Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tailândia - DIA 6 - Calendário de Oração

População: 65,068,149
Líder político: Primeiro Ministro Interino Surayud Chulanon
Religiões: 92.3% budismo, 5.2% islamismo, 1.6% cristãos, 0.9% outros
Posição no rank de perseguição: não calculado
Número de grupos terroristas: 13
Ações de terrorismo: 959; Casualidades: 630
Percentual de corrupção: 64%
Percentual da população que vive na miséria: 10%

Fonte: win1040.org

História:
TAILÂNDIA - País do sudeste asiático, banhado pelo Mar do Sul da China e pelo Mar de Andaman, limitado ao norte e a leste pelo Laos, ao sul pelo Camboja, Malásia e a noroeste por Myanmar. O nome Thai na língua local significa "livre", e que junto com o sufixo inglês land, torna Tailândia "a terra dos homens livres".
Achados arqueológicos sinalizam ser a região habitada há pelo menos 20 mil anos. As origens dos tailandeses remontam ao século VI a.C. com as primeiras imigrações procedentes de China e que formaram o primeiro império conhecido como Nan chao, na região de Yunnan. Neste período, consolidou-se o budismo teravada, trazido da Índia nos Séculos II, e III d.C. pelos indianos.
Esta primeira nação se manteve independente até que foi conquistada pelos mongóis sob comando de Kublai Khan, o que provocou e intensificou ainda mais as imigrações em direção ao sul, dirigindo-se para as terras do norte da atual Tailândia. O curso dos rios Irawadi, Salween, Manan e Mekong foram os que traçaram as primeiras rotas de imigração. Aqui se instalaram os Thais, que formaram pequenos principados nas zonas onde habitavam os khmer (com sua capital em Angkor), os mon (com capital em Dvarapati, a atual Lopburi) e os Iawa, entre outros (alguns destes thai se converteram em mercenários dos khmer, que os chamaram "Siameses", termo procedente do sânscrito "shyama" e que quer dizer "dourado" ou "moreno").
Estes principados foram tomando a forma de um reino e, no ano de 1238, os thais fundam a primeira capital siamesa chamada Sukhothai, sob o comando de Rama Kamhaeng, que é considerado o fundador do primeiro Estado tailandês. Durante seu reinado se desenvolveu a cultura thai e criou-se um alfabeto derivado da escritura indiana dvanagari. Entretanto, os contínuos atritos com outros pequenos principados foram minando o incipiente reino, por isso, no ano de 1350, o príncipe de Uthong (na região sul) transladou a capital para Ayuthaya. Com este novo rei, Rama Thiboodi, iniciou-se o que é considerado como o período mais glorioso da história de Tailândia. O novo império, que se prolongaria até o ano de 1767, experimentou um desenvolvimento inusitado ao abrir novas rotas comerciais que consolidaram a supremacia do Reino de Sião com todo o sudeste asiático.
No século XV, Pra Naret ascendeu ao trono com o nome de Naresuan, convertendo a capital numa grande metrópole, enquanto que os ingleses e holandeses estabeleciam centros de comércio e manufaturas nestas costas. Com a morte do rei, em 1688, se interrompeu o contato e intercâmbio com os europeus.
No século XVII os birmanos atacaram de novo e, em 1767, arrasaram a capital, destruindo obras de arte de incalculável valor (a cidade nunca voltaria a ser reconstruída). Tak Sin, subchefe do exército siamês, conseguiu fugir para o sul em companhia de 500 homens e dali preparou a reconquista, logrando expulsar, finalmente, os invasores da Birmânia (atual Myanmar). Sin foi coroado como novo rei da Tailândia fixando a capital em Thonburi, frente a Bangkok, na margem ocidental do Chao Phraya. Mas sua atitude megalomaníaca e autoritária (acreditando, inclusive, ser o próximo Buda), provocou a rebelião de seus oficias, encabeçados pelo General Chakri, que subiu ao trono com o nome de Rama I (1782), fundador da dinastia do mesmo nome e que permanece reinando até nossos dias.
O novo rei estabeleceu a capital em Bangkok (que quer dizer "cidade das ameixeiras silvestres"), na parte oriental do Chao Phraya. Durante seu governo consolidou-se o reino do Sião e saiu vitorioso nas continuas lutas com os birmanos. Os reis que lhe sucederam (Rama II e III) apartaram a Tailândia das turbulências internacionais. Os thais conquistaram o Laos, passando a compartilhá-lo com o Vietnã, e iniciaram políticas de saúde e de desenvolvimento social.
É com o Mongkut, Rama IV (1851-1868), que se pôs fim à política de isolamento e se ultimam tratados comerciais com Inglaterra, Estados Unidos e com diversos países europeus. Este rei caracterizou-se por sua astúcia diplomática e por sua capacidade para dotar o país das bases para a atual infra-estrutura. Durante seu reinado se estabeleceram e organizaram os serviços públicos e restauraram-se numerosos tesouros nacionais. Ele ficou famoso por contratar uma preceptora inglesa, Anna Leonowens, para seus filhos, fato que gerou o livro, filme e peça "The King and I" ("O rei e eu").
O sucessor de Rama IV foi seu filho Chulalongkorn (Rama V, 1868-1910) que continuou com a mesma política, mas adotando medidas mais radicais. Aboliu a escravidão dos agricultores, fomentou a construção de estradas de ferro e terminou com o costume de que os cidadãos se prostravam ante sua presença.
No ano de 1932, durante o reinado de Rama VII, no dia 24 de junho aconteceu um golpe de Estado e se pôs fim a monarquia absoluta, que se converteu numa monarquia constitucional. Em 1935, o rei abdicou em favor de seu sobrinho de 10 anos, pelo que se criou uma regência durante o reinado de Mahidol. Em 1939 mudou-se o nome de Sião para Tailândia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o país jogou diplomaticamente em ambos lados. Abriu suas fronteiras ao Japão, mas com a vitória dos Estados Unidos, passou a apoiar os aliados. Em 1946 o rei Mahidol faleceu e seu irmão, Bhumibol Adhulyadej, foi coroado como Rama IX (é o atual rei da Tailândia). Em 1947 o novo rei promulgou uma nova constituição pelo que se criou um novo parlamento de duas câmaras: 100 senadores e 240 da Casa de Representantes. Desde então sucederam vários golpes de Estado e o país foi governado sob comandos militares. Em 1991 se produziu um novo golpe militar e se firmou uma nova constituição no dia 9 de dezembro. O atual primeiro-ministro é Abhisit Veijjajiva.
Fonte: IBGE

Você precisa conhecer os outros países da Janela 10 x 40!

Você precisa aplicar em sua igreja slides sobre a Janela 10 x 40 (powerpoint!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.