Pesquise em mais de 1800 postagens!

sábado, 10 de outubro de 2009

Visão Celular no Modelo dos 12 - considerações

Olá amigos e irmãos que acompanham o Blog Missões e Adoração. Depois de procrastinar (enrolar com a barriga) este artigo por mais de 10 meses, resolvi publicá-lo [publicado em 10 de outubro de 2009]. Antes de tirar qualquer conclusão precipitada, recomendo a leitura total do texto. Escrevo isso com muito amor, com o objetivo de abrir os olhos de muitas pessoas. Meu objetivo não é magoar ninguém, nem ofender ou ferir. Sei que talvez isso acabe acontecendo, porém, sinto urgência em publicar esse texto. 


Esclarecimento
Vivo em quatro cidades (em uma eu moro, em outra eu tenho familiares, em outra eu trabalho e em outra eu tenho amigos), além disso, através desse blog, tive contato com centenas de pessoas. Portanto, chegaram aos meus ouvidos e aos meu olhos várias situações. Depois de orar ao Senhor e procrastinar muitas vezes, fui forçado a escrever esse texto. Que Deus o use para abençoar vidas pelo Brasil e pelo mundo afora.

Que fique bem claro, a Visão Celular me ajudou a voltar aos caminhos do Senhor, onde fui restaurado e batizado no Espírito Santo, recebi e desenvolvi o dom do ensino e muitas outras coisas. Sou grato a Deus pela igreja que me acolheu e me abençoou. Esta igreja está na Visão Celular e sou grato aos pastores. Não estou murmurando ou cuspindo no prato em que comi.

Outra coisa deve ficar bem clara, as situações descritas e analisadas aqui não possuem especificidade eclesiástica - não falam de uma única igreja, mas sim, de uma coletânea de conversas e emails com várias pessoas, entre elas líderes, discípulos e pastores de diversas denominações que abraçaram a Visão Celular no modelo dos 12, inclusive as versões "adaptadas".



Introdução
A Visão Celular no Modelo dos 12 é alegadamente a última visão de Deus para a igreja dos últimos dias, a melhor estratégia para crescimento das igrejas e a melhor para discipular pessoas. Digo ‘alegadamente’, porque, na verdade, muitos a consideram assim. Quanto a mim, a Visão Celular não é a última, nem a melhor, é apenas mais uma visão dada por Deus, mais uma estratégia. Contudo, muitos não enxergam assim, insistem em exaltar a Visão. Deixam a glória aos pés da Visão ou dos líderes, mesmo que estes não queiram. Esta é a deturpação da Visão.

Vários movimentos que a Igreja experimentou em sua trajetória desde o Pentecoste foram deturpados. Não cabe aqui detalhar tais conflitos, posso citar a questão judaizante combatida em Atos 15 com o Concílio de Jerusalém. Os judaizantes exageraram a condição do discipulado ao exigir a circuncisão dos gentios. Mesmo assim, devo ressaltar que a Visão também está deturpada.

Como estou vivenciando o desenvolvimento da Visão, como sou contemporâneo a ela, presenciei as trágicas consequências da deturpação dessa visão abençoada. São casos e casos de igrejas feridas, pessoas prejudicadas em sua caminhada cristã por causa da Visão. Acho até que a Visão propicia, facilita esta deturpação, pois, altera dramaticamente as relações entre cristãos. Expõe as pessoas e, principalmente, o coração delas (Jeremias 17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”). Portanto, tudo é possível, tanto a deturpação como o pleno desenvolvimento, se bem que tenho visto mais o primeiro caso. Há um interessante elemento aqui, a mesclagem. Sucesso mesclado com frustração - no ponto de vista de uns. Frustração mesclado com sucesso - no ponto de vista de outros.

Como alguns líderes da Visão afirmam, a falha não está na Visão, mas sim, nas pessoas. Esta é uma falácia, uma faca de dois gumes, porque se a falha está nas pessoas e a Visão envolve pessoas, multidões na verdade, consequentemente, sempre haverá problemas. Momentos de dores, traumas e prejuízos espirituais não faltarão. Satanás aproveita-se dessas situações e amarra a vida de crentes, líderes e igrejas.

Entre todas as análises que poderia fazer sobre essa deturpação – por exemplo, na área teológica – vou dar ênfase na área que mais afeta a Igreja no meu ponto de vista, a área do relacionamento pessoal.


Relação Líder X Discípulo
Na Visão Celular, a base dessa relação está em alguns versículos bíblicos, tais como:
Mateus 10:24 – “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem é o servo mais do que o seu senhor”.
Romanos 13:1 – “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”.
Filemon 19 – “Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi: Eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves”.
Romanos 13:7 – “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”.

Diante desses textos os discípulos sempre têm uma dívida de honra com o líder. Isso é bíblico e está correto. Contudo, esta verdade bíblica pode ser deturpada. O problema está no exagero. Tal exagero leva a vários problemas, citarei - apenas - 12 deles:

1) Escravidão: Líder que escraviza seus discípulos. Discípulos que se auto-imputam essa condição. Esquecemos que verdadeiramente Jesus é o nosso maior exemplo de mestre. Ele disse que o maior no Reino dos Céus é aquele que serve (Lucas 22:26 – “Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”.). A Visão Celular deturpada leva a um excesso de exigências do líder para com o discípulo e vice-versa. Há líderes que gostam de serem servidos, bajulados. E há discípulos que são verdadeiros bajuladores, honrando mais ao líder que a Deus.

2) Idolatria: A escravidão é apenas um nível da deturpação da Visão Celular. Um nível mais profundo é a idolatria. Idolatria é a materialização da adoração. Jesus nos explica muito bem o que é a adoração, ela é espiritual (João 4:24 – “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.). A idolatria tira o caráter espiritual da adoração e a materializa através de imagens, objetos, etc. Até pessoas podem ser objetos de adoração. Steve Gallagher nos ensinou que a idolatria é um ato extremo de egoísmo (No altar da idolatria sexual, Graça Editorial, 2003). Alguns discípulos projetam suas carências afetivas, emocionais, psicológicas, entre outras, na figura do líder. É mais fácil ver o líder que “ver” a Deus. Geração de anões espirituais. O líder precisa aprender a discernir essa reação de seus discípulos e nunca aproveitar-se disso para ganhar dividendos, seja até mesmo de caráter espiritual visando o crescimento da igreja.

