Boxers impiedosa. Ao pôr do sol a balsa que nos levou a cruzar o rio chegou à margem sul, e aqui encontramos vários missionários e um grupo de engenheiros esperando por nós. Estes últimos foram totalmente armado e tinha uma escolta justo. Depois de alguma dificuldade, foi decidido que devemos continuar juntos, mas na realidade este partido mantido por eles mesmos, só que ficamos nas cidades mesmo à noite. Cada dia que passava parecia mais difícil do que o último, o calor era intenso, e os dez ou doze horas de esbarrar em más estradas em carroças sem molas feitas até espalhar uma cama no chão um lugar de repouso bem-vindo.

Certa vez, quando o Sr. Goforth tinha saltado fora de nosso carro para pegar água fresca para panos de nossa cabeça, uma multidão se juntou em volta dele e tornou-se muito ameaçador, levantando o grito de "Mata, mata". Todos os outros carros estavam à frente e, o carroceiro não esperaria por Mr. Goforth, como ele estava com medo. Durante os poucos momentos que se passaram antes que meu marido tinha permissão para se juntar a nós mesmo o carter empalidecera de suspense - e, oh, como eu rezei!

Exceto para alguns perigos similares de passagem, nada de especial ocorreu até a noite de 07 de julho, quando chegamos à pequena cidade de Hsintien. Tínhamos ouvido durante o dia que todo o país à frente de nós estava em um estado de efervescência contra os católicos. Mal tínhamos alcançado a pousada, quando os engenheiros e os missionários com eles, que se tornara cada vez mais alarmados com a situação do país, informou-nos que eles estavam indo para a maior cidade de Nan Fu Yung naquela noite, mas iria deixar nós dois soldados e dois de seus carros. Sr. Goforth não lhes desejo de ir, pois sentia que iria aumentar a nossa perigo.

Pouco tempo depois eles nos deixaram a multidão começou a se reunir fora de nossa pousada. O portão estava barricado com carrinhos. Para pedras horas foram jogados contra o portão ea procura foi feita para o nosso dinheiro. Um mensageiro foi imediatamente enviado após a festa dos engenheiros, pedindo para voltar. Toda a noite que foi gasto em suspense sem dormir.

No início da manhã o mensageiro retornou com a resposta que eles não conseguiram obter a ajuda do oficial Nan Fu Yang e foram obrigados a empurrar. Assim que o ouvimos, carroceiros ficaram assim indefeso um pânico os dominou, e foi com grande dificuldade que eles poderiam ser persuadidos a aproveitar os seus animais. Todo esse tempo, a multidão tinha-se tornado mais denso, como pudemos ver pelas frestas da porta, e foram sinistramente calma. Sugestões foram dadas nos do perigo iminente, mas isso era tudo, ninguém falava sobre o que todos sentimos - que provavelmente estavam indo para a nossa morte.

De repente, sem o menor aviso, eu fui tomado por um medo avassalador do que se poderia esperar de nós. Não era o medo de depois da morte, mas de possível tortura, que tomou conta de mim tão terrível. Eu pensei: "Isso pode ser a coragem cristã Eu olhei para?" Fui sozinho e orou pela vitória, mas nenhuma ajuda chegou. Só então alguém nos chamou para uma sala de oração antes de entrar em nossos carros. Mal capaz de andar para a tremer, e absolutamente vergonha que os outros devem ver o meu estado de pânico - para tal, era sem dúvida - eu consegui chegar a um banco ao lado, que meu marido estava. Ele tirou do bolso um pequeno livro, a Escritura Clarke's Promises --- Nova Janela, e ler os versos seus olhos primeiro caiu em cima. Eles foram os seguintes:

O Deus eterno é a tua, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
O Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Tu és o meu auxílio eo meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.
Eu te fortaleço, sim, eu te ajudo, sim, eu vou te sustento com a destra da minha justiça ... O Senhor teu Deus, tua mão direita, e te digo: Não temas, eu te ajudo.

Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Temos plena confiança digamos: O Senhor é meu ajudador, e não temerei o que o homem deve fazer para mim.

O efeito dessas palavras em tal tempo era notável. Todos perceberam que Deus estava falando para nós. Nunca houve uma mensagem mais direta dada ao homem mortal de Deus do que a mensagem para nós. De quase o primeiro verso minha alma inteira parecia inundada de uma grande paz, todos os vestígios de pânico desapareceram, e eu senti a presença de Deus estava conosco. De fato, sua presença era tão real que praticamente não ter sido ainda mais havíamos visto uma forma visível.

Após a oração que todos nós temos em nossos carros, e um a um passou para a rua densamente populadas. Quando nos aproximamos da porta da cidade podemos ver que a estrada era preto com uma multidão que nos espera. Eu acabara de dizer ao meu marido sobre a forma como estávamos em meio à multidão, quando nossos carros passaram pelos portões. Meu marido ficou pálida como ele apontou para um grupo de várias centenas de homens, armado, que nos esperava. Eles esperaram até que todos os carros haviam passado pelo portão, em seguida, atirou-se sobre nós uma chuva de pedras, ao mesmo tempo, correndo para a frente e mutilar ou matar alguns dos animais. Sr. Goforth pulou do nosso carro e gritou para eles: "Leve tudo, mas não matam." Sua única resposta foi um golpe. A confusão que se seguiu foi tão grande que seria impossível descrever a fuga de cada uma delas em pormenor. Cada um mais tarde teve o seu próprio testemunho de que a libertação poderoso e misericordioso. Mas eu tenho que dar os detalhes da experiência do Sr. Goforth.

