Pesquise em mais de 1800 postagens!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

O vômito de Deus - parte 2

Continuando...




Sardes (1500-1700) - reforma protestante. Observe o versículo 1: Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer... Como se dissesse para Lutero: "Confirme a Reforma, retire meu povo da igreja errada". Ainda no primeiro versículo: ...tens nome de que vives, e estás morto... . Os pesquisadores são unânimes em afirmar que Lutero saiu do catolicismo, mas, o catolicismo não saiu de Lutero. Observe o versículo2: ...porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus... .



Filadélfia (1700-1900) - grandes avivamentos e a expansão das missões modernas. Observe o versículo 8: Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome; veja que as missões modernas (com Carey) começou na pobreza, sem o auxílio do estado!


Laodicéia (1900 - fim) - igrejas de nossos dias. Veja versículo 17: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Laodicéia era uma cidade muito rica, um entreposto bancário e não precisa da ajuda de Roma. Diziam não a Roma. A Igreja evangélica nunca foi tão rica, diz não a Deus. Não precisa do óleo do Espírito, age por estratégias humanas, e a apostasia toma conta da maioria das denominações. Existe uma profusão de denominações como nunca houve, evangélicos catolicistas, evangélicos espíritas, evangélicos umbandistas, evangélicos ecumenistas, etc. Jesus diz que está à porta, Ele não está dentro! Jesus diz: se alguém ouvir, muitos não estão ouvindo.



Esta dupla referência profética, a saber, Jesus escrevendo cartas para igrejas reais da Ásia Menor no século I e profeticamente referindo-se à história eclesiástica não é aceita por todos. Outros estudiosos dão outra interpretação, por exemplo, cada igreja citada representa um tipo de igreja real em todos os tempos. Ou seja, a igreja de Laodicéia representa um modelo de igreja. Exemplificando, existem igrejas como Filadélfia, como Tiatira e assim por diante.



Na verdade concordo com as duas interpretações deste trecho do Apocalipse. Mas, voltando na pergunta inicial:



Pode Deus vomitar?



continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão ou amigo, faça seu comentário. Alguns comentários podem ser apagados..... Você tem liberdade de escrever o que quiser, porém, sua liberdade está condicionada ao senhorio de Jesus Cristo, às Santas Escrituras e aos objetivos do blog.