3) Limitação: Citamos Mateus 10:24 logo acima e lemos que o discípulo não é maior que o mestre, mas, verificando e comparando com João 14:12 – “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”, entendemos a dimensão dessa relação. Jesus coloca aqui a situação de que os discípulos podem realizar obras maiores que as que Ele fez na Terra. A mulher com fluxo de sangue precisou tocar as vestes de Jesus (Marcos 5:28 – “Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”.). A sombra de Pedro curava as pessoas (Atos 5:15 – “de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles”.). Evidentemente Pedro fazia isso em Nome de Jesus. Era Jesus quem curava através da sombra de Pedro e da fé dos doentes ao se posicionarem nas ruas. O líder não é o teto para o discípulo. A área de abrangência do líder não pode limitar o discípulo. O dom do líder não pode limitar o dom do discípulo. O discípulo pode avançar mais que o líder. Será que Deus dará menos dons aos discípulos para que estes não ‘atropelem’ os líderes? Os discípulos sempre devem estar à sombra de seus líderes? A honra é afetada com a distância? (2 Timóteo 4: 12 – “Também enviei Tíquico a Éfeso”.).

4) Exclusivismo: esta é outra deturpação crônica. ‘Fulano é meu discípulo’; ‘Siclano é da minha célula’. Com falas semelhantes a estas, muitos líderes já determinam o futuro do discípulo: ‘Será meu 12’; ‘os discípulos que ele conquistar serão meus 144’. A deturpação da relação líder X discípulo leva a situações como estas. A pessoa é exclusiva de tal macro célula. Isto propicia o efeito escravista da Visão. Outra consequência do exclusivismo é esta: os dons espirituais do discípulo serão desenvolvidos apenas na macro célula. Isto é tão danoso que preciso aprofundar o tema.

5) Determinismo: O engessamento da estrutura macro celular pode levar ao sepultamento de alguns talentos ou dons. 1 Coríntios 12:7 – “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” nos revela que a manifestação dos dons é para algo útil. Se a macro célula não desenvolver os dons da pessoa, brotará uma frustração, uma expectação que nunca será satisfeita. A utilidade dos dons visa apenas Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar discípulos? Os dons espirituais servem para a edificação da Igreja (1 Coríntios 14:12 – “Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja”.). Evidentemente a edificação da Igreja subentende os quatro degraus da Escada do Sucesso, mas, não somente isto. Edificar uma Igreja é ganhar e discipular pessoas, porém, não somente através da estrutura da Visão Celular. Exemplo disso são os dons de serviço, principalmente na área da criatividade artística, teatro, louvor e dança. Como dedicar-se e aperfeiçoar-se nessas áreas com a pressão de ganhar e discipular almas somente através da célula/macro célula? Não existem outros métodos? Infelizmente, isto já está enraizado na cabeça de alguns líderes. A Visão Celular gera estabelecimentos de metas que pressionam os líderes de macro células, que por sua vez, pressionam os demais líderes. A questão macro celular ganha proeminência sobre a questão ministerial. Isto gera uma igreja de macro células e não uma igreja de ministérios.

6) Legalismo: É possível uma igreja abandonar a graça de Deus pela Lei da Visão Celular? Infelizmente é possível. A graça de Deus é libertadora e libertária. A Visão é estabelecida através de Leis: todo discípulo é um líder em potencial. Confundem o que a Bíblia define como exigência (Testemunho) em dom (Liderança). Todos devem testemunhar, é uma ordenança. Liderança é um dom espiritual ou uma aptidão natural, contudo, pode ser desenvolvida, segundo John Haggai. Ele escreveu que algumas pessoas não são líderes e nem podem ser desenvolvidas na liderança. Contudo, a Lei da Visão diz (ou dizia no seu início) que todos são líderes. Isto gerou frustrações que o diabo aproveitou dramaticamente para barrar o crescimento da Igreja. A Lei da Visão não está escrita em Pedras ou em Papel, mas, corre à boca miúda e aparece até mesmo em pregações.

7) Excelência: Como a lei da Visão diz que o discípulo é um Líder e, como os Líderes devem viver em um nível acima da normalidade, consequentemente tudo deve estar em um nível melhor. É a excelência. Excelência não somente na vida espiritual, mas, principalmente, na material. Ao presentear, excelência; ao preparar uma refeição para alguém, excelência. Isto gerou uma corrida obstinada à opulência. Sempre o que vem amanhã deve ser mais excelente do que veio ontem. Em nome da dívida de honra gastos absurdos se efetuaram, causando transtornos financeiros em diversos lares. Novamente, mais áreas exploradas pelo inimigo.

8) Competição: Frases soltas ouvidas no decorrer dos anos: ‘tal igreja tem tantas células, eles não são melhores que nós, vamos nos esforçar e ultrapassá-los’; ‘tal líder é um líder de êxito, pois tem tantos discípulos’; ‘estão vendo, Fulano tem mais discípulos e ganhou mais presentes no Dia do Discipulador’. Ser discípulo virou moeda em um joguete de comparação entre líderes de células e de macro células. Ganhar almas é nobre, porém, a deturpação gera tais excentricidades perniciosas. A relação Líder X Discípulo ficou manchada em nome da Competição. Mais uma vez a Igreja de Macro Células ganhou terreno sobre a Igreja de Ministérios.

9) Neofitismo: Com a Visão Celular Neófitos são convocados a discipular pessoas. Isto é maravilhoso, pois, quando você ensina, aprende muito mais (Atos 20:35 – “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”.). Ensinar a orar, a importância da leitura da Bíblia, ministrar o ‘leite espiritual’ é muito importante e deve ser incentivado. Contudo, dar palpites sobre decisões importantes na vida do discípulo com uma roupagem espiritual, com peso de profecia mesmo sendo uma profetada, é algo tenebroso. É terrível. Creio que isto não é feito visando proveito próprio, na verdade, o líder neófito está sendo ingênuo e a dívida de honra da relação Líder X Discípulo faz com que o discípulo obedeça a decisão. No final das contas, como não foi Deus quem deu a palavra, não foi profecia, mas sim, profetada, tudo dará errado e gerará frustração e angústia onde deveria haver alegria.

