Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para começar a amar Missões – aula 2


Acompanhe a segunda lição do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 2 – Revelação

Como vimos na lição 1, Deus quis reconciliar o mundo consigo mesmo através de Cristo. Missões é fazer a propaganda da Reconciliação! Para Deus reconciliar o Mundo consigo mesmo, Ele se manifestou a nós.

Para mostrar a Reconciliação, Deus precisou se manifestar, revelar um pouco da Sua glória. É o que chamamos de REVELAÇÃO! Ao mesmo tempo, o inimigo estragou esta revelação. Para compreendermos e amarmos Missões, precisamos entender didaticamente estas revelações.

Há três tipos de Revelação: 
  • a Revelação Geral;
  • a Revelação Especial;
  • e a Revelação Deturpada. 
Revelação Geral - Deus se revelando ao Mundo sem a Bíblia. Exemplos na própria Bíblia: Deus falando com Caim, com Enos (Gn. 4:26); com Noé; com Jó; com o rei e sacerdote Melquisedeque (Gn. 14:18-20); com o rei Abimeleque (Gn. 20:6); com o profeta Balaão, etc. A base bíblica para esta revelação é:
  • Sl. 19:1 - "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.";
  • Rm 1:19,20 - "porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis";
  • Ec. 3:11 - "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim".
Em algumas versões, no último versículo indicado,  a palavra 'eternidade' é substituída por 'mundo'. A palavra traduzida por 'mundo' ou 'eternidade' é owlam, que pode significar vários outras palavras: “para todo sempre”, “antiguidade”, “todas as coisas” etc. Pode se referir ao passado e ao futuro! A melhor tradução é “eternidade”: Deus pôs a eternidade no coração do homem, ou seja, o homem anseia por algo além daquilo que ele vê, sente, toca, observa. Existe um vazio no coração do homem, que somente é preenchido com Jesus! Este é o motivo do homem ter religiões. Todos os povos tem alguma religião! Originalmente, todos os povos eram monoteístas (criam em um só Deus), com o tempo, passaram a acreditar em vários deuses. Por quê? Veremos daqui a pouco. 


Revelação Especial - Deus se revelando ao Mundo através de um povo, através da Bíblia - começa com Gn. 12:1-3 a aliança de Deus com Abraão. Depois, continua com Isaque, com Jacó/Israel, com Judá, com Davi e assim por diante.  Daqui a pouco veremos mais detalhes.

Revelação Deturpada - Diabo alterando a Revelação de Deus. Exemplos disso na Bíblia: diabo falando como serpente a Eva, o assassinato de Abel, a poligamia de Lameque, os pecados antes do dilúvio, o erro de Cão, a torre de Babel (Gn. 9:1 comparado com Gn. 11:4), sexualidade deturpada em Sodoma e Gomorra, etc.  Além de outros exemplos fora da Bíblia: pirâmides, zigurates, politeísmo, rei-deus, sacrifícios de seres humanos, agradar a deuses através de formas sexuais e de glutonaria, etc.

Para você entender melhor, vamos usar a ideia de Don Richardson exposta no livro "Fator Melquisedeque" da Editora Betânia:


Deus se revelou a todos os povos e famílias através da REVELAÇÃO GERAL. É o que chamamos de FATOR MELQUISEDEQUE. Todos os povos tem uma memória disso: algum aspecto de sua cultura, alguma dança, cerimônia, etc! Praticamente todos os povos tem a crença em um Deus Criador!

O diabo deturpou esta revelação alterando a crença no Deus Criador, indicando que ele está longe e ou que não se interessa mais por eles, ou ainda que se esqueceu deles. É a REVELAÇÃO DETURPADA. O diabo instalou o politeísmo no coração dos homens, a obrigação de se ter de fazer algo para agradar os deuses. É o FATOR SODOMA.

Deus providenciou a solução para isto através da REVELAÇÃO ESPECIAL, a Bíblia. A Bíblia é a correção do curso. É o modelo para todas as sociedades e povos, apesar de falar de um povo em especial, ISRAEL. A Palavra de Deus é a correção da REVELAÇÃO DETURPADA. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática! É o nosso modelo de revelação! A nossa REVELAÇÃO ESPECIAL. O FATOR ABRAÃO. É o EVANGELHO, a boa nova, boa notícia.

Quando evangelizo alguém:

  • O Espírito Santo aviva o sentimento de eternidade no coração dele [FATOR MELQUISEDEQUE];
  • O Espírito Santo o convence do pecado, da justiça e do juízo [FATOR SODOMA] através da exposição daPalavra de Deus [FATOR ABRAÃO].

Na próxima aula:
Você sabe quem foi o primeiro a evangelizar alguém? Foi Deus!
Você sabe quem foi o primeiro evangelizado? Foi Abraão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.