Pesquise em mais de 1800 postagens!

domingo, 21 de junho de 2009

Família, criação de Deus - parte 5

Vamos falar um pouco sobre sexo!

Biologicamente, sexo é a troca de DNA entre dois seres! Um ser vivo possui DNA organizado em certo número de cromossomos (46, no ser humano). Ele produz uma célula especial de reprodução, os gametas que tem metade dos cromossomos (23, no ser humano). Sexo é o ajuntamento entre o gameta masculino e o gameta feminino. Dessa união (23 + 23), surge uma célula especializada chamada Zigoto (com 46 cromosssomos, no ser humano). Esse zigoto passará por inúmeras tranaformações (blástula, gástrula, mórula, embrião, feto, etc) e já é considerado um ser vivo. Pelo menos para nós, os cristãos, aquele amontoado de células nas primeiras fases do desenvolvimento humano já é um ser humano. É por isso que o aborto é pecado e somente tolerado em casos que a lei brasileira determina: estupro, risco de morte para a mãe, etc.

Essa troca de DNA gera indivíduos com DNA diferente dos pais. É o que chamamos de Variabilidade Genética. É por isso que filhos de mesmo pai e de mesma mãe são diferentes! Nem vou falar do crossing-over na meiose.... É muito biológico! Este é um blog teológico, ou melhor, missiológico. Você entendeu, é lógico!

A Polinização é um exemplo de reprodução sexual (mundoeducacao.com.br)

Observe que na Polinização, o animal (abelha ou morcego) não faz sexo com a planta.....|o|... Eles participam do processo levando o pólen (que contém o gameta masculino) até o óvulo (que é o gameta feminino). O interessante é que a planta é hermafrodita, isto é, possui os dois sexos, ou seja, produz gametas masculinos e femininos. A maioria dos seres monóicos (do grego mono=casa e óicos=casa, os dois sexos em uma casa) ou hermafroditas (de Hermes e Afrodite, na lenda ou folclore grego) não fazem auto-fecundação, eles não dão conta do recado sozinhos, eles precisam de um parceiro. Um troca troca de gametas! Com a minhoca também é assim:
Duas minhocas se reproduzindo (http://br.geocities.com/clickbio/)

As minhocas são seres monóicos ou hermafroditas e fazem Fecundação Cruzada, ou seja, o espermatozóide de uma minhoca fecunda o óvulo de outra e vice-versa. Elas fazem isso para garantir a Variabilidade Genética da população. Quanto mais variabilidade mais capacidade de adaptação ao ambiente. A diferença é uma riqueza!

Todos os seres vivos fazem sexo! Até as bactérias! E não precisam de pênis para isso. Sexo é troca de DNA! Nas bactérias isso chama-se conjugação, pontes de citoplasma entre duas bactérias permitindo a passagem de DNA da bactéria "masculina" para a "feminina".

O conceito de masculino é enviar o DNA e o feminino é o de receber DNA. Se bem que há exceções nos seres vivos, como por exemplo os sapos. O sapo fêmea também expele os óvulos, eles fazem fecundação externa.

E quanto ao ser humano? Sexo é o que?

Na concepção da palavra, o ajuntamento homossexual não é sexo! Nem as expressões "sexo oral" "sexo anal" não corretas. Isso não é sexo! O que a Bíblia diz sobre isso?

Fica para a próxima!




Família, criação de Deus:
parte 1 - casamento, divórcio, novo casamento (uma autobiografia);
parte 2 - definição de família e tipos familiares;
parte 3 - descrição da família reconstituída e a união estável;
parte 4 - a "família" homossexual - a questão homossexual e a homofobia;
parte 5 - o que é sexo?
parte 6 - sexo no livro de Cântico dos Cânticos;
parte 7 - o poder e o controle do sexo;
parte 8 - sexo antes do casamento e além do casamento;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.