Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dossiê de Oração: Guiné Bissau


GUINÉ-BISSAU
População: 1.503.182
Líder político: O presidente Raimundo Pereira
Cristãos: 1,1%
Religião dominante: Tribal
Perseguição Ranking: Sem ranking
Número de grupos terroristas: Nenhum cadastro
Atos de Terrorismo: Não listado
Vítimas: Não listado
Percentual de corrupção: 90%
Percentual de pessoas na pobreza: Sem ranking

Acredita-se que a palavra Guiné provêm da palavra da língua Susu para "mulheres". Ou isso, ou de uma palavra berbere para "terra dos negros". Ninguém está certo. Entretanto, o significado da segunda metade de seu nome - "Bissau" - é "está consumado".


Parte do Reino do Mali, Guiné-Bissau foi "descoberto" pelos Portugueses no século 15 e se tornou a sua base para colonizar a região. Foi logo um dos fornecedores principais de escravos no que ficou conhecido como a Costa dos Escravos da África Ocidental.


Politicamente, o país ganhou a independência em 1974. Independência espiritual ainda não chegou para a maioria dos cidadãos. Antes da chegada dos muçulmanos e cristãos, o povo praticava uma variedade de religiões animistas e tribais. O Islã varreu a região nos séculos 7 e 8, interposto pelo fula e mandinga. Os portugueses trouxeram o catolicismo, mas a maioria é partilhada com outros europeus.


Hoje, crenças tribais e islamismo - e uma  mistura liberal das duas formas, o "Islã folclórico" - são as principais religiões. A maioria do povo da Guiné-Bissau continua escravizada a esses poderes demoníacos,
assim como continuam a suportar as feridas emocionais da escravidão.


"O impacto da escravidão e exploração colonial ainda é sentida na região até hoje, como uma antiga maldição que ainda paira sobre essa empobrecida e espiritualmente escurecida zona da África Ocidental", como indicado nas fortalezas da Janela 10 X 40 [George Otis Jr., fortalezas da Janela 10/40, (Seattle, WA: YWAM Publishing, 1995), p. 93.]

Na cruz, Jesus declarou: "Está consumado!" Como Ele cumpriu a vontade do Pai e do trabalho, trazendo a salvação para aqueles vinculados pelo pecado. Na Guiné-Bissau, no entanto, o trabalho do Reino de Deus está ainda não concluído. Deus está revelando-se a essas pessoas preciosas e libertando os cativos.

CORRUPÇÃO
Guiné-Bissau ocupa a posição 171 entre 177 países das Nações Unidas sobre o Índice de Desenvolvimento Humano 2009. É um dos países mais pobres do mundo inteiro. Isto tem causado um sofrimento indescritível: os moradores enfrentam a fome, a falta de água potável e cuidados de saúde inadequados (cerca de 100 em cada 1000 partos resultado em morte e a esperança média de vida é inferior a 48 anos). A pobreza nesta nação impedem o governo de tomar medidas contra o terrorismo e a corrupção.

Em março de 2009, o Presidente João Bernardo Vieira e General Tagme Na Waie, chefe dos militares, foram assassinados. Como não ocorreu nenhuma tentativa de golpe em seguida, alguns estavam otimistas de que novas eleições iriam preencher este vazio, sem mais violência. Mas, como a nação começou o processo eleitoral, um dos candidatos presidenciais, Baciro Dabo, foi acusado de montar um golpe e foi morto quando estava sendo preso.


Como a BBC News, salientou, "Guiné-Bissau continua a ser um dos países mais instáveis da África Ocidental e, recentemente, tornou-se conhecido como um importante ponto de trânsito para o tráfico de cocaína ..." ["Guiné-Bissau killing", BBC News, 5 de junho de 2009.]

LOUVE
Missionários relatam que alguns imãs (líderes islâmicos) acolhem professores da Bíblia em suas aldeias. Pastores que foram assistir a seminários de liderança cristã estão aprendendo maneiras de chegar a esta nação, e agora estão vendo as portas abertas para pregar e ensinar. Outra resposta para a oração foi o primeiro filme na língua Fula, o filme Jesus.


ORE
  • Ore para que Deus intervenha em nome da Guiné-Bissau para que o inimigo pare arrastar esta nação para um estado de anarquia. 
  • Ore para os espíritos de violência, assassinato, e o desejo de poder sejam amarrados e lançados fora da África Ocidental (Mateus 16:19).
  • Ore por um novo líder a ser nomeado pelo próprio Deus e capacitado pelo Espírito a levar este país para a paz e estabilidade (Provérbios 12:20.
  • Amarre o espírito de pobreza que está nesta terra.
  • Ore ao Senhor dar ao governo e às pessoas idéias sobre como desenvolver indústrias numa nação onde haverá uma abundância de empregos, alimentos nutritivos, água potável, educação equilibrada, e um governo corrupto livre, cuidando das necessidades do povo e servindo-o de acordo com princípios bíblicos.
  • Ore para que o Reino de Deus sejá estabelecido na Guiné-Bissau.
  • Ore para a quebra das maldições antigas da escravidão e do colonialismo.
  • Ore ao Senhor para que liberem aqueles que estiveram em cativeiro, e que Ele traga a cura para as grandes e profundamente enraizadas feridas sentidas por gerações.
  • Ore por um momento de perdão e arrependimento para o comércio de escravos, que teve lugar neste país que teve um efeito negativo sobre o povo e a terra. (Atos 3:19)
  • Ore para que o "Islã folclórico" seja exposta como uma mentira de Satanás e para que a luz do Senhor brilhe em todos os cantos da Guiné-Bissau alertando-os para saber que precisamos de um Salvador. 
  • Ore por avivamento na Guiné - Bissau, com multidões de novos crentes que entram no Reino de Deus. 
  • Ore para que Jesus seja exaltado por cristãos e conhecido para os perdidos e não alcançados desta nação. (João 8:12).
  • Ore para que a obra consumada de Jesus Cristo seja aceita em toda Guiné-Bissau e para a obra do Senhor aqui para ser concluída - a união de todos os povos, tribos e línguas, para o seu trono. (João 19:30).

Fontes: Wikipédia, "Praying Through the 100 Gateway Cities of the 10/40 Window" (C. Peter Wagner, Stephen Peters, Mark Wilson, ed.), World Factbook, "África" (Charles Cutter), answers.com

Original em inglês, aqui (Window International Network).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.