Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Papua Nova Guiné pede desculpas por canibalismo de ancestrais

http://www.bbcbrasil.com

16 de agosto, 2007 - 20h36 GMT (17h36 Brasília)

Papua Nova Guiné pede desculpas por canibalismo de ancestrais

Descendentes de canibais, que mataram e comeram quatro missionários nativos do arquipélago de Fiji em 1878, pediram desculpas pelo ato dos ancestrais em Papua Nova Guiné.
Os religiosos fijianos integravam um grupo de minis
tros e professores metodistas que chegaram a Papua Nova Guiné em 1875 para pregar o cristianismo. A morte deles por integrantes da tribo Tolai provocou reações furiosas na época.
O pastor inglês George Brown, líder da missão, se vingou dos assassinatos ao participar de uma expedição que resultou em diversas mortes na tribo e causou a devastação de vilarejos locais.
Milhares de pessoas participaram da cerimônia de reconcialiação na província de East New Britain, onde ocorreram as mortes. Velas foram acesas pela memória dos quatro missionários.
Perdão
O mais alto representante fijiano em Papua Nova Guiné, Ratu Isoa Tikoca, aceitou as desculpas em apoio aos descendentes das vítimas.
"Estamos profundamente tocados e desejamos a vocês a alegria do perdão no momento em que este conflito histórico finalmente acaba", disse Tikoca.
O governador-geral de Papua Nova Guiné, Paulias Matane, elogiou os antigos missionários por tornar o país cristão e fez um apelo para que mais gente siga os mesmos princípios.
"Gostaria que muitas pessoas pudessem seguir os dez mandamentos, mas algumas ainda roubam e cometem adultério", disse Matane.
"Houve um grande aumento nos casos de Aids e HIV no país em conseqüência do adultério, ainda que as pessoas saibam que isso é errado", completou.
Papua Nova Guiné fica ao norte da Austrália e ocupa a parte leste da segunda maior ilha do mundo (Nova Guiné), o arquipélago de Bismarck e outras ilhas vizinhas.


______________________________________________________
Observações:
Papua Nova Guiné fica à direita (leste) da Indonésia, local onde os sawis moram.

O pastor citado, George Brown (1835-1917), realmente realizou uma expedição punitiva na tribo. Ele era missionário nas Ilhas Samoa. Sua biografia na Austrália traz a informação que ocorreu um massacre nas aldeias. Apesar disso, foi cirurgião, médico, professor, linguista, etnólogo e é respeitabilíssimo em todas as ilhas. O episódio do massacre é questionado até hoje. Excesso de zêlo?

Sem dúvida um erro. Contudo, depois desse episódio, o canibalismo de europeus diminuiu sensivelmente.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Rock, Rap, Samba & MPB - conclusão

Sugiro ler todos os tópicos para se ter uma idéia do que pretendi ensinar.
Deus quer ser louvado Ele nos fez para isso mesmo.
Importa o meio?
Como um sawi convertido vai louvar a Miao Kodon? Com Brilho Celeste? Com alguma música do Diante do Trono?
Quão bairristas nós somos!
Deixemos disso!

Quem quer dançar para o Senhor, DANCE!
Quem quer aplaudir ao Senhor, APLAUDA!
Quem quer pular para o Senhor, PULE!
Quem quer correr para o Senhor, CORRA!
Quem quer gritar para o Senhor, GRITE!
Quem quer louvar ao Senhor, LOUVE!

Adorar apenas a Deus e não adorar um estilo musical, um instrumento musical ou um grupo musical!

Rock, Rap, Samba & MPB - parte 5

Continuação da série sobre Louvor

E então?

Hinos tradicionais X Música Gospel: Forró, Rock, Rap, Samba e MPB
Instrumentos Tradicionais X Instrumentos "novos"

Qual a diferença?

Muitas:
  • A unção: Algumas músicas têm unção, outras não, independente do estilo musical. Algumas são dadas pelo Espírito Santo, mesmo o samba gospel, porque não? Os instrumentos louvam a Deus, foram feitos nos céus como vimos no tópico anterior;
  • A qualidade: alguns hinos não tem boa qualidade musical, o mesmo acontece com os outros formatos musicais. Existe música cristã que louva a Deus, mas que tem pouca qualidade. Isto é um fato. Qualidade musical independe de estilo musical. Existe Rock Gospel bom e Rock Gospel ruim. Uma coisa é a unção, outra a qualidade musical (melodia, ritmo, etc);
  • O propósito: algumas músicas são para adoração, outras para exortação, outras para edificação, crianças cantarem, jovens cantarem, igreja marchar, igreja se prostrar, etc. Tudo tem o seu tempo no culto a Deus. O momento da alegria retumbante e do choro soluçante;
  • A diversidade: Toda unanimidade é burra, com exceção, aquela que afirma que só há um Deus e Senhor!!!! A diversidade é bem vinda. Conheço pessoas que se converteram ouvindo o hino "Eu venho como estou...." Arrependeu-se e aceitou a Jesus como Deus e Senhor. Também conheço jovens que se converteram ouvindo Oficina G3, Forró Gospel, etc. A música vai tocar os corações, faz parte da nossa psicologia que Deus criou (a alma);
  • A sonoridade: alguns instrumentos têm sonoridade agradável outros são terríveis. Cada estilo músical tem seu instrumento apropriado. Misturas são inconvenientes, não é? Rock com sanfona? Bem, talvez até pode dar certo! Só o poder de Deus em estilo de samba com uma batucada saía legal...
  • Etc.
Quem pode dizer que tal estilo musical é do diabo se existem crentes que se converteram através dessa música. Sabemos que não é a música quem converte a pessoa, mas sim, a ação do Espírito Santo convencendo-a do pecado, da justiça e do juízo através da letra/música mediante a fé em Jesus Cristo? Não discutirei aqui o Calvinismo e o Arminianismo. Já fiz isso antes. Também temos que entender que uma coisa é a aproximação ao Evangelho, outra coisa é a consolidação do Evangelho no coração (lembre-se da parábola do Semeador).

Alguns cuidados se fazem necessários. Por exemplo, sabemos que a capoeira é um ritual de adoração a uma entidade de alguns cultos africanos. A batida da percussão é um meio de intropescção da pessoa para tornar-se acessível aos espíritos, portanto, repetir tais batidas na música gospel é extremamente temerário.

