Pesquise em mais de 1800 postagens!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Da Santidade à Hipocrisia - parte 2

Esdras/Neemias deram continuidade ao processo de purificação da nação de Israel.
Deus havia castigado o povo por causa da idolatria e desobediência com o cativeiro:
2 Crônicas 36:13-21 - "Além disso todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam cada vez mais a sua infidelidade, seguindo todas as abominações dos gentios; e profanaram a casa do Senhor, que ele tinha santificado para si em Jerusalém. E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. Por isso fez vir sobre eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus mancebos à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos mancebos, nem das donzelas, nem dos velhos nem dos decrépitos; entregou-lhos todos nas mãos. E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia. Também queimaram a casa de Deus, derribaram os muros de Jerusalém, queimaram a fogo todos os seus palácios, e destruíram todos os seus vasos preciosos. E aos que escaparam da espada, a esses levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor proferida pela boca de Jeremias, até haver a terra gozado dos seus sábados; pois por todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram ".
O cativeiro curou o povo da idolatria. Deus curou a nação idólatra usando outra nação idólatra.
Comparando o Senhor nosso Deus com os outros deuses qual o resultado? Quem são estes deuses que tentam roubar a adoração ao Deus verdadeiro? São demônios. Quem é o Senhor? Quem é o verdadeiro Deus? É o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; é o Deus de Pedro, Tiago e João; é o Deus a quem minha igreja serve; é o Deus de meus pais; é o Deus triúno, Criador dos céus e da Terra. Aleluia!
Com a idolatria curada, faltava a obediência. Esdras/Neemias assim o fizeram. O ponto culminante no processo foi a expulsão das mulheres estrangeiras:
Esdras 10:2-4 - "Então Seeanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, dirigiu-se a Esdras, dizendo: Nós temos sido infiéis para com o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra; contudo, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. Agora, pois, façamos um pacto com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os que delas são nascidos, conforme o conselho do meu Senhor, e dos que tremem ao mandamento do nosso Deus; e faça-se conforme a lei. Levanta-te; pois a ti pertence este negócio, e nós somos contigo; tem bom ânimo, e faze-o ".
Com a morte desses homens de Deus, Malaquias continuou o processo, falando dos dízimos, primícias e ofertas entre outras coisas.
No período intertestamentário, um grupo de homens continuou a propagar a Santidade ao Senhor iniciada pela dupla dinâmica Esdras/Neemias, os Hasidim.
Hasidim é o plural de uma palavra hebraica que traduzida para o português dá a idéia de pureza. O termo " Hasidim" pode ser traduzido como "Os Puros". Os Hasidim ensinavam o povo no templo e nas sinagogas.
Durante o período de Esdras/Neemias, a Judéia estava dominada pelos medo-persas. Com a vitória de Alexandre o Grande (Alexandre Magno), o domínio passou para os gregos-macedônicos. O império de Alexandre foi rápido. Com sua morte, o império foi dividido entre seus quatro generais: Lisímaco (que ficou com a Ásia Menor), Cassandro (que ficou com a Europa), Ptolomeu (que ficou com a África) e Seleuco (que ficou com o norte da Síria).
Os judeus ficaram sob o domínio dos ptolomeus que foram bondosos com a Judéia. Promoveram a tradução do Antigo Testamento para o grego (versão que ficou conhecida como Septuaginta, ou LXX). Neste período, os hasidim continuaram o papel de ensinar o povo a santidade e a obediência a Deus.
Os selêucidas conquistaram a Palestina dos ptolomeus e passaram a dominar sobre os judeus. Os antíocos (nomenclatura dos reis selêucidas) massacraram o povo judeu e leiloou o sumo sacerdócio. Os hasidim foram massacrados e houve um racha entre eles.
Deram origem a dois grupos distintos: os fariseus e os essênios. Falaremos sobre eles no próximo estudo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.