10) Hipocrisia: podemos ver a hipocrisia em duas frentes, a individual e a corporativa. Com o passar do tempo, toda essa frustração e angústia gerada pelos conflitos da relação Líder X Discípulo, suscita a hipocrisia. Esse problema terrível faz o líder de macro célula fingir que tem uma macro célula. Faz líderes de células fingirem que têm células e assim por diante. Uma hipocrisia corporativa ou mentira sistêmica. Em nome da excelência mantém-se a pessoa na liderança por alguma dívida moral ou por algum interesse para-eclesiástico. Individualmente, os discípulos não vão mais à célula por conta das mesmas angústias e frustrações citadas acima. Na verdade, nem discípulos mais são como a Visão Célula determina, são membros de uma Igreja Macro Celular.

11) Acepção de pessoas: a dívida de honra leva os discípulos a privilegiarem mais os líderes do que seus semelhantes. Leva também a privilegiarem seu líder em relação a outros líderes. Isto é triste. Em Tiago 2:8,9 lemos: "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores". Em busca da excelência, os discípulos favorecem seu líder, preterindo pessoas à sua volta.

12) Profetadas: a relação líder X discípulos pode levar a uma situação extremamente perigosa. O líder é ensinado a abençoar o discípulo, a declarar palavras "proféticas", do tipo: "eu declaro que você é tal coisa". Isso é benção, contudo, pode virar uma maldição. Falar palavras abençoadas é uma coisa, fazer profecia é outra! Todas as promessas bíblicas são para todos os crentes? A resposta é não. Alguns não serão pais de multidões simplesmente pelo fato de ter um dom de serviço. Será um discípulo abençoado, vai ganhar algumas pessoas para Jesus, mas, daí a ser um "pai de multidões" é outra coisa. Bem, esta é apenas uma situação, há outras. No final, as "profecias" criam nos discípulos uma ansiedade desnecessária que pode gerar uma frustração indevida. Uma armadilha, na verdade. Observem essa frase que bem pode ser um pensamento de um discípulo: "Se meu líder declarou tal coisa a meu respeito e isso não se concretizou. Ou a culpa foi minha, eu sou culpado disso não ocorrer, ou o meu líder não é um profeta!". Mais uma brecha para satanás agir. O Espírito Santo não falará da boca de um crente (líder) algo que outro crente (discípulo) não será. Muitos confundem a Profecia (Deus falando) com palavra profética (declarações abençoadas). A sentença para o falso profeta era a morte.


Responsabilidades
Toda essa situação descrita acima caracteriza uma condição extraordinária para a liderança.

Pastores: É deles a responsabilidade no cuidado das ovelhas. Delegar essa autoridade a líderes de células não exclui a responsabilidade dos pastores na perda de pessoas. Pessoas que se converteram e que desceram às águas do batistério e que estão no mundo, ou – graças a Deus – em outras igrejas ou configurando uma leva de frustrados e angustiados dentro da igreja local. Essa responsabilidade será cobrada dos líderes de célula e de macro célula relapsos, mas, os pastores da igreja receberão pior juízo (Hebreus 13:17 – “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.). Quem lidera a Igreja não é o mestre, o profeta ou outro líder. É o pastor! Alguns pastorearam levianamente.

Mestres: Os mestres que viram o problema e se calaram, mesmo a título da dívida de honra ou com o intuito de não criticar o líder (Tiago 3:1 – “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”.), também serão julgados por Deus. Os mestres se calaram, ficaram cegos e mudos pelo diabo. Deixaram se envolver pelas próprias concupiscências. Ensinaram levianamente.

Profetas: Não tiveram o discernimento espiritual necessário para enxergar a ação do diabo. Não viram a maldição no meio da bênção. Abriram a boca levianamente. Ou então, podem até ter visto, contudo, deixaram-se envolver pelas próprias concupiscências.

Líderes: muitos abusaram da relação com o discípulos, tornaram-se ladrões ao invés de pastores. Outros, ingenuamente, foram se deixando levar pela situação, indo contra a Palavra de Deus. Lideraram levianamente.


Solução
Há solução para a Visão Celular no modelo dos 12 com estrutura Macro Celular? Sim. Passo a listar sete atitudes para resolver o problema:

1) Analisar: os problemas listados anteriormente devem ser analisados e discutidos em profundidade. Não apenas estes, pois, apenas fiz menção de 12 problemas da relação entre o discípulo e o líder. A liderança deve se reunir e fazer uma profunda análise.

2) Reconhecer: deve haver um reconhecimento do problema por parte da liderança da igreja, da liderança de macro células, dos líderes de segunda geração (144), dos demais líderes e por parte dos discípulos. O problema existe e é real. Todos participam dele e todos têm culpa.

3) Confessar: deve haver confissão a Deus coletivamente e pessoalmente.

4) Perdoar: todos devem liberar perdão e pedir perdão. Pedir perdão primeiramente a Deus. Depois, o pastor a seus discípulos. Os ex-líderes a seus pastores e discípulos. Os discípulos a seus pastores e ex-líderes. Pastor deve ter a visão de pastor. Ovelha é ovelha!

5) Amarrar o diabo: o diabo leva vantagem a partir dessas situações descritas na relação Líder X Discípulos. Deve-se analisar as situações descritas, verificar a ação demoníaca e proporcionar uma inteligente e correta batalha espiritual. A dissolução das macro células pode ser uma bênção, apesar da dor inicial. A função delas não é administrar a Igreja, mas sim, auxiliar no crescimento. O verdadeiro líder de macro célula é aquele que ganha almas. Ele lidera as almas que ganhou, somente. Apenas lembrando, a visão é de células, não de macro células. A estrutura macro celular é um apêndice da visão celular. Caso haja inflamação, o antibiótico do Espírito Santo matará as bactérias do maligno. Caso seja necessário. O cirurgião Espírito Santo fará a extirpação desse apêndice.

6) Comprometer-se: todos devem comprometer-se a mudar a postura, a fala e as atitudes. Comprometimento em alterar a visão sobre a Visão.

7) Vigiar: deve-se verificar frequentemente o caminhar da Visão. Reler os excessos citados acima e verificar a necessidade de atitudes corretivas. Deve-se analisar o nível de ansiedade dos discípulos e líderes.


Conclusão
À guisa de conclusão, devo confessar que, como o processo histórico da Visão Celular no Modelo dos 12 está em pleno movimento, não significa dizer que ela está naufragando. Ela ainda está em movimento. Portanto, pode piorar ou melhorar.