O mesmo vale para as outras músicas, outro exemplo: já vi e ouvi igreja tocando a cantata Carmina Burana de Carl Orff, exatamente a primeira música, Fortuna Imperatrix Mundi. Ouça e música! Leia a letra:

O Fortuna velut luna statu variabilis, semper crescis aut decrescis; vita detestabilis nunc obdurat et tunc curat ludo mentis aciem, egestatem, potestatem dissolvit ut glaciemh
O Fortuna, como a lua cambiante, sempre crescendo e decrescendo; detestável vida que primeiro oprime e depois alivia a seu capricho; pobreza e poder você derrete como o gelo.


Que é a Fortuna ? Fortuna, ou Sorte, para os Romanos, era uma das deusas mais importantes e mais escorregadias do seu panteão. Fortuna decidia o destino dos homens, sem olhar seu coração, obras, ou status social. Ela dava e tirava, sem se importar com valores como mérito, “karma”, etc.(extraído de Episthemologie).

Por acaso a música de Carl Orff deve ser tocada na Igreja mesmo sendo de excelente qualidade técnica e conhecidíssima?

Não suporto ouvir música estrangeira! Sabe aquelas estações de rádio que toca música "flashbacks", detesto, não ouço. Como saber o que o camarada está cantando?

Tomei uma decisão radical, não ouvirei música mundana de qualquer tipo em qualquer idioma, somente evangélica em português ou em outra língua que eu tenha lido a letra em português.

É exagero?

Rock, Rap, Samba & MPB - parte 4

Continuação da série sobre Louvor

Vamos entender um pouco mais sobre relação entre música e satanás.


Lúcifer (do latim lux= luz; feros= portador - portador da luz) era o nome latino do planeta Vênus, o objeto mais brilhante do céu, excetuando o sol e a lua. Vênus é o primeiro ponto brilhante do céu ao anoitecer e o último a ser ofuscado pelo sol ao amanhecer, a chamada Estrela da Manhã.

Lúcifer foi criado para adorar e louvar a Deus. Observe no texto abaixo extraído do livro do profeta Ezequiel, onde os instrumentos musicais foram preparados no dia da sua criação. O pífaro pode ser entendido como um tipo de flauta. No meio da profecia contra Tiro, o Espírito Santo falando através de Ezequiel, começa a citar satanás.


" Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
" Ez. 28:12 -17


No livro de Isaías encontarmos um texto muito semelhante:
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo". Is. 14:12 - 15


Com o pecado, lúcifer foi destituído de seu cargo e de sua formosura. Ele e os anjos que compartilharam de sua sedição. Ele caiu do céu. Neste trecho, encontramos Jesus falando de satanás caindo do céu:
"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." Lc 10:18

No livro de Apocalipse isto também é citado:
"E O QUINTO anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo". Ap 9:1
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele". Ap 12:9


Apesar de satanás ter caído, ele comparece de alguma forma diante de Deus. É estranho, mas isto está colocado na Bíblia. Não duvide. O Espírito Santo não lança dúvidas. A dúvida vem de satanás, nosso adversário. A dúvida é a melhor ladra das bençãos de Deus para nossa vida.
"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR." Jó 1: 6 - 12


A palavra Satã é de origem hebraica. Satanás é a forma grega. O significado, nos dois casos, é Adversário. Ele é o adversário dos filhos de Deus. Encontramos muitos exemplos na Bíblia: 1 Cr 21:1, Sl 109:6, 1 Jo 3:8 e muitos outros.


Como alguns teólogos insistem em dizer que esta história de demônios é uma inverdade? Estes são servos de satanás para atrapalhar os novos convertidos. A Bíblia é muito clara. Como aceitar a Legião da Boa Vontade de Paiva Neto, que afirma que satanás é nosso irmão. Que ele é um incompreendido. Que ele é necessário? Leiam o que afirma a LBV:


No livro do profeta Zacarias, satanás aparece à direita do sacerdote Josué (ou Jesua) - não confunda com o Josué, substituto de Moisés. Neste trecho, encontramos satanás atrapalhando a obra de Josué. Na verdade, Josué estava em pecado (vestes sujas) por causa de satanás. Observe:
"E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?
Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas
". Zc 3:1-5


Satanás não gosta do louvor a Deus. Ele quer adoração a si mesmo!


"E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." Mt 4:9


O inimigo sabe que o louvor é tremendo. Alguns dizem uma pessoa é levada pela emoção quando ouve uma canção divina e ora melhor. Isto não tem nada a ver com emoção. Na verdade, o Espírito Santo fala, tanto com louvor, como sem louvor. Veja este exemplo, Eliseu pede a presença de um músico, quando os reis de Israel, Judá e Edom o procuraram.

"Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR". 2 Rs 3:15


Veja este outro exemplo de como o louvor é tremendo:
"E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." At 16:25 - 26 - AT 16:


Deus quer ser louvado com músicas, danças e instrumentos musicais.


"LOUVAI ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR. " Salmo 150


Para encerrar, lembre-se que satanás é um derrotado e nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus. O Deus de paz vai esmagar satanás com os nossos pés!


"E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém". Rm 16:2


Satanás não é portador da luz (lúcifer), ele não é a verdadeira estrela da manhã.


Jesus é a verdadeira resplandecente estrela da manhã, nosso sol de justiça !!!


"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." Ap 22:16


Aleluias, Glórias a Deus!!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Rock, Rap, Samba & MPB - parte 3

Continuação da série sobre Louvor
Jovem crente, você acredita que ainda existem igrejas evangélicas que não admitem uma bateria na igreja?

Não pense você que eles não são salvos, nem pense que eles não têm a unção de Deus. Tem sim, mas esta unção precisa ser renovada, avivada. Estão vivendo como os missionãrios americanos do final do século XIX determinaram.

