Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Família, criação de Deus - parte 6

Acompanhe a série de postagens sobre Família, criação de Deus. Não deu para terminá-la em Junho, mês do meu aniversário de casamento, precisei estender para o mês de julho e talvez até agosto. Eu vou parar a gosto de Deus!

Família, criação de Deus:
parte 1 - casamento, divórcio, novo casamento (uma autobiografia);
parte 2 - definição de família e tipos familiares;
parte 3 - descrição da família reconstituída e a união estável;
parte 4 - a "família" homossexual - a questão homossexual e a homofobia;
parte 5 - o que é sexo?

Continuando a discussão sobre sexo, vamos vê-lo à luz da Bíblia.

O que a Bíblia diz sobre sexo?

Vamos começar estudando um livro bíblico que dizem ser o mais sexual de todos! A tal ponto, que Honk Kong o considera 'pornográfico' e, como ele está na Bíblia, acaba proibindo a venda de Bíblias em seu território! Contudo, não é bem assim! Vamos estudar o Cântico dos Cânticos de Salomão!

Esse título significa "Cântico Supremo". Dentre os 1005 cânticos (1Rs 4:32) escritos por Salomão, esse é o mais sublime. Foi escrito cerca de 960 aC e é o primeiro dos cinco rolos da terceira parte de cânon hebraico. Era entoado na Páscoa, durante a primavera.
 

Pano de Fundo
 

Segundo a interpretação tradicional do livro, o rei Salomão tinha um vinhedo na região montanhosa de Efraim, cerca de 80 km ao norte de Jerusalém (8:11) e a arrendou a alguns guardas (8:11), um deles era pai de Sulamita e vivia com sua esposa, dois filhos (1:6) e uma segunda filha menor (8:8), provavelmente, os dois irmãos da sulamita eram meio-irmãos (1:6).
 

Sulamita era trabalhadora, cuidava da vinha (1:6) podando-a e armando arapucas para as raposas (2:15), além de ser pastora (1:8). Todo esse trabalho a deixou bronzeada (1:5), não tendo tempo para cuidar de sua aparência (1:6).
 

Um dia, Salomão disfarçou-se de pastor e foi olhar sua propriedade. Encontrou a sulamita, achou-a formosa e apaixonou-se por ela. Ela ficou constrangida por sua aparência (1:6) e, considerando-o um pastor, perguntou-lhe pelo rebanho (1:7). Salomão livrou-se da pergunta (1:8) e lhe disse palavras de amor (1:8-10), prometendo ricos presentes no futuro (1:11) e prometeu voltar.
 

Sulamita ficou sonhando com ele (3:1). Salomão finalmente volta com toda sua majestade e esplendor e faz dela sua noiva (3:6-7).
 

Nesta versão há apenas duas personagens: Salomão (como rei e disfarçado de pastor) e a jovem sulamita. Contudo, há ainda outra forma de se entender o livro.
 

Na versão tradicional, Salomão é a figura de Cristo e a sulamita, da Igreja. É a expressão do amor de Jesus pela sua Noiva. Veio como humilde servo, mas voltará como rei em toda a Sua majestade.
 

Na versão alternativa, uma terceira personagem entra em cena. É o pastor, amado de Sulamita, a figura de Cristo. Salomão deixa de representar Jesus e passa a ser figura do mundo, com toda a sua tentação. Sulamita recebe as investidas de Salomão, mas, mantém-se fiel ao seu amado, Jesus!
 

Um esboço dessa nova versão:

  • Salomão leva Sulamita para o palácio e promete riquezas (1:1 - 2:7);
  • Sulamita sonha com a visita de seu amado, o pastor (2:8 - 3:5);
  • Salomão investe novamente sobre a sulamita (3:6 - 4:7);
  • Ela resiste e relembra as palavras de seu amado, antevendo o casamento com ele (4:8 - 5:1);
  • A jovem relata um sonho e descreve seu amado (5:2 - 6:3);
  • A última investida de Salomão (6:4 - 7:9);
  • A jovem mantém-se fiel a seu amado e expressa sua ansiedade por ele (7:10 - 8:3);
  • Ela volta para casa com seu amado e declara sua fidelidade (8:4-14).
Onde está o sexo aqui?
Acompanhe a próxima postagem!





Família, criação de Deus:
parte 1 - casamento, divórcio, novo casamento (uma autobiografia);
parte 2 - definição de família e tipos familiares;
parte 3 - descrição da família reconstituída e a união estável;
parte 4 - a "família" homossexual - a questão homossexual e a homofobia;
parte 5 - o que é sexo?
parte 6 - sexo no livro de Cântico dos Cânticos;
parte 7 - o poder e o controle do sexo;
parte 8 - sexo antes do casamento e além do casamento;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.