Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Declaração de Fé dos Batistas - introdução

DECLARAÇÃO DE FÉ

Declaração de Fé da Convenção Batista Sul dos EUA, aprovada em 14 de junho de 2000. Traduzida por mim, Gilson de Moura, em junho de 2007.

Original está em http://www.sbc.net/bfm/bfm2000.asp (em inglês, of course). No site você encontra as três últimas versões, a de 1925, a de 1963 e a de 2000. Inclusive com uma comparação entre elas (http://www.sbc.net/bfm/bfmcomparison.asp).

A CBB (Convenção Batista Brasileira - Batistas históricos) e a CBN (Convenção Batista Nacional - Batistas renovados - crêem no batistmo n/d/o Espírito Santo como uma segunda benção e uma unção de poder para a obra) apresentam em seus respectivos manuais a versão de 1963.

Alguns podem se perguntar, qual a relevância da SBC (Southern Baptust Convention) para os batistas do Brasil ("brasileiros", "nacionais" e "celularizados)?

A resposta é bem simples, eles são nossos pais espirituais, foram eles que enviaram os primeiros missionários (casal Bagby e outros) para Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo. Esta cidade (onde moro atualmente que morei de 2005 a 2009) foi o berço batista do Brasil. Foi o local onde foi feito o primeiro batismo de um brasileiro e a ordenação do primeiro pastor, no caso, a mesma pessoa, um ex-padre, Antonio Teixeira de Albuquerque.

Aqui, neste blog, vou publicar todas as partes que traduzi para o meu ministério, o MBC, Ministério Batista do Caminho o público evangélico em geral (desliguei-me do Ministério Batista do Caminho em janeiro de 2009 por mudança de cidade por causa do trabalho secular que possuo. Atualmente pertenço à Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia, pastoreada pelo Pr. Carlos Henrique e pela Pra. Suzana).

Atualização (em vermelho) no dia 23/08/2009.

3 comentários:

  1. Eu sou da Missão Batista do Caminho e agora?
    agebam@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Esse Blog sugere que tanto os batistas históricos quantos os renovados crêem que o Batismo no Espírito Santo é uma bênção desvinculada da regeneração? Se é isto mesmo que entendi, me esclareça.

    Pr Calisthenes
    Igreja Batista do Hiléia
    Manaus, Amazonas

    ResponderExcluir
  3. Olá Pr. Calisthenes

    A Paz do Senhor.

    Obrigado pela sua participação no blog.

    A função do blog é glorificar e exaltar o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ao exortar, consolar e edificar o corpo de Cristo. Enfatizando Missões e Adoração como centros de sua função terrena (e por que não, temporal - na glória vamos parar de fazer Missões! Talvez no Milênio ainda faremos Missões com corpos incorruptíveis). Bem, deixa esse assunto pra lá! Deus está no controle de tudo, não?

    Quanto à sua pergunta, talvez tenha havido um equivoco de sua parte e um texto mal formulado de minha parte.

    No parágrafo, há dois textos parentéticos, um para a CBB e outro para a CBN. Nos parênteses, indico uma distinção por demais simplória: os batistas históricos (CBB) não aceitam o batismo do Espírito Santo como descrita pelos, denominados, pentecostais (CBN).

    O parágrafo afirma que tanto a CBN e a CBB mantém em seus impressos o texto da SBC de 1963.

    É isso o que pretendia escrever.

    Peço perdão se houve algum mal entendido e estou disposto a alterar o texto caso o senhor me ajude a ser mais explícito na minha explanação. Sou um aluno em constante recuperação!

    No demais, estou à sua disposição. Fique à vontade para opinar. Caso queira fazer isso particularmente, use o menu CONTATO.

    Gilson
    Blog Missões e Adoração

    ResponderExcluir

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.