A Visão Celular é um método de discipulado maravilhoso, porém, não vejo assim a Visão Celular no Modelo dos 12 organizada através de Macro Células. Esta Visão e as pessoas envolvidas no processo precisam ser corrigidas. O diabo está ganhando terreno à despeito das conquistas de almas. Ele se aproveita de todo o atrito e arrasto gerado por esse movimento chamado Visão Celular no Modelo dos 12. Repito, a Visão e as pessoas envolvidas nela precisam de correções. Não é o caso de um voltar às origens, mas sim, de um avaliar extremado, de um reorientar e realocar os paradigmas desse sonho. Avançar para a conquista - com sucesso para todos.

Que haja uma nova interpretação do Salmo 91:7: "Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas não serás atingido.". Não como está: "mil pessoas se desviarão ao teu lado e dez mil pessoas se transferirão à tua direita, mas tu não serás feliz". Que sejam mil demônios de um lado, dez mil de outro. Todos escorraçados em o nome do Senhor Jesus Cristo.


30 comentários:

  1. achei muito importante suas opnioes e vivencias no modelo dos 12. Gostaria de conversar por e-mail. nielviana@ibest.com.br

    voce acredita se estas correções forem feitas nos relacionamentos é proveitoso o modelo dos 12

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo! A paz do Senhor.

    Deus te abençoe. Meu email particular é gilson@missoeseadoracao.net

    Quanto à sua pergunta: "Você acredita se estas correções forem feitas nos relacionamentos é proveitoso o modelo dos 12?".

    Resposta: Sinceramnte não sei! Alguma coisa me diz que não, não sei se é meu bom senso ou não! Preciso oarar mais a respeito.

    As sugestões de correção indicam o procedimento correto. Tem tudo para voltar ao eixo, porém, como o modelo é dinãmico e cada igreja o adapta do seu jeito, vira um Deus nos acuda.

    Vou repetir, a Visão celular é uma benção, contudo, o modelo é problemático.

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. Este querido irmão que escreveu tudo isso foi um tanto que infeliz em algumas colocações.
    Faço parte de uma igreja com células e modelo dos 12, e desde que entramos nesta visão a igreja só cresceu, foram convertidas milhares de pessoas. Uma coisa que não se deve esquecer é que tudo que é extremo não faz bem algum. O equilibrio traz saúde para a alma e corpo. Quero dizer que várias situações da minha vida pedimos a ajuda de nosso líder do que fazer ele foi muito acertivo quando nos sugeriu uma direção e aceitamos fazer o que nos foi sugerido. Com isso obtivemos muito sucesso e só estamos crescendo. Quero dizer que se um líder é dirigido por Deus ele ajudará seu discípulo sim, no que ele deve fazer em alguma situação. Vários membros de nossa igreja estão experimentando muitas mudanças para melhor em suas vidas depois que decidiram caminhar de fato com seus líderes usados por Deus. Bom, com relação a prosperidade e viver em excelência é sim bíblico, pois se a palavra de Deus nos diz que nos céus existem ruas de ouro e muros de cristal, seria um tanto que estranho querer morar no céu em excelência e rejeitar a vida em ABUNDÂNCIA que Jesus conquistou pra nós aqui na terra. Como devemos então interpretar este texto? O diabo veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus Cristo veio para nos dar vida e vida em abundância.
    Portanto: No que devemos focar não é nisso e sim que muitas vidas estão sendo arrancadas do inferno das garras do diabo por igrejas que mesmo em sua pouca visão tem se esforçado para mostrar Jesus. E chegará o dia em que todos chegaremos a estatura de varão perfeito. Não cabe a nós julgar, mas a tarefa de ir, pregar o evangelho a toda criatura.
    Deus o abençõe querido irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, a Paz do Senhor

    Obrigado por comentar no Blog.

    Prosperidade é bíblica! Mas devemos lembrar de alguns textos para não exagerarmos! Quanto à excelência, não sei não...

    Sl 116:15 Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos. - os crentes morrem. Morrer dormindo ou em um desastre, não importa! De qualquer forma a morte de seus santos é preciosa a nosso Senhor!

    2Rs 13:14 E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu; e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! - Eliseu era profeta com a unção dobrada em relação a Elias. Elias foi arrebatado e Eliseu morreu doente!

    Fp 4:11-13 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. - Paulo viveu na pobreza em alguns momentos da sua vida e era contente com isso! Segundo a história, morreu degolado.

    1Tm 5:23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. - Paulo não disse a Timóteo: "Meu filho, eu repreendo - em nome de Jesus - essa enfermidade! Você é Filho de Deus! Receba a cura! Receba!"

    Onde está a excelência aqui? No material ou no espiritual?

    E quanto aos mártires que morrem ainda hoje?
    E aos irmãos da igreja perseguida, eles vivem na miséria e escondidos. No Brasil temos liberdade e, portanto, eu questiono, temos mais excelência que eles? Por acaso, mesmo vivendo em campos de concentração eles não vivem em abundância? Abundância são bens materiais e saúde física?

    Como você escreveu: "O equilíbrio traz saúde para a alma e corpo."

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz querido irmão.
    Respondendo a mensagem anterior sobre excelência.
    Entendi agora sua colocação e o que está em questão.
    Por favor,o verso que diz: Jesus Cristo veio para nos dar vida e vida em abundância. Seria somente espiritual? Visto que missionários vivem em situações bem críticas para falar do evangelho, não seria coerente realmente falarmos pra eles de ter uma vida social de excelência.
    Vcs podem falar mais sobre isso?
    Obrigado.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  6. Oi, me converti numa igreja em célula, tive alguns problemas pessoas e minha lider me ajudou muito, é fato. Mas agora a pressão ta grande, tenho que decidi até amanhã se quero ou não ser uma 12 dela. Não sinto esse desejo no meu coração, ñ quero entrar e fazer a obra de Deus mal feita. Não tenho estrutura pra dar conselho pra ninguém e se minha celula ñ crescer, todos vão axar q estou em pecado, quer dizer, vão axar que to transando por ai, pq pecado é so sexo e beber, falar mal dos irmãos,comer até passar mal, fazer chacota com a cara dos irmaozinhos isso ñ é pecado ñ. Misericórdia. Axo q vou sair de vez dessa igreja.

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo. Graça e Paz

    Também não te darei conselho...

