Pesquise em mais de 1800 postagens!

sábado, 21 de agosto de 2010

Turcomenistão - DIA 21 - Calendário de Oração

População: 5,097,028
Líder político: Presidente Gurbanguly Berdimuhammedov
Religiões: 91.8% islamismo, 2.7% cristãos, 5.5% outras.
Posição no rank de perseguição: 14º
Número de grupos terroristas: não calculado.
Ações de terrorismo: 1; Casualidades: 1
Percentual de corrupção: 78%
Percentual da população que vive na miséria: 58%
Fonte: win1040.org

Histórico

TURCOMENISTÃO - País asiático limitado ao norte pelo Cazaquistão, a noroeste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e Irã e ao oeste pelo Mar Cáspio.
Os primeiros habitantes do Turcomenistão (também chamado de Turquemenistão ou Turquemênia) foram as tribos nômades turcas provenientes da região do atual Cazaquistão. A região onde está o país esteve incorporada a vários Estados, desde o primeiro milênio antes de Cristo. Pertenceu ao Império Persa, depois ao de Alexandre o Grande e, no Século III d.C., aquelas terras foram conquistadas pela dinastia iraniana sassânida. Do Século V ao VIII, a região foi invadida por eftalitas, turcos e árabes. Nos Século IX e X, o domínio passou a tribos tahirida e samânida. No Século XI, o Turcomenistão passou para o controle dos selêucidas, conquistados, no final do Século XII pelo Xá de Coresma.
O povo turcomeno se formou durante o período selêucida, a partir da miscigenação de turcos oguzos com tribos nômades locais. No Século XIII, mongóis liderados por Genghis Khan ocuparam o país, que posteriormente foi dividido. Do Século XIV ao XV, os turcomenos estiveram sob domínio timúrida e seibânidas, e dos Séculos XVI ao XVIII, o Turcomenistão esteve sob o domínio de Jiva e Bukhara (protetorados russos) e também ao Estado iraniano dos Safavide.
Em 1880, o país foi conquistado pelos russos e, em 1895, a Rússia e o Reino Unido dividiram entre si o Turcomenistão. Em 1918, os bolcheviques invadiram o território com o apoio de 1200 militares britânicos. Aproveitando-se da debilidade do poder bolchevique instalado na Rússia e contando com a proteção de uma guarnição britânica, os turcomenos estabeleceram um governo independente. No ano seguinte, os britânicos se retiraram, e o Exército Vermelho capturou Krasnovodisk e Ashkhabad e, em 1925, o Turcomenistão começou a fazer parte da União Soviética até sua extinção, no início da década de 1990.
Em maio de 1990, o turcomeno substituiu o russo como língua oficial. Em 22 de agosto de 1990, o Soviete Supremo (Parlamento) declarou a independência do país, fato que demorou meses para se concretizar, com a eleição do primeiro presidente do novo país. Atualmente, o Turcomenistão é governado interinamente por Kurbanguly Berdymukhamedov, após a morte do presidente Saparmurat Niyazov.
Fonte: IBGE

Você precisa conhecer os outros países da Janela 10 x 40!

Você precisa aplicar em sua igreja slides sobre a Janela 10 x 40 (powerpoint!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.