Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dossiê de Oração: Butão


BUTÃO
População: 682.321
Líder político: o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck
Cristãos: 0,32%
Religião Dominante: Budismo
Perseguição Ranking: 11
Número de grupos terroristas: 4
Atos de Terrorismo: 2; Vítimas: 0
Percentual de corrupção: 40%
Percentual de pessoas na pobreza: 31,7%

Mesmo que você já tenha ouvido falar do Reino do Butão, as possibilidades de você não conseguir encontrá-lo no mapa são grandes. É um país pequeno e está situado nas montanhas do Himalaia entre a China e a Índia. Este reino secreto ficou escondido do mundo até 1974, onde então os visitantes foram  permitidos dentro das suas fronteiras. Ainda hoje, as restrições de viagem são apertadas e continua a ser uma monarquia governada cuidadosamente - governado pelo Rei Wangchuck.

Desde os tempos antigos, esta terra tem sido governada por poderosas forças do mal. Por muitos anos, o povo praticava algo chamado Bon (que significa "recitação"), uma forma de animismo que envolve o culto da natureza e criação. Budismo foi importado do Tibete no século 8, e foi misturado com Bon para formar uma religião única e ocultista.

O nome do Butão é de origem desconhecida, mas o país passou por outros nomes. Um deles - LHO Seg - significa "terra do sul da escuridão." Outro nome, Druk Yul, é traduzida como "terra do dragão do trovão." Estes parecem ser adequado, dada a intensa concentração de mal que não está disposto a recuar de sua terra . Budismo Lamaísta é a religião oficial reino. A capital da Thimphu (tim-poo) é a sede do maior templo budista da nação: Tashichho Dzong. Esse nome significa "a fortaleza da religião gloriosa".

Dada a sua localização, governo repressivo e uma atmosfera espiritual, não é de admirar que a "Operação Mundo"  classifica Butão como uma das nações menos evangelizados do mundo.

TERRORISMO
Enquanto esta nação budista pode parecer tranquila, efetivamente assistimos a um aumento dos ataques tanto religiosos como terroristas.

As atividades terroristas estão aumentando no sul do país. Em 2008, vários grupos fizeram suas reivindicações políticas e sua insatisfação é conhecida através do uso de bombas que destroem pessoas e bens.

PERSEGUIÇÃO
Butão realizou a sua primeira eleição democrática em 2008, ainda continua a proibir a prática pública do cristianismo. Bíblias não são permitidas no país e qualquer butanês que opta por seguir Jesus Cristo passa por sanções administrativas e sociais.

LOUVE
Apesar dos esforços do governo forte de braço para manter Butão isolado, a moderna tecnologia está se conectando o país com o resto do mundo. Missionários - mesmo trabalhadores - raramente são permitidos no país, mas a internet, junto com a televisão e rádio, estão proporcionando uma porta aberta em um país que o inimigo quer manter fechado. Agradeça a Deus por sua grandeza e soberania. Louvai-o por sua habilidade para vencer todas as fortalezas do inimigo.


ORE
  • Ore para o Senhor abra uma grande porta do Evangelho de Jesus Cristo para entrar Butão com poder, e sua Boa Nova inunde esta nação, livrando-a das trevas. 
  • Ore por toda a obra de Satanás ser revelada e destruída e para cada força demoníaca que está segurando o cativeiro do Butão ser amarrado e impotente pelo Sangue de Jesus. (Salmo 139:11,12) .
  • Ore para o budismo, Bon, e a mistura demoníaca destas religiões falsas serem derrubadas e sempre expulsas desta nação. Que a vontade de Deus prevaleça nesta terra e que os principados e poderes dominantes deste reino percebam que já não possuem a autorização para permanecer no Butão, e eles devem fugir por causa do poderoso nome de Jesus.
  • Ore para o Reino de Deus se efetue nesta terra como no céu, e para Jesus Cristo, o Rei da Glória, governar e reinar no Butão. (II Coríntios 10:4,5) .
  • Ore para os cristãos do Butão manterem-se firmes na fé, mesmo na sombra da discriminação e perseguição.
  • Ore para que eles tenham o favor com o governo e os budistas.
  • Ore por eles para que compartilhem o evangelho com ousadia, derrame o Espírito Santo para abençoar seus esforços, e para os frutos duradouros brotarem e permanecerem. (Efésios 6:19).
  • Ore para motivar os poderes terroristas para serem impotentes e para os homens e mulheres que são membros dessas organizações a entregar seu coração a Cristo. (II Coríntios 4:6) .

Fontes: World Factbook ", Praying Through the 100 Gateway Cities of the 10/40 Window" (C. Peter Wagner, Stephen Peters, Mark Wilson, eds., 1995), "Operation World (Patrick Johnstone, Jason Mandryk, 2001 ), A Voz dos Mártires

Texto original em inglês aqui (Window International Network).

Pesquise mais sobre o Butão aqui no blog Missões e Adoração.

2 comentários:

  1. Como vc pode dizer que o Butão está nas trevas, só porque não é um país evangélico, sabe o que acontece, os evangélicos por acreditarem em suas verdades, acham que os que não são evangélicos devem aceitar a sua verdade, o que é verdade pra vcs não necessariamente é a verdade dos outros. Do mesmo modo que vcs acreditam com toda a convicção que a verdade está na biblia e nada mais, da mesma maneira o mulçumano tem toda a convicção que a verdade está no alcorão e o judeu no torah e assim por diante em todas as religiões. Eu já fui evangélico e sei como as coisas funcionam, é preciso respeitar a crença de cada um e não querer converter uma pessoa ou uma nação! Vcs são os jesuítas do século XXI, mas acredito que um dia da mesma maneira que a inquisição acabou, fanáticos também terão o seu fim. É lamentável o proselitismo dos evangélicos (não todos). E o Butão está certo e deve mesmo fechar o cerco pra vcs, pq vcs tentam persuadir acreditando em suas verdades e achando que todos devem acreditar. Que prepotencia! Os missionários evangélicos chegarem lá e apontarem para as imagens de Buda e diser que é o demônio. É lastimável!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo

    Obrigado pelo seu comentário. Respeito a sua posição, mas, como achamos ser verdade o que cremos, trabalhamos, investimos e atuamos dessa forma. Ou seja, procedemos como cremos.

    A maior parte da mídia muçulmana considera o cristianismo uma heresia. O mesmo se dá com as mídias budistas e hinduístas.

    Cada um procede conforme o que acha ser verdade.

    Sei que para você, nossa posição é anacrônica, prepotente, conforme você escreveu.

    Contudo, amamos aquele povo e oramos em favor deles, para que vejam a luz de Jesus, que supera todo medo, onde os sentimentos não precisam ser abafados, onde os sentimentos são transformados pelo sangue de Jesus. Ódio, medo, ira são transformados pelo sangue de Jesus.

    Não confunda-se, nem todo cristão é verdadeiro. Nosso próprio Mestre já nos advertiu que haveria joio no meio do trigo. O "Evangelismo" praticado aqui na América Latina na Idade Média pode ser considerado um latrocínio (roubo seguido de morte). Eu considero um genocídio!

    O verdadeiro Cristianismo é amar e servir, mesmo que a pessoa, no momento, não considere necessitada de ajuda.

    Evangelizamos, o acreditar depende de cada um.

    Você não acreditou. Que pena. Mas oro para que você seja tocado pelo Espírito Santo e tenha seus sentimentos não abafados como os butaneses, mas sim, transformados.

    Deus te abençoe.

    Gilson de Moura
    Blog Missões e Adoração

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.