Os hinos que hoje achamos "velhos", tipo: "Santo, Santo, Santo, Deus onipotente...." ou "Ao Deus de Abraão louvai, nos altos céus Senhor....", foram tremendamente usados por Deus nos avivamentos espirituais do século XIX na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Quais os instrumentos que poderiam ser usados com a ausência da energia elétrica? O piano, o harmônio (o instrumentista bombeava o ar com pedais, esse ar passava por foles que produziam o som). Foi esse louvor que o Espírito Santo usou para incendiar jovens, chamando-os para as missões.

Estes jovens, ao chegarem no campo missionário (Brasil, por exemplo), ensinaram o louvor que eles conheciam. Os brasileiros convertidos, os jovens pastores formados, reproduziram o sistema. Os missionários não receberam uma unção nova, demoraram muito para voltar às sedes (na verdade, muitos morreram aqui).

Enquanto isto, nos Estados Unidos, Deus começou uma renovação pentecostal, um avivamento do louvor. Isto demorou anos para chegar ao Brasil. Quando chegou, encontrou uma estrutura engessada. A mesma estrutura que foi modificada lá, precisava ser modificada aqui.

Satanás aproveitou-se disto para barrar o crescimento da igreja. Vejam este exemplo, eu era o único crente da minha classe na escola quando me converti (1978). Hoje, a média está em torno de 40%.

Ore pelos músicos. O inimigo gosta demais dessa área, Satanás era o líder do louvor no céu....

Como o mover de Deus é tremendo!!! De Campo Missionário para Celeiro de Missionários!!!

O nosso país é uma benção. Não permita que falem mal de nosso país!

A Igreja Batista da Lagoinha, as Assembléias de Deus, a Comunidade de Nilópolis, a Igreja Bíblica da Paz e tantas outras, precisam sempre buscar a unção de Deus e sempre renovar a unção de Deus em seus missionários. Um missionário deve voltar com freqüência para a sede.

Jovens crentes, agradeçam a Deus por esta benção que vocês têm!!

Que todos nós temos!!!

Rock, Rap, Samba & MPB - parte 2

Continuação da série sobre Louvor
Houve uma resistência às novas músicas e aos "novos" instrumentos.

Nós jovens (na época!) conseguimos com muito custo que o violão - que era aceito nos grupos caseiros - fosse tocado na Igreja durante o culto para que se entoasse um "corinho". Sem o microfone, é claro.

Os Corinhos eram músicas mais populares, ou sem partitura. Muitos deles vinham dos "Vencedores por Cristo" (VPC) do pastor Jaime Kemp. Ele adaptava para o português os Cânticos Populares das igrejas americanas. Veja estes dois exemplos:

"Satisfação, é
ter a Cristo,

Não há melhor, prazer já visto,
Sou de Jesus, e agora eu sinto,
Satisfação
sem fim.

......"
"Só o poder de Deus,
pode mudar teu ser.
A prova que eu te dou,
Ele
mudou o meu!"

......."

Às vezes, cantávamos "Só o poder de Deus" em ritmo de samba, mas isto, apenas em acampamentos......
A partir de 1978, Jaime Kemp deixa o VPC e continua seu trabalho junto ao Sepal. Com isso, abriu-se a oportunidade para novos compositores e músicos: Guilherme Kerr Neto, Asaph Borba, Sérgio Pimenta, Nelson Bomilcar, Jorge Rehder, Jorge Camargo, João Alexandre, Jayrinho. Novos ritmos, letras atuais e nacionais.

Os VPC cresceram maravilhosamente. Outros grupos surgiram: Elo (depois da morte do Jayrinho, virou Logos), Semente, Rebanhão (do Janires), e outros. Os discos de vinil foram lançados, foi uma benção! Não havia esta profusão de livrarias evangélicas, eram difíceis de serem achados. Não era como hoje, que encontramos CDs evangélicos até em lojas de postos de combustíveis e supermercados. Graças a Deus por isso!
As músicas que estavam na boca dos jovens em 1980 (mais ou menos) eram, "Você pode ter" e "Canção da Alvorada":

"Você pode ter
a casa repleta de amigos,
paredes e pisos cobertos de bens.
Ter um carro, do último tipo.
E andar conforme der na cabeça.
Ou pode até ser,
um cara que vive apertado,
até mesmo dentro de um lotação!
Curtindo assim mesmo um fim de semana,
ao andar conforme der na cabeça.
Mas sempre será como folha no vento,
esperando o momento de cair.
Você pode ter tudo aquilo que sonhar,
mas nunca terá a paz que existe lá dentro,
que não se encontra pra poder comprar.
Por que essa paz só tem a pessoa
que se encontra com Cristo!
(Sérgio Pimenta)
"Fim de madrugada,
Luz do Sol
arejando o dia que já vai chegar.
Pousa um passarinho na janela,
lá vem ela
Manhã!
E aqui de joelhos eu estou
contemplando a última estrela.
Cantando a canção da alvorada,
pra Te fazer feliz,
pra Te louvar,
pra Te reconhecer,
pra Te encontrar,
pra ver no sol que nada sou sem Tua luz,
Só pra saber que nada sou sem Ti
Jesus!"
(João Alexandre)

Mas, veja bem, cantávamos apenas fora da igreja.
O culto Dominical gradativamente foi absorvendo estes elementos. Um violão e um grupo de jovens cantando os "corinhos" apenas uma vez por mês foi o início.
Comos os mais velhos gostaram das letras (e para evitar o esvaziamento dos templos) passou-se a cantar os corinhos (geralmente não mais que dois) durante o próprio culto, acompanhados de um violão (sem o microfone na "boca" dele). Com o tempo, admitiram o microfone (que uma irmãzinha ficava segurando) e depois um violão elétrico.
O tempo foi passando, o Espírito Santo foi falando aos corações, novos cânticos surgiram (não eram mais chamados de corinhos) e foram subdivididos: cânticos de louvor, cânticos de guerra, cânticos de adoração, cânticos de comunhão, etc....
Troca-se o harmônio (que já estava velho e era mais caro) pelo teclado (mais barato). Com isso, foi necessário uma mesa de som, caixas acústicas melhores e mais potentes que os abelhões....
O lançamento do vinil Louvor IV pelos VPC foi uma revolução. A música "Como ribeiros" de Jorge Camargo e David Ramos foi um marco.
Admite-se um baixo; bateria, não, ou melhor, NÃO. Com o tempo, aceitaram a bateria. Alguns crentes saem da igreja por causa "dela.....". Todos voltaram...........

