Pesquise em mais de 1800 postagens!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Jesus, o motilone - parte 4

Refém! - parte 1
Por Bruce Olson, Maio 1990

Introdução
Em 1960, Bruce Olson, jovem norte-americano de 19 anos de idade viajou para a América do Sul por avião transportando 100 dólares em seu bolso e foi sozinho para a selva que se estende ao longo da fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. Procurando por uma tribo de índios conhecido como motilones, que vivem na Idade da Pedra. Eles eram ferozes com as pessoas, famosos por matar todos os homens brancos que se atreveram a atravessar seu território. Mas os motilones morriam por causa de várias epidemias, ainda jovem, Bruce tinha a convicção de que Deus lhe chamou para ajudar a salvá-los. Durante os próximos 30 anos, Olson fundou dez centros de saúde, 16 programas agrícolas, oito cooperativas comerciais e 12 escolas bilíngües, todos para os motilones, alguns dos quais já tinham feito estudos universitários. Depois, uma manhã em outubro de 1988, os comunistas revolucionários capturaram Bruce. Eis aqui sua história, descrita por ele mesmo:


Refém!
Foi uma manhã morna (43° C), nas selvas do nordeste da Colômbia equatorial, a região chamada Motilândia. As aves e macacos grasnavam quando eu comecei construir uma canoa com 15 índios motilones. Essa canoa iria nos levar a uma cooperativa de alimentos. Senti que estava prestes a dar-me um outro ataque de malária, e esperava que o suor causado pelo calor sufocante me ajudaria a superar.
Enquanto Kaymiyokba, bom amigo meu e chefe dos motilones, concluiu o barco, o atracamos nas margens do rio. A guerrilha colombiana pensou que eu era a pessoa-chave para fazer um acordo com os índios filiando-os à causa comunista. Como resistissem a todas as tentativas de contato, eu tinha sido repetidas vezes ameaçado de morte. À medida que nos aproximamos do cais, vimos dois guerrilheiros armados. Sem aviso, metralhadora fez saltar a água ao nosso redor.
- Saia da canoa! gritou um guerrilheiro. Deite-se com o rosto para o chão!
Kaymiyokba e diversos outros motilones caminharam irritados em direção a guerrilha, com a intenção de atacá-los mesmo de mãos limpas. Mas antes de qualquer reação, os guerrilheiros dispararam a metralhadora à frente de Kaymiyokba, quase o acertando, mas, ele manteve-se firme.
Bruce Olson é prisioneiro da União Camilista do Exército de Libertação Nacional! Gritam.
Este grupo guerrilheiro, conhecido como ELN, foi o único das quatro grandes organizações revolucionárias que se recusaram a aceitar a trégua com o governo.
Eu deveria dar oportunidade aos motilones de escapar. Disse a Kaymiyokba em seu dialeto:
- Não me sigam!
Então eu falei com a guerrilha:
- Eu sou Bruce Olson, sou eu quem vocês procuram. Deixem os motilones em paz!
Comecei a caminhar quando alguém gritou:
- Alto, ou nós atiramos!
Acelerei o passo. De repente, cerca de 450 metros após os motilones, dois guerrilheiros pularam na minha frente, caí e tive uma arma apontada para a cabeça. Então é assim que morrerei, eu pensei.
Fui firmemente amarrado com as mãos por trás das costas, precisei caminhar a pé. Depois de três dias e noites insuportáveis, finalmente chegamos ao acampamento guerrilheiro.

2 comentários:

  1. Admirável a força deses valentes missionários; creio que, receberão suas recompensas.
    Não me sai da memória; deitado em minha rede no horário de descanso do almoço,la dentre a selva Amazônica as margens do rio Suiá; PA Brasil novo,Querencia MT, ouvia, impactado pelo forte conteúdo das histórias que deixam marcas para sempre, com Edson Bruno no Realidade plena, emitido pela emissora Voz Cristã (CVC A SUA VOZ), Miami EUA. Pena que, foram esforços que contribuirão para o fortalecimento das autoridades religiosas e políticas do nosso planeta, e não, para o verdadeiro conhecimento do CRIADOR SOBERANO...

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.