Um homem bateu-lhe um golpe no pescoço com uma grande espada empunhada com as duas mãos. "De alguma forma," a borda sem corte da espada atingiu seu pescoço, o golpe deixou uma marca de gama quase no pescoço, mas não fez maiores danos. Teve a borda afiada atingiu seu pescoço, ele certamente teria sido decapitado!

Seu capacete de espessura foi reduzida quase aos pedaços, um golpe de corte através do revestimento de couro um pouco mais o templo, mas sem sequer arranhar a pele!

Novamente ele foi derrubada ao chão, com um corte de espada temível, que entrou no osso do crânio para trás e quase fissura em duas partes. Quando ele caiu, ele parecia ouvir distintamente uma voz dizendo: "Não temas, eles estão orando por você." Erguendo-se deste golpe, ele foi novamente atingido por um clube. Como ele estava caindo quase inconsciente no chão, viu um cavalo vindo a toda velocidade em direção a ele, quando ele se tornou consciente novamente ele achou que o cavalo havia tropeçado e caído (no nível do solo), tão perto que a cauda quase tocá-lo. O animal, chutando furiosamente, serviu como uma barreira entre ele e os seus agressores. Enquanto ele estava atordoado e sem saber o que fazer, um homem veio como se a greve, mas sussurrou: "Deixe as carroças." Nessa altura, os espectadores começaram a correr para a frente para chegar ao tesouro, mas o partido atacante sentiu as coisas eram deles, por isso desistiu de seu ataque em cima de nós, a fim de garantir o seu saque.

Uma palavra para mim e para as crianças. Vários homens com espadas feroz pulou no meu carrinho. Um atingiu o bebê, mas eu desviava o golpe com um travesseiro, eo menino recebeu apenas um leve arranhão na testa. Então eles deixaram as suas espadas e começaram a rasgar em nossos produtos na parte de trás do carro. caixas pesadas foram arrastados sobre nós, e tudo foi levado. Só então um homem de aparência terrível tentou chegar até nós na parte de trás do carro com sua espada, perdendo por uma polegada. Eu pensei que ele viria para a frente e continuar o seu ataque, mas ele não fez. Eu já tinha visto o senhor Goforth afundar até o chão coberto de sangue, duas vezes, e lhe tinha dado como morto. Só então Paulo, que havia sido no último carro, pulou no selvagem, com prazer no que ele parecia pensar que era muito divertido, pois ele tinha corrido com o grosso da luta, evitando golpes de espada todos os lados, e tinha conseguido atingindo-me sem um arranhão. Um momento depois, meu marido veio para a borda do carro mal conseguia ficar de pé, dizendo: "Desce depressa, não devemos demora em chegar longe." Como eu estava a ficar para baixo um homem arrebatado meu chapéu, meus sapatos de outra, mas podíamos ir.

Ruth estava longe de ser visto, e esperávamos que ela estava com os missionários que estavam encarregados de sua no momento do ataque. Eu vi que a força do Sr. Goforth estava falhando rápido para que ele mal conseguia andar, e como os homens começaram a seguir Pedi-lhe para a frente com o bebê e as outras duas crianças, e virando enfrentou os homens, pedindo que eles tenham piedade de meus filhos, porque tinha começado a pedra nós. Alguns de nós eram negras para os dias dos golpes recebidos em seguida. Pararam e ouviu, em seguida, o líder disse: "Nós matou seu marido, deixá-la ir." Com isso, eles correram para os carros.

Eu sabia que o senhor Goforth não poderia ir longe. Nós pudemos ver uma pequena vila não muito distante, e para isso, apressou-se, rezando como fomos de que o Senhor abra os corações das pessoas para nos receber. Mais uma vez Paul pareceu não sentir medo, mas disse: "Mãe, o que isso colocá-lo em mente? Ele me coloca na mente do Henty livros!"

Quando nos aproximamos da aldeia, os homens saíram para nos afastar, mas eu pedia-lhes para nos ajudar. Por esta altura o Sr. Goforth tinha afundado no chão. Colocar o bebê nos braços de uma mulher velha, eu me ajoelhei ao lado do meu marido. As crianças estavam chorando amargamente. Sr. Goforth olhou como se ele estivesse morrendo. As mulheres em pé em volta de nós estava chorando agora. Isso foi demais para os homens, que se apresentou dizendo: "Vamos salvá-lo." Um correu e tenho algumas coisas para colocar nas feridas, garantindo-nos que iria interromper o fluxo de sangue, e ele fez. Este homem me ajudou a bandagem as feridas com ligaduras feitas de peças retiradas de mim e as crianças. Eles ajudaram o meu marido, e nós seguimos-los em uma pequena cabana, onde se deitou em uma cama de palha e trancaram-nos dentro de água quente para banhos nosso contusões, comida e bebida foram entregues nos através de uma pequena janela, e poderíamos ouvi-los planejamento de como eles iriam nos salvar. Dissemos a eles como nós estávamos ansiosos para ouvir de nossos amigos e Ruth pouco, então eles mandaram um homem para saber.

Descobrimos que essas pessoas - a vila inteira - eram de muçulmanos, e não haviam tomado parte no ataque. Sentimos que Deus tinha maravilhosamente dirigido os nossos passos para a vila.

Tradução automática de trechos do livro How I know God answer prayer de Rosalind Goforth