Pesquise em mais de 1800 postagens!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Da Santidade à Hipocrisia - parte 5

Os fariseus foram chamados por Jesus de hipócritas, sepulcros caiados, etc. Jesus detonou com eles!

O principal capítulo que fala dos fariseus nos evangelhos é o 23º de Mateus. Vale a pena ler! Pegue a sua Bíblia e leia! Ou então, leia online no site da Igreja Batista do Caminho - TENDA!

No versículo 3 Jesus afirma: Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

O que os fariseus ensinavam estava certo! Jesus assim disse! Mas, quanta diferença entre o falar e o fazer!

A Santidade nos leva a dizer sempre o que é correto! Falar o que é certo é fácil! Discernir o bem é fácil. É fácil saber o que é bom, mas, e quanto ao que é mal?

Em Hebreus 5:14 lemos: Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Discernir o bem e o mal. Os fariseus discerniam o que era bom, ensinavam assim, mas, não sabiam que as atitudes que eles tinham eram más.

Versículo 11 de Mateus 23: O maior dentre vós será vosso servo. Eles queriam ser os maiorais sobre o povo. O maior é o que serve e não o que é servido.

Versículo 25 de Mateus 23: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Eles limpam o exterior, e isso é bom! Mas, limpar o interior também é! Na verdade é muito mais!

Discernir o mal!
Discernir o bem!
Os fariseus não faziam isso!

Você faz?

Como vimos, os Hasidim levaram a Santidade ao povo, mas as lutas os dividiram.
Os Hasidim se dividiram em dois grupos: os essênios e os fariseus.

Os Hasidim > Os Essênios [da Santidade ao Ostracismo]
Os Hasidim > Os Fariseus [da Santidade à Hipocrisia]

E quanto à você, meu querido irmão? Como está a sua vida?
Está em Santidade?
Está no Ostracismo?
Esta na Hipocrisia?

Vigie e ore! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta (Mt. 23:38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.