Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A Cruz de Cristo - A via dolorosa

Estudo de célula que fiz em 2004 para minha igreja.

Introdução:
Esta é uma série de 14 estudos sobre a importância da cruz de Jesus Cristo. Ela foi baseada no livro “Encontro” do Pr. César Castelhanos e do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado. O objetivo principal dessa série de estudos é o crescimento espiritual do discípulo, o correto entendimento e compreensão do amor de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo. Vamos acompanhar alguns momentos da prisão, julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Texto base: Mateus 27:31-33

Desenvolvimento do Estudo:
A Via Dolorosa é o caminho ao Gólgota, ao lugar da crucificação. Após Ter sido espancado, açoitado, escarnecido, cuspido, Jesus precisou carregar a cruz pelas ruas de Jerusalém. O Gólgota ficava fora dos muros de Jerusalém. Assim como o animal do sacrifício pelo pecado era queimado fora do arraial dos judeus no deserto, Jesus morreu fora da cidade. Ele carregou a cruz, trilhou um caminho de dor e sofrimento.
Todos os seres humanos andam desgarrados, longe dos caminhos de Deus. Caminhos de pecados e transgressões (Is. 53:6 e 55:7 e 8). Mas Deus enviou a provisão. Para que andássemos nos caminhos de Deus, Jesus precisou andar no caminho doloroso. Jesus sofreu no caminho ao Gólgota para que pudéssemos ir para o caminho correto.
Quando nós estávamos perdidos, sem solução e enfraquecido, Jesus morreu por nós (Rm. 5:6) Para que nós nos fortalecêssemos, Jesus precisou enfraquecer-se no caminho doloroso. A fraqueza de Jesus na Via Dolorosa nos fortaleceu.
Através do sofrimento nas ruas de Jerusalém, Jesus nos reconciliou com Deus (2Co. 5:19). Fomos reconciliados com Deus através da morte na cruz que estava no final da Via Dolorosa.
Apesar de fraco e com sofrimentos, Jesus caminhou sabendo que precisávamos ser salvos. No final da Via Dolorosa estava você e eu com o nosso pecado, com a nossa morte eterna.
Como está a sua vida com Deus? Está no caminho certo ou anda desviando-se dele? Lembre-se, Jesus Cristo fez tudo aquilo por você. Você estava lá no Gólgota. Espiritualmente, você estava no caminho trilhado por Jesus. Cada tropeção, cada falta de fôlego, cada queda de Jesus com as costas dilaceradas e com aquela cruz pesada, cada gesto, Jesus estava fazendo por você. Para que você andasse nos caminhos de Deus (então, o que você está fazendo fora?), para que você fosse fortalecido (então, porque você está fraco?) e para que você fosse reconciliado com Deus (então, porque você está rebelde?). Arrepende-se e volte-se para Deus.

Líder: Ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar!


Veja os demais estudos.


Primeiro deve falar ao seu coração, depois, você transmite aos seus discípulos.
Deus vai te usar!

Um comentário:

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.