Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 - Ano do espírito vencer a carne!

Feliz 2010! Que seja um ano para que sua carne seja derrotada pelo seu espírito. É isso mesmo que você leu. Escrevi espírito com letra minúscula pra indicar que é o seu espírito e não o Espírito Santo.

Esta foi a pregação do Pr. Israel da Igreja Batista Emanuel de Nova Odessa. Minha cunhada congrega lá e nos convidou para passar o culto da virada do ano. Um culto maravilhoso com uma apresentação de dança da Cia de Dança Respirate com o tema que descrevo agora para vocês: a luta do espírito contra a carne. Não houve pregação em si, contudo, o pastor Israel e a Pra. Rita ministraram maravilhosamente. Inclusive com batismo de vários jovens. Minha sobrinha, a Tainá, dançou nesta apresentação. Foi lindo. Acompanhe um resumo da mensagem com vários acréscimos meus:
Somos nós que devemos lutar contra a carne. Paulo escreveu isto na Epístola aos Gálatas, capítulo 5:13-18 (NTLH):
"Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros. Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando! Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei."
Cristo me libertou. Sou livre! Mas isso não é desculpa para que eu viva uma vida desregrada! Tenho que viver sobre uma regra: a regra do Amor! Esta regra manda que nós deixemos o Espírito Santo dirigir nossas vidas, para que assim, nossas concupiscências (o desejo forte) sejam domesticadas, subjugadas e eliminadas.

A concupiscência (ou desejo forte) é a necessidade da nossa carne. Tal necessidade se contrapõe com o desejo do espírito (nosso espírito).

A verdadeira batalha espiritual se dá em nós mesmos. O espírito contra a carne! É interessante observar que o espírito é parte de nós e a carne também!
Somos corpo, alma e espírito.
Não é como alguns dizem, imitando os kardecistas ou espíritas:
Somos um espírito, habitamos em um corpo e temos uma alma!
Esta é uma visão platônica do ser humano. A carne é má e escraviza a alma! Isto está por fora. Deus criou a carne, a alma e o espírito! A carne é boa, a alma é boa e o espírito é bom! Com o pecado, a carne se corrompeu, a alma se corrompeu e o espírito também!

Com a morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, existe a possibilidade do espírito renascer, da alma renovar-se e do corpo ser glorificado. Cada um a seu tempo!

  1. Primeiro o espírito (no momento que a pessoa abre a porta do seu coração para Jesus). 
  2. Depois a alma (no dia a dia com oração e leitura da Palavra de Deus).
  3. E no arrebatamento ou ressurreição, o corpo!  

Esta sequência mostra que Deus me salvou por inteiro! Passarei a eternidade junto com Deus, vendo-o, conversando com Ele com o meu corpo, com a minha alma e com o meu espírito.

Neste momento, porém, minha carne clama por satisfação! Se não oro e não leio a Palavra, este desejo forte (que é a concupiscência) aflora e faço coisas que meu espírito abomina! Contudo, se eu orar e ler a Palavra, o Espírito Santo auxilia meu espírito e minha carne é sufocada e os desejos diminuem de intensidade. Eles ainda estão lá, porém, com menor intensidade.

Uma ministração maravilhosa. Evidentemente, o Pr. Israel falou sobre a prosperidade, contudo, falou muito mais sobre santidade! Pregação coerente e correta da Palavra de Deus através da dança e da ministração!

Parabéns à Igreja Batista Emanuel que nos recebeu tão brilhantemente. Que Deus vos faça prosperar em tudo. Que vocês cresçam, não somente em número de crentes, mas sim, no conhecimento de Deus!

Após o culto, aos 20 minutos do primeiro dia do ano, saímos do templo e ficamos na calçada para ver os fogos. A vizinhança já havia cessado os rojões, então, foi a vez da igreja. Quase 10 minutos de um verdadeiro show pirotécnico! Maravilhoso! Minha esposa gravou. Aparecemos nas imagens! O Pr. Israel aparece com o microfone nas mãos. Uma benção.



Se quise saber como os fogos de artifício funcionam, clique aqui. Sobre as cores dos fogos de artifício, clique aqui.

Feliz 2010! Com santidade e com prosperidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.