Home » , , » Situação Missionária do Mundo - slide 1

Situação Missionária do Mundo - slide 1

Por Gilson Moura em domingo, 6 de abril de 2008 | 6.4.08


Introdução: (Este assunto é importante … e para realmente entender a realidade do Brasil e do movimento missionário brasileiro, temos que ver ambos no contexto do mundo).
Quando li as primeiras duas palavras do assunto que foi me dado, fiquei super empolgado. As estatísticas. Fiquei empolgado porque acho as estatísticas (dados, números) uma tremenda ferramenta. Através dos números corretamente levantados e sabiamente utilizados ganhamos uma ferramenta (um instrumento) extremamente útil.
Com números bem pesquisados adquirimos a arma potencialmente poderosa que nos ajuda a:
•.identificar necessidades
•.vislumbrar possíveis estratégias
•.estimular oração
•.organizar esforços
E a Bíblia não tem nada contra os números em si. Inclusive, o nome do quarto livro do Antigo Testamento é: "Números ". E o que tem de cifra dentro desse livro não é brincadeira. E quem mandou que fizessem essas contas foi Deus mesmo. Não foi invenção humana.
Cinco vezes na Bíblia Deus mandou o pessoal contar, fazer as contas, levantar dados estatísticos. Claro, Davi errou quando ele realizou aquele Censo sem Deus ter mandado. Mas as outras vezes foi Deus mesmo que deu a ordem para contar.
Mas também não queremos exagerar. Há certos riscos que temos que evitar.
·Às vezes citamos tanta cifra que em vez de espalhar luz acabamos gerando confusão.
·O risco de supervalorizar as informações, achando que 'a informação é poder'. Ficamos assim tão empolgados com os gráficos bonitos e os mapas bem bolados que caímos no erro que Isaías descreveu em seu livro no capítulo. 22 versículos 10-11 ("Contaram as casas de Jerusalém … mas não olharam para aquele que fez estas coisas.")
·O risco de esquecer o básico. Ficamos manipulando dados sobre milhões de pessoas, milhares de povos que podemos esquecer o valor de uma alma. Jesus deixou as 99, para buscar uma única ovelha perdida. Ele valorizava, claro, as 99. Mas seu coração de pastor não o deixou descansar até achar e salvar aquela que estava perdida.
·O risco de pensar que agora sabemos, ou seja, esquecemos que nenhuma situação fica estática (congelada no tempo) e a realidade é geralmente muito mais complexa do que pensamos.
Mas apesar desses riscos, vale a pena fazer um esforço para conhecer os melhores (a maior quantidade de) dados possíveis.
O movimento missionário moderno iniciou-se com um sapateiro chamado Guilherme Carey. Sabemos de seu coração muito inflamado. Como ele gastava horas e horas em oração junto a um globo feito de couro que servia de estímulo para visualizar o mundo que Deus criou, amou e redimiu.
Mas Carey não parou ali. Ele era um pesquisador nato e incansável que levantava dados sobre os povos do mundo. O folheto que ele escreveu, aquele que os estudiosos apontam como sendo o estopim que levou à explosão do movimento missionário moderno, foi um documento encharcado com números, dados e estatísticas sobre o mundo.
Que Deus nos ajude a manter esse equilíbrio ao considerarmos (nos próximos minutos) os dados tão importantes que iremos ver a seguir. Que possamos ter essa menta aguda e focalizada para entender a realidade que os números estarão sinalizando. Mas também que possamos ter um coração sensível, quebrantado, reconhecendo que no final das contas, tudo depende de nosso grandioso Deus.

4 comentários :

  1. Irmão(a) A paz do Senhor.
    Faço parte da diretoria de Ev. do Dep. de missões da minha igreja. E passando por aqui gostei muito deste desenho de conscientização: QUAL A SUA POSIÇÃO EM MISSÕES?
    Queria muito fz um BAYNER e salvei a msg para levar a uma pessoa especializada neste assunto, más a imagem estava em baixa resolução.
    Queria perguntar se vc tem a imagem em uma resolução mais alta e pedir que se possível me enviasse.
    Que Deus te abençoe grandemente e continue fazendo este tb maravilhoso.
    vera_carv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Amado.
    Você possui dados atualizados sobre missões??
    A maioria que encontro é de no máximo 2009????

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo, Graça e Paz

    Pois é, não temos! Os dados estatísticos para Missões são consolidados de 10 em 10 anos, ou um pouco menos.

    Imagine o trabalho de um missionário de um povo nos rincões entre as montanhas do Nepal informar que ganhou para Jesus e batizou 3 pessoas em 2010. Quando esta informação se tornará conhecida aqui para nós?

    A popularização da Internet mudará gradualmente este sistema.

    Enquanto isso, curta as estatísticas "atrasadas" e ore a Deus pedindo mais agilidade nas comunicações entre cristãos.

    Deus te abençoe.

    Gilson

    ResponderExcluir
  4. Sou missionário aqui no Espirito Santo, gostei muito da publicação,continue sempre com este intuito de levar o reino do nosso Deus aqueles que mais nessecitam.

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.

Google+ Followers

Curta conosco no Facebook
Acompanhe a gente no Twitter
Recomende-nos no Google Plus
Assine RSS