Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um empresário de sucesso!

Este é um esboço de um artigo que escrevi em 17 de outubro de 2005 para a revista "JM em vida".

Tantos casos por aí de empresários que começaram por baixo e alcançaram tanto sucesso: Sílvio Santos, Samuel Klein (Casas Bahia), Rolim Adolfo Amaro (TAM) etc. Qual o segredo do sucesso deles?

Uma boa pergunta! Se houvesse uma boa resposta, não haveria empresários de fracasso. Há receita? Resposta: Não. Na verdade, existem esboços de respostas por excelentes jornalistas, escritores, empresários etc. Muitos dignam-se a responder tão difícil pergunta. Contudo, quero passar um princípio fundamental do sucesso. Para isso, usarei uma pessoa como exemplo: Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão. Sua história está narrada no livro de Gênesis.

No capítulo 28, versículos 1 a 5, lemos: "Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã ... Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão. Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi .."

Observe como o texto é rico em discussão:
· Isaque chamou Jacó - havia diálogo entre pai e filho;
· Isaque
deu a sua bênção - um pai que não fala coisas ruins de seu filho, que
deseja
bênçãos. Já pensou se fosse dito assim: "Ah você nunca será nada na
vida",
"você não presta" etc.
· Isaque deu ordens a Jacó - quantos pais erram
em deixar seus filhos escolherem o próprio caminho.
"Ah! Ele já tem idade!",
"Deixa ele aprender sozinho", "Deixa a vida ensinar
ele"
etc.
· Isaque desejou que Jacó fosse fecundo - ser fecundo significa ter
filhos. Para tê-los,
necessário se faz a devida capacidade de cuidá-los.
Bênçãos atrás de
bênçãos;
· "te dê a bênção de Abraão" - o avô era
uma bênção, o pai era uma bênção, o neto também seria uma
bênção;
· "possuas a terra das tuas peregrinações" - desejou que
onde Jacó andasse conquistasse o espaço para ele;

Tantas coisas para explorar no texto, mas o espaço não permite, contudo o que expomos é o suficiente para entendermos o sucesso. Jacó obteve sucesso porque foi abençoado. Para se obter o sucesso você precisa ser abençoado. Sua família tem que te abençoar. Nas pessoas citadas no início, observe os laços familiares.

Silvio Santos vem de uma família de judeus. Todo judeu abençoa assim seus filhos: "Disse o Senhor a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei". Isto está escrito em Números capítulo 6, versículos 22 a 27.

Quanta diferença de muitos pais que chegam a cantar para seus filhos: "Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa criança...", ou "Nana nenê que a Cuca vai pegar, papai foi na roça e mamãe no cafezal", observe que os pais nunca estão presentes! Estas canções de ninar parecem inofensivas, mas são a ponta do iceberg. Até mesmo o sistema educacional brasileiro afirma "estuda menino, senão você não vai ter um bom emprego na vida...". Ter emprego ou dar emprego?

Muitos empresários estão debaixo de maldição. Lutam, lutam, mas sempre é tão difícil. Estas maldições podem ser quebradas. Deus é poderoso para quebrar todas as maldições. Em Provérbios, capítulo 10, versículo 22 lemos: "A bênção do Senhor enriquece, e com ela, ele não traz desgosto". Na carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 3, versículos 13 e 14 lemos: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido". Na carta aos Efésios, capítulo 2, versículos 3 a 10 lemos: "...éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos ... mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".

Empresário, mude a história da sua vida, busque a Jesus. Ele te abençoa e quebra as tuas maldições. À propósito, eu te abençôo, que a bênção de Deus esteja sobre sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.