O tempo passa, o tempo voa, mas o Espírito sempre vence numa boa....

Rock, Rap, Samba & MPB - parte 1

Você que se converteu a partir dos anos 90 tem uma benção e não sabe.

É o louvor de hoje.

Para nós que nos convertemos nos anos 70, a história era outra.

Hoje, presenciar quase 200.000 pessoas de várias denominações em um estádio de futebol para a gravação de um CD.... Meu Deus! Que benção! Como Deus é maravilhoso e Seu mover é tremendo!

Você jovem crente, não faz idéia de como era o louvor nos anos 70. Praticamente todas as igrejas hoje têm bateria, guitarra, baixo elétrico, teclados, percussão, equipe de dançarinos, etc. Algumas até usam computadores para controlar toda a tecnologia dos instrumentos. As gargantas e pulmões são abençoados, como sempre foram!

Antes, porém, não era assim. Hoje, um pastor pode preparar o sermão, estudar o tema durante a semana, pesquisá-lo, etc. Quando sobe ao púlpito, o Espírito Santo muda tudo! O culto sai totalmente diferente do planejado, mas sai uma Benção.

Antes, repito, não era assim. A liturgia era engessada, retirada do texto do capítulo 6 do livro de Isaías. Na época havia unção sim! É claro! Mas, hoje a unção é diferente.

Na verdade, os cultos apresentavam a seguinte liturgia (com alguma pequena variação):
  • Oração; 
  • Leitura Bíblica (geralmente um salmo) 
  • Confissão Pessoal de Pecados; 
  • Hino (acompanhado por órgão ou harmônico); 
  • Avisos; 
  • Apresentação Musical (uma peça de coral, um solista, um quarteto, etc); 
  • Leitura Bíblica; 
  • Outro Hino; 
  • Entrega dos Dízimos e Ofertas; 
  • Ministração da Palavra (pregação); 
  • Benção Sacerdotal. 
Os hinos eram do Hinário Metodista, Harpa Cristã ou qualquer outro. Os instrumentos eram apenas o órgão ou o harmônio. Isto em 1978.

Esta história continua:

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A quem honra, honra!!

Alguns visitantes me perguntaram sobre a autoria dos materiais disponíveis neste blog.

Alguns textos são meus, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo. Alguns eu retirei/copiei/adaptei/remodelei/formatei/etc de outras fontes.

O material sobre Santidade ao Senhor foi escrito por mim (pela glória de Deus) para a Apostila do nível 3 da Escola de Líderes da Igreja Batista do Caminho - TENDA, de Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil. Sou discípulo do pastor José Maria Savazzi, pastor presidente do Ministério Batista do Caminho (atualmente sou membro da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia, com o Pr. Carlos Henrique de Moraes). Este material foi adaptado de duas pregações feitas pelo Pr José Maria e pela Pra Yaeko. Peguei os tópicos que eles indicaram, acrescentei outros e dei uma roupagem didática com o formato do alfabeto!

Alguns artigos eu copiei da BBC, da Missão Portas Abertas e outros do Site Alfa e Ômega (que também eu sou o autor, lá você encontrará outras referências bibliográficas). A maior parte das ilustrações eu retirei do site Revellation Illustrated, como sempre procurei indicar. A ilustração do poço eu fiz no Word no meu trabalho (durante o horário do almoço, fique bem claro!!!).

Qualquer dúvida, escreva para mim no Orkut ou pelo MSN (que não uso muito ...) ou pelo Gmail (que vejo quase todo dia).

Romanos 13:7 - Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Honra aos autores que me forneceram as idéias.
Honra a você leitor, que Deus o abençoe poderosamente.
Honra máxima ao Espírito Santo pela sua Revelação a mim.

Santidade ao Senhor - de A a Z

Veja alguns tópicos sobre Santidade ao Senhor na Palavra de Deus. Da letra A até a letra Z:

Santidade ao Senhor - A a E
Santidade ao Senhor - F a J
Santidade ao Senhor - K a O
Santidade ao Senhor - P a T
Santidade ao Senhor - U a Z

Santidade ao Senhor - U a Z

u) Santidade é não ser idólatra (apego às coisas materiais, deixando o Senhor em segundo plano)
Ef. 5:15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios;
v) Santidade é importante porque é a vontade de Deus
Hebreus.12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor ;
x) Santidade é importante porque Deus é santo
1Pe. 1:15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;
y) Santidade é ter sexualidade correta
Hebreus 13:4 (aos casados) - Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará;
2Timóteo 2:22 (aos solteiros) - Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
w) Santidade é ter a família unida com Cristo
Eclesiastes 4:12 - E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
z) Santidade nos permitirá ver ao Senhor na glória
Hebreus.12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor ;
Mateus 5:8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

Santidade ao Senhor - P a T

p) Santidade é não falar palavras torpes

Ef. 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem;


q) Santidade é não entristecer o Espírito Santo

Ef. 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção;


r) Santidade é abandonar a amargura, cólera, gritaria, blasfêmias, malícia

Ef. 4:31 - Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós;


s) Santidade é abandonar a prostituição a impureza, a avareza (discípulos e líderes não-dizimistas e não-ofertantes)

Ef. 5:3 - Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos;


t) Santidade é não exagerar nas brincadeiras

Ef. 5:4 - nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças;

Santidade ao Senhor - K a O

k) Santidade é despojar o velho homem
Ef. 4:22 - que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
l) Santidade é deixar a mentira
Ef. 4:25 - Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros;
m) Santidade é deixar a ira
Ef. 4:26 - Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;
n) Santidade é não dar mais lugar ao diabo
Ef. 4:27 - Não deis lugar ao diabo;
o) Santidade é não furtar mais
Ef. 4:28 - Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade;

Santidade ao Senhor - F a J

f) Santidade gera crescimento espiritual. Quanto mais santidade, mais crescimento no número de discípulos

Josué 3:5 - Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós;


g) Santidade é uma ordem (no Velho Testamento)

Josué 3:5 - Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós;


h) Santidade é uma ordem (no Novo Testamento)

1Pe. 1:15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;


i) Santidade é algo próprio do ser humano salvo por Jesus

1Co. 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?;

