Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Evangelho da Prosperidade, nem tudo que reluz é ouro - Daniel Bourdanné

Mais um documento do Congresso Lausanne III. Ele participa do Tema Evangelho da Prosperidade. 
Tem o objetivo de despertar a discussão na Internet através do Site Lausanne Conversa Global de onde extrai o presente artigo.



O Evangelho da prosperidade e a cura miraculosa estão bem, porque estão reluzindo, brilhando. De um lado a outro do globo, dos Estados Unidos à Ásia e da América Latina à África, promessas de riqueza material e de saúde atraem as pessoas. Quem pode se manter indiferente às atrações de prosperidade, cura e bem estar pessoal através da fé, em meio a uma difícil circunstância? Na verdade, em alguns contextos, pessoas sem esperança tiveram suas vidas mudadas porque o movimento de Prosperidade lhes deu razões práticas para ver as coisas de maneira diferente através da fé em si mesmas. Isso significa que este “evangelho” pode produzir resultados positivos e não deve ser simplesmente ignorado.
Entretanto, o sucesso popular desta teologia não pode fazer que esqueçamos que nem tudo que reluz é ouro. Os fins não justificam os meios. Independente do aparente sucesso desta teologia, devemos examiná-la à luz das Escrituras.  Precisamos fazer exatamente como os cristãos bereanos fizeram: “examinavam cada dia as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (Atos 17:11).
Esta não é uma tarefa fácil, porque o movimento da Prosperidade não é exato nem tem uma doutrina teológica sistemática, estruturada, ou um sistema lógico sobre o qual podemos construir uma crítica cronológica.  Esta é uma teologia popular e das multidões, ensinada em sermões fervorosos. Mesmo os textos sobre os quais a ensinam têm este caráter oral, emocional e cativador das multidões e a internet também tem um papel importante na sua popularização. Entretanto, tentarei examinar alguns pontos teológicos que emergem dos textos e pregações de alguns dos principais protagonistas do movimento da Prosperidade.


Evangelho da Prosperidade, nem tudo que reluz é ouro

[+/-]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.