    "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor" Pv. 16:1

    Faço apenas algumas perguntas a você:
    1) Você tem uma célula que está crescendo e NATURALMENTE as pessoas te vem como líder?
    2) Você está sendo convidada para ser 12 com o objetivo de suprir o número de "líderes" da sua discipuladora (todos devem ter 12)?
    3) Você já concluiu a Escola de Líderes?
    4) Você tem certeza absoluta que sua igreja prega que pecado é somente os da esfera sexual enquanto os demais são meras falhas de caráter? (talvez você tenha exagerado...)
    5) Quando você diz " ...vou sair de vez dessa igreja." quer dizer que você já andou se desviando dos caminhos do Senhor? Caso afirmativo, será que sua líder não está se precipitando? Caso negativo, será que você não revelou algo que já está visitando seu coração, a saber, sair da igreja?
    6) Quando você diz " ...vou sair de vez dessa igreja." quer dizer desviar-se, ir para o mundo, ou congregar-se a outra igreja?

    Se preferir, use o Contato para responder.

    Na Paz de Cristo

    Gilson

    ResponderExcluir
  8. [i]sou de uma igreja em célula M12.
    Desde que cheguei percebi algo diferente uma importancia de todos em relação a nossa vida como discipulo e membrO,fui curada de traumas etc.. é algo de Deus,entendi desde então oque é andar em santidade com o Senhor,entenda passei minha infancia e minha adolescencia na assembleia de Deus vendo que podia fazer e que não era ministrado nada sobre pecado.
    muitas pessoas deixam sim a visão mas não é pelo fato de ser separado para 12 ou coisa desse tipo,a pressão maior é cobrança para cumprir o Ide de Jesus Cristo abrir mão na sua propria vida para servir ao reino,viver uma vida em plena santidade com cristo não falo somente sobre sexo.Temos que respeitar!Jesus está voltando e muitos queridos estão se desviando não so na visão mas em todos ministerios.
    Querido irmão achei seu blog,uma benção sei que o senhor tem muito a fazer através da sua vida e que todos nós cumprimos o Ide,temos que sonhar os sonhos de Deus,e o sonho dele é que saimos pelas ruas falando do seu amor,e que iremos a lugares que poucos vão.

    Que Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  9. paz amados!!
    bom, axo que assim como a imprensa tem liberdade de expressão o homem tambem tem liberdade de pensar, agir e executar, o famoso dito "livre arbitrio" instituido pelo nosso amado Deus.
    eu frequento uma igreja em celulas visão g12, sou lider de celulas de jovens e crianças adolescentes. muito se tem comentado a respeito dessa tremenda visão, alguns contra outras a favor bom independente da situação estamos falando de chamado Deus tem um chamado especifico para cada pessoa... Jesus "chamou" 12 pessoas para revolucionar o mundo, para pregar a jesus por toda essa terra se não fosse por isso talves não tariamos nem debatendo esse assunto aqui e talves nem conhecido Jesus.
    a visão g12 é espelhar o que de fato Jesus fez ensinar, discipular, consolidar enviar pessoas que tem um chamado para isso. e quanto ao ide de Jesus fica como? sera que só pastores podem ir e pregar o evangelho? não!! joão 15:16 Jesus escolheu, chamou e disse que devemos gerar frutos, (discipulos) de modo que permanessam e que fassam o mesmo, gerem frutos e os frutos permanessam.... como vc conheceu o evangelho? independente de que denominação, visão ou pastor, tudo só foi possivel pq os doze de Jesus ensinaram outros e os outros ensinaram outros e assim por diante.
    em joao 6:45 Jesus disse que todos seriam ensinados, todos....
    meus amados quando se fala em g12 muitos pintam um quadro na mente de que somos forçados a ser lideres, não "livre arbitrio" lembra? a visão é linda no que diz respito ao ide de Jesus, porem cada um de nós deve ter o chamado para isso... mas independente de visão celular ou não todos em algum segundo de nossa vida falamos de Jesus para alguem.
    eu axo linda a historia de paulo, paulo foi chamado a pregar a verdade se tornou um grande lider, mas paulo não se deteu em ser somente um lider, ele ensinou e exortou que seu aluno tambem desse continuidade ao seu chamado...estou falando de paulo e timoteo timoteo foi pode se dizer um aluno, um discipulo, paulo na sua segunda carta a timoteo deixa bem claro sua vontade quanto a seu aluno. 2º timoteo 4:1-22 leiam oque esta escrito nesses versiculos é o modelo que deu certo e que eu procuro me espelhar para levar o evangelho
    ok amigos espero que meu pensamento possa ser util...
    abraços
    william ligado a videira joão 15
    ser-afimdedeus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei da sua colocação...Gostaria de conversar mais via e-mail: andersoncruz144@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. até pessoas incredulas tem alguma opinião sobre a visão celular no m12, é heresia, é seita, divide igreja,etc,etc, etc...to cansado de ler isso, escrve sobre outra coisa.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo. Já escrevi mais de 1000 postagens no blog, apenas uma sobre o G12. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  13. Olá Querido, Graça e Paz, Gostaria de uma orientação!!
    quando um líder que já teve experiências com pessoas que fazem parte de um governo 12 de reconhecer articulações de situações em prol de um benefício próprio da liderança e passa por situações de pressões para fazer coisas, favores que exige muito no sentido material, tempo, financeiro, etc..., e esse líder sabendo de tudo isso e tentar fazer sempre só para agradar a Deus, esse líder pode conseguir ter uma caminhada de aliança mesmo amando a igreja?? como lidar com algo semelhante. Perdoe-me se não foi muito claro,, mas agradeço pela oportunidade de espressão!! Paz

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo, Graça e Paz.

    Que pena não ter o seu email.... Nem te conhecer.... Você pode estar do outro lado do mundo, ou ser um amigo da minha ex-igreja que não quer se identificar...

    Que pena...

    Mas, enfim, mesmo dessa forma, pelo que escrevi acima, dá para entender que a tua situação se repete inúmeras vezes em todas as igrejas que apresentam a visão celular no modelo dos 12 como um salva vidas (e não como uma das muitas estratégias de Deus para nossos dias).

    Esta angústia é aterradora. Só o fato de ter tais pensamentos, já é suficiente para minar nossas forças. É terrível, porque o cristianismo é tão simples...

