Pesquise em mais de 1800 postagens!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Incredulidade

Neste mês de abril resgatarei alguns estudos para células que fiz para a minha ex-igreja nos idos de 2004-2006. São estudos comentados ou apenas esboçados que fiz para auxiliar os demais líderes de células, para que eles dessem alimento sólido em suas células. Na época eu era líder de célula e passei a ser líder de macrocélula. Tinha mais de 100 homens na macrocélula que se chamava Diante do Trono.
Aquela macrocélula teve como primeiro líder o Marcelo, depois o Izaías e finalmente eu. Fiquei um ano na frente dela e passei o bastão para meu filho na fé, o Bruno. Hoje, o Bruno ainda é o líder. Um adolescente que vi tornar-se homem, um homem de Deus! Um adolescente que amava futebol, hoje, um homem que tem o temor a Deus!
Tenho muitas saudades daqueles homens de Deus, daqueles irmãos que me deram o privilégio de participar da colheita, consolidação e discipulado. Participar de suas vidas! São filhos na fé que guardo no coração, apesar da distância do tempo e do espaço. Apesar da mudança de planos de Deus para a minha vida! Quer saber minha opinião sobre a igreja em células no modelo dos 12, clique aqui.  Não confunda Visão celular com Modelo dos 12!

Aproveitem e não deixem de comentar!


Texto: João 20.19-29 (ORE ANTES DE MINISTRAR).

Introdução: A incredulidade é inimiga do crente em Jesus Cristo. Quantos projetos paralisados ou mortos por causa da incredulidade. Vamos ver na vida de Tomé como ele foi incrédulo e como deu a volta por cima e permaneceu na fé.

a) Mateus 10.1-4 – Tomé experimentou a autoridade de Jesus sobre sua vida.
b) Marcos 3.11-19 – Tomé viu os espíritos imundos adorarem a Jesus. Recebeu autoridade sobre tais espíritos imundos.
c) João 11.11-17 – Tomé se predispôs a enfrentar os adversários de Jesus e viu a ressurreição de Lázaro.
d) João 14.1-9 – Tomé, no final de três anos de caminhada com Jesus, não sabia o caminho, mas, ele não era o único.
e) João 20.19-29 – Tomé não recebeu o sopro do Espírito. Sua conversão foi como a nossa, recebeu o Espírito no momento que creu. Ficou 8 dias na dúvida. Imagine os outros 10 discípulos felizes e Tomé incrédulo.
f) João 21.1-3 – Tomé perseverou junto com os discípulos.
g) Atos 1.10-14 – Tomé perseverou com a igreja:
Vs. 10 - Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,
Vs. 11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Vs. 12 - Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado.
Vs. 13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
Vs. 14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Conclusão: A critério do líder.

2 comentários:

  1. Amado como que em lucas 11:11-17, tomé se predispôs a enfrentar os adversários de Jesus e viu a ressurreição de Lázaro? não entendi o contexto.
    A paz do Senhor.
    roger.junqueira@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Roger.

    Obrigado pela correção. Não é Lucas, mas sim, João! João 11:11-17. Corrigi o texto.

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.