Pesquise em mais de 1800 postagens!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Participe da conversa sobre Pobreza e Riqueza

Uma variedade de temas interralacionados estão tecidos numa trama na conversa Pobreza e Riqueza.

O primeiro fio dessa trama é a compreensão bíblica dos termos “pobreza” e “riqueza”. As causas da pobreza são complexas e múltiplas, e afetam as áreas econômicas, políticas, espirituais e físicas da vida de povos e sociedades com consequente humilhação, injustiça, opressão e necessidade física. A pobreza despoja o homem de dignidade e valor. Biblicamente, todos são pobres por causa da Queda e todos são ricos pela virtude de termos sido feitos à imagem de Deus. Abraão, abençoado economicamente, foi “abençoado para ser uma bênção” (Gen 2). No entato, essas pessoas, nações e igrejas abençoadas com riquezas materiais geralmente não têm a visão nem o entendimento de abençoar outras pessoas, exceto através de mecanismos de caridade. Esses com riquezas, na verdade, estão mais vulneráveis a serem levados para longe de Deus. É nesse fio que o interrelacionamento da Pobreza e Riqueza é explorado.

Um segundo fio dessa trama aborda o “buraco em nosso evangelho” e como viver de “todo o evangelho” pode ser revoluncionário, tanto pessoalmente como socialmente, se os crentes se compromenterem a amar, arrepender-se e a viver o Senhorio de Cristo em todas as áreas da vida. Missão a partir dessa perspectiva é “missão integral” e essa conversa explora a ligação entre fé em Deus e o resultado dessa fé numa preocupação para que a justica atenda aos oprimidos e pobres. Essa conversa inclui a consideração das forças que criam e sustentam a injustiça.

Finalmente, essa conversa aborda respostas para a lacuna entre Pobreza e Riqueza—através de movimentos de poupanças como os programas de microfinanças, através de educação teológica, que de maneira explícita e implícita, preparam pastores para servir em contextos de pobreza, e como ferramentas de aprendizado participativo que movimentam comunidades para áreas vitais, tais como segurança alimentar. A conversa também inclui áreas de necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, centros de avaliação e assistência para mulheres jovens que tenham sido vitimas de tráfico de sexo, e programas que capacitem igrejas para entender e responder a esses problemas cruciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.