Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Racha entre os Sikhs. Surge uma nova religião.

Típico seguidor sikh
 (Fonte: Flicker)
O Sikhismo é a quinta religião do mundo em quantidade de seguidores. São mais de 23 milhões segundo algumas estimativas. Trata-se de uma religião monoteísta com infiltração do hinduísmo e do islamismo. Surgiu no século XV em uma região chamada Punjab, território hoje dividido entre o Paquistão e a Índia.

Uma característica do homem sikh é sua barba e seu turbante.

É comum os sikhs venerarem homens sábios do passado, chamados de gurus. Os seguidores dos gurus criaram linhas dentro do sikhismo. O sikhismo é um amontoado de pequenos grupos, os seguidores dos tais gurus do passado. O ramo principal do sikhismo que venera o guru fundador considera as outras correntes como seitas. O livro sagrado deles é objeto de conflito. Cada seguidor quer adicionar composições do seu guru preferido.

http://www.gururavidas.org/
Um dos gurus mais venerados é o Guru Ravidass que viveu vários séculos atrás. Os ravidassianos fundaram templos em várias cidades do mundo e contam com uma liderança forte. A separação se deu por causa de um assassinato de um de seus líderes (acompanhe a notícia da Folha de São Paulo). Esta ação desencadeou um movimento separatista entre os sikhstas e os seguidores de Ravidass.

O movimento para criar uma identidade religiosa distinta para Ravidassianos foi liderada por Dera Sachkhand Ballan após o assassinato de Sant Ramananad, um dos líderes da religião em Viena, no dia 24 de maio do ano passado em um templo Ravidass. Sant Niranjan Dass ficou ferido no atentado supostamente realizado por alguns sikhs. O motivo do ataque ainda é desconhecido e a polícia austríaca ainda está investigando o caso.

Dera Sachkhand Ballan anunciou a nova religião, Ravidassia Dharm, em Benares, a cidade natal do Guru Ravidass, na noite de sábado. A ocasião era o 633° aniversário de Ravidass.

Foi também anunciado que a comunidade terá seu livro religioso separado, Amrit Bani Guru Ravidass, contendo 240 hinos do Guru Ravidass, um símbolo separado "Har" e um lema separado "Jai Gurudev". 200 hinos a mais que havia originalmente no livro sagrado dos sikhs.

Símbolo Ravidass
Notícia original, em inglês, aqui.

Vamos orar pelos sikhs e suas dezenas de seitas. Precisam encontrar o verdadeiro Deus! Peça para que Jesus apareça em seus sonhos.

8 comentários:

  1. Coisa mais ridícula vc é.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida anônimo, quanta mágoa no seu coração! Saiba que Jesus é o que você precisa para ser curado!

    Deus te ama e eu também!

    Ele tem um plano maravilhoso em sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, só uns esclarecimentos:
    “Uma característica do homem sikh é sua barba e seu turbante.”
    No Sikhismo, homens e mulheres tem direitos iguais. As mulheres sikhs usam sari, um lenço sobre a cabeça que é comum a todas as mulheres da India, mas algumas usam turbante e sari, ou só turbante.
    “É comum os sikhs venerarem homens sábios do passado, chamados de gurus.”
    Guru em Punjabi, língua Indiana e da maioria dos sikhs, quer dizer mestre, ou seja, professor. Os gurus do Sikhismo são tão venerados como Lutero é pelos protestantes. Ou sejam, são lembrados, mas não adorados. O Sikhismo é contra veneração a túmulos e santos.
    “Os seguidores dos gurus criaram linhas dentro do sikhismo. O sikhismo é um amontoado de pequenos grupos, os seguidores dos tais gurus do passado. O ramo principal do sikhismo que venera o guru fundador considera as outras correntes como seitas.”
    De Nanak Dev Ji, o fundador do Sikhismo atê Gonbind Singh, o decimo e ultimo guru vivo, o pensamento sikh foi evoluindo mas sempre se mantendo fiel aos ensinamentos e o legado de Nanak: Amor e devoção ao único Deus, trabalho honesto, vida em família e ajuda aos necessitados. Os outros grupos (ou seitas, como você diz) são os Udasis, grupo celibatário fundado pelo filho do Guru Nanak, a Akhand Kirtani Jatha, cujos membros são vegetarianos e os Nihang, que consomem maconha, o que vai contra o código de ética Sikh.

