Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Convite da Sabedoria

Neste mês de abril resgatarei alguns estudos para células que fiz para a minha ex-igreja nos idos de 2004-2006.

Aproveitem e não deixem de comentar!


Texto base: Provérbios 1:20 - 33

Introdução: Jesus é a Sabedoria citada neste trecho. Sabedoria clamou nas praças e ruas (vs. 20), Jesus também (Jo. 7:37). Sabedoria clamou nas portas (vs. 21), Jesus também (Ap. 3:20). Em Pv. 9:1-5, Sabedoria clama “Vinde comer pão e beber vinho!”, Jesus também fez isso (Jo. 6:48, 15:1 e Lc. 22:19 e 20). Vamos acompanhar o clamor de Sabedoria (Jesus) neste trecho abençoado do livro de Provérbios.


1) “Até quando tolos, amareis a tolice?”. No versículo 22 Jesus chama os que não ouvem a sua voz de “Tolos!”. Tola é a pessoa que sabe o que deve fazer e não faz. Que sabe que não pode dar ouvidos aos pensamentos lançados por satanás, e acaba fazendo. Loucos são aqueles que deixam de aproveitar a oportunidade de adquirir conhecimento bíblico nos cultos, células e EBD faltando nestas atividades para dormir, jogar bola, etc. Deixar de adquirir conhecimento, Isto é loucura. Amar as coisas erradas, isto é ser tolo.


2) “Convertei-vos pela minha repreensão”. Nem sempre Jesus usa o pastor para te convidar ao arrependimento usando palavras doces e amáveis. Quando nosso pastor clama do púlpito por santidade, quando ele condena os atos imorais da sociedade, não está somente esbravejando, “descendo a lenha”. Ele está fazendo um convite à conversão. Portanto, não pense que o pastor faz sermão de encomenda, ou que ele gosta de falar das barbaridades que alguns cometem. Não fique magoado, não faça beicinho. Saiba que ele é o anjo da igreja e que está te convidando ao arrependimento. É Jesus falando da boca do nosso pastor. Aleluia.

3) “Derramarei meu Espírito”. Muitos vêem as manifestações maravilhosas do Espírito Santo na boca de alguns irmãos e os invejam. Alguns criticam, mas na verdade, têm vontade de fazerem a mesma coisa. Aqueles irmãos não são, em nada, melhores que nós. Eles apenas estão pagando o preço da santidade. Deus não usará um vaso sujo. Aceitaram o convite de Jesus ao arrependimento. Na verdade, tais irmãos aceitam todos os dias o convite ao arrependimento e Jesus derrama do Espírito Santo e faz saber a eles as Palavras de Deus.

4) “Eu me rirei da vossa perdição”. Gosto de imaginar Jesus rindo com os discípulos. Já imaginou Jesus brincando com Pedro, Tiago ou João? Porém aqui neste trecho, o riso de Jesus é terrível. Desde o versículo 24 até o 27 Ele vem dizendo, “Mas, como eu clamei e você recusou...”. Jesus diz “Eu me rirei da vossa perdição”. Meu Deus! Alguns podem dizer, Jesus não é assim, Ele é maravilhoso. Amém, Jesus é maravilhoso, mas leia estes textos: Hb. 12:29, 10:30 e 31, Ap. 3:15 e 16. Nos versículos 28 a 30 Sabedoria (Jesus) continua afirmando “me buscarão, mas não me acharão” Como achar aquilo que você não conhece? É igual uma pessoa que encontra um biólogo agachado perto de uma planta procurando algo. Ela chega e pergunta “Quer ajuda? O que você está procurando?”. O biólogo responde “Obrigado, Ajude-me a achar um Stagmatoptera.” Se você não sabe o que é, vai achar? Nunca. Com Deus é assim. Se você não O busca, não ora, não lê a Bíblia, não ama ao próximo, você não O conhece e nem é conhecido Dele (1Jo. 4:7, 8 e 11, 12).

5) “Fartar-se-ão dos seus próprios conselhos”. Deus vai permitir que a mente dessas pessoas (loucas e tolas) fiquem travadas. Essa permissão ocorre por causa do livre arbítrio da própria pessoa. Deus coloca a benção, a pessoa prefere escolher a maldição, portanto, maldição ela terá. Em Rm. 1:19-32 vemos a confirmação disso. Os pecadores criam para si mesmos um mundo de fábulas, lendas e mitos. Acreditam nelas. Dão mais crédito a elas que à Palavra de Deus. Isto é conseqüência da desobediência a Deus.

6) “Descansado do temor do mal”. Aquele que der ouvidos a Sabedoria (Jesus), habitará com segurança e ficará livre do temor do mal. Que palavra maravilhosa. Que convite lindo, Jesus é maravilhoso. Muitos vivem com medo do mal que pode sobrevir sobre eles, suas famílias, seus negócios, etc. Mas Deus promete livrar-nos desse temor. O mal que vier será vencido no poder de Jesus. Qualquer coisa que vier sobre nossa vida será proveniente do próprio Deus e resultará em bênção para nós.

Conclusão: Aceite o convite de Jesus (Sabedoria). Ministre sobre seus discípulos! Líder: Prepare-se de antemão com oração e leitura dos textos. Leia os versículos anteriores e posteriores de cada texto indicado. Se faltar tempo, não leia todo o texto de Romanos, apenas o versículo 28 já é suficiente. Não dê ênfase no lado negativo de não estar aceitando o convite de Jesus (apesar do texto salientar muito isso). Valorize o fato dele estar na célula, isso já mostra que ele está no caminho certo. Estimule-o. Durante a ministração, coloque uma música abençoada, unja seus discípulos, ore por eles, leve-os ao quebrantamento. Profetize bênçãos sobre a vida deles. Stagmatoptera é uma espécie de louvadeus (inseto carnívoro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.