1Co. 6:19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?;


j) Santidade é o oposto dos costumes carnais e demoníacos do mundo

Ef. 4:18 - entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Santidade ao Senhor - A a E

a) Santidade é ter Cristo em todo o coração
1Pe. 3:15a - antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração....
b) Santidade é exigência natural do crescimento da igreja
Josué 3:5 - Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós;
c) Santidade transforma o povo de Deus
Josué 7:13 - Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Anátema há no meio de vós, Israel; diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema do meio de vós;
d) Santidade vem através da Palavra
João 17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade;
Oséias 6:3a - Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR...;
Oséias 4:6a - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento....
e) Santidade é gerada pela Palavra
Salmo 1:1,2 - Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores Mas o seu prazer está na lei de Jeová, E na sua lei medita de dia e de noite;
Salmo 19:10 - Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos;

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Tuan come miolos - a explicação

Os sawis chamavam os homens brancos de tuans.

Quando Don Richardson, sua esposa e seu filho de 7 meses se instalaram na aldeia sawi, os índios ficaram impressionados com tudo o que faziam.

Em um certo jantar, enquanto a família estava comendo com tranquilidade, pela janela, um pequeno sawi viu o que estava no prato e correu para contar à tribo: o tuan come miolos!! Os homens foram correndo até a "casa" do missionário e presenciaram o fato: o tuan come miolos e dá para seu filho comer também!

De quem seria aquele cérebro?
Como o tuan conseguiu o cérebro se ninguém ouviu grito algum?
Será que estava faltando alguém na tribo?

Na próxima vez que você comer espaguete com molho de tomate, verifique se não parece um cérebro com seu "molho" natural, isto é, o sangue. Argh!!!

Sobre o cavalo eu explico depois.....

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

2000 visitas, glórias a Deus!

Desde 14 de maio foram mais de 2000 visitas.
Em 2 meses (14 de maio a 14 de julho): 1000 visitantes
Em 1 mês (14 de julho a 14 de agosto): 1000 visitantes

Deus seja louvado!!!!


Obrigado a todos os visitantes.


Países visitantes no blog (segundo o eXTReme Tracking desde 4 de julho de 2007):

Brazil 774
United States 45
Portugal 41
United Kingdom 7
Germany 6
Netherlands 6
Switzerland 4
Canada 4
Nicaragua 3
Spain 3
Italy 3
France 3
Japan 2
Greece 2
Peru 1
Venezuela 1
Iceland 1
Mozambique 1
French Guiana 1
Malaysia 1
Mexico 1
Sweden 1
Turkey 1
Ireland 1
Puerto Rico 1
Lithuania 1
Chile 1
Belgium 1


Não esqueci não, vou falar do tuan come miolos e do cavalo que andou dias ´para achar um missionário dentro de um poço......


Fiquem com Deus. Eu declaro paz, alegria, saúde, prosperidade sobre todos vocês e sobre suas famílias, cidades e países.
Jesus é o rei de toda a Terra!


Gilson

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Yesus, o Tarop Tim de Myao Kodon

Como pregar aos sawis que Jesus é o Filho de Deus?
Um povo que amava o traidor e desprezava o traído. Que comiam os traídos. Canibais poderiam receber Jesus? Entenderiam o que é isso?

Deus providenciou os meios para que o Evangelho fosse pregado a toda criatura.

Com os sawis não foi diferente.
Apesar do tuwi asonai man, do waness, do gefam ason e do aumamay, o povo também tinha o Tarop Tim!

Tarop timé a criança da paz. Duas tribos sawis rivais trocam crianças. Enquanto a criança da paz vivesse haveria paz. As crianças e os pais envolvidos trocavam de nome. De maneira nenhuma isso ocorria com tranqüilidade, havia muita tensão nas famílias, ninguém qeria se desfazer de seus filhos. Contudo, só o Tarop tim promovia a paz. Com as crianças vivas não poderia haver nenhuma forma de contenda entre as tribos. Cada membro da tribo passava pela tarop tim e colocava a mão sobre sua cabeça, dizendo com esse gesto que a aceitava como promotora da paz. Matar uma criança da paz era abominável. Matar alguém, roubar também se torna abominável durante a vida do tarop tim.

Don Richardson pôde ver a mão de Deus sobre os sawis com a cultura do Tarop Tim. Ele pregou aos sawis que Jesus é o verdadeiro tarop tim. Judas traiu o tarop tim de Myao Kodon (Deus, o Grande Espírito).

O povo sawi entendeu que Judas fez algo abominável. Judas não era mais o herói deles, mas, merecia o esquecimento.

O tarop tim promovia a paz enquanto vivesse. Era uma paz temporária.
Com Jesus era diferente. Ele é o Filho de Deus, vive eternamente. Se aceitarmos Jesus como nosso Tarop tim, sempre teremos paz.

O tarop tim foi a porta aberta. O ponto de contato de duas culturas completamente diferentes: a judaica e a sawi.

Deus é Deus!!!!!!

Tuwi asonai man

Quando Don Richardson aprendeu os rudimentos da língua sawi começou a falar-lhes do Evangelho. Ministrou-lhes as palavras iniciais, mas, deram pouca atenção. A indiferença durou até ouvirem falar da traição de Judas.
Enquanto ouviram atentos, Don pensou que eles estavam se interessando por Jesus, mas qual foi sua surpresa. Quando ouviram que Judas selou a traição com um beijo, gritaram de júbilo, dizendo:

- Isto foi um perfeito tuwi asonai man!

Judas Iscariotes era o herói, Jesus uma pessoa frágil, que foi enganado com arte suprema do tuwi asonai man (engordar com a amizade para depois vir o abate).

Como pregar que Jesus é Deus a este povo?

domingo, 5 de agosto de 2007

A linguagem dos Sawis

Como pregar o evangelho para este povo?

A língua deles é extremamente difícil e nunca um ocidental havia conversado com eles. Na verdade, nunca tinham visto um homem branco.
A língua contém 38 terminações verbais, um número interminável de sufixos e sufixos de sufixos. Cada verbo tem 19 tempos apenas no modo indicativo.

