Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Transforma-me Senhor Jesus! - Transforme minha alma!



Este é um estudo de célula que preparei para minha igreja.
Texto-base: 1Ts. 5:23

Uma série de ministrações sobre Transformação!

Transforma-me Senhor Jesus! Transforme meu corpo!



Transforma-me Senhor Jesus! – Transforme meu espírito!




Abertura: Basta de melhorias e remendos! Precisamos de uma reforma completa, ampla, total, irrestrita e profunda! Deus quer transformar nosso corpo, alma e espírito, ou seja, tudo! É o desejo Dele, mas também, temos nossa responsabilidade conforme 1Co. 3:9, nós somos cooperadores de Deus. Hoje vamos detalhar a seguinte área da nossa vida que deve ser transformada: nossa alma.

Introdução: Deus nos criou com corpo alma e espírito. Somos completos com esta estrutura: corpo, alma e espírito. Passaremos a eternidade com o corpo, a alma e o espírito. Desde a queda de Adão e Eva até os dias de hoje, quem morre, deixa o corpo na terra e o espírito volta a Deus que dá o destino certo àquela pessoa: céu ou inferno (Ec. 12.7). Nem o céu, nem o inferno são os locais onde passaremos a eternidade, eles são temporários. Os que se perdem, que estão no inferno, terão seus corpos ressuscitados no Último Dia e serão jogados no lago de fogo e enxofre com o corpo, a alma e o espírito, por toda a eternidade – Ap. 20.13. Na verdade, lá será o local da condenação eterna dos demônios e até mesmo da morte e do próprio inferno! – Ap. 20.14. Não pense que o demônio ficará espetando alguém no lago de fogo e enxofre, ele será atormentado por toda a eternidade como aqueles que não aceitam Jesus como Senhor e Salvador da vida deles. Por outro lado, nós, os salvos, também não passaremos a eternidade no céu. O céu é temporário. Vamos passar a eternidade nos novos céus e na nova terra com novos corpos e com a nossa alma renovada e nosso espírito renascido (Is. 65.17, 66.22; 1Pe. 3:13). Na eternidade seremos completos: com corpo, alma e espírito. Algumas denominações, principalmente as tradicionais, entendem a divisão do ser humano somente em corpo e alma (eles acham que alma e espírito são sinônimos, a mesma coisa). Nós somos diferentes, cremos em corpo, alma e espírito porque está escrito assim na Palavra de Deus (1Ts. 5:23). Líder, se você não tiver segurança nestes assuntos, evite falar sobre eles, apenas destaque que temos corpo, alma e espírito e que Deus quer cada parte santificada – leia o texto de 1Ts. 5.23. Se for este o caso, comece a partir desse ponto: A nossa alma é formada pela MENTE, SENTIMENTO, VONTADE E DECISÃO. Estes elementos da alma não estão separados ou desvinculados. Uma parte está associada com a outra. Vamos ver um pouco de cada uma, mas entendendo que formam um todo, a alma.

1) Mente: São os nossos pensamentos, inteligência, criatividade, memória, etc. Deus quer transformar a nossa mente. Ele quer e ordena que renovemos a mente – Rm. 12:2. Basta de coisas do passado, pensamentos e memórias velhas. Deus quer renovar tudo e alguns continuam teimando com coisas do passado! Exemplo disso são os “passinhos” que alguns jovens davam nos bailes countries e querem dar na hora do louvor. Basta. “Deu certo antes, vamos repetir!”; “Ah, eu nasci assim, eu cresci assim, vou continuar assim!”; “Deus desistiu de mim, eu dou muito trabalho!”; “Eu sou um verme! Pior que um verme!”; “Fiquei magoado”; “Só perdôo se ele vier se arrastando!”.– este é o jeito que o mundo fala. Você pertence ao mundo ou a Deus? Você tem a mente de Cristo, ou não? (1Co. 2.16). Amados, o que nos contamina é o que sai do corpo (Mt. 15.11). É o que falamos (Mt. 12.36). Líder, nesse momento, ministre sobre seus discípulos declarando uma mente renovada pela Palavra de Deus!

2) Sentimento: Muitos cultivam raízes de amargura, alimentam esta planta maligna em seus corações. São as mágoas, falta de perdão e de perdoar, as antigas cicatrizes. Tais raízes, quando brotam, contaminam as linhagens, as gerações, a herança, pois contamina as pessoas. Não permita a mágoa, o “beicinho”, a “manha”. Estas coisas fazem com que as raízes de amargura cresçam em nossa vida (Hb. 12.15). Líder, nesse momento, ministre sobre seus discípulos, ore arrancando, pela fé, toda raiz de amargura deles.

3) Vontade: Você tem fome de quê? Tem sede de quê? Em alguns momentos você tem vontade de orar, em outros, vontade de cometer um pecado. Você tem que entender a batalha espiritual que ocorre em sua mente. Pela sua cabeça passam três pensamentos: os seus, os de Deus e os de demônios. A forma como você pensa determina a sua vontade. Cabe a você calar seus pensamento (Sl. 131.1,2). Cabe a você anular os pensamentos que o diabo lança com sua fé (Ef. 6.16). Não podemos ter ânimo dobre, nem ser crente vacilão (Tg. 4.8). Líder, nesse momento, ministre sobre seus discípulos declarando anulados os pensamentos de satanás na vida deles!

4) Decisão: Deus quer renovar, transformar a nossa decisão. Precisamos a cada dia decidirmos por Jesus. Todos os dias decidir por seguir Jesus. É a cada dia. A cada manhã, devo levantar-me e declarar: “Hoje, eu decido seguir Jesus”. A cada tentação (na área sexual, financeira, no orgulho, na fofoca, etc.) eu devo declarar: “Eu decido não pecar”. Satanás não tem domínio sobre nossa vida, meu irmão, nós fomos libertos! Nós precisamos nos santificar. A santificação é assim, dia a dia, passo a passo, decisão por decisão, segundo a segundo. Líder, faça-os declararem palavras de vitória, palavras de fé. Ore com cada um.

Líder: Não pregue aquilo que você não está vivendo. Não pense que este estudo serve "apenas" para seus discípulos. Serve para você também. Serve para todos. Então, primeiramente, ministre este estudo para você mesmo. Medite sobre cada passagem. Este é um estudo complexo, está organizado dessa forma: espírito, alma, corpo, cinco sentidos, família, trabalho e ministério. Assim como Naamã precisou mergulhar sete vezes no rio Jordão para ser curado da lepra (2Rs. 5:14), nós também precisamos sempre mergulhar no Espírito para sermos transformados. Estes estudos irão orientar os "mergulhos" no Espírito. Não pregue na sua célula, ministre sobre ela! Dispense a graça e o poder de Deus que está em você sobre seus discípulos. Você é condutor da glória de Deus! A cada estudo ou item, declare: "Senhor, transforma meu/minha ...". Ao final de cada estudo/item, declare (e faça seus discípulos declararem): "Eu determino, não emprestarei meu/minha ... para Satanás!". Unja-os com óleo, declare palavras proféticas, quebrante-os no poder do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.