Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dossiê de Oração: Bangladesh


BANGLADESH
População: 153.546.896
Líder político: O presidente Zillur Rahman
Cristãos: 0,4%
Religião Dominante : Islamismo sunita
Perseguição Ranking: 43
Número de grupos terroristas: 20
Atos de Terrorismo: 153
Vítimas: 229
Percentual de corrupção: 80%
Percentual de pessoas na pobreza: 45%

Bangladesh significa "país de Bengala." Bengala é o nome da região há milhares de anos e era uma parte da Índia até a divisão da nação em 1947, momento em que se tornou parte do Paquistão. A independência veio em 1971, mas só após uma sangrenta guerra de libertação que tirou a vida de um milhão bengalis. O que se seguiu foi uma longa sucessão de golpes de Estado (18) e ditaduras militares. Somente em 1991 que a democracia foi adotada.

Devido à sua localização na cabeça da Baía de Bengala, Bangladesh é regularmente afetada por ciclones poderosos que se formam no Oceano Índico. Nos últimos cem anos, desde que os registros foram mantidos, várias centenas de milhares morreram. Tempestades individuais assassinaram cerca de 200.000 pessoas e deixaram milhões sem abrigo. Estes desastres que duram menos de 1 hora têm sido especialmente letais, porque Bangladesh é uma das nações mais densamente povoadas do mundo. A perda resultante de gado resulta em fome, a falta de água limpa dá origem a doenças epidêmicas.

De acordo com o Índice de Pobreza da ONU, Bangladesh ocupa a posição de número 140 de uma lista de 177 nações em termos de pobreza. É também uma das maiores nações islâmicas no mundo - entre segunda e quarta posição, dependendo da fonte. As estimativas indicam que a população muçulmana em aproximadamente 90%. "A terra tem uma maioria muçulmana durante centenas de anos", explica Gospel for Asia, mas a história recente tem visto uma crescente intolerância para com outras religiões. Em 1988, o Islã se tornou a religião nacional. ["A Love Song for Bangladesh", SEND, Gospel for Asia, l novembro de 2006. ]

Em Bangladesh a perseguição dos crentes é uma constante. Neste país, lotado de islâmicos, os cristãos são uma pequena minoria e não são bem tolerados. "Em uma atmosfera de corrupção política, a instabilidade social e fraqueza econômica", relata o Fundo Barnabé, "os extremistas do Islã prosperam ...." Apesar da garantia oficial de liberdade de religião, o governo permite que igrejas e escolas cristãs sejam destruídas e cristãos fiéis assaltados.[2009 Orando pela Igreja Perseguida na Quaresma, do Fundo de Barnabé, p. 9. ]

TERRORISMO
A avaliação das tentativas recentes de Bangladesh para combater o terrorismo é geralmente positiva. Falando em um fórum econômico mundial em 2008, Supervisor Chefe de Bangladesh Fakhruddin Ahmed anunciou orgulhosamente: "Nem um único tiro foi disparado, e nenhuma bomba explodiu durante este Governo". Observadores notaram um "sentimento de mal-estar popular" em torno da  instabilidade política e a pobreza em curso na nação. Entretanto, os grupos extremistas islâmicos, como o Jama'atul Mujahideen Bangladesh (JMB), o Jagrata Muslim Janata Bangladesh (JMJB), e várias filiais da Al-Qaeda teriam sido "bem direcionados", sinalizando uma "mudança notável em relação a turbulentos anos anteriores". ["Bangladesh avaliação de 2008," South Asia Terrorism Portal, www.satp.org.]

LOUVE
O último ciclone a rugir por Bangladesh (maio 2009) matou centenas, milhares de feridos, e afetou 3,2 milhões de pessoas. Na esteira dessa destruição, as organizações cristãs foram capazes de demonstrar o amor de Deus através da entrega de ajuda humanitária. Isso também permitiu-lhes partilhar a Boa Nova de Jesus Cristo.


ORE
  • Para que o povo de Bangladesh veja as falhas do Islã e as muitas mentiras do inimigo que lhes é imposta através deste sistema religioso falso.
  • Ore pelos muçulmanos do país a se libertarem das tentativas de Satanás para roubar, matar e destruir eles e suas famílias. (João 10:10)
  • Ore por um fim ao ciclo de tempestades devastadoras nesta terra. 
  • Ore para o remanescente de cristãos se levantar e crescer forte na oração, na Palavra, e na adoração. 
  • Ore ao Senhor para preenchê-las com Seu fogo e paixão, realizando grandes feitos e poderosa expansão do Reino de Deus (Salmos 86:10) 
  • Ore por um governo estável, que constantemente lute contra o terrorismo e crie meios para a maioria das pessoas sair do poço da pobreza. (Jó 5:16) 
  • Ore pelos cristãos, para serem luz e sal no meio desta terra escura e sombria, inaugurando o Reino de Deus em toda a sua força.
  • Ore por sua força e coragem para exaltar o Senhor Jesus Cristo. (Mateus 5:13)
  • Ore para que Bangladesh converta-se de Satanás para Deus e se tornar uma nação 100% cristã. (Atos 26:18)

Fontes: Gospel For Asia, Barnabé Fundo, Wikipedia, 2007/2008 Relatório de Desenvolvimento Humano (United Nations Development Programme)


Original em inglês aqui (Window International Network).

Mais sobre Bangladesh no nosso Blog Missões e Adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.