Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A Cruz de Cristo - A Túnica

Estudo de célula que fiz em 2004 para minha igreja

Introdução:
Esta é uma série de 14 estudos sobre a importância da cruz de Jesus Cristo. Ela foi baseada no livro “Encontro” do Pr. César Castelhanos e do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado. O objetivo principal dessa série de estudos é o crescimento espiritual do discípulo, o correto entendimento e compreensão do amor de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo. Vamos acompanhar alguns momentos da prisão, julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Texto base: João 19:23-24.

Desenvolvimento do Estudo:
Jesus tinha uma túnica muito bonita e de bom gosto. Todos os soldados gostaram dela. Fizeram até um sorteio para ver quem é que ficaria com ela. É interessante, vemos que este gesto foi profetizado no Velho Testamento (Sl. 22:18).A túnica de Jesus não tinha costura, o que representa perfeição ininterrupta. Quando foi para a cruz, Jesus deixou seu manto de perfeição e colocou as vestes da indignidade (nudez) e da maldição (Sl. 109:18). Jesus trocou de roupa conosco.


Ele usou as nossas e nós usamos as dEle.
1Pe. 2:24 – Jesus morreu com os nossos pecados sobre si para que pudéssemos viver.
Gl. 3:13 – Jesus se fez maldição por nós para que nós deixássemos de ser amaldiçoados.
Gl. 3:27 – Hoje, Jesus nos reveste dele próprio, ou seja, com as suas qualidades.
Is. 11:5 – A justiça (cinto) e a fidelidade.
Is. 59:17 – A Justiça (couraça),a Salvação (capacete), a Vingança (como vestes) e o Zelo (como um manto).
Is. 61:10 – Salvação (vestes), Justiça (manto) e jóias.

Jesus é maravilhoso. Muitas pessoas comparam a salvação e as bênçãos de Deus com um banquete de gala, onde as pessoas insistem em ficar embaixo da mesa comendo as migalhas. Porém a comparação poderia ser ampliada: Jesus não fez somente um banquete para você. Ele não fez somente a reserva de um lugar. Ele cobriu os custos. Ele providenciou o transporte. Ele permitiu que você usasse as roupas dEle. E Ele permitiu que você comesse na presença dEle.
Como está a tua veste espiritual? Você está todo sujo, remendado, fedido? Se você está desse jeito, significa que você está em pecado, significa que você está fora do caminho. As vestes de Jesus não são assim. Se você buscar a santidade, Jesus reformará seu guarda-roupa espiritual! Arrependa-se e busque a Deus em primeiro lugar.

Líder: Ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar!


Veja os demais estudos.


Primeiro deve falar ao seu coração, depois, você transmite aos seus discípulos.
Deus vai te usar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.