Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dossiê de Oração: Mauritânia



População: 3.364.940
Líder político: general Mohamed Ould Abdel Aziz
Cristãos: menor que 1%
Religião Dominante : Islamismo sunita
Ranking Perseguição : 18
Número de grupos terroristas: 3
Atos de Terrorismo: 9
Vítimas: 40
Percentual de corrupção: 69%
Percentual de pessoas na pobreza: 40%

Aproximadamente do mesmo tamanho do Egito, Mauritânia ocupa uma parte substancial do noroeste da África . A maioria da terra, no entanto, é formado pelas abafadas areias do deserto do Saara. As tempestades de poeira que vem como um assalto, ocorrem na região até 200 dias por ano e as dunas invadem as construções deixando a construção de estradas quase impossível.

Mauritânia foi uma vez a casa do pastor nômade - beduínos árabes e berberes que dirigiram seus camelos e gado em toda a paisagem seca, mal habitável. Ainda recentemente, em 1960, quase 80% da população estava envolvida neste estilo de vida errante. Esse número caiu drasticamente para apenas 5%, em 2004, a seca persistente forçou os nômades a se refugiarem nas cidades. O resultado foi o aparecimento súbito de favelas ao longo da costa. Segundo o autor Charles Cutter, pelo menos, 40% da população da Mauritânia vive nessas favelas.

A República Islâmica da Mauritânia, como é oficialmente conhecida, tem sido uma fortaleza muçulmana durante 1000 anos. Situa-se na linha divisória entre o norte islâmico e negros na África Ocidental. O governo impõe leis que punem a apostasia com a morte e pune severamente qualquer tentativa de espalhar ou mesmo ouvir a mensagem do Evangelho.

Junto com esta escuridão espiritual pesada veio o manto opressivo da pobreza. Mauritânia está listada na 140ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (um sistema de ranking da ONU, que leva em conta expectativa de vida, alfabetização, educação e padrão de vida de 179 nações). A mortalidade infantil é elevada (63 em cada 1000 nascimentos resultam em morte), como é o analfabetismo (48%). Uma recente avaliação do Banco Mundial do país foi bastante desagradável: "As condições de vida da maioria dos mauritanos têm piorado, e, mais importante, a sua vulnerabilidade à pobreza aumentou a ameaça de pobreza persistente".

Como resultado desta situação, as pessoas estão sofrendo de várias doenças, bem como a fome. "Um terço das crianças estão desnutridas", explica Patrick Johnstone e Jason Mandryk "e, quando não há comida suficiente, muitas vezes, é demasiado cara para os pobres". ["Operação Mundo" Johnston e Mandryk. 2001]

TERRORISMO
Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQIM - uma organização baseada na Argélia e afiliada com a Al-Qaeda), foi ativo na região. Embora o governo da Mauritânia tem tentado colaborar com os esforços internacionais para combater este e outros grupos, a ação é ineficiente pela falta de recursos.

PERSEGUIÇÃO
Mauritânia está classificada em 18 º lugar. segundo a Missão Portas Abertas. O país saltou de número 24, não tanto por causa de um aumento da violência contra os cristãos, mas devido a uma percepção de que a situação estava se tornando pior do que o esperado. Muitos crentes na Mauritânia foram ameaçados de morte e a mídia do país tem retratado o cristianismo como uma religião do mal. Em 2009, um crente corajoso foi martirizado por sua fé em Jesus Cristo.

LOUVE
Louve a Deus pelas recentes alterações na Constituição que beneficiam os crentes cristãos e pelo reforço da liberdade de expressão sob o atual governo.


ORE
  • Ore para que a Água Viva de Deus seja derramada nesta terra seca e sedenta, transformando o deserto em um oásis de Seu amor, e para o início de um avivamento nesta terra que vai se espalhar para as nações vizinhas. (João 20:22, 7:38)
  • Ore para que uma verdadeira liberdade religiosa seja praticada nesta terra, sem medo da reação ou retaliação por parte do governo, grupos terroristas ou insurgentes.
  • Ore para que o antigo reduto do Islã seja quebrado nesta terra,  todos aqueles perdidos em cativeiro encontrem a liberdade e a salvação no Filho do Deus vivo e verdadeiro. (Romanos 8:2)
  • Ore por todos os grupos terroristas, que sejam dissolvidos e para que os potenciais novos membros tornem-se desinteressados e não afiliem-se a qualquer grupo terrorista. 
  • Ore para que os muçulmanos tenham experiência com Cristo através de sonhos e visões que lhes dará uma paixão para segui-Lo e aceitá-Lo como Salvador e Senhor, não importando o custo. (Joel 2:28) 
  • Ore para a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo seja transmitido através da Mauritânia, via satélite e rádio de ondas curtas, e atinjam cada grupo de pessoas. 
  • Ore por cristãos fiéis, que tenham a alegria de levar o Evangelho por toda parte e para além do deserto do Saara. 
  • Ore por seus pés, que sejam bonitos ao proclamar a paz e a salvação do Senhor para os perdidos. (Isaías 52:7).

Fonte: WIN- Window International Networ (em inglês aqui).

Mais sobre Sonhos com Jesus e sonhos aqui no Blog Missões e Adoração.

Mais sobre a Mauritânia aqui no Blog Missões e Adoração.

Um comentário:

  1. A Paz meu amado, ontem no culto de missões estavamos intercedendo por Mauritânia e estudei um pouco sobre o país, lá é proibido a impressão de bíblias, e por mais que o governo de lá diga que existe liberdade religiosa nós sabemos que não há, aqui no Brasil nós podemos pregar o evangelho livremente e muitas vezes não fazemos, a nossa missão começa aqui, a palavra de Deus diz que aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz está em pecado, portanto vamos proclamar o evangelho a todos, todos nós somos missionários, a bíblia não especifica quem deve pregar o evangelho, ela simplesmente diz IDE, missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos pque ficam e com as mãos dos que ofertam... que a paz do Senhor seja com todos.

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.