Don Richardson afirmou no livro O Totem da Paz que o vocabulário sawi é extremamente específico. Por exemplo, em português nós temos a palavra abrir, abrir o coração, abrir os olhos, abrir a porta, abrir uma tampa qualquer, abrir os olhos. Em sawi, eles falariam em fagadon os olhos, anahagkon o coração, tagavon a porta, tarifan a tampa, dargamon os olhos de outra pessoa.

Se quiser ouvir um sawi falando clique aqui.
O site GRN - Global Recordings Network, traz a mensagem do evangelho a mais de 5669 línguas e dialetos.

Ouça em outras línguas:

ACEH; ACHANG: Husa; ACHANG: Yanghe; ACHODE; ACHOLI; ADANG-ALOR; ADELE: Lower; AEKYOM; AFRIKAANS; AHANTA; AHE; AHE: Kanayat`n; AKEBOU; AKHA: Thailand; ALAWA; ALBANIAN, TOSK; ALBANIAN, TOSK; ALU; AMANAB; AMARASI; AMAU; AMPEELI; ANAKALANG; ANGAL HENENG: Nembi; ANGAL HENENG: Nipa; ANGAL HENENG: Nipa; ANGOR; APAL; ARABIC, BAGHDADI; ARABIC, EGYPTIAN; ARABIC: Jordanian; ARABIC: N. Lebanese Literary; ARABIC, NORTHERN COLL. SUDANESE; ARABIC, SA`IDI; ARAGONESE: Common; ARAGONESE: Ribagorzano; ARAKAN; ARAMAIC: Syria; ARE; AREN; ARMENIAN: Eastern; ARMENIAN: Western; AROSI GROUP (5); ARUWAM; ASHANINCA: Satipo; ASHO CHIN; ASMAT: Waganu; ATOHWAIM; AUYU, MIARO; AZERBAIJANI, NORTH; AZOUMEINA: Marba; BAAJA; BAAJEK-AJEK; BABAGARUBU; BADAMEO; BADI; BAELELEA; BAGARI; BAI; BAIKENO; BAIKENO; BAINAPI; BAINING: Qaqet; BAINING: Qaqet; BAJARE; BAKA: Sudan; BAKATI: Mayak; BAKATI: Riok; BALANTA: Naga; BALI; BALI; BALTI; BALUCHI: Rind; BAMBARA; BAMBATANA; BAMPAPE; BANARO; BANDI; BANDIAL; BANGALA; BANGLA; BANGLA: Singh; BANGLA: Sylheti; BANIATA (TOUO); BANYADU; BA`NYAM; BAREKE; BATANGKAWA; BATU TAJAM; BAURE; BAUZI; BAWM; BAYAN; BAZIGAR; BEDINEH; BELANGIT; BELAWAN; BEMBE; BEMOYAP; BEMOYO; BENTIAN; BENUA; BIAK; BIDAYUH; BIJAGO: Bubaque; BILUA; BIMOBA; BISLAMA; BISSA: Lebir; BITARA; BLANG: Blang-Shan; BOBO MADARE, SOUTHERN: Benge; BOKO; BOLA; BONGO: Karagiti; BONJUGI; BOSMAN; BOSNIAN; BOTIN; BRERI GROUP; BUGHOTU; BULGARIAN; BURIAT: Eastern; BURMESE; BURU; BWAMU; BWAMU; CATALAN: Central; CATALAN: Ribagorzano; CHAGGA: Uru; CHAK; CHAKALI; CHATINO, ALTA ESTE; CHATINO, TATALTEPEC; CHATTISGARHI: Upparraj; CHEKE HOLO; CHEPANG: Western; CHIMANE; CHINANTEC, COMALTEPEC; CHINANTEC, TLACOATZINTEPEC; CHINESE: Guiliu; CHIN, HAKA: Sumsi; CHIN, HAKHA; CHIN: Khualsim; CHIN: Lautu; CHIN, MATU; CHIN, SENTHANG; CHIN, TEDIM; CHIN, ZOTUNG; CHOPI; CIA-CIA; CORA: Mesa Del Nayar; CREOLE, HAITI; CREOLE: Mauritius; CRIOULO; DAASANECH; DAGA; DAGBANI; DAI CHIN; DAJAK MA`ANJAN; DAMAL; DAMARA & NAMA; DARAI; DAWAWA; DAWEI; DAY; DAYAK PASIR; DAZAGA; DAZAGA; DEANG: Hongfenglong; DEI; DELANG; DENDI; DESA; DHAO; DHIMBA; DOBU; DOGHOSIE; DOHOI: Murung; DOSAN; DUDI; DUMO: Waramo; DUSUN DEYAH; DUSUN MALANG; DUSUN WITU; DUVLE; DZONGKHA; DZUNGO; DZUNGO; EFATE, NORTH: Nguna; EFUTU; EK NII: North; EK NII: South; EMPEYEH; ENGA: Kyaka; ENGA: Kyaka; ENGLISH; ENGLISH; ENGLISH: Aboriginal; ENGLISH: American Indian; ENGLISH: Australia; ENGLISH: Australia; ENGLISH: British; ENGLISH: Liberia; ENGLISH: PNG Coastal; ERE; EVEN; FACHARA; FANTE; FARSI; FATALEKA; FATALOKU; FELUPE: Suzana; FELUPE: Suzana; FIJIAN; FON; FON; FRAFRA: Nankam; FULFULDE; FULFULDE; FULFULDE: Barani; FULFULDE: Gourmantche; FULFULDE: Liptaako; FUUTA JALON; GA; GALI; GAN; GAN; GAO; GAPAPAIWA; GARO: A'chick; GARO: Bangladesh; GBII; GELA; GHAYAVI; GIBAIO; GINUMAN; GIRAWA; GOGODALA; GOGO: Tanzania; GOLA: Dei; GONJA; GONJA; GORONTALO; GOUIN; GOURMA: