Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para começar a amar Missões – aula 1



Acompanhe a primeira lição  do curso básico de introdução à Missiologia, ou como prefiro: "Para começar a amar Missões"

INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA - NÍVEL BÁSICO - Prof° Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração – http://www.missoeseadoracao.net/
AULA 1 - Definições

Missiologia - Estudos da Missão e das Missões.

Missão - é a atividade de Deus no Mundo. É a ação de Deus reconciliando o mundo consigo mesmo através de Cristo.

2 Co 5:18-19 - "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação".

Missões - aqueles que são reconciliados por Deus têm um ministério: a Reconciliação. Serem agentes da reconciliação. Missões são as atividades do povo de Deus na comunicação do Evangelho dentro e fora de seus limites ou fronteiras. É a expansão da Fé. É função dos reconciliados, fazer propaganda da reconciliação!

At. 1:8 - "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

A expansão da fé ocorre com o poder dado pelo Espírito Santo para nós. A expansão ocorre através de uma FORÇA CENTRÍFUGA! Tudo junto e ao mesmo tempo!
A expansão da Fé não se deu de forma sequencial somente, ou seja, não apenas em sequência, como se primeiro fosse Jerusalém e depois os outros lugares. A expansão ocorreu em todos os lugares ao mesmo tempo! Aonde os cristãos iam, evangelizavam! Enquanto a liderança permaneceu em Jerusalém (os apóstolos), os discípulos avançavam por todos os lugares!

A igreja de Jerusalém segurou os apóstolos ali por 7 anos. Deus chacoalhou as estruturas da Igreja ao permitir que Estevão morresse como mártir. Com a perseguição deflagrada, eles começaram a percorrer as cidades. Portanto, foram os apóstolos que "seguraram" a expansão da fé ao não saírem de Jerusalém. Deus precisou chacoalhar os apóstolos. A massa de cristãos ia para todo lugar (comerciantes, escravos, soldados, etc) levando o Evangelho. Igrejas foram fundadas sem a presença dos apóstolos! É por esta razão que a sequência cronológica da expansão da fé não é uma verdade absoluta. O livro de Atos traz esta expansão sequencial em suas páginas, mas, nas entrelinhas, vemos a expansão centrífuga da fé. Glória a Deus.

Na verdade, não é só nas entrelinhas! Há prova bíblica! Lembram-se dos 3000 batizados no dia de Pentecostes? Pois bem, acabada a festa, para onde eles foram? Para casa! Imagine a cena: eles indo embora com boa nova do Evangelho em seus corações. Você acha que eles ficaram quietinhos? Não, eles divulgaram a Palavra, a Boa Nova! Quem estabeleceu a Igreja em Antioquia? Quem a de Roma? Foram eles. Por isto, posso afirmar que a expansão é centrífuga e não sequencial.

Como o texto de Atos 1:8 afirma, a maior manifestação do poder do Espírito Santo em nós é o nosso desejo em obedecer ao IDE! Estar cheio do Espírito Santo resulta em poder ao testemunhar!

Na próxima aula veremos como Deus se revelou para poder reconciliar o homem consigo mesmo através de Cristo.

3 comentários:

  1. Misr-Wellington Silva2 de novembro de 2010 19:41

    Meu nome é Misrwellington Silva moro em Aracaju Se,Acai de criar um Trabalho na Aréa de libertação Chamado Principios Biblicos de Batalha Espiritual Como vcs encaram o ministério de libertação em missões?Ou qual o papel deste ministério?
    Att-MISr-Wellington Silva

    ResponderExcluir
  2. Olá Wellington, a paz do Senhor

    Creio que quando a pessoa aceita ao Senhor Jesus Cristo como único e Senhor e Salvador da sua vida, nada mais é necessário para que a pessoa seja livre. A verdade é Jesuse quando a conhecemos, ela liberta!

    Os pecados do dia a dia devem ser confessados e abandonados. Lembra-se da passagem de Jesus lavando os pés dos discípulos? Então, como nós já estamos limpos pela Palavra, basta as "mãos e os pés", ou seja, bastam nossas ações (mãos) e caminhos (pés).

    Contudo, há situações em que a pessoa deve purificar sua vida. Isto é bíblico! Mas temos que ter equilíbrio!

    Em Hebreus 2:3 lemos: como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram:. A expressão “tão grande” vem da palavra grega tē likautēs que dá a idéia de algo vasto, grande, imenso e abrangente. Ou seja, uma vasta salvação, uma salvação abrangente.

    Temos que entender que a salvação de Deus é abrangente, ela resolveu todos os problemas originados do pecado. O pecado na humanidade trouxe conseqüências terrí-veis para ela própria e para o planeta Terra. Para a morte, Deus proveu a vida eterna. Para o pecado, Deus proveu o perdão. Para as doenças, Deus proveu a cura. Para a na-tureza transformada, Deus proveu um novo céu e uma nova Terra. Ou seja, Deus planejou e executou uma ação grandiosa com o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Toda a trindade esteve e está envolvida com a salvação do ser humano. Ao aceitarmos Jesus, o que mais precisávamos foi-nos concedido! A vida eterna!

    Paulo escreve aos crentes de Corinto: Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2Co.7:1).

    Crentes purificando o espírito! Através do temor a Deus!

    Logo, concluindo, o ministério de libertação não salva a pessoa! Apenas a ajuda a entender tudo o que ela já tem, o que ela já é! Amplifica o temor de Deus!

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor,
    Nossa estou encantada com os estudos sobre missões, eu sou missionaria e estou sempre a frente dos cultos de missões na igreja na qual eu congrego, mas te confesso que estou aprendendo muito com os seus estudos. Que Deus te abençoe sempre! Irmão, vc mora no Brasil? Pois precisamos de pessoas como vc para estar ministrando estudos como os seus nas igrejas, para que a igreja venha a despertar para missões. Fique na paz e me responda. Vc teria alguma ideia para um culto do DIP?

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.