Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para começar a amar Missões – aula 3


Acompanhe a terceira lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 3 – Origens do Evangelismo

Vimos na lição 1, que Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Na lição 2, vimos como Deus se revelou ao homem e como o diabo deturpou esta revelação. Missões é fazer a propaganda da correta revelação de Deus!

Nesta lição, veremos as origens do Evangelismo. Quem foi o primeiro a evangelizar alguém, quem foi o primeiro evangelizado, etc. Enganam-se quem pensa que estas respostas encontram-se no Novo Testamento. Não! Ocorreu há mais de 4 mil anos!

A resposta está na Aliança de Deus com Abraão, que algumas pessoas que gostam de falar difícil chamam de Aliança Abraâmica!

Em Gn. 12:1-3 vemos a aliança de Deus com Abrão, onde Deus estabelece algumas ordenanças e duas promessas: Deus abençoaria Abraão e Deus abençoaria todas as famílias da terra. Neste momento da narração bíblica Abraão era chamado de Abrão.

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”.

Família é entendida aqui como nação, povo, etnia. Etnia é um conjunto de pessoas que possuem uma origem comum, língua (ou dialeto) comum, características físicas em comum, cultura e religião comuns. Gentios no Novo Testamento é a tradução da palavra ethnê, que é traduzida por nações, povos, línguas. Aparece em vários lugares da Bíblia, até mesmo em Apocalipse. Falaremos disso na próxima lição.

Todas as nações da Terra seriam abençoadas através de Abraão e de seu descendente. O apóstolo Paulo explica bem esta situação em Gálatas 3:8-29. Acompanhe:

  • VS. 8 - “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.”. Deus evangelizou Abraão. Anunciou o Evangelho, a boa notícia: a justificação pela fé, o Fator Abraão! Nada de sacrifícios a ídolos ou penitências, ou qualquer outra sugestão do Fator Sodoma. Apenas a justificação pela Fé! 
  • VS. 14 - “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.”. Cristo nos resgatou para que as bênçãos de Abraão chegasse até nós, os gentios. Ou seja, para todos os povos! 
  • VS. 16 - “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.”. Cristo é O descendente de Abraão pelo qual as bênçãos chegariam aos povos (gentios). 
  • VS. 18 - “Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.”. Abraão recebeu a promessa de graça! Foi justificado pela fé, mediante a graça! Ele não fez nada para merecer a promessa! Apenas a recebeu! 
  • VS. 19 - “Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.”. A Lei foi acrescentada para corrigir a Revelação Deturpada (Fator Sodoma). 
  • VS. 29 - “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”. Somos herdeiros de Abraão porque cremos em Cristo .
Como podemos perceber em tudo isso, nós somos o resultado dessa grandiosa promessa!
Uma promessa feita há 4000 anos! Vale para mim! Para você!

  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma promessa de 4000 anos me alcançou.
  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma benção de 4000 anos me alcançou.
  • Quando o Evangelho chegou até mim, uma ordenança de 4000 anos me alcançou.

Uma conexão de 4000 anos! (datas aproximadas, apenas para efeito de memorização, ou como preferem alguns que falam difícil, um recurso mneumônico!).

E agora, qual é o meu e o seu papel?
Mateus 28:19,20 - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Marcos 16:15-18 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Se é um curso, tem que ter uma prova! Lá vai uma pergunta: 



Por que devo anunciar o Evangelho? Assinale a alternativa correta:
A) Porque eu amo a Deus e esse amor me contagia!;
B) Porque tenho amor pelas almas que morrem, tenho misericórdia deles;
C) Porque tenho temor a Deus já que anunciar o Evangelho é minha obrigação;
D) Porque o Espírito Santo faz meu peito arder e acabo testemunhando!
E) Todas as anteriores!

Na próxima aula vamos ver essa promessa de 4000 anos aparecendo no Novo Céu e na Nova Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.