Central; GOURMA: Northern; GUARANI, MBYA; GUJARATI; GUJARATI: Kutchi Kohli; GUJARATI, PARKARI KOHLI; GULA`ALAA; GUN; GURENNE: Nabt; GURENNE: Nabt; HAJONG; HALONG; HANI: Budu; HARAKMBUT; HASSANIYYA; HAUSA; HEBREW; HEGA; HELONG; HINDKO, HAZARA; HINDKO, HAZARA; HIRI MOTU; HO; HUAGEYA; HUASTEC, VERACRUZ: Aquiche; HUAVE, SAN MATEO del MAR; HULA: Karonai; IBAN; ICIBEMBA; IDI; INDONESIAN; IWAM, SEPIK; JAGOI; JANGKANG; JAWA; JAWA; JAWA: Banyumas; JAWA: Kromo Madyo; JAWA: Tengger; JAWA: Yogya; JELAI TEMBIRUHAN; JINGPHO; JIREL; KABALAI; KABALAI; KADO; KAIPI; KAKAMAI; KALAMO; KALANGA; KAMANO-KAFE; KAMULA; KANASI; KANTU`K; KAPUAS; KARAMBAI; KAREN, PWO; KAREN, SGAW; KARITIANA; KARITIANA; KARONIKA; KASEM; KATARAK; KATINGAN: Hilir; KAYAN; KAYUNG; KEAKALO; KEBAR; KEMAK; KENINJAL; KENYAH, BAKUNG; KEREWO; KEYAGANA; KHADIA; KHALING; KHE; KHE-HAKKA; KHISA; KHMER; KHUMI: Bangladesh; KHUMII; KIJA; KIKUYU; KIMYAL; KINYABEMBA; KIPSIGIS; KIRIBATI: Solomon Islands; KISSI, KISSIDOUGOU; KISUKUMA; KISUKUMA; KITALINGA; KOBAHAN RONDK; KOBON; KOCH; KOMERING; KONAI; KONJO, COASTAL; KONKOMBA; KONNI; KONON; KONYAK NAGA; KOPE; KORANKO; KORIKI; KPATOGO; KPELLE, GUINEA; KPLOA; KRACHI; KRAHN, WESTERN; KRAHN, WESTERN; KUALAN: Loko; KUALAN: Randau; KUBING; KUHIN; KULUI; KUNWINJKU; KUNWINJKU; KUNWINJKU; KUPANG; KURICHIA; KURTI; KUTAI KOTABANGUN; KWAIO; KWARA`AE; KYENYINGBARANG; LABOGAI; LABUHAN; LADINO; LAMBA: Lima; LAMHOLOT; LAMPUNG; LANI: Barat; LANTEN; LATUKA; LAWANGAN; LEBANG HULU; LELE; LELE: Chad; LENGO: Vidiki; LEPCHA; LHOMI; LI: Dong Fang; LIGBI; LIMBAI: Keruab; LIMBAI: Tok; LINDU; LINGALA; LINOH; LIPO: Tuanjie; LI: Sanya Hongqi; LISU: Southern; LISU: White; LOGO; LOKO; LOKWALA; LOMWE; LONTOMBA; LUANG; LUCHAZI; LUNDA; LUNGA; LUO; LUSOGA; LUVALE; LUYIA: Lwidakho; MADAK; MAHALI: Bangladesh; MAHG; MAKASAE UATOLARI KILIKAI; MAKHUWA: Meetto; MAKWE; MALAGASY: Merina; MALASANGA; MALI; MAMBAI; MAMPRULI; MANDARIN; MANGAR; MANINKA, KANKAN; MANO; MANYA; MAPHOD; MAPUDUNGUN; MARAM NAGA; MARA: Myanmar; MARANSE; MARING; MAROVO; MATSUNGAN; MAUTA; MAYAU; MAZATEC, MAZATLAN; MAZATEC, TECOATL: Tecoatl-Elox-Zoquiapan; MBELIME; MECHE; MEDLPA; ME`FAA, ACATEPEC: Huitzapula; ME`FAA, ACATEPEC: Zapotitlan; ME`FAA, ACATEPEC: Zoquitlan; ME`FAA, MALINALTEPEC: Zilacayotitlan; ME`FAA, TLACOAPA; MELAHUI; MELARIPI; MELAYU: Benakde; MELAYU: Pontianak; MELAYU: Riau; MELAYU: Sambas; MELAYU: Sanggau; MENTAWAI; MENTUKA; MESME; MID WAHGI; MIMIKA; MIMIKA; MINDAT CHO; MINDRI; MISIMA; MIXTEC, ALACATLATZALA: Guerrero Alto; MIXTEC, ALACATLATZALA: Mixtecapa; MIXTEC, ALACATLATZALA: Mixtecapa; MIXTEC, ALACATLATZALA: Potoichan; MIXTEC, ALCOZAUCA: Xochapa; MIXTEC, AMOLTEPEC; MIXTEC, APASCO-APOALA: Apoala; MIXTEC, DIUXI-TILANTONGO; MIXTEC, HUITEPEC; MIXTEC, METLATONOC; MIXTEC, NUMI; MIXTEC, NUXAA; MIXTEC, SILACAYOAPAN: San Antonio de las Mesas; MIXTEC, SINICAHUA; MIXTEC, SOUTHWESTERN TLAXIACO: Nuyoo; MIXTEC, TAMAZOLA; MIXTEC, YOLOXOCHITL: Terrero Venado; MIXTEC, YOSONDUA; MIXTEC, ZACATEPEC; M`MUGUT; MOCOVIE; MOLBOG; MONI; MONKOLE; MONO; MORE; MORIGI; MORO: Logorban; MORONENE; MOSETEN; MOVIMA; MUALANG; MUARA; MU BOMU; MUDU; MUHIANG; MUHIANG; MUNA: Southern; MUNTAK; MURSI; MURUNG; NADEB; NADEB; NAHUATL, GUERRERO: Chilapa; NAHUATL, GUERRERO: Olinala; NAHUATL, ISTMO PAJAPAN; NAHUATL, MECAYAPAN y TATAHUICAPAN; NAHUATL, MICHOACAN; NAHUATL, NORTE de OAXACA; NAHUATL, ORIZABA; NAI; NARO: Ts`aokhoe; NAWURI; NAXI; NDAU; NEPALI: Kathmandu; NEWARI: