Pesquise em mais de 1800 postagens!

domingo, 11 de abril de 2010

Presente e Futuro - parte 2

Neste mês de abril resgatarei alguns estudos para células que fiz para a minha ex-igreja nos idos de 2004-2006. São estudos comentados ou apenas esboçados que fiz para auxiliar os demais líderes de células, para que eles dessem alimento sólido em suas células.

Aproveitem e não deixem de comentar!

Texto base: Romanos 8:18 a 39.

Introdução: No estudo passado vimos os versículos  18 a  25 que falavam dos sofrimentos do presente e as glórias do porvir (futuro). Vimos que tais sofrimentos não são nada comparados à glória que veremos e participaremos, num piscar de olhos, no céu com Deus. Agora, veremos os versículos 26 a 30, que tratam da obra intercessora do Espírito Santo sobre nossas vidas.   Muitos estudiosos da Bíblia chamam o livro de Romanos de “evangelho do Cristo ressurreto”.   A carta de Paulo aos Romanos é a continuação da boa notícia: Jesus nos reconcilia com Deus, podemos Ter vida eterna e viver na Terra com bênçãos e esperança, mesmo com as lutas.

Versículo 26: O Espírito Santo intercede por nós. Mesmo com a nossa natureza pecaminosa e com a graça da salvação e reconciliação dadas por Jesus Cristo, falta ainda a redenção completa: nosso espírito está pronto, vamos para a glória, contudo, nosso corpo ainda não foi transformado. Nosso corpo será transformado quando formos arrebatados ou ressuscitados. Enquanto isso não acontece, apresentamos fraquezas e são nessas fraquezas que o Espírito Santo intercede por nós. Contudo, veja que não são fraquezas no sentido de um pecado predileto que gostamos de cometer, que planejamos cometer. Não é isso. O Espírito Santo é santo! Quando fazemos tais coisas Ele não somente intercede, mas sim, se entristece!   O Espírito Santo intercede por nós de tal modo que Ele geme de maneira “incompreensível”. Quando estivermos em lutas e aflições, devemos nos lembrar que o Espírito Santo está intercedendo por nós e nos consolando.


Versículo 27: É da vontade de Deus Pai que o Deus Espírito Santo interceda por nós. Ele sonda nosso coração. Podemos Ter confiança que Deus sabe o que passamos. Deus não se cala, se atrasa ou qualquer coisa. Deus age no tempo certo, no tempo ideal, que chamamos de “kairós”. Existe o tempo “kronos”, que é o nosso tempo, o “relógio”. E existe o tempo “kairós”, a “hora h”, o tempo certo!

Versículo 28: se Deus sonda nossos corações, se o Espírito Santo intercede por nós, então, nada vai acontecer com a nossa vida se não for da vontade de Deus! Este versículo é um dos mais incompreensíveis da Bíblia. Quando estamos bem e vamos ajudar alguém, sempre citamos este versículo. Contudo, quando nós é que passamos por dificuldades, não nos lembramos desse versículo. É difícil entender, mas, nada acontece com a nossa vida se não for da vontade de Deus. Não somos marionetes de satanás! Fomos comprados por um alto preço para sermos jogados e sermos pisados pelo inimigo. Se nos mantermos fiéis, o inimigo não vai fazer o que quiser conosco. De forma alguma. Deus é soberano. Somos propriedade dEle. Você acha que Deus te entregaria para ser destruído por satanás? Lembram-se dos mártires da igreja primitiva, dos mártires de hoje, nos países da janela 10/40, dos missionários devorados por canibais. Deus agiu  assim  para  demonstrar  o  amor  dEle.  Deus  é  todo  amor,  não  é  porque  Deus  permitiu  que  um missionário fosse devorado que Ele estaria sendo menos amoroso. Deus tem propósito para tudo. Toda vez que vejo ou passo por uma situação incompreensível, lembro-me de Rm.  11:33-36. Quem sou eu para questionar o Deus Todo-Poderoso? Ele é meu pai, eu sou Seu filho. Observação: Temos que entender bem as coisas: existe a semeadura e a colheita. Se eu semeio o mal, vou colher o mal. Algumas aflições que nos atingem, acontecem por nossa própria semeadura. Exemplos: deixar de dizimar e ter as coisas quebradas, destruídas, etc. Não ler a Palavra e nem orar, ficando frio na fé e cair em alguma tentação. Não praticar atividades esportivas, comer demais e ficar doente. Correr no trânsito e sofrer acidente. Apesar das nossas besteiras (atitudes e palavras), Deus ainda nos dá chance e mais chance de melhorarmos. É a nossa parte, o nosso livre arbítrio. Somos cooperadores com Deus (1Co. 3:9). Deus é justo. Se formos fiéis receberemos a coroa da vida. Se formos mornos, seremos vomitados!

Versículo 29: Jesus é o primogênito de Deus, nosso irmão mais velho! Ele nos ajuda! Quando formos arrebatados ou ressuscitados, teremos um corpo glorificado como o de Jesus! Observação: Quando este versículo fala de “predestinar”. Não quer dizer que Deus escolhe quem vai ser salvo e quem não vai. Não é assim. A correta interpretação é que Deus predestinou a humanidade à salvação. Não um indivíduo (com nome e sobrenome), mas sim, os seres humanos, aquele que crer em Jesus Cristo. Deus desejou que a humanidade fosse salva e que se reconciliasse com Ele através de Jesus.

Versículo 30: Deus nos chamou (estávamos perdidos!). Deus nos justificou (éramos injustos e Ele nos deu a Sua justiça!). Deus nos glorificou (vivemos debaixo da glória de Deus!). Mas, isto é só o começo, o melhor está por vir.

Conclusão: leia e medite sobre todo o texto, peça ao Espírito Santo reacender a esperança em você. Pare de olhar só para os problemas e olhe para Jesus. Ore, quebrante-se em casa com sua família. Depois, confortado pela Palavra de Deus, vá até seus discípulos e ministre com poder e autoridade sobre eles. Você é condutor da glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.