Home » , » A Cruz de Cristo - A coroa de espinhos

A Cruz de Cristo - A coroa de espinhos

Por Gilson Moura em sábado, 2 de fevereiro de 2008 | 2.2.08

Estudo de célula que fiz em 2004 para minha igreja.

Introdução:
Esta é uma série de 14 estudos sobre a importância da cruz de Jesus Cristo. Ela foi baseada no livro “Encontro” do Pr. César Castelhanos e do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado. O objetivo principal dessa série de estudos é o crescimento espiritual do discípulo, o correto entendimento e compreensão do amor de Deus e do sacrifício de Jesus Cristo. Vamos acompanhar alguns momentos da prisão, julgamento, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Texto base: Mt. 27:29, Mc. 15:17, Jo. 19:2 e 5.

Desenvolvimento do Estudo:
Os espinhos simbolizam, não o pecado, mas sim, as conseqüência dele. Em Gn. 3:17-18, lemos que a Terra produziu espinhos como conseqüência da desobediência de Adão e Eva.
Em Nm. 33:51 a 56, lemos que Deus ordenou aos israelitas expulsarem os cananeus da Terra Prometida. Se eles não os expulsassem, os cananeus seriam como espinhos nos olhos deles. Novamente vemos os espinhos como conseqüência de um ato de desobediência. Eles tinham que purificar a Terra para que pudessem viver bem, mas não fizeram.
Os perversos sofrem com os espinhos (Pv. 22:5). Quem é obediente guarda a sua alma. Devemos vigiar e orar, nos guardarmos do pecado. Buscar a santificação. Só assim para os espinhos nos abandonarem.
Como está a sua vida? Você tem obedecido a Deus? Santificar-se não é uma opção, é uma necessidade.
A desobediência resulta em espinhos (Mt. 7:16). Se os espinhos são os frutos do pecado, não seria a coroa de espinhos na cabeça de Jesus, um símbolo de nosso pecado perfurando o coração dEle?
Jesus era santo, não cometeu pecado, mas apelou como um pecador ao Pai celestial (Mt. 27:46). Jesus gritou “Eli Eli lama sabactani”, que quer dizer: “Meu Deus Meu Deus, porque me abandonaste?” Também pode significar “porque se afastaste de mim?” ou “porque se retiraste”. Naquele momento, Jesus estava imundo. Ele estava com todo o pecado da humanidade sobre ele (Is. 53:5). Nossos pecados feriram e esmagaram Jesus. Ele tornou-se em pecado por nós. Por mim e por você.
Jesus trocou a coroa celestial pela coroa de espinhos por causa de você! Jesus usou uma coroa de espinhos para que você pudesse usar a coroa da glória (1Pe. 5:4), a coroa da vida (Tg. 1:12) e a coroa da justiça (2Tm. 4:8).
Jesus nos diz: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Ap. 2:10.

Líder: Ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar!


Veja os demais estudos.




Primeiro deve falar ao seu coração, depois, você transmite aos seus discípulos.
Deus vai te usar!

11 comentários :

  1. Senhor eis me aqui, apenas mostre o caminho e sua vontade, não quero o conforto de minha casa, não quero a tranquiladade, não neste mundo! Eis me aqui e aqui quero estar com os que sofrem, com os doentes de alma, eis me aqui ELI, olha pra mim, naum para minhas transgressões mas para minha alma que clam por ti, que clama por sua vontade sobre minha vida! Não posso Senhor viver no conforto, mas permitame ser conforto, chorar com os que choram mas também adora lo com os que o fazem, usa me Senhor, usame ELI. Não quero a paz para mim, não nesse mundo Pai.

    ResponderExcluir
  2. o que tenho a dizer e somente agradecer ao senhor por tao grande sacrificio

    ResponderExcluir
  3. so que me responda ,jesus usou ou nao a coroa de espinhos?
    me disseram que nao ,que minha biblia estava errada ,que jesus nao foi morto em uma cruz e sim numa estaca .a da estaca consico provar esta errada mas a da coroa...
    entao me responda

    ResponderExcluir
  4. Claro que Jesus usou a coroa de espinhos! Você tem razão. Para comprovar, basta ler a Bíblia:

    Versão Almeida Corrigida e Fiel

    "E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura". João 19:2

    "Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem". João 19:5

    "E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus". Mateus 27:29

    "Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele". Marcos 15:17

    Acho que você estava debatendo com Testemunhas de Jeová, não é? Deduzi isto pela palavra estaca que você usou. Se este for o caso, na própria tradução deles encontramos isto:

    Versão dos Testemunhas de Jeová - Tradução do Novo Mundo

    "E os soldados trançaram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele, e vestiram-no com uma roupa exterior de púrpura"; João 19:2

    "Concordemente, Jesus veio para fora, levando a coroa de espinhos e a roupa exterior de púrpura. E ele lhes disse: “Eis o homem!” João 19:5

    "e trançaram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça dele, e [puseram] uma cana na sua direita. E, ajoelhando-se diante dele, divertiam-se às custas dele, dizendo: 'Bom dia, ó Rei dos judeus!'" Mateus 27:29

    "e cobriram-no de púrpura e trançaram uma coroa de espinhos e a puseram nele". Marcos 15:17

    Na continuação de todos os textos, a Bíblia afirma que os soldados arrancaram a roupa de Jesus e o crucificaram. Observe que Jesus estava com a roupa púrpura e a coroa. Foi-lhe tirado apenas a roupa. Ficando com a coroa. Isto está bem expresso em João.

    "Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes". João 19:23-24

    Deus te abençoe, anônimo.

    ResponderExcluir
  5. "e cobriram-no de púrpura e trançaram uma coroa de espinhos e a puseram nele". Marcos 15:17
    ...e colocaram no Meu Rei Jesus.
    imaginaaa a ira dos anjos,. ..quem sabe o arcanjo Miguel, (ancanjo de guerra de Deus.) afiando sua espada louco para descer e qebrar tudo, assim como ele fez no céu com Lúcifer e os anjos rebeldes. Deus da um dsepan para miguel, e diz: Calma Miguel.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk Miguel tomando diazepan kkkkkkk

    Esta foi ótima, Júlio!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Irmão, por favor corrijam no texto:
    está escrito "Eli, Eli lama sactani" e o correto é "Eli Eli lama saBActani!

    ResponderExcluir
  8. E A GLÓRIA SEJA DADA AO FILHO DO DEUS VIVO!!!

    ResponderExcluir
  9. E A GLÓRIA SEJA DADA AO FILHO DO DEUS VIVO!!!

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.

Google+ Followers

Curta conosco no Facebook
Acompanhe a gente no Twitter
Recomende-nos no Google Plus
Assine RSS