Kathmandu; NGAJU; NGALA; NGALUM: Kowelmin; NGAMBAI; NGAMBAI; NGANDI; NGGEM; NIAS; NINGERUM; NISE KHUMII; NOMANE; NZEMA; OKAVANGO: Gciriku; ORAU: Northern; OROMO: Wellega; OSING; OSSETIAN; OTOMI, QUERETARO: Noroeste; OTOMI, SIERRAS; OWA RAFA; PA; PADAUNG; PAKPAK; PANA; PANDU; PANGIN; PANGKHU; PA-OH: Southern; PAPEL; PAPUNA; PASEMAH; PASHTU: Kabuli; PASHTU: Kabuli; PASHTU: Kabuli; PATPATAR; PIDGIN, NIGERIA; PIJIN; PIMA: Mexico; PITJANTJATJARA: Ernabella; PITJANTJATJARA: Ernabella; POKAI; POKOMO, LOWER; POLCI: Buli; POLEO; POLISH; POMPANG; POPOLOCA, TLALCOYALCO: Esperilla; POROME; PORTUGUESE: Brasil; PORTUGUESE: Brasil: Interior; PORTUGUESE: Brasil: Interior; POUGOULI; PRANG; PULAAR; PUMI; Pumi, Southern; PUNJABI; PUNTI; Purepecha, Sierra Occidental; QUECHUA: Oruro; QUECHUA, S. BOLIVIAN: Sucre; QUECHUA, WANCA, HUANCAYO; RAI, LOHORONG; RAJBANGSI; RAKHAIN; RANSA; RAO; REMBARRNGA; REMBARRNGA; RENDILLE; RIBUN; ROMANIAN; ROMANI, BALKAN: Ursari; ROVIANA; RUKU; RUSSIAN; SABU; SABU; SADRI; SADRI: Chillo-Millo; SADRI: India; SAFAREBA; SAJALONG; SAMAL; SAMO; SANGIR; SANGO; SANTALI; SANTALI: Nepal; SAPOSA; SARA: Majingai; SARTANG; SASAK; SAVOSAVO; SAWI: Comoro; SAWI: Comoro; SEHWI; SEKAKAI; SEKAYAM; SELAKAU; SELIBUNG; SEMADANG; SEMENDO; SEMPATUNG; SENOUFO, NANERIGE; SENOUFO, SICITE; SENTANI; SENURUK; SERBIAN; SERERE: Saloum Saloum; SERERE: Saloum Saloum; SHEETSWA; SHIMAORE; SHIMWALI; SHINDZWANI; SHINDZWANI; SHINGAZIDJA; SHONA; SHUA: Shete Tsere; SIAMOU: Landougou; SI`ANG; SIBBE; SILOZI; SIMBUANG; SINDHI; SIRIONO; SISAALA: Debi; SISAALA: Debi; SISAALA: Gelibagili; SISAALA: Gelibagili; SISAALA, TUMULUNG; SOGU; SOLOS; SONGHAI, GAO; SONGHAI, GAO; SONGHAI, TOMBOUCTOU; SOP; SOSSO; SOSSO; SOUSOU: Sierra Leone; SPANISH: Castellano; SPANISH: Latin America; SUKI; SULKA; SULUNG; SUNGKUNG; SU`UK HILE; SWAHILI, CONGO; SWATI: Phuthi; TABOYAN; TABUN; TACANA; TACHELHEIT; TAI; TAI: Black; TAIRUMA; TAJIO; TAJUASOHN; TAKIA; TAKWANE; TAL; TALAUD; TALAUD; TAMAJEQ: East Tawallemet; TAMAJEQ: West Tawallemet; TAMAN; TAMIL; TAMPULMA; TAMUAN CEMPAGA; TAWALA; TBOLI; TEBANG; TEMBAGA; TENGON; TENGON: Eko`ehh; TENHARIM; Test language; TETUN; TETUN; TETUN DILI; TEWE; THAI: Central; THAI: Central; THAI, NORTHEASTERN; THARU: Bhojpuri; THARU: Dasauria; THARU, RANA; THARU: Saptari; THONCHUNGA: Anikya; TIBETAN: Colloquial; TII; TO`ABAITA; TOBA: Del Oeste; TOK PISIN; TOLAKI; TOMA; TOMA; TONGA: Valley; TOTO; TOUSSIAN, SOUTHERN; TOUSSIAN, SOUTHERN; TRINITARIO; TRIQUI, COPALA; TRIQUI, ITUNYOSO; TSONGA; TUNJUNG; TURI; TURKA; TURKANA; TURKISH; TUWARI; TWI: Asante; UAB METO: Amanuban; ULAWA; UMANAKAINA; UMANAKAINA : Mountain; UMBUNDU; URAMA; URAO; URAT (LANG. 1); URDU; UZBEK, NORTHERN; VAGLA; VARISI; VIGUE; WA; WALI; WAMWAN; WANA; WANDAMEN & WINDESI; WASKIA; WEST MOREHEAD GROUP; WICHI LHAMTES VEJOZ; WIPI; WIYAUMAN; WOGAMUSIN; WOLIO; WURKUNG; WUTUNG; WUVULU-AUA; YAGWOIA; YAGWOIA; YAKUT; YALI; YANA; YESSAN-MAYO GROUP; YI: Hong; YI: Nisu Yuxi; YOKWA; YONGKOM; ZABANA; ZAORE; ZAPOTEC, AYOQUESCO; ZAPOTEC, COATECAS ALTAS; ZAPOTEC, COATLAN; ZAPOTEC, GUELAVIA; ZAPOTEC, GUELAVIA: Quialana; ZAPOTEC, GUELAVIA: Teotitlan del Valle; ZAPOTEC, GUILA; ZAPOTEC, LACHIRIOAG; ZAPOTEC, LOXICHA; ZAPOTEC, OCOTLAN: La Garzona; ZAPOTEC, OCOTLAN, Santiago Apostol; ZAPOTEC, OZOLOTEPEC; ZAPOTEC, QUIAVICUZASO; ZAPOTEC, SAN BALTAZAR LOXICHA; ZAPOTEC, TEXMELUCAN; ZAPOTEC, TILQUIAPAM; ZAPOTEC, ZEGACHE; ZARMA; ZHUANG: Guigang Guiping; ZHUANG: Yizhou Fulong; ZIMAKANI; ZULU;