    Já sofri como você. Até que dei um basta! Sei que não é fácil. Você está com pensamentos que são combatidos em todas as pregações do G12/M12. Talvez você até tenha pregado estas coisas. É terrível, não é?

    Naquilo que você escreveu, fiquei preocupado com duas coisas,primeiro, a tua frase "...reconhecer articulações de situações em prol da liderança...". Não sei o que é isso, mas parece fazer concessões para que um líder não seja difamado, pecado revelado, e por aí vai... Vamos tratar Deus como Deus, o diabo como diabo, e pecado como pecado. Mesmo que doa. Se uma pessoa não se humilhar diante de Deus, vai se envergonhar diante do diabo.
    Segundo, "...fazer coisas, favores que exigem muito...". Sua família é mais importante que a igreja! Deus é um só, família é uma só, igreja tem várias! Você está investindo tempo e dinheiro na sua esposa e nos seus filhos?
    Você conhece Oséias 4:6, talvez até tenha pregado, mas leia novamente, e dê ênfase na porção final:

    O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

    Deus se esquecerá dos teus filhos se você rejeitar o conhecimento! Você deixará de ser o sacerdote de teu lar se rejeitar as leis de Deus. Teu pastor não é o sacerdote do teu lar! É você. De que adianta estar bem na igreja se não está bem em casa? Em qual parte da Bíblia está escrito que a igreja (não a Igreja) é mais importante que a família? Não confundamos igreja batista, presbiteriana, assembléia, nazareno, quadrangular, etc com o Corpo de Cristo! Estas igrejas são invenções humanas, a Igreja é invenção divina! Portanto, tua família é mais importante que qualquer igreja.

    Logo, por extensão, a aliança que você fez com tua esposa é maior que a aliança que você fez com o teu pastor! Na ordem:

    - 1º lugar: aliança com teu Deus;
    - 2º lugar: aliança com tua família;
    - 3º lugar: aliança com tua igreja;

    Vou repetir, não confunda igreja com Deus! Todas as igrejas tem prazo de validade, acabarão no Arrebatamento!

    Tinha tanto para te falar! Mas o espaço é reduzido. Mande-me um email! gilson@missoeseadoracao.net

    Gilson

    ResponderExcluir
  15. A paz amado, eu sou de uma escola mais tradicional e estou começando a frequentar uma igreja na visão celular, achei algs coisa como crianças ceiando muito estranhas para mim, temos alg respaldo biblico para tal ato ou é mera convenção humana(doutrina), É verdade em que algs igrejas as celulas estão substituindo os cultos tradicionais, entenda-se por tradicionais os realizados no templo, e que se vc frequenta alg célula vc se obriga a fazer um "encontro com Deus" que transformará sua vida.aguardo sua resposta é que o Sr Jesus lhe abençõe grandemente.
    André Luiz

    ResponderExcluir
  16. GRAÇA E PAZ AMADOS, SOU INGRID DA IGREJA MINISTÉRIO INTERNACIONAL UNÇÃO E RESGATE, DO PASTOR DÁRIO.
    IRMÃOS AGRADEÇO A DEUS POR CONHECER O TRABALHO DA VISÃO CELULAR, DEPOIS DE TER IDO AO ENCONTRO O SENHOR AGIU VERDADEIRAMENTE NA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  17. pertenço a igreja quadrangular meu pastor adotou a visao celular , estou fazendo curso minesterial mas nao me sinto preparada para ser lider de celula penço que sem a unçao do espirito santo nao serei realmente preparada so estou fazendo porque sem esse curso nao poderei ir para o encontro com deus so serei uma lider sefor da vontade do meu senhor jesus cristo nao pela decisao do homem
    so com aunçao do espirito santo sem unçao eobra morta deus abençoe

    ResponderExcluir
  18. Passei um e-mail para o senhor. tiagoribeiro25@hotmail.com

    Perfeitos as suas considerações. Sou da Visão Celular, também! Tiago

    ResponderExcluir
  19. Olá Tiago, graça e paz.

    Minha recomendação: em oração em jejum, vá falar com seu pastor, abrir seu coração sobre esta situação. Caso dê tudo errado, é ghoara de uma decisão mais radical.


    Gilson

    ResponderExcluir
  20. eu sou de uma igreja na visão suo cento e quarenta muitos 144 saem ferido não tem oportunidade sempre os doze geral e sem fala q só e lider se teve celular e taõ complicado q e melhor fica de fora dessa visão

    ResponderExcluir
  21. ola Bom dia !

    eu gostaria de saber uma coisa eu tenho aprendido que a visão, modelo este que gosto muito, vou ensinado que uma futura consagração era para aqueles que tem um bom testemunho, frutificam e tem um maior comprometimento, achei que em uma igreja em celula não existia outro cargo a não ser o lider de celula pois ele pode ser diacono, obreiro e recebi uma noticia que um irmão meu que frutifica menos que eu provavelmente sera ungido a presbitero, por que na falta do Pastor ele sempre prega, achei como eu e minha esposa de uma celula estamos indo para a quarta celula mereciamos pelo nosso empenho e esforço, se tivesse algum tipo de "consagração" posso dizer assim pelo que nós foi ensinado que achei injusto a escolha do meu pastor, pois já que frutifico mais, eu acho que o meu pastor deveria olhar mais para mim e minha esposa, porque eu acho que seguir a Deus não se resume apenas a pregar na igreja quando o pastor não esta, e muito mais e orar pelos discipulos, ir a casa deles, telefonar, ou seja tudo aquilo que foi injetado me meu coração foi por agua abaixo, ou seja sempre existira os queridinhos do pastor, não é olhado pelos frutos, acho que outras igrejas na visão não são assim, se condagra aqueles que paga o preço não aqueles que frutificam menos.

    gostaria de saber se estou errado me meu comentario

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo

    Graça e Paz.

    Eu te respondo, mas, você promete ler até o fim?

    Sim, você está errado. Você e sua esposa estão errados. Posso te enumerar alguns motivos:

    1) Você escreveu; "um bom testemunho, frutificam e tem um maior comprometimento um bom testemunho, frutificam e tem um maior comprometimento". O que você entende por isso? Você está contando os teus passos? A quem você quer honrar: a Deus ou aos pastores? A Bíblia diz que o que tua mão direita fizer, não saiba a esquerda! Você não deve trabalhar esperando recompensa! Sua recompensa vem do Senhor! Quem deve ser o responsável em te abençoar: o pastor ou Deus?

