Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A Cruz de Cristo - O sudário

Estudo de célula que fiz em 2004 para minha igreja.

Introdução:
Esta é uma série de 14 estudos sobre a importância da cruz de Jesus Cristo. Ela foi baseada no livro “Encontro” do Pr. César Castelhanos e do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado. O objetivo principal dessa série de estudos é o crescimento espiritual do discípulo, o correto entendimento e compreensão do amor de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo. Vamos acompanhar alguns momentos da prisão, julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Texto base: João 19:38-42.

Desenvolvimento do Estudo:
Sudário é roupa de defunto. O corpo de Jesus foi enrolado em um grande lençol (Jo. 19:38-40). Sobre sua cabeça foi colocado um lenço. Estes materiais foram comprados por José de Arimatéia que, ajudado por Nicodemos, sepultou Jesus no final da tarde da Sexta-feira. Que tristeza, Jesus morreu e foi sepultado. No Domingo anterior à Páscoa, foi um momento de triunfo! A população de Jerusalém gritava nas ruas “Hosana ao que vem em nome do Senhor” (Mc. 11:7-10). A quinta-feira foi momento de expectativa. A sexta-feira foi momento de sofrimento: a população gritava: “Crucifica-o” (Jo.19:6). O Sábado foi momento de desconsolo, tragédia e falta de perspectiva. Muitas vezes, nós estamos assim, cabisbaixos, tristes, vivendo uma eterna “sexta-feira da paixão”! Vivendo um “sábado de tristeza”. Sem perspectiva.
Deus pode transformar qualquer tragédia em triunfo? Sim! Basta não sair de perto de Jesus!
Quando Jesus foi preso, todos os discípulos fugiram, mas João retornou, esteve por perto durante o julgamento, condenação, crucificação e morte de Jesus. João não saiu de perto de Jesus a não ser logo no momento da prisão. Era hábito de João ficar próximo de Jesus. Ele O amava. Quando Maria Madalena correu ao sepulcro e viu a pedra movida e que o corpo de Jesus não estava lá, pensou que alguém o houvesse roubado. Pedro e João correram para lá. João viu o lenço dobrado e colocado ao lado. Ele viu e creu! (Jo. 20:2-8). Através do lenço da morte, João viu o poder da vida! Através do lenço dobrado, João percebeu que Jesus havia ressuscitado. Ah! Que diferença do Sábado para o Domingo. O Domingo foi dia de alegria: Jesus ressuscitou! Deus transformou a tragédia em triunfo!
Quando chega a tragédia você sai de perto de Deus? Você O abandona?
Deus pode transformar o que hoje é tragédia em um símbolo de triunfo? SIM. Basta você ficar por perto. Não sair de perto de Jesus! Ele pode transformar nossa tragédia em triunfo! Leia Rm 8:28. Se você ama a Deus, não pode sair de perto dEle. Somente assim, Deus pode transformar uma tragédia em benefício. Releia Rm. 8:28 e faça as adaptações: “A situação de ..... que estou passando, coopera para o meu bem, pois eu amo a Deus!”. O “Sábado de amargura” da nossa vida dura muito pouco comparado ao “Domingo da ressurreição”.
Para que aconteça este milagre em nossa vida precisamos perseverar. Perseverança é a palavra chave para a vitória. Quantos desistem pelo caminho! Dizem consigo: “Eu não agüento mais!” ou “Eu vou desistir!”. Quando falamos assim, assumimos a derrota e ela verdadeiramente vem sobre nossas vidas. Não pode ser assim. Jesus diz em Ap. 2:10: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Diga com confiança: “Vou perseverar!”, “Não retrocederei!”, “O diabo não pode comigo, pois Deus está à minha frente!” (Is. 45: 2 e 3).

Líder: Ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar!


Veja os demais estudos.


Primeiro deve falar ao seu coração, depois, você transmite aos seus discípulos.
Deus vai te usar!

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE RECEBER EM MEU ENDEREÇO, MATERIAL QUE ME FALE UM POUCO MAIS SOBRE A VISÃO CELULAR.
    ROBSON AVELINO DA SILVA/CONJ.JOÃO ALVES FILHO/92/RUA A/BAIRRO MATERNIDADE/CIDADE AQUIDABÃ-SE/CEP:VER INTERNET/PR.ROBSON/ROBSON.SAS@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson.

    A Paz do Senhor. Não enviamos material pelo correio, sinto mesmo. Não é por não querermos, mas sim, por não dispusermos desse material sobre a visão celular!

    Recomendo procurar uma Igreja em sua região!

    Gilson

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.