    ResponderExcluir
  5. “O livro sagrado deles é objeto de conflito. Cada seguidor quer adicionar composições do seu guru preferido.”
    Gostaria muito de saber aonde você pegou essa informação. O Guru Grant Sahib, o principal livro sagrado do Sikhismo, é a compilação de orações, escritos, hinos e a essência do pensamento dos Gurus do Sikhismo. Ele inclusive possui textos de autores Hindus e Muçulmanos, pois embora os Sikhs estejam certos de sua fé, sabem que as outras religiões são outros caminhos para se chegar a Deus. Como o Décimo guru nomeou o Guru Grant Sahib como seu sucessor, ele é considerado pelos sikhs como seu líder espiritual, o 11º Guru. A partir daí nenhum Sikh o alterou ou sonharia em altera-lo, por esse motivo, ele não é traduzido. Na verdade, como você noticiou o Ravidassianismo CRIOU um livro a parte. Assim como Lutero disse que um cristão deve estudar Grego e Aramaico para ter uma real compreensão da biblia, um Sikh deve aprender guzerate para ler o Guru Grant Sahib.
    “Um dos gurus mais venerados é o Guru Ravidass que viveu vários séculos atrás.”
    Ravidass foi um guru do movimento Bhakti, uma ramificação do hinduísmo que prega que só há um deus. Ele viveu mais ou menos na época do Guru Nanak. Parte de seus escritos foram compilados pelo quinto guru do Sikhismo. Ele NÃO é um guru do Sikhismo, ele vivia em outro estado da índia na mesma época do Guru Nanak, cujo sucessor e segundo Guru do Sikhismo foi Angad, seu seguidor.

    ResponderExcluir
  6. “Os ravidassianos fundaram templos em várias cidades do mundo e contam com uma liderança forte. A separação se deu por causa de um assassinato de um de seus líderes (acompanhe a notícia da Folha de São Paulo). Esta ação desencadeou um movimento separatista entre os sikhstas e os seguidores de Ravidass.O movimento para criar uma identidade religiosa distinta para Ravidassianos foi liderada por Dera Sachkhand Ballan após o assassinato de Sant Ramananad, um dos líderes da religião em Viena, no dia 24 de maio do ano passado em um templo Ravidass.”
    O assassinato foi num templo Sikh, onde esses Ravidassestavam sendo homenageados. Outra coisa muito importante: o Guru Grant Sahib e a Khalsa (irmandade dos membros sikhs que foram batizados) são os líderes do Sikhismo,. O Dera Sachkhand Ballan é uma entidade do Ravidassianismo que existe desde 1895, com líderes próprios. Ainda assim, os Ravidass estavam sendo homenageados, esses extremistas os atacaram. Se eles fossem verdadeiros Sikhs, jamais o teriam feito.
    “Sant Niranjan Dass ficou ferido no atentado supostamente realizado por alguns sikhs. O motivo do ataque ainda é desconhecido e a polícia austríaca ainda está investigando o caso.”
    O motivo é preconceito. Os Ravidass eram inicialmente Sikhs da classe mais baixa da Índia, os dálit. Os gurus do Sikhismo aboliraram todas as diferentes de classe e de gênero, mas infelizmente algumas pessoas que se dizem Sikhs não o fizeram em seus corações. A maioria dos sikhs da diáspora, que cresceram no Ocidente, já evoluiu e aceita em suas fileiras afros e orientais. Mas alguns sikhs indianos ainda tem esse odioso preconceito em seus corações.

    ResponderExcluir
  7. “Dera Sachkhand Ballan anunciou a nova religião, Ravidassia Dharm, em Benares, a cidade natal do Guru Ravidass, na noite de sábado. A ocasião era o 633° aniversário de Ravidass. Foi também anunciado que a comunidade terá seu livro religioso separado, Amrit Bani Guru Ravidass, contendo 240 hinos do Guru Ravidass, um símbolo separado "Har" e um lema separado "Jai Gurudev". 200 hinos a mais que havia originalmente no livro sagrado dos sikhs.”
    Tudo certo aqui. Só acrescentando. Os Ravidass não leem mais o Guru Grant Sahib em seus cultos, só esse livro que é formado pelos hinos de Ravidass, eles tornaram-se uma religião a parte totalmente, infelizmente uma religião étnica.
    No mais, fique em paz irmão.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Rudemangueboy por sua contribuição.

    Gilson de Moura

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.