    2) Você escreveu: "recebi uma noticia que um irmão meu que frutifica menos que eu provavelmente sera ungido a presbitero," Veja bem, você usou duas palavras perigosas em teu texto que te denuncia: "Recebi uma notícia" e "provavelmente". O que você considera injusto ainda não aconteceu e você já está sofrendo! O diabo está te laçando. Laçando tua alma! Você já fez o Resgatão? Tua alma está ligada a posição e honras humanas!

    3) Você escreveu: "...eu e minha esposa de uma celula estamos indo para a quarta celula mereciamos..." Se não bastasse você se enrolar nesta trama maligna, que arrastar sua esposa consigo! Seu lar é local de milagres e avivamento ou lugar de uma inquisição do pastor e esse irmão?

    ResponderExcluir
  23. 4) Você escreveu: "...achei injusto a escolha do meu pastor...". Novamente, a escolha ainda não ocorreu! Você está apressando as coisas! Além disso, onde está a transparência entre você e seu pastor?

    5) Você escreveu: "...pois já que frutifico mais, eu acho que o meu pastor deveria olhar mais para mim e minha esposa..." Novamente fica claro como a tua alma está ligada a agradar homens! No íntimo você está querendo aparecer para receber honrarias. É claro que isto não está em tuas ações, nem quando você fala, você dirá que é tudo para Deus. Lógico que é assim! Contudo, ao expressar-se neste pequeno comentário desta postagem, você exteriorizou sua alma e as ligações que estão nelas.

    6) Você escreveu: "...não se resume apenas a pregar na igreja quando o pastor não esta...". Olha irmão as tuas palavras! Só não enxerga quem não quer! Imagino você ouvindo a fofoca, seu coração inflamando, conversando com sua esposa, se decepcionando com a visão celular, se perguntando se outras igrejas celulares são injustas, confabulando uma possível transferência de igreja, pesquisando na net o assunto, achando meu site, lendo o artigo, vendo os erros que expus, e escrevendo com dor no coração para mim!

    Você acha pouco "apenas pregar na igreja"? Você está julgando as ações desse irmão, comparando com as tuas? Você está achando-se melhor que ele?

    Parece um trecho dos evangelhos...."Quem quer ser o maior, seja o menor!"

    Quer ser maior que o irmão, seja menor que ele! Sirva a ele!

    7) Você escreveu: "... tudo aquilo que foi injetado me meu coração ..." É por isso que não gosto da visão! Ela injeta as coisas em nós! Ao contrário da Palavra de Deus! Ela corta! Separa juntas e medulas! Você está errado em permitir que alguma coisa, que não a Palavra de Deus entrasse em teu coração!

    8) Você escreveu "...aqueles que paga o preço ..." Que preço é este que você tem que pagar? Você é salvo pela graça, mediante a fé e a fé é dom de Deus! É Cristo quem pagou com a própria vida! Não você! Meu irmão, você pensa que no céu você vai andar com a coroa da vida, coroa da glória e coroa da justiça na cabeça?Por acaso você tem 3 cabeças? Todos nós colocaremos nossas coroas diante do Cordeiro, para honrá-lo e adorá-lo. Depois, todos nós ficaremos sem as coroas! Seremos diferentes no céu? Por você ter ganho algumas pessoas para Cristo será maior que o ladrão da Cruz que nem batizado foi?


    Meu Deus! Que extensa a resposata!

    Saiba que você é uma benção! Está apenas um pouco desfocado. Volte para o foco! O foco é Cristo! Somente Cristo, nada mais que Cristo!

    Se você recebeu algum dom, não foi por mérito seu! Dom é presente! Presente não se merece! Presente que se merece não é presente, é salário! O salário que nós merecemos é a morte!

    Servo inútil, sem valor! A majestade é de Deus e o vaso é de barro! Quem te ensinou diferente? A Bíblia é bem clara! A única coisa que você merece é a morte! Você só está salvo por causa da graça de Deus e não por algum esforço da sua parte!

    Trabalhar no Reino é uma ordem! Uma consequência!

    Arrependa-se! Confesse seus pecados a Deus! Peça perdão a tua esposa! A teu pastor e a esse irmão! Aos teus discípulos! E vá ganhar almas para esse Jesus que você tanto ama!

    ResponderExcluir
  24. Querido irmão... Louvo a Deus pela sua vida e principalmente pelas revelações e orientações que o Senhor te deu em relação a esta matéria extraordinária, maravilhosa e esclarecedora!!!
    Muito me alegrou quando a li, porque eu sou totalmente contra a Visão Celular, ela é algo terrível, e o pior nessa visão é a IDOLATRIA em relação aos líderes, isto me enoja.
    Que o Senhor te abençoe muito e te dê mais matérias maravilhosas para compartilhar com o povo de Deus!!!... Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia sou do parana, participo de uma igreja em celula a 4 anos. Sou lider de celula, mas estou encomodada com algumas coisas. Amo a vida com Deus, falar do reino, cuidar de pessoas, mas n almejo ser uma doze de 1 geracao e nem uma pastora, mas parece q pros meus lideres e o povo da igreja se nao tiver 24horas dentro da igreja ou trabalhando p igreja nao se e cristao. Eu trabalho o dia todo e gosto de curtir minha casa, minha familia minha filha de 3 anos. Mas se for seguir todas as programacoes como eles querem, terei no maximo 1noite de folga na semana. Isso tem m sufocado. Vc acha que estou errada?

    ResponderExcluir
  26. Olá Anônima do Paraná

    Graça e Paz

    Curta sua filha e seu marido! Família é para sempre e você apenas tem uma! Igreja tem uma em cada esquina!

    O Reino de Deus é maior que sua igreja.
    A Igreja de Cristo é maior que sua igreja.

    Saiba equilibrar suas folgas com o trabalho da igreja. Seja transparente com sua liderança. Exponha esta inquietação.

    Gilson de Moura

    ResponderExcluir
  27. sabe e complicado hoje em dia diregir tudo isso.otema g12/m12fica tudo confuso.as vezes e melhor temos somente a cobertura do espirito santo e temos a sua palavra como direçâo.adorar ao senhor em espirito e verdade e fazer de nossa familia uma igreja domestica de adoraçao orar e trabalhar na esperança de alcancar a gloria de DEUS.sou de ribeirâo pires sâo paulo.

