Pesquise em mais de 1800 postagens!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dossiê de Oração: Sudão


SUDÃO
População: 40.218.456
Líder político: o presidente Omar Hassan Ahmad al-Bashir
Cristãos: 10,3%
Religião Dominante : Islamismo sunita
Perseguição Ranking: 30
Número de grupos terroristas: 8
Atos de Terrorismo: 41;
Vítimas: 91
Percentual de corrupção: 80%
Percentual de pessoas na pobreza: 40%

Sudão é o país com a maior extensão territorial da África, contém não só o rio Nilo, mas as montanhas de Nuba. Nos tempos antigos, ele era conhecido como Núbia, assim como Kas (ou, na Bíblia, Cuxe, veja Gn 2:3; 10:8). Acredita-se que o nome de Núbia veio da palavra egípcia para ouro.


O Sudão foi muito influenciado pelo Egito. Embora o Cristianismo tenha chegado no século 6, muitos residentes eram adeptos das crenças pagãs até a chegada do islamismo no século 13. Nos tempos modernos, o Sudão foi governado pelo Egito (1821) e mais tarde pelos ingleses. A luta pela independência levou ao surgimento de Muhammad Ahmad ibn como Sayyid Abd Allah, que se autodenominou "Mahdi" (O esperado). Embora a sua revolta tenha sucumbido, o país ganhou a independência em 1956.

O Sudão está dividido entre um norte de maioria muçulmana e um sul cristão e tribal. Isto levou a uma guerra civil que resultou na morte de milhões de pessoas e o deslocamento de milhões de outros. Como relatórios de operação do mundo, Deus tem usado isto mesmo para a Sua glória. Até mesmo durante a guerra longa e terrível. Os cristãos se espalharam por todo o país, levando à multiplicação de congregações em áreas com povos não alcançados.

Embora a paz tenha sido estabelecida entre o Norte e o Sul em 2005, ela é frágil e não progride como inicialmente previsto. Milhares do sul do Sudão foram sequestrados durante o conflito, e até 8000 pessoas se acredita estarem vivendo em escravidão. Aqueles que escapam relatam sequestros e a obrigatoriedade da conversão ao Islã.

A situação na região sudanesa do Darfur (oeste, central, ao longo da fronteira com o Chade) tem sido o foco das atenções internacionais desde 2003, apoiada pelo governo, as forças conhecidas como Janjaweed, (diabos a cavalo) se envolveram em um genocídio ou limpeza étnica contra os africanos negros. Certa estimativa aponta 300.000 mortes, milhares de mulheres estupradas, e cerca de 2,7 milhões foram obrigados a fugir de suas casas.

Presidente Omar al-Bashir, que aparentemente é responsável por esta fúria assassina, tem sido considerado um dos piores ditadores do mundo. O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente al-Bashir em julho de 2008, acusando-o de dirigir os ataques contra civis, pilhagem, assassinato, extermínio, tortura e estupro.

LOUVE
A Igreja no sul do Sudão está voltando à vida. Depois de enfrentar grande violência e sofrimento, eles estão reconstruindo as suas igrejas física e espiritualmente e experimentam grande alegria. Como um pastor disse, "Esta Congregação tem conhecido 58 anos de guerra! Cheia de mágoas, lágrimas e dor! Mas Deus está aqui para enxugar as lágrimas e acabar com nossa tristeza e dor!"


ORE
  • Ore para a cura desta nação há muito dividida. Ore para Deus mover-se entre os muçulmanos, revelando o Seu Filho glorioso para eles através de sonhos, visões, sinais, prodígios, e do testemunho de cristãos. (João 5:11).
  • Orem para o presidente Omar al-Bashir ter um encontro com o Cristo vivo. 
  • Ore para o Espírito Santo  amolecer o coração duro e para ele receber a salvação disponível somente em Jesus. (II Coríntios 4:4).
  • Ore pelos responsáveis pelo genocídio e atos horríveis contra a humanidade que ocorreram neste país, que sejam rapidamente levados à justiça.
  • Ore por aqueles na região de Darfur que estão vivendo no medo, que perderam membros da família, e tiveram de deixar suas casas. 
  • Ore por alimentos nutritivos, água potável, medicamentos e educação. Para que  o Sudão venha saber que é o Senhor quem está fornecendo-lhes segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19).
  • Ore para o Reino de Deus ser demonstrado no poder, e seja firmemente estabelecido no Sudão. (I Coríntios 4:20).
  • Ore para a restauração de igrejas, vidas e corações. 
  • Ore para que a igreja se movimente e se multiplique nas casa desta terra maravilhosa. 
  • Ore pelos fiéis, para perdoar os muçulmanos que os têm perseguido. 
  • Ore para a proteção de cristãos em todo o país e para a paz permanente entre o Norte e o Sul. (II Timóteo 4:17,18).

Fontes: África, de 2004; (Charles Cutter), Wikepdia, BBC News, redutos da Janela 10/40 (George Otis Jr., 1995), antigo Sudão (www.ancientsudan.org / geografia), Tribunal Penal Internacional Warrant; Patrick Johnstone e Jason Mandryk, Operation World, (Waynesboro, GA: Pasternoster E.U.A., 2001), p. 597; A Rebirth of Hope, Sudão Projeto Recriando, a Bolsa do Samaritano, www.samaritanspurse.org.

Original em inglês aqui - Window International Network.

Mais sobre o Sudão aqui no Blog Missões e Adoração.

2 comentários:

  1. Ruthhelena da Silva9 de janeiro de 2013 10:11

    Pai amado dentre tantas coisas que venho pedirte, hoje quero a PAZ aquela que move montanhas,cura feridas, salva nosso espirito de tantos em clausurados,salvanos SENHOR meu,refrigera aqueles que no teu nome JESUS luta por levar a boas novas aos quatros cantos deste orbe terreste, SENHOR eu te peço dai a PAZ nos continente em guerras liberdade aos cativos pelo amor de teu nome JESUS MEU REI salvador AMEM.

    ResponderExcluir
  2. Ruthhelena da Silva9 de janeiro de 2013 10:12

    e muito bom poder expressar meu amor em CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.