    ResponderExcluir
  28. Já cheguei a pensar que o movimento dos "sem igreja" era uma grande heresia, mas observando como as igrejas estão, a ideia me parece muito atraente... Creio que estou a um passo de não conseguir mais viver em comunidade... É uma angústia e um paradoxo, por que ao mesmo tempo sei que devo estar em igreja e amaria estar em uma igreja saudável, mas não consigo ver uma... não suporto mais ver líderes (em todos os níveis) soberbos e arrogantes... Estou repudiando a ostentação... Não vejo mais sentido em nada... As igrejas tradicionais são as mestres das máscaras, do legalismo e do julgamento; as "renovadas" estão em sério conflito de identidade e não consegue discernir onde se encaixam nessa sociedade atual... Estou perdida dentro de casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima!

      Graça e Paz.

      Rejeite estes pensamentos de deixar de congregar. Lembre-se de Hb 10:25. Calma! Deus vai abençoar.

      Você é casada? Tem filhos?

      Pois bem, por causa deles, suporte a igreja! Por causa de seus filhos, suporte a igreja! Mesmo que você não os tenha, ainda assim, suporte a igreja. Você não dará bom testemunho deixando de congregar.

      Tampouco dará bom testemunho reclamando assim, tão acintosamente, de sua igreja. Isto não é bom. Pode te dar amargura!

      Tenha paz. Ore, ore e ore. Não fale mal da noiva do Cordeiro! Nem fale mau de qualquer ovelha. Cuidado com o pastor. Me refiro ao Sumo Pastor! A Jesus!

      O movimento dos "sem igreja" é sim uma heresia. Não existe tal coisa. Pessoas precisam de pessoas!

      Lembre-se da arca de Noé. Fora dela, havia somente morte e destruição. Dentro, havia vida, porém, acompanhada das fezes e urina de todos aqueles animais.

      Suporte! Você consegue! Peça a Deus amor por seus líderes. Eu pedi e recebi! Graças a Deus.

      Gilson de Moura

      Excluir
  29. Pensei em inúmeras pessoas que de fato e verdade são bênçãos...verdadeiros homens de Deus... Mas o Sr. vai entender o porque não falei!

    Em 1° Lugar, amo o meu Pastor. O admiro,em todas as áreas ele é um exemplo pra mim e para a igreja! É um homem vivo na palavra de DEus, e defensor do verdadeiro evangelho ... Não tenho problema com ele.

    Mas sim com algumas ideias de meu discipulador que também é meu supervisor, e é discípulo do meu  Pastor. E segundo ele, vem da direção do Pastor... E de fato é. Mas as vzs e quase sempre sinto alguns exageros da parte do meu discipulador.

    Meu ponto crucial é: DESMOTIVAÇÃO! Por conta de alguns fatos ocorridos.

    Acontece que, tenho vivido com a faca no pescoço, é tempo pra célula,é tempo pra reunião, é tempo Pra discipulado, tempo pra G.E ( Grupo de Evangelismo )
    Tempo para as visitas, é tempo para isso e para aquilo... E quem não tiver tempo, é taxado de pouco espiritual, rebelde etc.

    Fora as frequentes instruções de pedir dinheiro a célula pra fazer blusa de rede,pra fazer café da manhã de líderes, fzr banners pra fzr isso, fzr aquilo e etc...

    ( já estou com vergonha de pedir dinheiro aos meus liderados )

    E quando as questões são argumentada por tipo:

    E minha família ? E meu Lazer? Não poderei sair com minha esposa? Porque com tantos eventos não terei tempo pra eles... Se eu quiser praticar um esporte, também não posso?

    E a resposta, Pasme Sr. Gilson, ela em pleno século que vivemos é:

    (Que sofra nós,mas não sofra a obra.)

    Confesso que me deu vontade perguntar onde isso está escrito na Bíblia... Porque das últimas 4 vezes que a li, não me lembro de tê-la visto.

    E sempre argumento alguma coisa,e por isso sou rebelde,não quero honrar a Deus e etc...

    O cúmulo foi o seguinte:

    marcaram uma reunião que era pra começar as 21.00 entretanto começou as 22.30 de uma sexta feira, e eu trabalharia no sábado... Cheguei e fui direto para a reunião, nem passei em casa pra tomar banho.

    Na reunião fiquei me pinicando porque estava grudento meu suor... rsrsrs depois de muitos assuntos,quando eram 23.45 da noite, após a oração um irmão veio falar comigo ,me abraçou e disse: Que Deus repreenda toda seta e todo dardo do inimigo em sua vida.

    ( visto que esse irmão sempre fala que quando uma Pessoa se remexe muito em meio a uma oração ela esta sendo setada e oprimida por satanás )

    �� não era seta, nem opressão... Era apenas calor e suor de uma roupa usada o dia todo no trabalho... ��

    Eu fui embora rindo... Pra não ter que chorar... ��

    Afora a pressão psicológica em meio à todos, Tipo: quem não está satisfeito, entregue a célula... Mas saiba que vai estar entregando o que Deus confiou a você e etc... 

    Lança essa palavra no ar indiretamente, entende
    Sr. Gilson? Isso magoa... E sinceramente penso sim em entregar a célula... Mas sei plenamente que isso não significa que não amo a Deus...

    Mas não quero e ter que fazer a obra de Deus de qualquer maneira.

    Certa vez desabafei algo com um Diácono ... Algo simples , ai ele falou para meu discipulador... E ele veio me dar esporro dizendo que a igreja fala a mesma língua e que o diácono disse pra ele que eu fui desabafar etc...

    Outra vez fui ao meu Pastor falar sobre algo simples, mas que queria que fosse resolvido com ele, e não com meu supervisor mas sim com ( O MEU PASTOR )
    foi tudo bem,ele me aconselhou, fiz segundo seu Conselho e tudo correu bem, um tempo depois meu supervisor veio me dar esporro e perguntou porque que eu não falei com ele mas com o Pastor. disse que o assunto poderia ter sido falado com ele e não com o Pastor ... Fiquei de cara Grande,isso faz 1 ano e meio... E desde então Não perguntei mais nada a nenhum dos dois.


    Tô cansado e estressado com toda essa forma utilizada para gerir uma forma de trabalho abençoada como essa. ��

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.